Autor Tópico: JKA DO BRASIL-TAXAS  (Lida 9300 vezes)

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Re:JKA DO BRASIL-TAXAS
« Resposta #15 Online: Janeiro 16, 2012, 21:46:08 »
GEM,

   Mas o que o profissional de bem deve fazer? Cruzar os braços e criticar? É a gente obrigar a revisar os estatutos, a participar de forma atuante na construção das legislações vigentes para que isto não ocorra.

   Aqui no Paraná foram estabelecidos contratos de pedágios verdadeiramente impossíveis de serem desfeitos. Não tenho muito conhecimento de detalhes, mas parece que a amarração em termos de multas é de um valor tão alto que esta coisa aconteceu.

   Parece-me que em São Paulo foi assinado às vésperas do recesso um contrato de renovação com as prestadoras de coleta de lixo por 30 anos.

   A ALL pegou ferrovias da RFFSA inteiras, vagões inteiros, pontes com manutenção em dia, cancelas funcionando. Todas. E agora, a mesma ponte, da época dos Engenheiros Rebouças desabou recentemente, vagões estão sendo abandonados no interior (mais barato pegar as outras composições e deixar na sucata as que precisam de reparo... não será a ALL mesmo quem será responsável!), diversas cancelas não funcionam mais... e o contrato? VRAU anos. Até o fim, eles conseguirão depredar tudo.

   As teles, após serem privatizadas estão tendo seus próprios (imóveis) sendo "escondidos" ao longo dos contratos e praticamente só quem era da estatal é capaz de dizer "este prédio é do povo e este é da Brasil Telecom, do 'senhor' Dantas". A Band fêz uma matéria sobre este assunto. E todos nos "adoramos" nossos serviços de telecomunicações, né?

   Agora eu te pergunto: quem é que pôs no governo pessoas que orquestraram cada um destes arranjos, obviamente obtendo benefícios próprios? Quem é que votou no Tiririca? Quem é que fêz de Roberto Aciolly (ex-lutador de "tele-catch" e apresentador de programinha policial de quinta categoria) o candidato mais votado no Paraná? E quem fêz na outra eleição "Ratinho Jr" o candidato mais votado? E o Tiririca mais votado?

   Esse é o peso que pagamos. Estamos somente com 25 anos de democracia, período que ouvi em uma reportagem ser o maior de toda a história do país vivendo neste regime. E por que em nosso microcosmo do karatê seríamos diferentes? Quanto tempo a França, quanto tempo Portugal precisaram ter para chegar onde estão? Vamos comer ainda muita grama. Muita.

   Voto, representatividade, abaixo assinado, mídia alternativa, manifesto organizado, oficializado, em grupo precisam ser ferramentas nas quais devamos acreditar.

[]´s
BigBoy

Offline biancuzzi

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 201
  • Votos: +1/-0
    • Kenshusei Karate
Re:JKA DO BRASIL-TAXAS
« Resposta #16 Online: Janeiro 17, 2012, 08:27:57 »
Pois é GEM,

Concordo com você! Temos que meter a cara e fazer deste um mundo melhor. Mas sabe o que acontece?
Ninguém quer levantar a bunda da sua cadeira para lutar por nada.
É muito mais fácil ficar no sofá reclamando do que tomar qualquer providência.
E pior. Essas pessoas são aquelas que quando conhecem alguém que quer fazer algo, colocam pilha, mas na hora que você precisa de apoio, são as primeiras a tirar o corpo fora.

E brigar sozinho num regime de picaretas, é dar murro em ponta de faca.
Não deixem de acessar:
http://www.kenshuseikarate.com.br

Quer kimono de qualidade?
Acesse: http://loja.kenshuseikarate.com.br

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Re:JKA DO BRASIL-TAXAS
« Resposta #17 Online: Janeiro 17, 2012, 09:34:42 »
biancuzzi,


   Você concorda com o GEM ou comigo? rs

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.666
  • Votos: +1/-0
Re:JKA DO BRASIL-TAXAS
« Resposta #18 Online: Janeiro 17, 2012, 12:02:09 »
Epa, onde eu escrevi que não devemos fazer nada??!! ???
Somente informei como funciona na Europa e dei minha opinião de que provavelmente, mesmo se aqui fosse da mesma forma, talvez não funcionasse. Porém, acho que este seria o caminho, ou seja juntar tudo e regulamentar embaixo do ministério da cultura, que deveria garantir a qualificação dos profissionais.
Karate Wado Ryu

Offline biancuzzi

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 201
  • Votos: +1/-0
    • Kenshusei Karate
Re:JKA DO BRASIL-TAXAS
« Resposta #19 Online: Janeiro 18, 2012, 21:44:33 »
biancuzzi,


   Você concorda com o GEM ou comigo? rs

heheheh
oops!
o começo era para ser "Pois é BigBoy"
Culpa do smartphone que é tudo pequenininho e confundi quem postou
Não deixem de acessar:
http://www.kenshuseikarate.com.br

Quer kimono de qualidade?
Acesse: http://loja.kenshuseikarate.com.br

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re:JKA DO BRASIL-TAXAS
« Resposta #20 Online: Janeiro 24, 2012, 09:22:58 »
Caros amigos,

Especialmente para os amigos Gem e Bigboy, eu não podia ficar indiferente sobre a questão da "picaretagem" e da situação do Karate em Portugal, no que concerne à problemática do seu ensino.
A picaretagem no Karate não diz respeito somente ao Brasil, pois ela existe em qualquer parte do nosso planeta. Porém, os homens sérios, honestos, responsáveis e competentes, têm a obrigatoriedade de tudo fazer para que ela seja irradicada de vez onde ela de facto impera. E como é possível?

Bom, eu já em devido tempo expliquei aqui neste fórum o caminho que se fez em Portugal,pelo que não vou fazê-lo agora, mas poderei vir a fazer mais tarde. Hoje as coisas estão definidas e solidificadas, através de regulamentação suportada por lei. Então, a "picaretagem" é arredada da circulação, uma vez que só se pode dar aulas de Karate quem estiver devidamente certificado para o fazer, caso contrário está sujeito ao pagamento de coimas elevadas e fiscalização contínua, podendo até estar sujeito a prisão.

Como é possível isto, estão vocês a interrogar-se. Para se chegar ao que agora vou dizer a seguir, percorreu-se um longo caminho e que mais tarde poderei explicar, se assim o entenderem. A situação actual é assim:

Um professor de Karate para poder dar aulas, tem a obrigatoriedade de possuidor de uma " Cédula de Treinador ", caso contrário não pode dar aulas, tão simples quanto isso. Os professores de Karate em Portugal, independentemente das graduações que possuem das suas organizações de estilo, têm que ter formação adequada e para a qual têm que frequentar cursos não só na área da educação física, como na componente de Karate, cursos esses que são finalizados com exames correspondentes.  Os ditos cursos são da responsabilidade da FNKP-Federação Nacional Karate Portugal, com o aval e reconhecimento do Estado Português, através da Secretaria de Estado do Desporto e Juventude   IDP-Instituto Desporto Portugal.
O professor de Karate para obter a Cédula, tem que primeiramente inscrever-se na plataforma (Site) do IDP , e depois solicita no próprio Site a emissão da Cédula de Treinador de Desporto, de acordo com a categoria que tem, as quais são cinco, como seguem:

Karate Grau - I
Karate Grau - II
Karate Grau - III
Karate Grau - IV    

O pedido é feito e o IDP responde por e-mail a dizer que vai indagar junto da Federação a situação e que brevemente comunicará. Passado suns 4/5 dias, estando a situação conforme, o IDP emite a referida Cédula que fica disponível para impressão da mesma no seu Site.

A título de informação a seguir indico os seus dizeres:
                                        
                                          CÉDULA
                                 TREINADOR DE DESPORTO

Certifca-se que:
                                       José  Peixoto Silva

Portador do documento de identidade N.º 99999999, no cumprimento do
disposto no Decreto-Lei Nº 248-A/2008, de 30 de Dezembro, possui a
qualifcação de Treinador de Desporto de:
                                      
                                       Karate - Grau III

Lisboa, 13 de Janeiro de 2012

Cédula N.3333 / Validade  15/01/2017  

                                                                     O Presidente
                                                                   llallalalallalalala


Obviamente que a Cédula tem o Escudo Português e está devidamente assinada. Bom, quem não possuir esta Cédula, não pode ministrar aulas, por isso, os picaretas, ou vão aprender para tirarem os cursos, ou então deixam de andar a enganar mais o pessoal.

Espero ter esclarecido alguma coisas...

Hai!  Oss!
Lezon  

PS: a Cédula tem a validade de 5 anos e custa 30 €, mais ou menos $65,00.




    
« Última modificação: Janeiro 27, 2012, 06:56:56 por J.Lezon »
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Re:JKA DO BRASIL-TAXAS
« Resposta #21 Online: Janeiro 24, 2012, 10:39:57 »
Lezon sensei,

   Ã‰ um prazer e uma honra tê-lo conosco.

   Ã‰ por um procedimento simples como este (pelo menos assim humildemente o julguei) que pode se constatar que a solução no Brasil seria de igual forma simples se assim os "cartolas" tivessem interesse.

   Uma medida que a princípio era democrática tornou-se, penso eu, um enorme transtorno. É a chamada Lei "Zico"[1], que permite que uma federação seja criada a cada semana. Segundo katsumoto sensei, o "placar" atual é de 32 federações, ligas, irmandades e seitas
envolvendo o nome karatê. Logo, o nosso "IDP Brasileiro" quando for indagar junto à hipotética "Federação dos Picaretas Anônimos Amantes do Karatê", eles irão endossar o postulante como autoridade 22o dan, como temos aqui. É sério, sensei. Não ria.

   Bom eu vi esse problema em uma implementação como esta em nossas terras. Por favor me corrija se eu estiver enganado. Caso eu não esteja, como Portugal trata legalmente uma nova Federação que queiram criar?

   Um grande abraço ao senhor! Responda se tiver tempo, não tenha pressa.

Oss
BigBoy

[1] Lei 8672 de 6 jul 1993. Disponível em http://www.solbrilhando.com.br/_Esportes/Diversos/Arquivos/Leis/lei_zico.pdf.
Acesso em 24/01/2012.

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.666
  • Votos: +1/-0
Re:JKA DO BRASIL-TAXAS
« Resposta #22 Online: Janeiro 24, 2012, 13:48:34 »
    Logo, o nosso "IDP Brasileiro" quando for indagar junto à hipotética "Federação dos Picaretas Anônimos Amantes do Karatê", eles irão endossar o postulante como autoridade 22o dan, como temos aqui. É sério, sensei. Não ria.
   Um grande abraço ao senhor! Responda se tiver tempo, não tenha pressa.

Oss
BigBoy


BigBoy,

Você se enganou, não é 22o. dan não, já tem 28o! :o
Já pensou? Deste aí,nem o mestre Yoda ganha. ;D
Karate Wado Ryu

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Re:JKA DO BRASIL-TAXAS
« Resposta #23 Online: Janeiro 24, 2012, 14:20:31 »
   Não sacaneiem.

   Quando eu era bem piá... fiz uns dois meses desse karatê, o kata shubu do ryu. Afinal de contas, a própria revista KIAI da época anunciou seu surgimento com grande pompa. Eu não sei por qual motivo há dois registros hoje em dia desta arte marcial que, ao meu ver se colidem. São eles: [1] e [2].

   O professor era o sensei Roberto. Ele era 1o dan de Goju, bombeiro, boxeador profissional e acho que 3o dan deste karatê. As aulas que ele dava eram uma espécie de kickboxe com projeções e deixava a gente se estapear no chão. Acho que foi o primeiro lugar que eu tomei soco na cara... fiquei impressionadíssimo... rs. O que eu não me esqueço é ele mostrando como a prática do pugilismo condiciona o lutador a assimilar golpes. Ele pedia pra gente dar uma porrada na nuca dele e mostrava e continuava conversando. Tinha kumites também "2 x 1" e "3 x 1". Ele era gente boa. Saiu com essa farra de dans. Eu amarelei e saí fora quando comecei a levar muito na cara. Pô eu era novo, encagaçado... acho que ainda sou.

[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Kata_shubu_do_ryu
[2] http://pt.wikipedia.org/wiki/Shobu-ryu
   

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re:JKA DO BRASIL-TAXAS
« Resposta #24 Online: Janeiro 25, 2012, 09:38:20 »
Caro BigBoy,

Como muito bem sabe, Portugal é um país democrático. Como tal, e pr direito Constitucional, todas as pessoas tem direito à reunião, criação de Associações e/ou Federações. No que respeita a Federações, só uma possui o Estatuto de Utilidade Pública, sendo portanto apoiada pelo governo. Assim sendo, e porque a Lei do sistema desportivo é rigoroso, ninguém ousa criar novas federações, pois sabe que tem de obedecer à Lei, pelo
que não tem pernas para andar.

