Caro Bodhi,
Conheço pessoalmente o sensei Katsumoto e tenho gde admiração pela sua gde dedicação ao Karate e sei que ira fazer um bom trabalho junto a WTKO, assim como sensei Felipe Martins na KWF.
Mas vamos falar um pouco da história da JKS...
A falta de preparação da linha de sucessão do sensei Nakayama, e os interesses pessoais transformaram a JKA, que era a origem do Karate Shotokan como conhecíamos na década de 70/80, e dividiu-se na JKA, SKI, ITKF, IJKA, JKS, KWF, JSKA, WKTO, e assim por seguinte, e talvez ainda teremos mais divisões, sorte daqueles que tem uma boa linhagem e podem segui-la. (fonte kyokai:
http://www.kyokai.com.br/?page_id=119)
Qdo da saída do sensei Asai da JKA, ele tentou difundir a IJKA que existe ate hj, mto forte na Ásia Ocidental, tocada por sua esposa Keiko Asai, após esta gde divisão da JKA na metade da década de 90, foram com o sensei Asai abrir a JKS, o sensei Yahara e o sensei Abe, pessoas antigas de gde conhecimento da arte, alem deles sensei Kagawa, sensei Yamaguichi, sensei Richard Amos, sensei Koike, sensei Ishime e outros, mas primeiramente sensei Asai usou o nome da Shotokai que logo foi trocado pela Shotorenmei, pois conflitia com a linhagem do sensei Egami, e nada tinha a ver com sua proposta de ensinamento.
Porem a JKS se desmembrou, principalmente apos a morte do sensei Asai, primeiramente na KWF (sensei Yahara), a JSKA (sensei Abe) e posteriormente mais recente na WTKO (sensei Amos), no fundo todas são de origem da JKA, só para ter uma idéia o sensei Richard Amos treinava em Eibsu na década de 90 na JKA, fez kenshusei na JKA e depois foi para a JKS finalizar isso em +/-94, sensei Amos tornou-se um excelente atleta e sensei no Japão, tive a oportunidade de conhecê-lo antes de ser kenshusei nos treino da JKA de 90 a 95 em Eibsu Tóquio Japão, e o sensei Amos já treinava há um tempo em Eibsu e posso dizer que ele é mto bom, tanto tecnicamente como pessoa.
Hj a JKS tem como líder o sensei Kagawa que é um tradicionalista, mas com sua base toda forjada na JKA, já o sensei Yamaguichi tem o lado que sensei Asai tentava passar, movendo bastante as articulações e utilizando todas as partes do corpo. Sensei Yamaguchi é kohai do sensei Amos.
A JKS Brasil (CBKS) segue a linha do sensei Asai que segundo dizem deixou mais de 100 kata koten (antigos), sensei Uriu nos seus 82 anos (1929) ensina 11 katas koten em sua academia que nos anos 70/80 era representante da JKA no Brasil, por isso ela ainda é conhecida com o nome fantasia de NKK (
www.nkk.esp.br), a academia dele continua igual a mais de 30 anos, só tem Karate o dia todo.
No ultimo mundial 2011 na Escócia a JKS permitiu 16 katas koten (Suishu, Kashu, Roushu, Kakuyoku Shodan, Kakuyoku Nidan, Kakuyoku Sandan, Joukou Issei, Joukou Nisei, Joukou sansei, Joukou yonsei, Joukou Gosei, Ktakusen, Rantai, Hachimon, Sensho, Kibaken), alem dos 5 Junros katas (básicos), dos 26 tradicionais do Shotokan, em termos de qtde dos katas são essas diferenças – alem de mtas rotações e deslocamentos, movimentos contínuos e circulares, contração e expansão, e utilização de todas as armas que os membros inferiores e superiores podem oferecer, essa é a herança do sensei Asai.
No kumite é shobu ippon de 2 min, usa-se o protetor de mão branca e de boca, e os golpes são controlados, punindo os excessos, que sempre é mto subjetivo, é igual ao kumite da JKA ou ITKF, pois a busca é pelo ponto perfeito, mas sensei Uriu busca a sua eficácia marcial no dia a dia, sua função de defesa e ataque mortal, como ela deve ser na sua essência – os antigos devem me entender do que digo.
Sensei Uriu é grosso igual a uma porta, quem já o viu sabe o que estou falando, treino com ele desde 1978 e posso falar que apesar do seu jeito rude, ele sempre tira um coelho da cartola, é igual a vinho, qto mais velho fica melhor, são mais de 50 anos (1959) no Brasil, treinando, observando, analisando, respirando Karate, sobrevivendo só do Karate – os senseis que estão fora do Japão tiveram que se auto desenvolver e adaptar-se a cultura do país que se encontravam, e essa são as gdes diferenças qdo vc vê atletas em um Mundial, da Inglaterra, África do Sul, Brasil e outros.
Qdo adolescente aos 14 anos sensei Uriu foi convocado para ser kamikaze no Japão, com o fim da guerra ficou livre, mas o pos guerra era cruel e nas salas de aulas os alunos com revolveres é que mandavam nos professores, era um país destruído, a fome e a pobreza era gde, conseguiu ir para a Takudai foi uma dádiva seu irmão mais velho ter colocado ele lá, de uma enorme turma sobraram poucos e esses poucos foram a base de todo o Karate Shotokan Mundial. Na Takudai foi apresentado ao sensei Funakoshi e sensei Nakayama, este ultimo acompanhou ate o fim de sua vida, a distancia, mas sempre mantendo contato, sensei Uriu gostava mto do sensei Nakayama, dizia que ele era mto bom, assim como sensei Asai fora.
Sensei Uriu era mto amigo do sensei Kanazawa – SKI, na época da Takudai, sensei Kanazawa é bem mais novo, uns a 6 a 7anos, mas saiam e aprontavam, fizeram mta M qdo bem novos.
Com a crise pos guerra sensei Uriu decidiu buscar novos horizontes e aqui chegou por um golpe de sorte ou azar, a meu ver foi sorte. Sensei Asai era três turma mais nova na Takudai que o sensei Uriu, e o sensei Asai o respeitava mto fora do ambiente Karate, assim como sensei Y. Tanaka que é 7 anos mais novo que sensei Uriu e casualmente almoça na casa do sensei Uriu, mas não conversão sobre Karate.
Mas qdo sensei Asai saiu da JKA logo convidou sensei Uriu para participar da IJKA e posteriormente da JKS e pela consideração de ter sido um gde artista marcial na JKA, o seguiu e assim mantém ate hj a JKS no Brasil, o sonho do sensei Uriu é ir a Taiwan e conhecer o cunhado do sensei Asai, que é renomado artista marcial na China e ver de onde vem à maioria das diferenças do Karate do sensei Asai.
O que quero dizer com tudo isso é que independente da organização (que são mtas infelizmente) que o credencia no Mundo do Karate (sua linhagem), independente do sensei ou de sua historia de vida (sua referencia), é saber se vc esta aprendendo realmente a Arte Marcial do Karate, seja onde for e com quem for, apenas treine e treine e treine, todos os dias de sua vida, e qdo ficar quase bom, bem velhinho como mtos já estao, passe o que vc aprendeu para outro, seja responsável em fazer a diferença na vida de outrem.
Cada Karateca Shotokan aprendeu da mesma fonte, sensei Funakoshi, mas sua aptidão física, seus estudos o levaram para sua própria técnica, onde terá mais facilidade em assimilar mais ou menos certos golpes, se não fossem os egos de tantas organizações, talvez aprendêssemos mais fazendo intercambio do que cada uma aprendeu de melhor, por isso todo mundo deve participar de tudo qto eh evento de Karate, seja a linha que for, seja onde for, pois o conhecimento deve ser difundido com seriedade e responsabilidade.
Faço parte da JKS Brasil e luto por um ambiente extra-organizacoes, não acredito que as organizações sumirão, acredito que o dialogo deve ser mantido entre elas, mas independente tenho e preservos mtos amigos Karatecas, isso eh que fortalece, pois aprendo mto com eles.
Boas Festas, bons treinos
Oss!
Diogo Yoshida
JKS Brasil
www.cbks.com.br