Karateca.net

Karate => Geral => Tópico iniciado por: yama em Setembro 24, 2008, 01:08:25



Título: O que é pior:Soco ou batida de Arma ?
Enviado por: yama em Setembro 24, 2008, 01:08:25
Oss

Hoje foi colocada em uma conversa a seguinte pergunta???

O QUE DOI MAIS UM SOCO DE KARATE OU UMA BATIDA DE BO OU QQUER ARMA DE KOBUDO??? ???

Vamos ter uma guerra por uma pergunta simples,sendo que não é comparação entre os dois segmentos e sim uma constatação de aplicação de força e velocidade.

Oss
alberto


Título: Re: O que é pior:Soco ou batida de Arma ?
Enviado por: Troyman em Setembro 24, 2008, 01:19:24
Balofinhodabaixada

Você adora mesmo uma polêmica.  Só que essa não dá, meu caro.  Por acaso você já levou uma nunchakada bem aplicada no quengo?  E se alguém levou, está aqui pra contar a história?  Uma bozada bem dada na moleira também não é nada fácil.  Que dirá uma fatiada com um kama daqueles da Tramontina bem afiado.  No pescoço então, é caixão, na certa!

Aonde exatamente vc quer chegar, Montanha?

Saudações   ;)


Título: Re: O que é pior:Soco ou batida de Arma ?
Enviado por: yama em Setembro 24, 2008, 01:25:56
Oss Troyman Sensei

Simples,resposta perfeita apesar de que vão duvidar dela,paciência !!!

O que Dr. Maurici quer levar ao conhecimento são as forças de Yin e Yang sei lá se é assim que se escreve isto.

o que ele quiz dizer é que karate é yn,abrangente,receptivo e as armas do kobudo são yang instrumentos de força pesados,mutilantes.

Tanto é que no karate Shorin se inicia o próprio aquecimento pelos pés e o kobudo pelas mãos,pois há uma necessidade de se aumentar a força para fazer os movtos por causa do uso dos instrumentos .

isso vai dar mer.. mais vamos a guerra especialmente com o Avi que gosta disso. rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

e é claro que uma pancada de qquer objeto é caixa e traumatizante, também já me mutilei com o kama assassino,o bo vivo apesar de um pau duro(rsrsrsrs),o nunchaku criminoso que tu mesmo se agride com ele nas canelas, cabeça e qquer outro lugar,ao tunqua na propria orelha,fora qdo se perde o tempo do movto do parceiro e tchau as saídas,e é dor na certa.(RSRSRSRSRSRSRSRSRSRS)

Oss
alberto


Título: Re: O que é pior:Soco ou batida de Arma ?
Enviado por: Troyman em Setembro 24, 2008, 01:52:46
Pois é, Alberto.  Desse ponto de vista até pode ser considerado assim.  Karate-Do = Ying e Kobu-Do = Yang.  A verdade é que em todos os aspectos da vida há um contraponto de Ying x Yang.  Assim, dentro do próprio Karate-Do existem elementos Ying e Yang: por exemplo ataques são Yang e defesas são Ying;  kumite é Yang e Kata é Ying.  Dentro do Kobu-Do também há aspectos Ying e Yang:  quando um eku está sendo usado para aplicar um sunakaki, é Ying, quando é usado para bater em shomen sobre uma cabeça, é Yang.  O fato de no nosso estilo de Karate-Do se iniciar o aquecimento pelos pés, acredito que é apenas incidental, pois no estilo Wado-Ryu eles começam pelas mãos.  No Kobu-Do começa-se pelas mãos porque a gente usa as armas com as mãos.  Mas, dependendo do ponto de vista, há sempre um aspecto onde esse relativismo pode ser aplicado.

Agora, que uma batida de Bo deve doer mais que um tsuki, lá isso deve doer mesmo!

Saudações   ;)


Título: Re: O que é pior:Soco ou batida de Arma ?
Enviado por: yama em Setembro 24, 2008, 02:02:29
Oss

não deixamos os caras tentar nos matar,que puxa,nem o Avi ainda tentou nos chutar(rsrsrsrsrsrsrs)

só para ilustração o que Troyman Sensei quiz dizer com sunakaki é jogar areia nos olhos,estão vendo há golpes sujos também no kobudo de bonzinho não tem nada,além das porradas naturais nas partes mais interessantes do corpo do infeliz que as leva.!!!!!!!

