Autor Tópico: ALERTA PARA QUEM ENSINA  (Lida 7799 vezes)

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:ALERTA PARA QUEM ENSINA
« Resposta #15 Online: Março 07, 2012, 16:33:05 »
Senhores,

Quem sou eu para falar deste assunto, mas me surgiu uma dúvida forte.

O karatê é uma atividade física certo? Então, eu acho que o professor de karatê tinha que ser habilitado pelos profissionais da área como sendo capaz de realizar o trabalho, afinal ele vai mandar vc se alongar, correr, pular, e se não souber como fazer, pode causar mais malefícios que benefícios.

Concordo que o karatê não pode estar subjulgado a um "conselho" de educação física, mas que ele deveria sim ser habilitado por este, e ter sua atividade fiscalizada por um órgão deste tipo, isso deveria.

No Brasil isso pode não estar funcionando, mas é assim também para o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e seus CRCs (um para cada estado, o R é de regional), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), CRM (Conselho Regional de Medicina), e outros... nenhum deles fiscaliza como deveria.

Eu creio que o professor de karatê, tem sim que ser ou professor de educação física, ou ser provisionado... a discussão pra mim aqui é, como fazer o provisionamento ser bem feito, de modo que não traga risco para o praticante.

No mais um abraço e fiquem com Deus!!!

Offline Cabadapest

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 990
  • Votos: +2/-0
Re:ALERTA PARA QUEM ENSINA
« Resposta #16 Online: Março 07, 2012, 18:14:33 »

A partir de Maio de 2012, finaliza o período de transição que foi dado à Federação para certificar os Treinadores de Karate, período esse que decorre desde 2005. Quem não está certidficado e não aproveitar até Maio para fazer a respectiva formação, deixará de poder exercer a actividade. e/ou então terá que se sujeitar a fazer a formação ministrada pelo IDP, obedecendo aos requesitos obrigatórios que são exigidos.

Os licenciados em Educação Física têm o seu organismo mas não fiscalizam nada e nem podem. Quem vai fazer a fiscalizaçã vão ser as câmaras municipais em articulação com a Federação. Para que se perceba bem, eu digo isto:

Se eu me aperceber que na minha cidade há alguém a dar Karate sem estar habilitado,comunicarei à Federação o facto, e depois esta entra em contacto com a câmara do município, a qual de imediato enviará alguém ao local para notificar, tão simples quanto isto.

Hai!  Oss!
Lezon

Aqui é da mesma forma, em alguns estados estão mais organizados que outros. Esse período de adaptação era de 10 anos, terminou em 2007 mas a queda de braço continua.

Claro que um diploma em educação física não habilita ninguém à faixa preta, sou karateca fundamentalista e defendo nossos princípios, agora enquanto profissional da área sei a importância que conhecimentos científicos traria como complemento para formação de um bom professor/sensei.
Com relação ao CREF e as federações, é um mal necessário, alguém tem que controlar o ensino de artes marciais, se não qualquer um põe a fantasia que quizer e sai dando aula maluca por ai, colocando em risco a vida das pessoas.
"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re:ALERTA PARA QUEM ENSINA
« Resposta #17 Online: Março 07, 2012, 18:51:15 »
Amigo Cabadapest,

Claro que um licenciado em educação física não o habilita a saber e/ou dar aulas de Karate, e muito menos ser faixa preta. O diploma que tem habitila-o sim a ter uma porta aberta para ministrar aulas da sua área, e/ou dar suporte técnico a outra modalidade qualquer, incluindo o Karate. Obviamente que se ele for um praticante de Karate, tanto melhor.

Agora que fique bem claro, aqui quem habilita os treinadores seja do que for, é o IDP-Instituto do Desporto de Portugal e mais ninguém.

Em Portugal temos vários licenciados em educação física que têm gaduações elevadas no seu estilo e que a Federação aproveita para a formação. Isso é uma mais valia para o próprio Karate. Agora não são eles que fiscalizam nem criam normas para o Karate.

Hai!  Oss!
Lezon  
« Última modificação: Março 08, 2012, 06:00:03 por J.Lezon »
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW