Autor Tópico: ALERTA PARA QUEM ENSINA  (Lida 6631 vezes)

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 897
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karate-wadokai.com
ALERTA PARA QUEM ENSINA
« Online: Março 05, 2012, 09:21:51 »
Meus Amigos,

Eu tenho vindo a fazer alertas sobre a situação caótica e inadmissível que existe presentamente no Brasil, no que diz respeito ao ensino do Karate. Face ao que verifiquei com os meus olhos aquando da minha presença nessa terra linda e maravilhosa, a por tudo quanto é por aqui dito, não tenho quaisquer dúvidas em afirmar que a situação real que no Brasil é vivida no que respeito ao Karate, é terrívelmente má!

Ora, sendo tão má no Karate, não tenho também dúvidas que em outras modalidades será igualmente má, em maior ou menor grau. Pois bem, eu tenho alertado muitas vezes para a questão, e tenho posto aqui muito boa gente a dialogar e a opinar. Mas agora, quero fazer mesmo um "ALERTA" geral, para que meditem sobre o que direi a seguir.

Como sabem, todo o mundo fala na GLOBALIZAÇÃO e as coisas acontecendo assim tão de repente...No que diz respeito à sociedade e às Leis, tudo vai convergindo no sentido da dita globalização, fazendo com os governos revoguem leis, substituindo-as por outras mais de acordo com a padronização utilizada na maioria dos países.

O que eu quero dizer com isto? Bom meus queridos amigos, é um "ALERTA" que vos quero fazer para um futuro talvez não tanto distante como vos possa parecer, que o que existe no Brasil para o Desporto, vai mudar e ir de encontro no essencial ao que se passa por aqui na europa.

Mas o que eu vos quero ALERTAR de facto, é para a forma e ou a visão como os governantes poderão querer implementar o sistema no vosso país. Se não houver gente no Karate competente e capaz de fazer ver aos governantes como as coisas devem ser feitas, provavelmente as coisas irão tornar-me bastante difíceis para os agentes que estão no ensino.

O que está em causa é a própria saúde pública. Os jovens e não só, têm que receber ensinamentos, sejam eles quais forem, de pessoas que estejam devidamente habilitados para o fazerem. Falando aqui na europa, não basta ter-se conhecimentos suficientes da matéria que ensinam. Para além disso, há outros conhecimentos a adquirir para se poder exercer o ensino, tais como, Saúde, Traumatologia e Primeiros Socorros, Biomecânica, Controlo Motor e Aprendizagem, Psicologia do Desporto, Sociologia, etc,etc.

Só para que saibam, agora em Portugal e não só, quem quiser ensinar Karate, seja Tradicional ou Desportivo,  e ou outro desporto qualquer, tem que ter no mínimo o 12º.ano escolaridade e ainda fazer a respectiva formação nas areas que acima referi. Por isso, não basta ser-se bom no Karate ou noutro desporto qualquer, as pessoas têm que fazer formação, a qual, obedece a um determinado número da horas.

Não tenham dúvidas que isto um dia vai  ser implementado no Brasil. O problema será interrogar como isso será feito...Por isso eu vos ALERTO que se não houver gente capaz, para junto do governo, fazer valer suas valências e conseguir um REGIME DE TRANSIÇÃO por um período de tempo suficiente que dê para integrar todas as pessoas que estão no ensino e o queiram seguir, então a coisa vai ficar feia...Quem não o fizer, depois terá que obedecer ao que for estipulado por Lei.

Meus amigos, pensem no que vos acabei de dizer.

Hai!  Oss!!
Lezon

« Última modificação: Março 05, 2012, 09:47:23 por J.Lezon »
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai Association - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan

Offline Ilson MSP

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 331
  • Votos: +0/-0
Re:ALERTA PARA QUEM ENSINA
« Resposta #1 Online: Março 05, 2012, 11:36:57 »
Osu

Infelizmente Sensei Lezon poucos são aqueles que escutam o que o senhor diz a esse respeito, e já não é de hoje que o senhor tenta nos alertar sobre esse assunto, particularmente dessisti de continuar dando murro em ponta de faca, já sou graduado e tenho bons sensei para treinar, então vou cuidar em treinar e o mundo que se exploda... Desculpa o desabafo, mas brasileiro só bota cadeado no portão depois que o ladrão leva tudo.

