Karateca.net

Karate => Organizações e política no karate => Tópico iniciado por: k_man em Fevereiro 25, 2008, 22:21:09



Título: Desrespeito ao Kyokushin
Enviado por: k_man em Fevereiro 25, 2008, 22:21:09
Eu ia colocar esse assunto no tópico sobre o vídeo em que o faixa-preta de Kyokushin apanha do faixa-branca, mas como o Samurai o trancou, sou obrigado a abrir este novo. Mas espero que seja o último sobre esse assunto.

O membro que colocou o tal vídeo o fez com a nítida intenção de menosprezar o Kyokushin, basta ver seu comentário. Prefiro acreditar que o tenha feito por falta de maturidade, e se assim for, o tempo vai dar conta de seu amadurecimento. E espero que também a prática, pois o Karatê não desenvolve apenas o lado técnico, mas também o lado moral e emocional (pelo menos assim se espera). Quem sabe daqui a aluns anos esse membro volte a ler o que escreveu e passe a achar que foi um comentário desnecessário.

Estamos em um fórum de KARATÊ. Não é de Shotokan, de Gojuryu, de Wado-kai, de Shito-ryu. É de KARATÊ. E gostem ou não, o Kyokushin é um estilo de Karatê. Se um leigo assistir a uma luta de Kyokushin, ele vai dizer que viu uma luta de Karatê. E ponto final. Portanto, respeitem os praticantes de Kyokushin que participam do fórum. Tentem por um momento se imaginar em outro fórum que se fale mal do estilo de vocês, e terão uma idéia de como é desagradável ouvir certas coisas.

Sobre o criador do estilo, Masutatsu Oyama, tenho a dizer o seguinte: não o conheci pessoalmente, não me importa se ele teve ligação com a máfia japonesa, não me importa se ele era marketeiro. O que me importa é que ele foi um praticante sério e dedicado, que ao seu modo buscou o desenvolvimento pessoal dentro da prática do Karatê. Para quem não sabe, além do treinamento físico, ele praticava várias horas de meditação diariamente.


Sobre o estilo, bem, acho que não preciso dizer muito, aí vai uma lista dos praticantes mais conhecidos:


Andy Hug (in memoriam)

Ademir da Costa (atualmente Seiwakai)

Francisco Filho

Glaube Feitosa

Ewerton Teixeira

...e outros virão...


E os valentões do fórum, se acham que é fácil encarar algum deles, vocês sabem onde encontrá-los (com exceção do Andy Hug, é claro...)


Sei que a maioria dos membros não merece estar lendo isto, e peço desculpas, mas acho necessário que se coloque um ponto final nessa situação. E peço aos moderadores que sejam mais enérgicos em sua atuação. Em outros fóruns, certos comportamentos resultam em repreensão pública, e a reincidência, em expulsão do membro. Que tal adotarem essa prática aqui?


Título: Re: Desrespeito ao Kyokushin
Enviado por: katsumoto em Fevereiro 25, 2008, 22:45:27
Ué. Nesse video que vc esta se referindo o lutador que apanha não é da Goju Ryu??
Nao entendi nada.


Título: Re: Desrespeito ao Kyokushin
Enviado por: retsudo tanaka em Fevereiro 25, 2008, 22:56:37
Sou shotokan. Mas é óbvio que existe falta de educação por parte de membros deste fórum para com outro estilo.

É incrível o nível de rancor e desrespeito que, eventualmente, vemos aqui. Isso só pode ser necessidade de afirmação. "Meu mestre é melhor que o seu!", " meu estilo é melhor que o seu!" e toda essa babaquice de moleque. Deve ser excesso de testosterona na cabeça ou na veia.

Quando kanazawa veio ao Brasil todos disseram que ele foi super educado e solícito. Karateca bom não precisa ficar se auto afirmando através de insultos aos outros. Então, só posso imaginar que isso é fruto de rancor de quem gostaria de ser mais do que é.
Com todo respeito, enquanto isso pessoas como Machida´s, Carlos Rocha, Ennio, Ugo, Watanabe e etc, não postam aqui no fórum. Gostaria de saber se eles são tão arrogantes quantos alguns de nós. Acho que não.

O sensei Pedro falou que tanaka era arrogante e desrespeitoso.  Não é só lá no Japão não, sensei Pedro. Rapaz, o que tem de arrogância e desrespeito por aqui no fórum é brincadeira.


Título: Re: Desrespeito ao Kyokushin
Enviado por: k_man em Fevereiro 25, 2008, 23:26:36
Ué. Nesse video que vc esta se referindo o lutador que apanha não é da Goju Ryu??
Nao entendi nada.



Não, o que acontece é que o vídeo tem 8 minutos e meio de duração, e o Sensei Lezon bem colocou, no início do vídeo são mostradas técnicas de Goju Ryu. Mas a luta começa logo depois, e é contra um faixa-preta de Kyokushin.


Título: Re: Desrespeito ao Kyokushin
Enviado por: Guilão RP em Fevereiro 26, 2008, 00:41:05
??????????


Título: Re: Desrespeito ao Kyokushin
Enviado por: Gakusei em Fevereiro 26, 2008, 01:56:15
Caro k_man, respeito os bons praticantes de kyokushin, como Francisco Filho, Jon Bluming, Ademir da Costa e muitos outros. Mas gostaria de respeitosamente fazer uma colocação sobre sua fala.

E gostem ou não, o Kyokushin é um estilo de Karatê. Se um leigo assistir a uma luta de Kyokushin, ele vai dizer que viu uma luta de Karatê.

Não sei quem determinou que o Kyokushin é um estilo de karate, ou mesmo se alguem determinou isso, ou se é apenas sua opinião. E nem me interessa isso. Pra mim, fora a diferença no uniforme, está mais próximo do Taekendo que do karate praticado pelos estilos Shorinryu, Shotokan, Wadokai, Shitoryu e Gojuryu. E veja que não tenho nada contra o Taekendo, que também tem muitos praticantes que admiro bastante. É só a minha opinião que certamente não vai mudar nada. Mas acho que talvez existam algumas pessoas que pensem dessa e de outras formas. E devem ser respeitadas também porque tem direito a expressar sua opinião. Talvez o Kyokushin devesse ser chamado de um estilo do Taekondo, talvez Taekondo japones, e não de karate. Este é um forum e estamos aqui para conversar.

Sobre o criador do estilo, Masutatsu Oyama, tenho a dizer o seguinte: não o conheci pessoalmente, não me importa se ele teve ligação com a máfia japonesa, não me importa se ele era marketeiro. O que me importa é que ele foi um praticante sério e dedicado, que ao seu modo buscou o desenvolvimento pessoal dentro da prática do Karatê. Para quem não sabe, além do treinamento físico, ele praticava várias horas de meditação diariamente.

Se vc não o conheceu, como pode afirmar tão categoricamente que ele foi um praticante sério e dedicado, que praticava várias horas de meditação por dia? O livro do Jon Bluming, que foi um dos mais destacados e próximos alunos de Mas Oyama, coloca muita dúvida em afirmações desse tipo. Mas entendo que para alguns ele é deus e não pode ser questionado. E porque a organização é grande e ativa, isso por sí só já define o mérito do seu criador. Com esse raciocínio o bispo Edir Macedo seria um dos maiores religiosos da humanidade.

E certamente devemos ser educados em nossas colocações. Mas discordar com respeito não significa ser deseducado.

Gakusei


Título: Re: Desrespeito ao Kyokushin
Enviado por: samurai em Fevereiro 26, 2008, 07:45:01
Na verdade este video é a quinta parte de um documentario sobre Karate feito pela tv the history channel chamado human weapon, documentario que mostra sempre uma arte diferente  e seus estilos, então nele completo tem Shotokan, Goju, Wado, Shito, Kyokushin, Shorin.
Tranquei o topico por causa das besteiras ditas sem necessidade.
O Forum não precisa disso.


OSS


Título: Re: Desrespeito ao Kyokushin
Enviado por: fran em Fevereiro 26, 2008, 09:55:57
O problema é que cada vez menos as pessoas tentam entender as coisas..se um pequeno trecho da internet eles acham que fundamenta a sua eventual argumentação já apelam, enquanto isso bibliotecas estão fechando.