Oss
alberto


Título: Re: O que é pior:Soco ou batida de Arma ?
Enviado por: DoghQuch em Setembro 24, 2008, 08:25:03
Oss!

Não sou nenhum entendido em Yin/Yang e o pouquíssimo que sei de Kobu-do treinei sozinho por curiosidade, masssss......

Para fazer uma comparação dessas, você não teria que pegar duas coisas equivalentes?

Digo, Kung-fu e TaiChi é a comparação clássica. Os chineses consideram esses dois estilos equivalentes mas opostos.

Karate e Kubu-do não são equivalentes!
É claro que o karateka treina para se tornar uma arma ele próprio e tenho certeza que existem karatekas por aí que conseguem causar tanto dano quanto uma arma, mas uma mesma pessoa (independente do nível do karate), irá proporcionar mais dano usando uma arma do que com as mãos nuas.

Se a natureza do karate é Yin e do Kobudo é Yang, blz sem problemas.
Mas dizer que o Karate é o Yin do Kobudo e o Kobudo o Yang do Karate, aí já acho apelação.


Título: Re: O que é pior:Soco ou batida de Arma ?
Enviado por: Pedro em Setembro 24, 2008, 10:20:07
Olá!
O aquecimento ideal é o que começa pelos pés,porque deve-se aquecer o corpo,
sempre iniciando-se o mais longe do coração,indo lentamente para mais perto.
É como as massagens,inicia-se pelos pés.
No Goju sempre começavamos pelos pés.
Oss!
Pedro


Título: Re: O que é pior:Soco ou batida de Arma ?
Enviado por: Mariana em Setembro 24, 2008, 11:30:48
Hummm... que questãozinha polêmica não!?

Bom, eu treinei uma época as técnicas de tonfa e tambo, e treinando sozinha eu consegui ficar cheia de mancha roxa...  :P Principalmente com a tonfa.
Agora, lutando, fiquei mais cheia de mancha roxa ainda. Principalmente com o tambo.
E vou dizer, dói pacas.
Não quero nem pensar em tomar uma na cabeça.
Sempre que sensei fala que vai dar um teinozinho de kobu-do eu fico "ebaaaa" ai quando eu chego em casa vo direito no congelador pegar gelo.
Eu acho que doer mais é uma questão de física. Você tem maior aceleração com uma arma. Sei lá.

Mas continuo preferindo karatê shotokan. É minha paixão. E é tão letal quanto o kobudo, porque nos dois (imagino eu) para matar é preciso acertar os pontos certos.(Pode me corrigir sensei Troyman, se eu estiver errada  :))
Mas acho importante saber utilizar as técnicas de armas, porque na rua, se alguém utilizar contra você, tu tem que saber pegar aquela desgraça e usar contra ele porque ninguém merece MESMO tomar porrada com aqueles troços, ou algo parecido com eles.

OSS


Título: Re: O que é pior:Soco ou batida de Arma ?
Enviado por: Avi em Setembro 24, 2008, 11:43:48
Sempre me chamou a atençao como o nunchaku é de uma engenharia extremamente simples, 2 bastoes presos por uma corda ou corrente e assim alcança uma potência absurda. No cranio com tudo pode matar facinho facinho. Se mais alguem aqui como eu ja brincou de tameshiwari (quebramento?) com nunchaku sabe do que eu to falando. Da uma nunchakada numa parede de cimento e depois da um soco, se alguem fizer o mesmo estrago...

oss


Título: Re: O que é pior:Soco ou batida de Arma ?
Enviado por: Pedro em Setembro 24, 2008, 12:45:23
Olá!
Avi,depende da parede, e de que material ela é feita.
Lembra-se do que te falei?
Em lugares moles, bate-se com partes duras, e em lugares duros, bate-se com partes moles.
Dar um soco em uma parede de cimento, machuca a mão, mas bater com nunchaco na mesma parede, também machuca o nunchaco, só que ele não sente dor.
Oss!
Pedro


Título: Re: O que é pior:Soco ou batida de Arma ?
Enviado por: DoghQuch em Setembro 24, 2008, 13:29:12
Oss!

