Autor Tópico: Estilos e Tradicionalidade - Dúvidas e Observações  (Lida 1837 vezes)

Offline jeffer

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 18
  • Votos: +0/-0
Estilos e Tradicionalidade - Dúvidas e Observações
« Online: Dezembro 21, 2011, 09:36:51 »
Prezados companheiros, bom dia a todos - OSS!

Gostaria de levantar, com este novo tópico, a seguinte discussão de idéias: No âmbito do nosso querido estilo Shotokan, do qual tenho sido praticante, há grande divisão político-administrativa, como vocês bem o sabem, contudo, talvez a mais antiga destas se refira à questão da "tradicionalidade", ou seja, a divisão entre um Karatê Shotokan credenciado pela WKF e outro, dito "tradicional", subdividido entre algumas organizações (ITKF, SKIF, JKS, WTKO, etc). Muitas vezes, infelizmente, tais divisões costumam basear-se apenas na sua maneira de encarar e arbitrar o Karatê desportivo, tendo todas as escolas sérias (gostaria que nos ativéssemos apenas aos sérios, por favor) de Karatê Shotokan origens comuns (Funakoshi Gichin Sensei e os seus alunos diretos, etc). Porém, não quero abrir uma discussão acerca de algo já por demais discutido (acerca dos porquês disto tudo), senão queria perguntar-lhes o seguinte:

- Usando a "tradicionalidade" para descrever um Karatê sério, bem treinado e de origens reconhecidas, independente do estilo ao qual uma determinada escola se vincule, indo para além do Shotokan, por que motivo as instituições ditas "tradicionais" (ITKF, WTKO, etc) apenas têm se dedicado ao Shotokan????
- Ou seja, não haveria "Karatê tradicional" (conforme o sentido descrito acima) relacionado aos demais estilos (Goju, Shito, Wado, por exemplo)????
- Então, não deveríamos abandonar o significado atualmente usado de "tradicional" em favor daquele acima exposto? Ou seja, "tradicional" não deveria ser usado para adjetivar um Karatê sério, com origens reconhecidas e bem treinado, independente do estilo em questão?
- Afinal de contas, há tanto Karatê (senseis, dojôs, etc) tradicional na WKF (no âmbito dos quatro estilos por ela reconhecidos) quanto nas organizações ditas "tradicionais" dedicadas ao estilo Shotokan, não é mesmo?

PS: Tenho treinado, nos últimos tempos, com gente seríssima, tradicional (no melhor sentido do termo), vinculadas ao Shotokan (em Santa Maria - RS, até ter-me mudado de cidade, mais uma vez) e ao Wado (em Curitiba - PR, atualmente). No âmbito organizacional, ambos os dojôs estão ligados às federações gaúcha e paranaense, CBK e WKF.

Abraços a todos vocês, ótimo tempo natalino e feliz ano novo! Que Deus os abençoe!

OSS!

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re:Estilos e Tradicionalidade - Dúvidas e Observações
« Resposta #1 Online: Dezembro 21, 2011, 10:25:02 »
o ITKF tem outros estilos, Shito Ryu e Goju-Kai.
Todos os estilos puros do japao, Shotokan, Goju, Wado e Shito usam Karate Tradicional para diferenciar do karate esportivo.
As organizaçoes existem para separar os estilos mesmo, como vc poderia julgar um Torneio onde varios estilos competissem entre si?
O Juiz teria que ser um genio em kata nao é mesmo??
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline jeffer

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 18
  • Votos: +0/-0
Re:Estilos e Tradicionalidade - Dúvidas e Observações
« Resposta #2 Online: Dezembro 22, 2011, 09:49:01 »
Prezado Sensei Roberto Sant'Anna, bom dia! OSS!

Puxa, de fato, sequer imaginava que a ITKF congregava outros estilos na sua organização - muito obrigado pela informação, a qual, para mim, chega a ser surpreendente!

Quanto aos katas, realmente, tanto que em muitas competições, no âmbito da WKF, os praticantes do estilo Wado-ryu acabavam, muitas vezes, sendo prejudicados no julgamento da execução dos seus katas, devido a um certo desconhecimento das particularidades de estilo (antigamente, emitia-se quatro kiais por kata, neste estilo, por exemplo) por parte dos árbitros...

Abraços! OSS!