Sem falso puxasaquismo queria eu ter a força de vontade do Samuca que em vez de ficar falando bobagem vai e vê e aprende.

O pior não é o desrespeito ao estilo e sim as pessoas.


Título: Re: Desrespeito ao Kyokushin
Enviado por: Avi em Fevereiro 26, 2008, 10:20:11
Eu acho o k1 um fantastico evento de luta, uma regra bem clara e abrangente pra especialistas em chutes e socos do mundo todo e na minha modestissima opiniao o kyokushin nao teria os feitos la obtidos se fosse um estilo sem valor. Os treinamentos sao durissimos e forjam fisica e mentalmente lutadores fortissimos. Minha opinião.

oss


Título: Re: Desrespeito ao Kyokushin
Enviado por: katsumoto em Fevereiro 26, 2008, 10:50:15
Vivemos numa democracia e opinião cada um tem a sua. Portanto, em foruns como esse cada um diz o que quer. Quando critico certo estilo aqui, não critico o estilo em si, e sim,as mentiras que foram contadas sobre ele. Sobre gostar ou não de um estilo ou de outro, mais uma vez, cada um tem sua propria opinião.
Eu por exemplo, nao gosto de TKD, não gosto de Kyokushin, respeito Goju Ryu, Shito Ryu . O problema é que tem muiita gente que não manifesta opiniao, fica em cima do muro. Não sou assim, falo o que penso, agrade ou não. não me importa.
NUnca disse que certo estilo é fraco, não penso assim, fraco sao as pessoas....
Tenho maturidade suficiente para incorporar no meu treinamento aquilo que eu acho funcional e eficiente, portanto faço julgamentos no que entendo como Arte Marcial que funcione.....Queroi entrar numa luta...derrotar o meu inimigo e sair ILESO. Não aceito a ideia de ficar levando golpes até que um caia. O fortão sempre vai ganhar..


Título: Re: Desrespeito ao Kyokushin
Enviado por: bushi em Fevereiro 26, 2008, 11:12:19
Tenho maturidade suficiente para incorporar no meu treinamento aquilo que eu acho funcional e eficiente, portanto faço julgamentos no que entendo como Arte Marcial que funcione.....Queroi entrar numa luta...derrotar o meu inimigo e sair ILESO. Não aceito a ideia de ficar levando golpes até que um caia. O fortão sempre vai ganhar..

Mas Sensei Katsumoto, e o que dizer do Kenji Midori que tornou o 5º Campeão Kyokushin World Open em 1991 pesando apenas 73kg e batendo em todos os grandões? E de Andy Hug que támbem não era grande antes de entrar no K-1?



Título: Re: Desrespeito ao Kyokushin
Enviado por: Avi em Fevereiro 26, 2008, 11:16:34
oss

Perfeito sensei Roberto.
Sem querer desvirtuar o tópico mas apenas aproveitando a linha de raciocinio que o senhor colocou e que entendi muito bem em relação a troca de golpes, querer entrar numa luta e sair ileso sendo que de fato no kyokushin eles ficam mais parados trocando golpes e de certa forma a luta é de fato um teste de resistencia pra ver quem aguenta mais, gostaria de saber sua opinião em relação ao boxe, se de certa forma é como o kyokushin ou se voce considera mais "estratégico" em relaçao as esquivas e treino de distancia correta como no nosso estilo.

oss


Título: Re: Desrespeito ao Kyokushin
Enviado por: Luiz em Fevereiro 26, 2008, 11:28:55
Duas coisas completamente diferentes...

Como já foi citado anteriormente, naquele vídeo foi inventada uma outra luta que nem Kyokushin é, pois não valia chute no rosto...

Esse atleta citado Kenji Midori faz um excelente trabalho de pernas é não pode ser tratado como regra e sim excessão.

O que o Katsumoto disse, faz sentido na minha opinião se fizermos uma análise geral desses campeonatos e o que o bushi indagou também, porém citou uma excessão.

Nunca entrei nessas discussões de qual estilo é melhor, pois também acho uma tolice, porém acho que podemos dar um rumo inteligente a essa discussão se ao invés de procurarmos defeitos exaltarmos as qualidades de cada um.

