Compartilhar

Páginas: [1] 2 3 4
  Imprimir  
Autor Tópico: ETIQUETA NO KARATE  (Lida 3054 vezes)
Pedro
Hero Member
*****
Online Online

Mensagens: 2.493



« : Agosto 22, 2010, 19:29:38 »

Olá!
Há algum tempo estou querendo abrir este tópico para comentarmos sobre
"etiqueta no Karate",talvez torne-se este, um bom tópico para aprendezado,
ou mesmo para conhecer os Karatecas que aqui postam.
Agora podemos começar, pois espero que a primeira surpresa sobre etiqueta,
seja o interesse dos Amigos.
Oss
Pedro
 
Registrado

Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.
erickdavi
Full Member
***
Offline Offline

Mensagens: 121


Oss!


« Responder #1 : Agosto 23, 2010, 03:54:36 »

Oss Pedro sensei
Sempre que posso, paro para ler alguns trechos do livro "Os vinte principios fundamentais do Karate - O legado espiritual do mestre" este livro como o senhor sabe explica cada um dos principios do Niju Kun. No que se trata do principio "No Karate não existe atitude ofensiva" este principio do niju kun estaria ligado diretamente com o principio do Dojo kun "Reprimir o espírito de agressão"? Essa atitude ofensiva e esse espírito de agressão se restringem somente à agressão física ou também a agressão verbal?


Oss
Registrado
samurai
Global Moderator
Hero Member
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.152



« Responder #2 : Agosto 23, 2010, 07:51:52 »

Etiqueta no Karate

Para mim é respeitar o Dojo onde treina, cordial com os companheiros de treino, não questionar seu Sempai, etc .......... isso antes do inicio do treino.

Começou o treino seja sincero em seu treino com voce e com seu parceiro de treino, bata forte e firme, aceita uma bronca como uma ajuda em seu crescimento, aprenda com o golpe que tomou e treine dobrado, não saia do koto no meio do treino.


Essas são algumas etiquetas que lembro agora.


OSS
Registrado
Lourival Silva
Sr. Member
****
Offline Offline

Mensagens: 288


« Responder #3 : Agosto 23, 2010, 08:58:26 »

Encontrei este link http://www.anks.pt/etica.html sobre o assunto e achei interessante e bastante relacionado ao tema.

Leia a parte do REIGISAHO.

Semana passada, na academia onde treino, o mestre deu uma bronca nos seus pupilos. Ele disse, no final da aula após desafiar um por um inclusive faixas pretas sem direito de recusa, que os pequenos sorrisos dados por aqueles que assistia o amigo lutar o estava incomodando (imaginem como foi o combate); éra falta de educação com o amigo que estava em combate. No dojo existe momento para sorrir, ficou claro que a hora do combate não é um destes momentos.

OSS!
Registrado
Vinteedois
Hero Member
*****
Offline Offline

Mensagens: 1.445


I don't see dead people!


WWW
« Responder #4 : Agosto 23, 2010, 10:09:47 »

Respeito (eu entendo etiqueta e respeito como sendo a mesma coisa), principalmente dentro do dojo, é fundamental.
Falta de respeito (ou etiqueta), dentro do dojo, só se resolve na porrada.

Pois não adianta, o cara desrespeitoso, vai continuar desrespeitando até o dia que levar uma lição

Tipo uns filhos adotivos aí de um certo sensei muito gente boa mas com péssimo gosto pra escolher filho... um cara desses, bicho, só comendo na porrada.. e deixando muito bem quebrado pra nunca mais voltar.. ou se voltar, voltar "de humilde".

Pega o aluno mais forte do dojo e fala no sapatinho só pra ele ouvir: "mete a porrada... se você não fizer, eu te meto a porrada depois" (e pronto).
Registrado

DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.seqvme.zip.net - O blog da família toda!
("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)
A. HIGINO
Visitante
« Responder #5 : Agosto 23, 2010, 23:16:57 »

OSS...

Etiqueta é atitude formal de se apresentar e de se comportar!
Etiqueta é cortesia!
A cortesia anda lado a lado com a coragem!
Coragem sem cortesia é brutalidade!
A força moral que nos leva a afrontar os perigos chama-se coragem. A coragem desprovida de etiqueta não passa de ímpeto, um movimento violento e súbito desprovido da razão!
 
OSS...
Registrado
erickdavi
Full Member
***
Offline Offline

Mensagens: 121


Oss!