Andei buscando informações sobre o assunto e descobri que essa regulamentação em cima do Karate não vai tardar e aí vai haver "choro e ranger de dentes" só que não vai adiantar chorar o leite derramado, vão sobrar no maximo umas tres confederações nacionais (cbk e interestilos de certeza) e a JKA do Brasil, o efeito domino vai para os estados e aí quero ver o que vai sobrar... Isso se neguinho não se vender e restar apenas uma unica super confederação esportiva comandada por um ditador que não sabe nem o que é Karate Do e a JKA do Brasil e só...

Então o cenario é desolador, mas como para tudo no Brasil se da um "jeitinho", nada que certificados comprados, cursos bem remunerados  de nivelamento ou exames pagos de recolocação não resolvam. A famosa lei de Gerson entrará em ação e colocará tudo nos eixos novamente...

Só não sei se continuará existindo Karate Do depois que a poeira baixar.

Osu
"Só sei que nada sei" (Sócrates)

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 897
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karate-wadokai.com
Re:ALERTA PARA QUEM ENSINA
« Resposta #2 Online: Março 05, 2012, 11:56:12 »
Amigo Ilson,

Estava eu a escrever no tópico da picaretagem onde o aconselhei vir ler este, e afinal já cá tinha vindo.

O Ilson já se apercebeu e bem sobre a questão e não tenha dúvida que vai acontecer. As pessoas ainda não deram conta e depois vão realmente "ranger os dentes"...

Embora eu esteja em Portugal, sei muito bem que como as coisas se vão desenvolver por aí, mas eu nem quero dizer uma coisa que ia já por todo o mundo a estalar os dentes...Vou deixar mais lá para diante...

Hai!  Oss!~
Lezon     
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai Association - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 897
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karate-wadokai.com
Re:ALERTA PARA QUEM ENSINA
« Resposta #3 Online: Março 06, 2012, 12:26:34 »
Bom, ninguém se interessa em debater este assunto, pelo que o melhor que terei a fazer é não me preocupar mais com ele, nem com outros assuntos.

Os assuntos de interesse que se inserem neste fórum, morrem logo à nascença. É sempre mais fácil escrever-se sobre outras coisas menores...

Fiquem bem

Hai! Oss!
Lezon     
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai Association - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:ALERTA PARA QUEM ENSINA
« Resposta #4 Online: Março 06, 2012, 12:48:28 »
Me interesso pelo assunto, mas vou pesquisar mais antes de postar.
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline Cabadapest

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 990
  • Votos: +0/-0
Re:ALERTA PARA QUEM ENSINA
« Resposta #5 Online: Março 06, 2012, 13:50:14 »
Sensei J. Lezon,
Vou colocar-me em kamae mais uma vez aqui no forum, mas não destemidamente.

O problema da organização política do karate não é exclusividade brasileiro, faz parte da históra desde os primórdios, pois concepções diferentes foram naturalmente defendidas pelos fundadores, já dizia o autor que somos historicamente construidos e culturalmente determinados.

O problema principal de nosso país não é a falta de leis que regulamente as relações, mas a resistencia em fazê-las cumprir-se. Vou tentar explicar e gostaria que os colegas distiguissem o que se trata de opinião do que realmente está escrito, seja em leis ou em pesquisas científicas.

No tocante às atividades físicas, a Educação Física é uma profissão regulamentada pela união, seu conselho federal e conselhos regionais (COFEN e CREFS) foi criado para ser um órgão de fiscalização, porém desde 1997, fica impedido de atuar porque o Ministérios da Educação não o apoia nas escolas,  também o ensino de danças, circo e artes marciais conseguem se sair dessa atribuição por justificar que estaria ligados à área de artes, enfim fica difícil de atuar. Em função disso qualquer um pode se dizer professor, colocar uma faixa ou kimono e sair dando aula, muitas vezes prestando um serviço com altos riscos para sociedade. Alguns professores não formados( o meu por exemplo), conseguiem uma licença(cref provisionado), mas a fiscalização é falha, logo ninguém se preocupa com isso.
Outro problema é que no Brasil o futebol é "O" esporte de massa, então os políticos o coloca como referência para tudo, nomeando nas secretarias e até no ministério dos esportes, a exemplo do ZICO que criou uma lei que regulamenta a criação de ligas, isso enfraqueceu algumas federações, pois muitas pessoas que podiam fazer uma política de esquerda, abandonaram e deixaram tudo na mão dos que já estavam no poder, sem oposição a corrupção corre frouxa em qualquer lugar do mundo.
Sem um orgão fiscalizador, sem leis aplicáveis para a regulamentação, somado ao desemprego e outros problemas sociais, o karate é ensinado por atletas ou praticantes sem que haja uma preparação acadêmica para a atividades, as federações de karate, por sua vez, não sentem o interesse em investir neste tipo de formação porque não é cobrada, talvez não demande gastos, mas é mais lucrativo colocar todos os seus faixas preta para abrir sua própria academia, gerando taxas e a gerando receita. Não importa o ônus somente o bônus.