Então.....exercício de calejamento resolve isso né.....
Micro-fraturas ao longo dos anos de treino podem deixar os ossos quase tão duros quanto pedra e matar os nervos dessas regiões.

Não só nos punhos, mas no corpo inteiro.

Acho que ainda não da para detonar uma parede de concreto, mas o resultado é espantoso.


Título: Re: O que é pior:Soco ou batida de Arma ?
Enviado por: Pedro em Setembro 24, 2008, 14:17:54
Olá!
Eu não falei isso, falei que se o Karateca usar de inteligência não terá a necessidade
de lesionar as mãos batendo no duro,pode-se bater em uma parte dura com Teicho, que é mole,tendo a mesma eficiência traumatica.
Mas se uma parede for de madeira e Vc. socá-la com oizuki,e estiver acostumado ao Makiwara em treinos regulares de 200 a 300 por dia,(batendo sem muita proteção, quase direto na madeira),pouco prejuizo terá em suas mãos.
E se não adiantar ou não quiser bater com as mãos ou pernas,em seu oponente,dê-lhe uma paulada,uma cadeirada,ou atropele ele com seu carro.
E foda-se.
Oss!
Pedro


Título: Re: O que é pior:Soco ou batida de Arma ?
Enviado por: Rodrigo (Rodfu) em Setembro 24, 2008, 14:27:19
Acho que matar as terminações nervosas não é boa idéia...


Título: Re: O que é pior:Soco ou batida de Arma ?
Enviado por: DoghQuch em Setembro 24, 2008, 14:37:17
Acho que matar as terminações nervosas não é boa idéia...
São só as em cima dos ossos das áreas expostas: cucuruto, testa, ombros, costelas, anti braço, punhos, canelas e peito do pé.

Nada de mais, a pele continua sensível.


Título: Re: O que é pior:Soco ou batida de Arma ?
Enviado por: Pablo Vinícius Smanioto em Setembro 24, 2008, 15:00:51
Essa história de bater até causar micro fraturas e assim o osso criar uma nova camada e ficar mais calejado, tem uns 10% de verdade e 90% de mentiras, se o pessoal exagerar nesses exercícios vai acabar estourando com todas as articulações, e aí vc não desenvolverá uma mão dura e resistente e sim muito ao contrário, uma mão que se bater mesmo em lugares moles vai doer muito em vc.

O que eu vejo acima de tudo é quando nos colocamos em uma situação que precisamos usar de socos e chutes é que a maioria acaba perdendo a concentração e não golpeando de maneira correta, acaba saindo golpes estabanados que no fim das contas podem vir a machucar mais o que aplica do que aquele que leva, mesmo em situações de stress o foco e a concentração devem tentar serem mantidos na medida do possível, pois´há casos e mais casos de pessoas que se machucam apenas desferindo um simples soco.


Título: Re: O que é pior:Soco ou batida de Arma ?
Enviado por: Troyman em Setembro 24, 2008, 15:42:15
DoughQuch

Ninguém aqui falou que Kobu-Do é Yang do Karate-Do e Karate-Do é Ying do Kobu-Do.  Foi dito que, pelas características gerais de cada modalidade, um pode ser considerado Yang e outro Ying, dentro do conceito relativista da questão.


Montanha

Desculpe a falha em não explicar, "sunakaki" é o ato de levantar areia em direção aos olhos do adversário, o que pode ser feito tanto com o Eku quanto com o Bo.  É uma técnica de distração do oponente para que se possa concatenar uma técnica definitiva na sequência.  Se ela é uma técnica de "malvadeza", é, até que pode ser considerada assim.  Mas no Karate-Do também existem técnicas semelhantes no que diz respeito ao objetivo final, como por exemplo um barate-uchi na vista do adversário para distraí-lo, seguido de um gyaku-zuki definitivo.


Mariana

Realmente, tanto o Karate-Do quanto o Kobu-Do dependem dos pontos de aplicação dos golpes para que sejam eficientes.  A diferença é que o espectro de aplicação do Kobu-Do é mais amplo, uma vez que o poder de destruição das armas é bem maior.  Por exemplo, um soco no braço de um cara relativamente forte pode não surtir efeito, mas um golpe de Nunchaku neste mesmo braço com certeza vai fraturar algum osso.  Agora, se vc fica roxa quando treina com a Tonfa, tem alguma coisa errada com o seu treinamento.  Nas minha aulas de Kobu-Do eu oriento os alunos para que eles executem os movimentos e as técnicas da forma mais segura possível.  Às vezes acontece um ou outro acidente, principalmente quando o aluno não segue corretamente a orientação, mas é uma coisa bem esporádica.