Os picaretas, sabem que à partida lhes está vedado a abertura de Dojos, Clubes e/ou Centros, pois para tal, é preciso estar devidamente habilitado e certificado pelo governo. Se arriscarem abrir, ficam sujeitos às denúncias daqueles que estão legais e pagam os seus impostos. Portanto, a picaretagem acabou.

Aqueles que possuem cursos e estão habilitados, poderiam eventualmente criar uma federação, só como sabem que à partida não tem reconhecimento oficial nem apoios financeiros, nem pensam nisso.

Resumindo e concluindo: no âmbito do Karate, só a FNKP-Federação Nacional Karate Portugal é que tem  poderes Estatais para ministrar Cursos e dar formação.
Também no que respeita às provas de Karate, só as provas organizadas pela FNKP tem reconhecimento oficial.

Como deu para perceber, só as Associações florescem neste país. Todas elas se filiam na FNKP, a fim dos seus professores e alunos poderem fazer formação, com a finalidade de abrirem Dojos para ministrar as suas aulas.

Concluindo: deu para entender que um simples Decreto-Lei, o qual tem por finalidade proteger o cidadão dos maus ensinamentos, deu para acabar de vez com os incompetentes.

Se quiser mais esclarecimentos, pode solicitar.

Hai!  Oss!
Lezon  
 
« Última modificação: Janeiro 25, 2012, 12:53:26 por J.Lezon »
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re:JKA DO BRASIL-TAXAS
« Resposta #25 Online: Janeiro 25, 2012, 10:53:10 »
Olá!
Caro Amigo Lezon, enquanto ficam discutindo taxas, federações, picaretagem etc.,
fui treinar, e agora estou a descansar após o almoço e saboreando um delicioso e
reconfortante cálice  de vinho do Porto, ofertado por um Especial Amigo, e lembrando-me
Dele no Encontro de Santos.
Esteja bem
Oss
Pedro
 
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re:JKA DO BRASIL-TAXAS
« Resposta #26 Online: Janeiro 25, 2012, 13:03:23 »
Oláaaaaaaaa meu Amigo Pedro!

Ainda dura o vinho do Porto? Que pena eu não estar aí para também beber um na sua excelente companhia. Muitas vezes me lembro do nosso encontro em Santos, o que quer dizer que me lembro também da "macaquice" do vazo que pretendiam colocar-me à porta do quarto....Mas Deus é grande e protegeu-me. eh eh eheh.

Está tudo bem meu Amigo? A Márcia e o Toninho também? Dê um abração a eles, bem como ao Sensei Carlos Rocha, ao Ari, Yama e a todo o pessoal amigo.

Hai! Oss!
Lezon
 
« Última modificação: Janeiro 25, 2012, 13:05:53 por J.Lezon »
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline Ilson MSP

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 331
  • Votos: +0/-0
Re:JKA DO BRASIL-TAXAS
« Resposta #27 Online: Janeiro 25, 2012, 23:24:06 »
Oss


Concluindo: deu para entender que um simples Decreto-Lei, o qual tem por finalidade proteger o cidadão dos maus ensinamentos, deu para acabar de vez com os incompetentes.


Com todo respeito Sensei Lezon, isto pode funcionar muito bem em Portugual, mas, porem, entretanto, todavia no Brasil, sei não...

Quem ficaria como "entidade oficial" por aqui? A toda poderosa CBK e seus asseclas, que já se autodenominam carate oficial? O que aconteceria com os grandes senseis do Brasil, se sujeitariam ao jogo ou não poderiam ser senseis?

Penso que uma unica federação seria uma total desgraça para o Karate Do aqui no Brasil, só serviria para que dirigentes se sentissem deuses, e assim por uma boa quantia qualquer picareta se tornaria legal, e por caprichos asquerosos e mafias sem fim qualquer grande sensei seria proibido de exercer suas funções, por força da lei.

Para mim isto cheira a "reserva de mercado" como acontece em outros orgãos Brasil afora, fica quem que paga e não que tem qualificação...

Se existem tantos picaretas em nosso país é porque temos uma população em sua maioria semi-analfabeta, preguiçosa e descansada, que quer tudo facil e é facilmente ludibriada pelos espertalhões de plantão, e isso não se resolve com uma unica federação ou uma simples lei!

Oss
"Só sei que nada sei" (Sócrates)

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re:JKA DO BRASIL-TAXAS
« Resposta #28 Online: Janeiro 26, 2012, 09:28:07 »
Caro Ilson,

Sinceramente, eu estava mesmo à espera de uma resposta do género que deu. Digo isto porque já em tempos, o assunto em questão foi abordado, e foram feitas as oberervações que fez.

Pois é meu amigo, enquanto todas as pessoas sérias, honestas e comptetentes assim procederem, tenho que dar razão ao nosso amigo Katsumoto, pelo que com o devido respeito, a privada continuará...

Meu caro Ilson, não pense que em Portugal foi fácil, aqui também se faziam as mesmas afirmações, só que um dia, o governo disse assim textualmente: ou vocês se entendem numa só federação, ou jamais haverá dinheiro e quaisquer outro tipo de apoios. Deu um prazo de dois anos para que todos se entendessem, dissolvessem as federações existentes na altura, e criando uma só.

O processo foi penoso mas teve o seu epílogo. Hoje existe a FNKP que agrega todas as Associações existentes de estilo, as quais, por sua vez, elegem os corpos sociais da Federação.

No entretanto, a Comunidade Europeia, visando a melhoria e o desenvolvimento dos jovens e cidadãos, ia criando Normativas para ser implementadas nos respectivos países da comunidade, até que se tornou em Lei.

A FNKP com o apoio do governo, criou as estruturas humanas e técnicas para fazer cursos de formação, etc.etc..A direcção da Federação foi alertando todas as Associações que quem estivesse no ensino, era obrigatório estar habilitado para o efeito, pelo que foi dado a possibilidade a todos para fazerem os cursos. Foi dado um período até ao final do ano de 2010, para que tais cursos se fizessem, a todos que estavam no Karate indecomentados,  bem como sem habilitações literárias e que agora são exigidas, ou seja ter o 12º.ano.

Sabe amigo Ilson, foi bonito de se ver os senseis da velha guarda, os históricos do Karate em Portugal, todos juntos, com gente nova, a frequentarem os cursos, aprendendo com jovens licenciados na área do desporto, mas também todos eles ensinando com a sua experiência. Foi gratificante para todos, pois serviu também para acabar com determinados preconceitos, onde o Karate saiu mais forte e unido.

Hoje, aqui ninguém tem problemas em treinar o estilo diferente do seu. Eu próprio já fui convidado ministrar estágios ao pessoal do Shotokan e do Gojo, e vice versa.

Voltando ao Brasil, não me falem da grandiosidade do país para justificar o injustificáel. Reunam-se...dialoguem...exponham os vossos problemas...criem comissões..façam relatórios...Vão à tutela governamental. Façam-lhes ver que o que está em causa é a salvaguarda da criança, dos jovens e do cidadão.

Pronto, fico por aqui...

Lezon  

« Última modificação: Janeiro 26, 2012, 09:33:31 por J.Lezon »
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Re:JKA DO BRASIL-TAXAS
« Resposta #29 Online: Janeiro 26, 2012, 10:33:30 »
Lezon sensei,

   A impressão é que a " bolha deva estourar" num apocalipse daqui a pouco...rs

   Mesmo tais organizações, criadas como consequência de desacertos - políticos, técnicos, marciais e o pior deles, os interesses gananciosos individuais - elas mesmas recebem com o passar do tempo "divisões celulares" e acabam umas virando farelo e outras mais fracas e uma série de gente, de talento, à deriva, algumas vezes.

   Há um outro problema em nossa política que, para a pasta do desporto, não chegam, talvez nunca chegaram, em meu pequeno conhecimento de política, reais representantes do desporto, isto é, gente que foi desportista, obteve títulos em sua carreira e possui formação administrativa, de gestão. Os cargos são "leiloados" entre os partidos aliados. Há até encrenca quando isto não acontece. O episódio mais recente foi o próprio partido da situação, o PT, reclamar de que para a pasta da Ciência e Tecnologia a presidente nomeou alguém da área técnica... hahaha, um absurdo ao entendimento deles.

   O que segura "a bolha" talvez (vamos supor que...imaginando existir...) seja a captação do dinheiro, os acertos corruptos ("eu te concedo mais um dan se você votar em mim na próxima eleição de presidente da confederação...") e outras coisas invisíveis aos olhos de quem esteja daqui, só vendo os senadores romanos tomarem vinho e comerem uvas, abanados por seus criados...rs

[]´s
BigBoy
« Última modificação: Janeiro 26, 2012, 10:44:20 por BigBoy »