Com relação ao não interesse dos colegas do forum neste tipo de assunto, acho que a falta de esperança que a situação política possa mudar, pelo menos a curto prazo, nos faz pensar  que o que importa é o karate que treinamos, pois essa política é suja demais para nos envolver, ou seja: voto nulo, divididos somos mais fracos.

OSS!!!!

Hajime!!!!!!!!
"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:ALERTA PARA QUEM ENSINA
« Resposta #6 Online: Março 06, 2012, 14:32:18 »

No tocante às atividades físicas, a Educação Física é uma profissão regulamentada pela união, seu conselho federal e conselhos regionais (COFEN e CREFS) foi criado para ser um órgão de fiscalização, porém desde 1997, fica impedido de atuar porque o Ministérios da Educação não o apoia nas escolas,  também o ensino de danças, circo e artes marciais conseguem se sair dessa atribuição por justificar que estaria ligados à área de artes, enfim fica difícil de atuar. Em função disso qualquer um pode se dizer professor, colocar uma faixa ou kimono e sair dando aula, muitas vezes prestando um serviço com altos riscos para sociedade. Alguns professores não formados( o meu por exemplo), conseguiem uma licença(cref provisionado), mas a fiscalização é falha, logo ninguém se preocupa com isso.


Achei perfeito seu post Cabadapest.

Sobre este assunto, postei tempos atrás uma notícia a respeito destas entidades não poderem se meter no karate pelo que você falou, por isto estou aguardando o tópico se desenvolver mais.
Tenho motivos pessoais para crer que a ideia de um professor formado em educação física seja irrelevante para o karate. Porém nesta época da decisão sobre o CREF e karate, mesmo não tendo o intuito de ser professor, pensei em fazer um curso de instrutores que garantia um tal registro no CREF, mas desisti por ouvir tantas reclamações de amigos que cursaram até a metade o tal curso, os quais diziam que lá não se aprendia porcaria nenhuma, era pura enrolação. Alguns deles hoje são formados em educação física, então não tenho motivos para desacreditá-los, nem crer que algo vá mudar no Brasil neste sentido.

Sobre o número absurdo de entidades de karate no Brasil pretendo comentar mais tarde.

Oss
« Última modificação: Março 06, 2012, 14:34:47 por GUICOMES »
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline Ilson MSP

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 331
  • Votos: +0/-0
Re:ALERTA PARA QUEM ENSINA
« Resposta #7 Online: Março 06, 2012, 23:38:28 »
Osu

Eu ia desfiar o rosário da desgraça que é o sistema confef/cref para educação física, para os educadores físicos e para o Brasil, entretanto achei melhor ficar calado e postar alguns links de sites para que os colegas façam seu próprio juízo de valor:

http://padillaluiz.wordpress.com/2011/04/27/cref-conselho-de-educacao-fisica-nao-pode-interferir-no-ensino-de-yoga-danca-artes-marciais-e-esportes-de-luta/
http://educacaofisicalivre.blogspot.com/
http://jus.com.br/revista/texto/18948/o-direito-do-licenciado-em-educacao-fisica-ao-livre-exercicio-da-profissao-em-quaisquer-das-areas-de-atuacao-profissional
http://www.colegiadodharmaparishad.com.br/MINISTERIO_PUBLICO_X_CREF_SP.htm
http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_geral/mpf-go-e-contra-limitar-atuacao-do-professor-de-educacao-fisica-a-sala-de-aula
http://mncref.sites.uol.com.br/index2.htm
http://observatoriomidiaesportiva.blogspot.com/2011/02/carta-contra-confefcref.html
http://www.prsp.mpf.gov.br/prdc/area-de-atuacao/dlivexprof/ACP%20-%20Conselho%20de%20Educacao%20Fisica%20-%20impossibilidade%20de%20cobra.pdf
http://mncref.vilabol.uol.com.br/audienciaba.htm
http://mncref.vilabol.uol.com.br/uniao.htm
http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=356213
http://dacefdufsm.blogspot.com/2011/04/acao-civil-publica-contra-o-confefcref.html
http://www.padilla.adv.br/cref/trf/
http://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/3051/5838
http://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/14779891/agregna-acao-direta-de-inconstitucionalidade-adi-3428-df-stf
http://www.educacao.ufrj.br/ppge/dissertacoes/dissertacao_bruno_gawryszewski.pdf
http://swasthya.marcocarvalho.com/desonestidade-do-cref-confef/
http://coletivoefuem.blogspot.com/2008/09/sejam-bem-vindos.html