Eu acredito por exemplo que nenhum outro estilo tem o seu kihon mais embasado cientificamente do que o kihon shoto-kan. Será que por isso eu chamei os outros de picaretas ou que fazem suas bases de qualquer jeito?

A quer saber....vão se fuder...

OSS...


Título: Re: Desrespeito ao Kyokushin
Enviado por: fran em Fevereiro 26, 2008, 11:52:20
Se quiserem seguir uma linha de raciocinio sem agressividade.
Para entender um pouquinho mais sobre o Kyokushin acho que esse trecho responde um pouco sobre a questão da força dos atletas.
Quem responde é o Sensei Tsutomo Morimoto, atual Preseidente da federação Paulista e Técnico da Seleção Brasileira

Copio:

Por duas vezes o senhor foi vice-campeão brasileiro (1992 e 1993). Vê alguma diferença entre os campeonatos de que participou e as competições de agora?

Há muita diferença. Na minha época, os atletas não eram tão técnicos como agora. Eram mais “na vontade”. Hoje, um atleta de baixa estatura não consegue vencer o de alta.
O que dizer, então, de atletas como, por exemplo, Sensei Riyuji, que, já derrotou adversários maiores que ele, como o Odair Guerra?
Bem lembrado! Sempre vão existir atletas excepcionais como, hoje, podemos citar o Sensei Riyuji e o Sensei Wagner [Xavier]. O que quis dizer é que, na minha época, era mais comum os atletas de menor porte físico vencerem os de maior. Hoje, isso acontece raramente.



Título: Re: Desrespeito ao Kyokushin
Enviado por: fran em Fevereiro 26, 2008, 11:54:58
Faltou complementar a minha opinião acima:

Se a força aliada com a técnica é uma regra, não adianta ir contra a realidade..o meu conselho aos jovens atletas se quiserem progredir é treinar forte e treinar para ser forte...Ou se tornarem uma exceção.


Título: Re: Desrespeito ao Kyokushin
Enviado por: Avi em Fevereiro 26, 2008, 12:13:12
Fran
E quanto ao comentario da lutar ser muito parada, sem esquivas, realmente como uma competiçao de resistencia fisica, com uma distancia de luta talvez um pouco "irreal" por isso os atletas treinam bastante "endurance", eu ja assisti campeonatos ao vivo e gosto muito mas qual o seu comentario sobre isso?

oss


Título: Re: Desrespeito ao Kyokushin
Enviado por: Guilão RP em Fevereiro 26, 2008, 12:14:39
O problema é a mania de perseguição, volto a repetir nunca disse q do Kyokushin só saiu lutador fraco... só não gosto do estilo, pois no meu modo de ver é um estilo q começou com um pilantra (oyama) e muitos pilantras se valem desse estilo ...minha opinião e ponto. Agora vcs ficam citando nomes como Francisco filho e outros, pra q? Todos nós sabemos de suas qualidades, negar isso por ele ser de um determinado estilo é burrice, gosto de muitos lutadores que vieram desse estilo, admiro o lutador não a luta. Isso é oq importa.



Título: Re: Desrespeito ao Kyokushin
Enviado por: fran em Fevereiro 26, 2008, 12:29:43
Caro Avi,

No Dojô e em campeonatos mais amadores os atletas lutam mais aberto, existe mais "trocação", a luta realmente em aparência fica mais bonita, porem a quantidade de lesões também é bem maior.

No combate entre atletas de alto rendimento dá essa aparência da luta ser "parada" em virtude da necessidade de estudo entre os atletas, qualquer vacilo que proporcione entrar um golpe perfeito com certeza acarreta a derrota.
Mas podem ter certeza de que o atleta entra com uma estrategia adequada para cada enfrentamento, nem sempre consegue desempenhar o que planejou e ai fica uma trocação com a distância mais curta.

É que vocês não tem acesso a assistir ao treinamento especial voltado a competições de nível internacional...O que esses meninos treinam calejamento e resistência fisica é coisa de outro mundo.
Na Matriz em Tokio para o 9º Campeonato Mundial Aberto, fizeram um estudo cientifico e chegaram a conclusão de que o treinamento dado aos atletas japoneses está no mínimo igual ao treinamento olimpico que tem os atletas de ponta de qualquer outra modalidade esportiva, guardadas as devidas proporções.