Avi

A prática com armas contra alvos (tipo sunatawara - saco de areia) é uma coisa.  Bater com Nunchaku no makiwara ou numa parede não tem lá muito sentido.  Bater com Nunchaku no sunatawara é importante para que o praticante saiba como controlar o retorno da arma, que pode ser perigoso.  No makiwara ou na parede você só vai é estragar o seu Nunchaku.  A propósito, cadê o vídeo do Seminário?


Pedrão

No Shorin-Ryu também começamos pelos pés pela mesma razão que vc apontou: começar pelas regiões mais afastadas do coração.


Saudações   :)   ;)   8)


Título: Re: O que é pior:Soco ou batida de Arma ?
Enviado por: Daniel RJ em Setembro 24, 2008, 16:26:48
DoughQuch

Ninguém aqui falou que Kobu-Do é Yang do Karate-Do e Karate-Do é Ying do Kobu-Do.  Foi dito que, pelas características gerais de cada modalidade, um pode ser considerado Yang e outro Ying, dentro do conceito relativista da questão.


Montanha

Desculpe a falha em não explicar, "sunakaki" é o ato de levantar areia em direção aos olhos do adversário, o que pode ser feito tanto com o Eku quanto com o Bo.  É uma técnica de distração do oponente para que se possa concatenar uma técnica definitiva na sequência.  Se ela é uma técnica de "malvadeza", é, até que pode ser considerada assim.  Mas no Karate-Do também existem técnicas semelhantes no que diz respeito ao objetivo final, como por exemplo um barate-uchi na vista do adversário para distraí-lo, seguido de um gyaku-zuki definitivo.


Mariana

Realmente, tanto o Karate-Do quanto o Kobu-Do dependem dos pontos de aplicação dos golpes para que sejam eficientes.  A diferença é que o espectro de aplicação do Kobu-Do é mais amplo, uma vez que o poder de destruição das armas é bem maior.  Por exemplo, um soco no braço de um cara relativamente forte pode não surtir efeito, mas um golpe de Nunchaku neste mesmo braço com certeza vai fraturar algum osso.  Agora, se vc fica roxa quando treina com a Tonfa, tem alguma coisa errada com o seu treinamento.  Nas minha aulas de Kobu-Do eu oriento os alunos para que eles executem os movimentos e as técnicas da forma mais segura possível.  Às vezes acontece um ou outro acidente, principalmente quando o aluno não segue corretamente a orientação, mas é uma coisa bem esporádica.


Avi

A prática com armas contra alvos (tipo sunatawara - saco de areia) é uma coisa.  Bater com Nunchaku no makiwara ou numa parede não tem lá muito sentido.  Bater com Nunchaku no sunatawara é importante para que o praticante saiba como controlar o retorno da arma, que pode ser perigoso.  No makiwara ou na parede você só vai é estragar o seu Nunchaku.  A propósito, cadê o vídeo do Seminário?


Pedrão

No Shorin-Ryu também começamos pelos pés pela mesma razão que vc apontou: começar pelas regiões mais afastadas do coração.


Saudações   :)   ;)   8)

Putz, que aula !!
Oss.


Título: Re: O que é pior:Soco ou batida de Arma ?
Enviado por: TaeKwonDoII em Setembro 24, 2008, 17:49:57
Sensei Troyman

Gostaria de saber exatamente sobre o voltar do nunchaku, iria dizer que é uma arma idiota que só serve para demonstrações, pois quando vc acerta algum alvo de "verdade" ele volta diretamente em você , e dói e MUITO.


Mas parece que vocês do Kobu-do conseguem manusear muito bem o nunchaku de forma amenizar ou controlar a volta dele né?Poderia dizer como é feito esse trabalho?


