Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou o
Registro
.
Perdeu o seu
e-mail de ativação?
Novembro 12, 2024, 20:51:44
Início
Fórum
Ajuda
Busca
Logar-se
Registrar
Karateca.net - O nosso dojo virtual
»
Karate
»
Organizações, estilos, polÃtica, filosofia e cultura associada ao karate
(Moderador:
Augusto
) »
Tópico:
Dojos.

Enquete
Existe algo além de torneio e competições no Karatê atual?
0 (0%)
Existe algum dojo que atenda o que eu procuro?
1 (100%)
Votos Totais:
1
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
Autor
Tópico: Dojos. (Lida 1631 vezes)
Fernandes
Newbie
Votos: +0/-0
Dojos.
«
Online:
Janeiro 21, 2016, 01:32:31 »
Olá.
Eu ainda não treino karatê porque não encontrei o que procuro... Parece que o karatê se tornou mercadoria e a única coisa que importa são os torneios e competições dos mais diversos tipos [deixo claro que não estou criticando quem treina karatê com esse intuito - o intuito de competir]. Há um tempo tenho procurado dojos que deem mais ênfase na parte espiritual e filosófica do karatê [sei que existe um tópico dizendo que não existe filosofia no karatê, mas eu acredito que exista sim]. Eu também não tenho interesse em competir, isso seria um problema?
Portanto, podem me indicar algum dojo por aqui no Rio de Janeiro que atenda o que eu procuro? Me indicaram NKK - onde Sadamu Uriu ministra suas aulas, e Felipe da Kyokai, mas eu não sei...
Além disso, poderiam esboçar suas opiniões acerca do karatê de Sadamu Uriu, Mikio Yahara e Masao Kagawa?
Oss!
PSekiMG
Hero Member
Votos: +1/-1
Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re:Dojos.
«
Resposta #1 Online:
Janeiro 21, 2016, 22:44:48 »
Osu,
Fernandes,
Primeiramente, seja bem vindo ao fórum, haja vista ter sido esta a sua primeira postagem neste espaço virtual, correto?
Se você ainda não treina "Karatê", supondo que jamais treinou, como tal arte marcial lhe pode parecer, levando em conta a atualidade, uma mercadoria voltada aos torneios?
Isto é realmente curioso!
Não existe filosofia no "Karatê"? Isto certamente não foi, nem vai, ser definido num tópico de fórum. Contudo, muito embora existam outras disciplinas do conhecimento ocidental interligadas ao
Karate-Do
, tal arte marcial não é um monastério para se formarem monges, tampouco uma academia para a discussão da filosofia. Antes de todo floreio, trata-se de um método para a autodefesa. Aliás, nem "auto" se vinculava a palavra "defesa" no berço desta arte marcial, uma vez que seu desenvolvimento mais primitivo correu ao resguardo da realeza local - a questão é longa e controversa.
Infelizmente, não saberia lhe indicar um
Dojo
no Rio de Janeiro, mas certamente membros deste fórum farão questão de ajudar neste sentido.
O verdadeiro
Karate-Do
é um só, mas suas expressões se dão de diferentes maneiras. Certamente, cada um dos mestres citados possuem particularidades próprias para a obtenção de um conhecimento igual.
Osu.
A força fÃsica sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.
Fernandes
Newbie
Votos: +0/-0
Re:Dojos.
«
Resposta #2 Online:
Janeiro 22, 2016, 07:52:49 »
Olá de novo, e obrigado pelas boas vindas!
Então, indo direto à sua dúvida: Eu li bastante sobre o andamento do karatê no mundo, claro, de maneira bem sucinta e resumida. E também, embora eu não goste de tocar nesse lado da história, meu pai treinava karatê. O que ouvi dele não é muito diferente do que li em alguns lugares, como por exemplo comentários em vÃdeos do youtube e alguns relatos de outros professores de karatê.
Sobre ter ou não filosofia no karatê é realmente um assunto complexo (hahaha). Entendo o que quer dizer sobre, e agradeço por ter esclarecido para mim, alguns digamos, conceitos básicos atrelados ao karatê.
Também compreendo exatamente onde quer chegar, eu também tinha pensado o mesmo. Mas sério, eu fiquei bem perdido com relação ao karatê, as ramificações dessa arte - diferentes estilos, e com relação aos professores.
Obrigado novamente.
Oss!
«
Última modificação: Janeiro 22, 2016, 07:58:15 por Fernandes
»
Imprimir
Páginas: [
1
]
« tópico anterior
tópico seguinte »
Karateca.net - O nosso dojo virtual