E os proprios japoneses reconhecem que o nosso treinamento aqui no Brasil é ainda mais duro.



Título: Re: Desrespeito ao Kyokushin
Enviado por: fran em Fevereiro 26, 2008, 12:40:23
Caro Amigo Guilão,

Já tive oportunidade de argumentar um pouco mais alongadamente com Sensei Roberto e respeito as opiniões dele, discordo de algumas mas respeito todas.

Se me permite uma pergunta o que o leva a considerar Mas Oyama um "pilantra"?
Se me permite outra pergunta você conheceu Mas oyama?

Eu conheci e não o considerei um pilantra. Se me perguntasse se foi um ser humano perfeito provavelmente responderia que não.

Agora, pense comigo, pilantra não é uma acusação muito pesada caso nem conheceu a pessoa e que já partiu desse mundo. A minha opinião é que se causa tanta polemica depois de tanto tempo é porque deixou um legado forte, caso contrario não seria nunca nem lembrado.


Título: Re: Desrespeito ao Kyokushin
Enviado por: bushi em Fevereiro 26, 2008, 13:39:31

Opa, pera lá, citei uma excessão porém qual esporte de luta de alto redimento que não inclui categorias de peso? Ou alguém acha que o boxe, o judo, o MMA incluem categorias de peso de bobeira? Será que se existisse um campeonato aberto de shotokan, valendo nocautear os mas leves levariam vantagem?
Então como foi falado Tecnica + força sempre levará vantagem sobre apenas a técnica ou apenas a força.
Será por isso que utimamente os brasileiro e os russos estão dominando no kyokushin (pois os japonese são claramente mais fracos fisicamentes)?


Título: Re: Desrespeito ao Kyokushin
Enviado por: fran em Fevereiro 26, 2008, 14:43:04
Caro Bushi,
Os japoneses não é segredo pra ninguem que podem até não possuir uma força fisica tão grande mas em compensação o esforço e o espirito guerreiro deles é exemplo para o resto do mundo.
Os Brasileiros e Russos caminham cada vez mais firmes para o dominio porque alem de serem mais fortes estão treinando muito e cada vez mais mostram espirito guerreiro....com essa combinação fica dificil de encarar.


Título: Re: Desrespeito ao Kyokushin
Enviado por: k_man em Fevereiro 28, 2008, 00:39:36
Gakusei

vc disse que Oyama era um grande marketeiro, eu concordo plenamente com vc. Ele era mesmo. Não vejo nada demais em cada um dar sua opinião, como vc fez. O que me incomoda é que alguns confundem liberdade de opinião com ofensa. Quando alguém diz que ele foi imbecil, está dando sua opinião, mas também está ofendendo Mas Oyama e os praticantes do estilo.

Eu não sei em que ele se baseou para chamar sua luta de Karatê. Enquanto ninguém patentear a luta, qualquer um pode criar um estilo e chamar de Karatê. Mas eu imagino que seja porque ele era fascinado pelo Japão e adorava Karatê, e por mais que seu estilo se pareça com Muay Thai ele preferiu chamar de Karatê. Mas tem dojo kun, tem kata, tem kihon, tem kumite, tem kimono...e eu prefiro ser praticante de Karatê do que de Muay Thai, sem querer desmerecer seus praticantes.

Mas não tem mais problema, eu decidi que não vou mais me incomodar com os membros que ainda não aprenderam a conviver com respeito. É só ignorar. Mas aí eu lembro que ano passado, quando o atual Doshu da Aikikai (atual líder mundial do Aikido) veio ao Brasil, vc não imagina a quantidade de Aikidokas presentes ao evento, dos mais variados estilos, todos convivendo e praticando harmoniosamente. Quem dera se no Karatê fosse assim...


Título: Re: Desrespeito ao Kyokushin
Enviado por: Mulinari em Fevereiro 28, 2008, 11:16:28
Boa K-Man!!!!

Por diversas vezes tive oportunidade de fazer aulas com amigos do Karatê Kyokushin (na liberdade, com o Francisco Filho, e com alunos formados por ele).... aprendi boas coisas e me deixaram também ensinar algumas.

Creio que o que falta, é algo chamado respeito, independente do estilo temos que respeitar, pois se avaliarmos profundamente todos os estilos ou tecnicas de lutas, possuem técnicas maravilhosas, que se tivermos a humildade de aprendermos e praticarmos em muito iremos engrandecer o nosso Karatê, seja ele qual for o estilo.

K-Man, quando você fala em Aikido, treinei diversas vezes com o Sensei Paulo Cremona, e percebe-se de cara no Aikido que existe um respeito dentro do Aikido imenso, e o próprio Aikido respeita grandemente as outras artes marciais.

Aqui quando falamos de um estilo ou outro, sempre vem paulada, mas penso que "O Justo não se justifica" e o que realmente nos falta não é condicionamento fisico, Kihon, Kime, ser um ótimo atleta de combate e Defesa Pessoal, mas o que nos falta é o AMOR!!! (quando falo de amor, é o amor verdadeiro, respeito, admirição, consideração, saber ouvir, aprender, ensinar, ser humilde, olhar com curiosidade e não com desprezo).... pois se tivessemos amor por nós mesmos, teriamos respeito pelo próximo.

Oss!!!

 
Marcos Mulinari
Gakusei

vc disse que Oyama era um grande marketeiro, eu concordo plenamente com vc. Ele era mesmo. Não vejo nada demais em cada um dar sua opinião, como vc fez. O que me incomoda é que alguns confundem liberdade de opinião com ofensa. Quando alguém diz que ele foi imbecil, está dando sua opinião, mas também está ofendendo Mas Oyama e os praticantes do estilo.

Eu não sei em que ele se baseou para chamar sua luta de Karatê. Enquanto ninguém patentear a luta, qualquer um pode criar um estilo e chamar de Karatê. Mas eu imagino que seja porque ele era fascinado pelo Japão e adorava Karatê, e por mais que seu estilo se pareça com Muay Thai ele preferiu chamar de Karatê. Mas tem dojo kun, tem kata, tem kihon, tem kumite, tem kimono...e eu prefiro ser praticante de Karatê do que de Muay Thai, sem querer desmerecer seus praticantes.

Mas não tem mais problema, eu decidi que não vou mais me incomodar com os membros que ainda não aprenderam a conviver com respeito. É só ignorar. Mas aí eu lembro que ano passado, quando o atual Doshu da Aikikai (atual líder mundial do Aikido) veio ao Brasil, vc não imagina a quantidade de Aikidokas presentes ao evento, dos mais variados estilos, todos convivendo e praticando harmoniosamente. Quem dera se no Karatê fosse assim...


Título: Re: Desrespeito ao Kyokushin
Enviado por: Pedro em Fevereiro 28, 2008, 12:13:15
Olá!
Porque ao contrário de ficar um enchendo o saco do outro,não vamos todos treinar juntos no "encontro do Karateca.net"?
Assim cada um poderá aperfeiçoar o seu Karate,independente de que estilo virá a contribuição.Vamos nos espelhar no Karate de Asai Sensei,que agregou ao seu Karate,muita coisa aprendida na China com mestres de Kung-fu e outras artes.
Mas se não quiserem fazer Amigos e melhorar o seu Karate,então que se fodam!
Oss!
Pedro


Título: Re: Desrespeito ao Kyokushin
Enviado por: Augusto em Fevereiro 28, 2008, 12:27:39
Podemos falar qualquer coisa, mesmo coisas duras, mas devemos saber fazer esta fala com clareza de modo a naõ parecer que estamos atacando pessoas ao invés de apresentarmos idéias.

POdemos ler qualquer coisa, memso duras e devemos refletir o alvo direto destas idéias. Se somos nós, a resposta é por email ou mensagem privada, se foi uma idéia que naõ gostamos e queremos apresentar um contra ponto, o local é este mesmo: o fórum.

Mas o bom mesmo é treinar. Debater virtudes e qualidades técnicas dos outros é sem graça.


Título: Re: Desrespeito ao Kyokushin
Enviado por: Kuchmanski em Março 11, 2008, 12:38:49
Olá, alguns pontos interessantes que quero mencionar:

1) Essa coisa de ficar discutindo quem é melhor, qual é o melhor.. só o meu presta os outros são lixo...
Isso é comportamento de novato, que logo que começa a treinar (seja lá qual for a modalidade) alega. Atitude imatura, desconhecedor da filosofia do estilo e da conduta de verdadeiro karateca. Nisso eu convoco aos mais experientes(não me digam que quem treina há no mínimo 5 anos é experiente), quantas vezes bateram boca dizendo que o seu estilo era o melhor do mundo, e com o passar do tempo, aprendeu que esse tipoi de comentário só merece desprezo e que de nada adianta. Com o tempo aprende-se a dar valor às palavras e atitudes, a ver o que realmente vale a pena ser dito ou mostrado, aprende-se que nunca haverá uma arte suprema, melhor e mais eficiente que outra. Se eu gosto de comer carne, que eu coma carne... não devo criticar quem é vegetariano, o que é bom pra mim, que eu aproveite o máximo. é questão de opinião e bom senso, saber respeitar é atitude essencial para ser respeitado, não é falando mal dos outros que se obterá boas referências da sua preferência pessoal.
Se o mínimo de alunos que começam a treinar a modalidade que for, se interessasse em se aprofundar nos conhecimentos, conhecer a filosofia, conduta, etc.. esse tipo de coisa que também faz parte da arte marcial, aposto que teriam menos miolo-mole discutindo coisas fúteis e banais. Alguém já viu o significado do Dojo Kun? não sua interpretação pessoal, mas sim, o que quer dizer o dojo kun? qual a filosofia? pq é feito isso ou aquilo? a arte marcial a ser desenvolvida, no caso em questão, o Kyokushin, não envolve somente aprender a dar socos, chutes, esquivas, e pancadaria em geral... vai da vontade do aluno aprender o que ele acha útil, pois cada um que entra na academia vai com um propósito distinto, um vai treinar pra conseguir uma faixa bem bonita, outros vão pra ficar com bom condicionamento físico, e por aí vai, por isso encontram-se em todos os lugares, em todas as modalidades, aqueles que queimam o filme.

2)
O problema é a mania de perseguição, volto a repetir nunca disse q do Kyokushin só saiu lutador fraco... só não gosto do estilo, pois no meu modo de ver é um estilo q começou com um pilantra (oyama) e muitos pilantras se valem desse estilo ...minha opinião e ponto. Agora vcs ficam citando nomes como Francisco filho e outros, pra q? Todos nós sabemos de suas qualidades, negar isso por ele ser de um determinado estilo é burrice, gosto de muitos lutadores que vieram desse estilo, admiro o lutador não a luta. Isso é oq importa.
Além já deu ao luxo de pesquisar [profundamente] sobre a ligação dos outros grandes mestres das artes marciais, suas ligações? acredito que Oyama não foi o único.. só é o mais lembrado, mas não é o único!
Se esse atributo " pilantra" fosse empregado em todas as situações de nosso cotidiano, olha, pouca coisa se safaria como coisa decente, isso vai desde nosso círculo familiar, amigos, escola, comunidade, estado, país...


Título: Re: Desrespeito ao Kyokushin
Enviado por: Jose Fernando Pimentel em Março 11, 2008, 13:19:35
O que define o Kyukushin como Karate ? É simples. Eles treinam como karate, socam como karate, chutam como karate, fazem kata como karate. O que seriam então ?

Não podemos confundir a forma como se luta em uma competição. O Kyukushin luta da forma que é melhor para as regras deles, assim como fazem os outros estilos em suas regras. Mas são "regras" de "competição". Não confundamos com a luta.

Se me permitem os praticantes de Kyukushin, tenho que fazer uma crítica. Eu compreendo que a política imposta por Mas Oiama era isolacionista. Era assim que ele pensava e é assim que vocês agem. Respeito plenamente a posição de vocês, mas o fato de vocês não participarem das federações com os outros estilos cria um destanciamento para todos nós que impede uma compreensão mais ampla do estilo.
Não seria possível vocês participarem das federações e confederações e assim participarem de cursos e seminários, assim proporcionando uma troca´de conhecimento, mesmo que não entrem nas competições ?

Acho que o própio estilo se isola e cria dificuldades ao seu desenvolvimento.

Oss.