Título: Re: O que é pior:Soco ou batida de Arma ?
Enviado por: Troyman em Setembro 24, 2008, 18:12:36
TaeKwonDoII

A técnica para evitar o ricochete do Nunchaku está baseada no processo de deixar a arma "morrer" imediatamente após a batida, associada com um redirecionamento da mesma para um novo movimento que o leve a uma posição de guarda, tipo retorno por traz do ombro (kata-sukashi) ou apreensão do membro livre na axila (waki-basami).  Falando assim é um pouco complicado de se entender, mas quando a técnica é mostrada ao vivo dá para compreender melhor.

Saudações   :)


Título: Re: O que é pior:Soco ou batida de Arma ?
Enviado por: yama em Setembro 24, 2008, 21:01:16
Oss Troyman Sensei

Suas palavras a descrição do meu pensamento pena eu não ter a mesma erudição,até para o DoughQuch e uma aula excepcional dos demais relatos.

e não me chamem de puxa-saco,o peso mataria o Sensei :D :D :D :D :D :D :D

Oss
alberto


Título: Re: O que é pior:Soco ou batida de Arma ?
Enviado por: Troyman em Setembro 24, 2008, 21:55:27
Quê isso, Montanha?!?  Puxa-saco?  Jamais pensaria isso do amigão.  Quando é que vc vem ao Rio pra fazer uma aula de Kobu-Do comigo?  Garanto que não vai se arrepender.

Saudações   8)


Título: Re: O que é pior:Soco ou batida de Arma ?
Enviado por: DoghQuch em Setembro 25, 2008, 08:46:35
Oss Troyman Sensei

Suas palavras a descrição do meu pensamento pena eu não ter a mesma erudição,até para o DoughQuch e uma aula excepcional dos demais relatos.

e não me chamem de puxa-saco,o peso mataria o Sensei :D :D :D :D :D :D :D

Oss
alberto
Oss!

Não entendi.
Estou sendo ofendido ou só mencionado?


Título: Re: O que é pior:Soco ou batida de Arma ?
Enviado por: Troyman em Setembro 25, 2008, 09:33:17
DoughCuch

Pois é.  Ás vezes é preciso ler nas entrelinhas do Yama (Montanha para os íntimos).  O que eu captei da mensagem pode ser:  suas palavras descrevem o meu pensamento, pena que eu não tenha a mesma erudição, até para o DoughCuch (que talvez ele ache ser um dos mais eruditos aqui do Fórum) é uma aula excepcional sobre o que já foi dito.

Tomara que seja isso...

Saudações   :)


Título: Re: O que é pior:Soco ou batida de Arma ?
Enviado por: Mariana em Setembro 25, 2008, 10:20:49
Sensei Troyman,

eu sei que eu tava roxa pq fazia errado :P
Eu só treinei 1 mês com elas hehe
Perto da minha apresentação com a tonfa já não acontecia tanto.
Mas de qualquer forma aquilo deixa a gente roxo hehe

Obrigada pela aula ;)

OSS :D


Título: Re: O que é pior:Soco ou batida de Arma ?
Enviado por: DoghQuch em Setembro 25, 2008, 13:23:22
DoughCuch

Pois é.  Ás vezes é preciso ler nas entrelinhas do Yama (Montanha para os íntimos).  O que eu captei da mensagem pode ser:  suas palavras descrevem o meu pensamento, pena que eu não tenha a mesma erudição, até para o DoughCuch (que talvez ele ache ser um dos mais eruditos aqui do Fórum) é uma aula excepcional sobre o que já foi dito.

Tomara que seja isso...

Saudações   :)
Wow......ok...........

Essa é a opinião geral?


Título: Re: O que é pior:Soco ou batida de Arma ?
Enviado por: yama em Setembro 25, 2008, 13:43:58
Oss

mais uma vez perfeito Troyman Sensei,como ia responder a voce DoghQuch quase que a mesma resposta,mais Troyman Sensei o fez com maestria de maneira polida e limpa,só isso 8)

Oss
alberto


Título: Re: O que é pior:Soco ou batida de Arma ?
Enviado por: DoghQuch em Setembro 25, 2008, 16:38:00
Oss!

Vou tomar o silencio de todos como um estrondoso sim.

Eu realmente sinto muito, não sabia que estava sendo inconveniente.
Fico apenas chateado que ninguém tenha se manifestado antes.