Osu

PS. Graças a Deus que esse sistema mafioso, corrupto e retrogrado esta longe das artes marciais, da escola e de outras manifestações corporais!
"Só sei que nada sei" (Sócrates)

Offline Cabadapest

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 990
  • Votos: +0/-0
Re:ALERTA PARA QUEM ENSINA
« Resposta #8 Online: Março 07, 2012, 01:05:57 »
Desculpe o engano, o conselho federal de eduação física chama-se CONFEF, o COFEN é da enfermagem, tenho os dois.

Não estou defendendo a atuação, somente falando de sua existencia, quem quizer saber mais:
http://www.confef.org.br/extra/resolucoes/conteudo.asp?cd_resol=82



"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 897
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karate-wadokai.com
Re:ALERTA PARA QUEM ENSINA
« Resposta #9 Online: Março 07, 2012, 09:39:31 »
Amigos,

Parte do vosso problema também nós o tivemos aqui. Se não fosse o Governo, através da entidade que o representa que é o IDP - Instituto do Desporto de Portugal, a bagunça continuaria a imperar por aqui. Bastaram 5 minutos de conversa, onde foi feita uma proposta, e tudo começou a mudar.

No entretanto, directrizes europeias e legislação governamental foram surgindo, e hoje, as bases para todo o desporto estão devidamente sustentadas por legislação com Leis que a suportam, e tudo funciona, acabando-se de uma vez por todas com a tal "baguçada" que existia no Karate, assim como em outras modalidades.

Quem desejar abrir um espaço aberto ao público para ensinar seja lá o que for, não o pode fazer se não estiver devidamente habilitado com Documento ( CÉDULA) emitida pelo IDP - Instituto do Desporto de Portugal, e ponto final.

Mas agora, em relação ao Karate, observem o contraste do que se passa no Brasil e aqui.

Em Portugal é assim:

FNK-P - FEDERAÇÃO NACIONAL KARATE PORTUGAL  

Esta federação é a única entidade que tem o estatuto de utilidade pública desportiva, pelo que para além das contribuições financeiras das Associações de Karate, de vários estilos, existentes em Portugal que pagam uma cota anual de € 500, e a cota de 12,50 € por atleta, a qual já engloba seguro de acidentes pessoais, é  subsidiada pelo estado.

CDP - CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL 


Esta Confederação, como o próprio nome diz, é a entidade que representa todo o Desporto em Portugal, ou seja, todas as Federações de qualquer modalidade.

Para que se entenda bem: Federações de Karate de Estilos existem, mas Federação de todos os Estilos só há uma em Portugal, a FNK-P, e Confederações só existe uma, a CDP   que acima está indicada.

Perguntem o que quiser que eu respondo

Hai! Oss!
Lezon
« Última modificação: Março 07, 2012, 09:58:29 por J.Lezon »
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai Association - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan

Offline Ilson MSP

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 331
  • Votos: +0/-0
Re:ALERTA PARA QUEM ENSINA
« Resposta #10 Online: Março 07, 2012, 10:01:12 »
Osu

O paranoico sistema confef/cref definiu (sem perguntar a ninguem) que:

Art. 1º - O Profissional de Educação Física é especialista em atividades físicas, nas suas diversas manifestações - ginásticas, exercícios físicos, desportos, jogos, lutas, capoeira, artes marciais, danças, atividades rítmicas, expressivas e acrobáticas, musculação, lazer, recreação, reabilitação, ergonomia, relaxamento corporal, ioga, exercícios compensatórios à atividade laboral e do cotidiano e outras práticas corporais -, tendo como propósito prestar serviços que favoreçam o desenvolvimento da educação e da saúde, contribuindo para a capacitação e/ou restabelecimento de níveis adequados de desempenho e condicionamento fisiocorporal dos seus beneficiários, visando à consecução do bem-estar e da qualidade de vida, da consciência, da expressão e estética do movimento, da prevenção de doenças, de acidentes, de problemas posturais, da compensação de distúrbios funcionais, contribuindo ainda, para consecução da autonomia, da auto-estima, da cooperação, da solidariedade, da integração, da cidadania, das relações sociais e a preservação do meio ambiente, observados os preceitos de responsabilidade, segurança, qualidade técnica e ética no atendimento individual e coletivo.

Agora me digam, qual educador físico em sã consciencia vai assinar abaixo de uma afirmação nabalesca, egocentrica e megalomaniaca dessas?

Sem contar que o próprio sistema confef/cref destroi tudo o que ele mesmo disse ao manter e aceitar os chamados "provisionados", ou seja, quem nunca passou perto de uma faculdade de educação física mas pode ferrar sua saúde porque comprou a carteirinha desse mesmo sistema, seria algo parecido como graduar o pai de um aluno que nunca praticou a arte, mas esta sempre lá assistindo o seu filho treinar.

Esse modelo não é nem de longe, muito longe, o mais adequado para fiscalizar $%&! nenhuma, quanto mais as artes marciais, tenham certeza que se acontecesse algo assim, o maximo que ocorreria seria a "legalização" dos picaretas e a obrigatoriedade absurda de se manter um educador físico (desde que registrado no proprio sistema) dentro de cada Dojo / academia de artes marciais (traduzindo: criar reserva de mercado para os bachareis), e finalmente a obrigatoriedade em se pagar taxa extorsiva aos crefs de cada região, no minimo uns R$ 500,00 por local a cada ano...

Se esse sistema não serve nem mesmo aos educadores físicos, voces acham que ele pode servir para as artes marciais?

Osu

PS. Defendo uma entidade autonoma para o nosso Karate Do, isso postei lá no tópico sobre a regulamentação e controle do Karate Do. 
"Só sei que nada sei" (Sócrates)

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.456
  • Votos: +0/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re:ALERTA PARA QUEM ENSINA
« Resposta #11 Online: Março 07, 2012, 11:18:58 »
Oss,

Tô contigo, Ilson MSP.

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:ALERTA PARA QUEM ENSINA
« Resposta #12 Online: Março 07, 2012, 11:28:53 »
Sem querer desviar o assunto de que dar obrigatoriedade ao educador físico formado de "assinar" pelo estabelecimento (sim, pagar caro, para quem não sabe NADA de karate) seria um ônus a mais, como é de conhecimento que por exemplo, muito farmacêutico faz no Brasil por as farmácias terem como obrigatório um farmacêutico presente, também temos claramente o problema de que no Brasil, uma entidade só significa MONOPÓLIO no sentido estrito da palavra. Aqui ninguém quer saber sr. Lezon, cobram e que se $%&! o resto. Não funciona a ideia do "ponta-pé inicial".

Estas entidades devem servir para competição, integração, e cursos, sim, de capacitação. Jamais para dizer o que se pode ou não, o que é ou não é karate. Aqui 95% do povo nem ao menos sonha o que é ser cidadão para cobrar alguma coisa.

Pra quem crê que uma só entidade seria o ideal, imaginem só a CBKI, só a JKA ou só a CBK no comando de tudo (seria ainda pior sem concorrência). Aliás, SÓ concorrência leva à melhora pro consumidor. Como é exemplo do governo do Brasil, que não tem mais medo de voto, e de outros governos totalitários da história, tudo é um lixo e nada funciona, só a cobrança dos impostos.
Um modelo que se sustenta garantindo à cada família um funcionário público ou alguém que quer ser um, ou a cada família uma "bolsa-farelo" ou alguém que queira a sua, jamais, nada, em nenhuma hipótese vai mudar pois, garantir o sustento através de um governo vagabundo é garantia de jamais se revoltar contra ele.

Só esperem regulamentar essa coisa toda, a classe dos que ficarem responsáveis por fiscalizar (leia-se cobrar e mais nada) vai ficar tão forte que aí sim, tudo vai estar $%&!.