« Responder #6 : Agosto 24, 2010, 09:21:40 »

Oss
Registrado
Pedro
Hero Member
*****
Online Online

Mensagens: 2.493



« Responder #7 : Agosto 24, 2010, 10:41:21 »

Olá!
Muito bom.
Realmente exelente a posição do Higino e do Samurai.
Respeito é o Kihon moral do Karate.
Oss
Pedro
Registrado

Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.
A. HIGINO
Visitante
« Responder #8 : Agosto 24, 2010, 12:51:45 »

OSS...

Existe um Livro chamado "BUSHI-DÔ - O Código do Samurai" (Daidoji Yuzan).
Eu já li muitos livros que enfocava a virtude, a honra, a coragem e o dever moral (justiça), mas não me lembro de ter lido nada que se comparasse a este livro!
Se você crê e pratica esses princípios supracitados, adquirir esse livro seria fundamental, no entanto se não comunga com tais códigos morais o melhor seria ignorar essa leitura.

Uma passagem do livro para meditar...

“O homem que ergue a mão contra a sua esposa ou a ameaça com os punhos fechados age como um covarde. Diferentemente age o guerreiro tratando-a com respeito e cortesia, e o que um homem valente e honrado odeia e despreza fazer é exatamente o que é próprio dos covardes, agindo segundo a sua própria inclinação.”

OSS...

"Respeito é o Kihon moral do Karate". (Pedro Sensei)
Excelente!
..............

Registrado
Lourival Silva
Sr. Member
****
Offline Offline

Mensagens: 288


« Responder #9 : Agosto 24, 2010, 13:05:57 »

OSS!!!
Registrado
KATASHOTOKAN
Hero Member
*****
Offline Offline

Mensagens: 857


"Karate-Do, só quem treina sabe a força que tem"


« Responder #10 : Agosto 24, 2010, 13:38:50 »

Oss! O livro citado por A.HIGINO Sensei, é realmento muito bom
Registrado

O Karate-Do é, uma arte marcial que põe à prova o caráter, a personalidade e a honra de seus seguidores, a expressão do Mestre Gichin Funakoshi “Karate Ni Sente Nashi” explica claramente o objetivo do Karate-Do, que é conter sempre o espírito de agressão.
Daniel RJ
Jr. Member
**
Offline Offline

Mensagens: 90



« Responder #11 : Agosto 24, 2010, 13:47:33 »

O tópico é muito instrutivo. E muito pertinente já que sofremos um colapso de ética e moral em nossa Sociedade.
Acho que cabe a cada um de nós, independente de influências externas, estarmos praticando no nosso dia-a-dia, o Dojo Kun e assim estarmos contribuindo para melhorar a comunidade que vivemos. Família, vizinhos, Dojo, etc.
Tá engraçado essa implicancia do 22 com o filho do Sensei Pedro !!!
 Sorriso forçado Contente
Registrado

"Mesmo que possua arreios de ouro, um asno sempre será um asno."
erickdavi
Full Member
***
Offline Offline

Mensagens: 121


Oss!


« Responder #12 : Agosto 24, 2010, 14:05:21 »

Não creio que seja Implicância a palavra correta, mas sim indignação pelo jeito desrespeitoso dele se portar diante dos demais membros desse site.
Registrado
Pedro
Hero Member
*****
Online Online

Mensagens: 2.493



« Responder #13 : Agosto 24, 2010, 14:32:31 »

Olá!
Não é questão de desrespeito do meu "filhote", apenas ele traduz aquilo que aprendeu com suas companhias
e com aqueles do seu meio.
É uma referência de formação e informação.
Vejam bem se para mim não é muito rico como aprendizado, tolerar e procurar aos poucos traduzir minha indignação
do palavreado e do comportamento, para um exercício de paciência procurando trazê-lo para nosso convívio um pouco mais adequado com as nossas referências Karatecas.
Pode ele ser muito interessante como pessoa independentemente de sua linguagem, talvez pessoalmente tenha um comportamento cortêz e disciplinado. Dai, somente basta ensiná-lo a falar e escrever uma linguagem sem tanta gíria que não pega bem, e nem é aceita na etiqueta de um Artista Marcial.
Ele está confuso sem saber a diferença entre ser um lutador e um Artista Marcial, porisso estou tentando ensiná-lo.
E se ele não quiser aprender, que se foda.
Oss
Pedro
Registrado

Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.
Daniel RJ
Jr. Member
**
Offline Offline

Mensagens: 90



« Responder #14 : Agosto 24, 2010, 15:47:16 »

Oss, basta ele querer mudar !!
Registrado

"Mesmo que possua arreios de ouro, um asno sempre será um asno."
Páginas: [1] 2 3 4
  Imprimir  
 
Ir para:  


Compartilhar