Título: Re: O que é pior:Soco ou batida de Arma ?
Enviado por: yama em Setembro 25, 2008, 20:04:18
Oss

Relendo agra com mais calma,percebi que a segunda parte do pensamento não foi bem esclarecida por mim.

o que quiz dizer em relação a fala do DoghQuch,não é que ele não tem erudição ou esteja sendo incoveniente,e sim que teve a resposta que queria dar a ele e Troyman Sensei o fez primeiro e bem.

não se pode levar a ponta de faca tudo que se opna,já que temos as nossas  próprias e isso é que bom,para ninguém ser massa de manobra de nada.

se não discordarmos vai ser um saco total,tem de haver as reações para nos sentirmos vivos e funcionais.

Em último caso vamos até a Montanha Fujiyama conversar com o abade e tomar um chá psicodélico,se a coisa não se fizer entender ainda saimos rolando montanha abaixo,e olha que rolar eu sou bom pois de gordo rolando eu entendo bem mais que de karate  :D :D :D :D :D :D

Oss
alberto

alguém poderia me explicar que toda vez que tentamos consertar alguma coisa expressa nunca sai direito  ??? ??? ???:o :o :o :o :o só complica mais >:(


Título: Re: O que é pior:Soco ou batida de Arma ?
Enviado por: Troyman em Setembro 25, 2008, 23:30:38
Big Hill

É melhor não remendar muito, pois, como diz o ditado, pior a emenda que o soneto!

Saudações   :D


Título: Re: O que é pior:Soco ou batida de Arma ?
Enviado por: yama em Setembro 26, 2008, 00:51:36
Oss Sensei

Oss
alberto


Título: Re: O que é pior:Soco ou batida de Arma ?
Enviado por: Pedro em Setembro 26, 2008, 09:42:01
OLá!
Yama,Vc. foi muito cruel com o Dogh Quch,e agora não adianta se explicar.
Caro Dogh Quch, e Vc.,vê se para com essa frescura.
Vão todos se fuder!
Oss!
Pedro


Título: Re: O que é pior:Soco ou batida de Arma ?
Enviado por: Troyman em Setembro 26, 2008, 13:25:10
Todos, não, Todos NÃO!!! Vê lá...

Saudações   ;D


Título: Re: O que é pior:Soco ou batida de Arma ?
Enviado por: DoghQuch em Setembro 26, 2008, 14:16:38
Oss,

Não estou ofendido, não é isso....
Mas a alegação foi séria e se eu estou atrapalhando mais do que ajudando, não tem razão para participar, certo?

Eu morro de medo desse tipo de coisa.....digo, ser um estorvo e ninguém me falar nada. Ninguém é obrigado a aturar ninguém.

Mas está tudo esclarecido, não se preocupem.

De qualquer maneira, meu jeito entusiasmado de falar pode passar a mensagem errada. Se vocês me conhecessem pessoalmente, ficaria claro que não sou nada do que vocês imaginam. (ou sou, sei lá! Eu não sei o que vocês imaginam....)


Título: Re: O que é pior:Soco ou batida de Arma ?
Enviado por: Troyman em Setembro 26, 2008, 14:20:43
Se for parecido com o bonequinho do seu avatar... Brincadeirinha.

Saudações   ;)


Título: Re: O que é pior:Soco ou batida de Arma ?
Enviado por: Arivaldo em Setembro 27, 2008, 08:16:33
...........essa pergunta do Yama é muito fácil de responder. Claro que é um soco (seiken)...................até porque a maioria dos kobudo-kas mal sabem usar as armas, tem gente que quando pega o bastão para fazer aplicação, fica na dúvida se é para sentar em cima ou sei lá o que...............e depois que inventaram o kata Jitte ficou mais fácil ainda. ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D


Ari - Santos/SP


Título: Re: O que é pior:Soco ou batida de Arma ?
Enviado por: Troyman em Setembro 27, 2008, 12:35:03
Ari

Isso aqui é assunto sério, cara!  Contenha-se.

Saudações   ;D


Título: Re: O que é pior:Soco ou batida de Arma ?
Enviado por: yama em Setembro 27, 2008, 16:32:27
Oss

 :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D

e olha que ele é contido  >:( >:( >:( e me sai com essa  >:( >:( >:(

só não vou desafia-lo pois sei que vou levar a pior como sempre :D :D :D :D :D

e não vou ter nenhum Bo por perto para testar se é um ou outro  :D :D :D

Oss
alberto