Oss
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline Cabadapest

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 990
  • Votos: +0/-0
Re:ALERTA PARA QUEM ENSINA
« Resposta #13 Online: Março 07, 2012, 12:40:32 »
Nós brasileiros não confiamos na honestidade de nossos políticos, por todos os motivos que bem conhecemos, mas alguém gostaria que fechassem o Congresso Nacional? Isto seria bom para o povo brasileiro?
A democracia brasileira é assim, o povo elege seus representantes pessimamente, eles entram para roubar, daí quando acaba seu mandato debaixo de denúncias ele se candidata mais uma vez e vence de novo. Um exemplo disso são as confederações esportivas, onde existem presidentes como um cargo vitalício, é um jogo de conveniência, onde os federados ajudam a mantê-los no poder, depois passam a reclamar e fazer oposição quando não ajudados.

A verdade é que não aprendemos a fazer política. Médicos, engenheiros, advogados, etc. todos tem seu conselho de classe, por que não os profissionais da educação física?

As muitas organizações do karate não se unem por interesses econômicos, as outras modalidades conseguiram formar sua quadrilha também por conveniência, a roubalheira sempre existirá, aqui na China e em Portugal.

"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 897
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karate-wadokai.com
Re:ALERTA PARA QUEM ENSINA
« Resposta #14 Online: Março 07, 2012, 13:52:43 »
Nós brasileiros não confiamos na honestidade de nossos políticos, por todos os motivos que bem conhecemos, mas alguém gostaria que fechassem o Congresso Nacional? Isto seria bom para o povo brasileiro?
A democracia brasileira é assim, o povo elege seus representantes pessimamente, eles entram para roubar, daí quando acaba seu mandato debaixo de denúncias ele se candidata mais uma vez e vence de novo. Um exemplo disso são as confederações esportivas, onde existem presidentes como um cargo vitalício, é um jogo de conveniência, onde os federados ajudam a mantê-los no poder, depois passam a reclamar e fazer oposição quando não ajudados.

A verdade é que não aprendemos a fazer política. Médicos, engenheiros, advogados, etc. todos tem seu conselho de classe, por que não os profissionais da educação física?

As muitas organizações do karate não se unem por interesses econômicos, as outras modalidades conseguiram formar sua quadrilha também por conveniência, a roubalheira sempre existirá, aqui na China e em Portugal.



Caro Cabadapest,
Concordo com o que disse, pois seria utópico da minha parte e penso que de todos, que a roubalheira deixasse de existir. Ela existe em todo o lado, unicamente aqueles que se consideram honestos, devem tudo fazer para que a roubalheira passe a ser muito menos.

Disse e bem que os médicos, engenheiros, advogados, etc, têm seu conselho de classe, pelo que os profissionais de educação física também têm esse direito. Porém, eles não podem nem devem interferir em áreas que não são específicas deles, como é o caso do Karate. Aqui eles têm o seu conselho de classe para zelarem pelos interesses deles, e fazem protocolos com entidades que necessitam especificamente dos serviços ligados à educação física.

A Federação em Portugal, felizmente, possui praticantes de Karate que são licenciados e doutorados na área da educação física, psicologia e sociologia, os quais, como formadores que são creditados pelo IDP - Instituto do Desporto de Portugal, a Federação aproveita e requisita-os para dar formação e cursos que são reconhecidos pelo IDP.
 
A partir de Maio de 2012, finaliza o período de transição que foi dado à Federação para certificar os Treinadores de Karate, período esse que decorre desde 2005. Quem não está certidficado e não aproveitar até Maio para fazer a respectiva formação, deixará de poder exercer a actividade. e/ou então terá que se sujeitar a fazer a formação ministrada pelo IDP, obedecendo aos requesitos obrigatórios que são exigidos.

Os licenciados em Educação Física têm o seu organismo mas não fiscalizam nada e nem podem. Quem vai fazer a fiscalizaçã vão ser as câmaras municipais em articulação com a Federação. Para que se perceba bem, eu digo isto:

Se eu me aperceber que na minha cidade há alguém a dar Karate sem estar habilitado,comunicarei à Federação o facto, e depois esta entra em contacto com a câmara do município, a qual de imediato enviará alguém ao local para notificar, tão simples quanto isto.

Hai!  Oss!
Lezon
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai Association - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan