Autor Tópico: JKA...melhor escola???  (Lida 12641 vezes)

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: JKA...melhor escola???
« Resposta #15 Online: Janeiro 29, 2009, 17:45:45 »
Até mesmo porque eu acho isso que segue abaixo um pouco (pouco?) de falta de respeito.

La em Santos, no seminário, pude observar muito pois não fui pra treinar (estava no pós operatório de cirurgia no joelho) e vi algumas coisas que me suspreenderam. Pelo fórum a graduação de alguns aqui é tão alta (estou me referindo a graduações acima de quarto dan!!!!) e o conhecimento teórico sobre karate chegando a ser "enciclopédico" que imaginei ver em Santos verdadeiros "ninjas do karate", qual não foi minha surpresa ao testemunhar enormes dificuldades básicas de equilibrio em uma perna por exemplo em certos katas. Não estou falando de kime ou de ushiro geris no rosto, falo de destreza fisica básica, coisa pra ser dominada até a faixa verde, vi isso em integrantes de outras escolas com décadas de treino.

Sinceramente, nem sei do que exatamente vocês estão falando, pois ficam falando tudo subjetivamente.. mas dá uma tristeza ler uma coisa dessas.. uma decepção...

E lá vem vocês com esse papo de profeta daqui a pouco.. eu sei.. mas pô...

Mas se referir a um companheiro de arte marcial dessa forma, é algo muito triste... triste pro cara que vai ler isso (e deve ser amigo nosso de fórum).. e triste por quem fala isso (não sei.. parece que alguma parte da lição não foi devidamente assimilada)...

enfim.. triste.. só triste...

(e pode colocar a vinheta de "o profeta" aí.. pode colocar...)

caro 22, eu não pedi a compostura nem desrespeitei ninguem. Nesse mesmo tópico voce pode observar exemplos disso e certamente não foram meus, eu tenho interesse pr karate e tento achar coisas fortes nos diversos estilos porem dependo de quem entende algo nos indicar.

Por favor 22, interpretações pessoais e subjetivas suas sobre minhas intenções me manda por mp q eu te respondo, eu não quero desrespeitar ninguem

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline marcelo.m

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 1
  • Votos: +0/-0
Re: JKA...melhor escola???
« Resposta #16 Online: Janeiro 29, 2009, 18:19:10 »

Caros senhores, estou entrando pela primeira vez nesse fórum para responder alguns comentários que eu li e não poderia ficar calado diante de algumas estranhas colocações a respeito de outros estilos. Vejo muita gente de bem nesta comunidade, todavia, vejo pessoas recalcadas e agressivas sem nenhum espiríto do real Budô. 

Estou há muito tempo parado no karatê mas vou tentar lembrar de alguns grandes campeões da Shorin da década de 80, a época em que treinava :

Sérgio José dos santos - Se não me falha a memória foi Penta campeão brasileiro de karatê(CBK)- Shiai
Andréia Mesquita - Tricampeã brasileira - CBK - (Shiai)
Paulo Aguina - Diversas vezes campeão CBK e FPK - Kata
Luiz Carlos Kuribara - Diversas vezes campeão da CBK e FPK (kata)
José Antonio Carneiro Azevedo - esse atleta não é da minha época, porém , o seu pai, o Rebolças sempre treinou shorin, desde a minha época, viajando diversas vezes para santos para atualizações técnicas na matriz. esse atleta, filho do Rebolças, está se despontando na federação baiana de karate e nas competições do nordeste.
http://www.askadoi.com.br/patrocinio.html

Quem for da década de 70, certamente lembrará do Faixa Preta da Shorin, Oswaldo, que era realmente um dos melhores karatecas que o Brasil já viu e que as associações de outros estilos pagavam para ele competir na FPK pelas academias paulistas que não eram da shorin. Infelizmente, por graves problemas financeiros, esse talentoso atleta teve que sair do karate para buscar a sobrevivência da sua díficil vida, consequentemente parando com o karatê.

Ainda na década de 70, o Mestre Masahiro Shinizato foi campeão pela FPK (shiai).       

Um dos grandes astros marciais americanos é o Sensei Tadashi Yamashita, que foi aluno do Mestre Nakazato, que por sinal foi aluno Mestre Chibana, junto com o Mestre Miyahira e Mestre Shinzato.
http://yamashitakarate.com/YamashitaSensei.htm   
Hoje eu vejo que se não houver nenhum vídeo no youtube, é motivo para todos duvidarem ... mas antecipo que os nomes citados não têm vídeos no youtube, com excessão do Mestre Yamashita, por sinal, um grande Kobudoca. 

Infelizmente a memória não me permite lembrar de outros grandes atletas da SHorin, e que nem por isso eu falava ou achava que o meu estilo era melhor ou pior que o outro. O real budoka não perde o tempo com esse tipo de picuinha.

Lembro-me que alguns grandes campeões também começaram na shorin, como por exemplo, o sensei Edson Nakama que inclusive matém um excelente relacionamento com a Shorin, tendo inclusive viajado à Okinawa há uns 8 anos atrás para o encontro em Okinawa, junto com o grupo Shinshukan.

Lembro-me também que em 1995 ou 94, no campeonato panamericano da Puko, realizado na Venezuela, a apresentação do Sensei Shinzato, único Kodansha da Puko presente no evento, realizou um kata que emocionou a todos os alunos shorin da américa.

Vale a pena lembrar também de um acontecimento único na história do Karatê mundial quando o Sensei Shinzato recebeu a Comenda Imperial do governo do Japão, com a titulação de Comendador e diplomado com a assinatura do Príncipe, mesmo título que o Mestre Chibana recebeu do Imperador Hiroito.  Pela primeira vez na história nipônica que duas pessoas , um mestre discípulo de outro mestre recebem uma comenda tão almejada e respeitada no Japão.

Grandes Budokas se respeitam. Em memória de grandes HOMENS que engrandeceram o karate mundial como o sensei Sagara (shotokan) e Sensei Shinzato (Shorin), vamos trabalhar unidos em prol de um karatê  mais forte, unido e sem intrigas.
Maus alunos só envergonham os seus mestres. Atitudes lastimáveis só enfraquecem o karatê.
Pensem no Dojokun, sejam úteis à sociedade e transcendam a disciplina, a persistência e o respeito aprendidos no tatame para os tatames da vida.

atenciosamente,
um ex-karateca decepcionado com os karatecas arrogantes.
Minhas palavras


"entre verdadeiros karatecas não haverão decepções" 
Palavras do meu mestre


Atenção : Não quero responder as indiretas , muito menos respostas mal educadas, tão comumente neste fórum. Esta resposta é um pedido de paz entre os verdadeiros budokas. Não frequento este fórum, não obstante, navegando pela internet me deparei com algumas palavras deste forum que me incomodaram imensamente, motivo pelo qual estou aqui, perdendo tempo e neurônio para ver se eu fico aliviado com tremenda decepção que tive ao ver como andam os karatecas fora dos tatames.


Neto110

  • Visitante
Re: JKA...melhor escola???
« Resposta #17 Online: Janeiro 29, 2009, 18:31:15 »
Num foco direto para o objetivo do tópico, que acho pertinente, gostaria de relfetir o que é escola, para depois conversarmos sobre o que seria a melhor.

Pediria aos colegas que postaram no tópico o que poderia ser postado por PM, como o AV pediu que deletem os tópicos e mandem as mensagens pessoais.

Escola, vou falar em termos leigos, é local de aprendizado.

Se o karate é cultura corporal, então um critério de excelência é a habilidade dos seus alunos.

Outro, seria a excelência de seus métodos de ensino: com que velocidade se consegue chegar àquele nível de excelência usando aqueles métodos.

Vendo assim, eu entendo que a JKA é uma escola muito boa mesmo, mas só posso falar isto proque nunca treinei nas demais escolas para poder comparar.

Conheço notícias de uma escola de Goju de São Paulo - Capital, nos idos de 1987 cujos treinos eram tão duros como estes que foram citados pelo Katsumoto (um colega meu frequentou estes treinos por alguns anos e testemunhei seu progresso técnico), ou seja, este estilo de treino não é exclusivo, mas é difícil de ser mantido regularmente, e a regularidade é um ponto importante da excelência de uma escola.

Sobre a fala do Pimentel que todas as escolas são iguais eu discordo por motivos óbvios: eu já treinei com gente de quase todas as letrinhas, e há muita diferença, naõ por causa das letrinhas mas por causa das pessoas: tem gente que treina pesado em todas as organizações e gente que naõ gosta de treinar em todas elas também, mas quanto tempo a organização aceita quem não gosta de treinar? Isto pode ser um outro critério.

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: JKA...melhor escola???
« Resposta #18 Online: Janeiro 29, 2009, 18:40:39 »
Tô apagando minhas mensagens... (reconheço que foi mancada de minha parte falar publicamente o que se passava em minha mente.. mas na hora qeu vi essas coisas acontencendo, eu fiquei meio desorientado...)..
mas antes de postar essas "viadagens" minhas, eu já havia admoestado o AVI, dizendo qeu ele estava exagerando (pelo menos eu achei, acho). Mas não o fiz pra arrumar tumulto.. mas quando ele postou aquela coisa lá do cara, que não aguentava nem levantar a perna nem parar em pé, eu perdi o controle, achei um grande desrespeito.. não é nem questão do meu pinto ser maior que o seu.. isso pra mim, eu ignoro.. mas debochar de um forista daquela forma, eu fiquei transtornado.. como falei em uma de minhas mensagens, fiquei imaginando a pessoa ao ler aquilo.. sei lá.. muita crueldade, falta de cortesia.. mas tudo bem.. tô apagando...
E se por acaso alguma coisa se perder, passar batido pode apagar.. inclusive essa mensagem assim que a ler.. (essa eu vou deixar... até qeu algum moderador leia e apague)
Espero que compreendam...
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: JKA...melhor escola???
« Resposta #19 Online: Janeiro 29, 2009, 18:49:23 »
Tô apagando minhas mensagens... (reconheço que foi mancada de minha parte falar publicamente o que se passava em minha mente.. mas na hora qeu vi essas coisas acontencendo, eu fiquei meio desorientado...)..
mas antes de postar essas "viadagens" minhas, eu já havia admoestado o AVI, dizendo qeu ele estava exagerando (pelo menos eu achei, acho). Mas não o fiz pra arrumar tumulto.. mas quando ele postou aquela coisa lá do cara, que não aguentava nem levantar a perna nem parar em pé, eu perdi o controle, achei um grande desrespeito.. não é nem questão do meu pinto ser maior que o seu.. isso pra mim, eu ignoro.. mas debochar de um forista daquela forma, eu fiquei transtornado.. como falei em uma de minhas mensagens, fiquei imaginando a pessoa ao ler aquilo.. sei lá.. muita crueldade, falta de cortesia.. mas tudo bem.. tô apagando...
E se por acaso alguma coisa se perder, passar batido pode apagar.. inclusive essa mensagem assim que a ler.. (essa eu vou deixar... até qeu algum moderador leia e apague)
Espero que compreendam...

essa eu não entendi 22, eu fiz um comentario genérico sem personalizar ninguem, nao falei nem o estilo, como vc pode ter ficado ofendido? Eu jestamente não personalizo pro debate ficar nas idéias e não no pessoal. É recalque tambem quem levou esse tópico pro pessoal. Foi a primeira vez que alguem da shorin entrou aqui e deu exemplos de lutadores, pena que não ta no youtube pra gente ver, paciencia.

Voce viu desrespeito com quem exatamente?
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline ryan hess

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 54
  • Votos: +0/-0
Re: JKA...melhor escola???
« Resposta #20 Online: Janeiro 29, 2009, 19:17:11 »
Concordo a JKA é uma escola muito forte, um exemplo é vemos o Lyoto no UFC, mas também deveríamos ter mais lutadores de Karate no UFC, PRIDE etc...., mas a maioria dos Karatecas são filósofos....

Katsumoto, queria tirar uma dúvida, existia também a Takudai que é Shotokan, e dizem que era mais forte que a JKA, na sua opinião e conhecimento qual dessas duas realmente era a mais forte?

Oss

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re: JKA...melhor escola???
« Resposta #21 Online: Janeiro 29, 2009, 19:43:20 »
Bom, já que as coisas descambaram, começo por dizer que estou totalmente de acordo com o comentário do Marcelo.m, e também com o José Pimentel.

Lamento ter que dizer que tanto aqui no Brasil, como na europa, eu nunca vi praticantes e/ou instrutores de outros estilos serem tão arrogantes e tão auto convencidos, propagando aos quatro ventos que o seu estilo é o maior e o melhor, desrespeitando os outros.

Sem querer ofender, isso denota muita falta de humildade, de ética e de tudo. Talvez seja por complexo mas, o que é certo, é uma lamentável verdade e, tal como diz o Pimentel, é por isso que o Karate no Brasil está como está, ou seja, uma desorganização total, autêntica bagunça!!!.

Eu não conheço em profundidade o Karate Wado aqui no Brasil, nem sei se tiveram competidores importantes ou não. Sinceramente que desconheço.

Mas já na europa, e no Japão, aí sim, devo dizer-lhes que o Wado impera nos seu campeonatos nacionais e nas selecções dos seus países. Lembro até que a Inglaterra foi 3 vezes seguidas campeã da europa e do mundo, cuja equipa toda era constituida por elementos de Wado. Se forem verificar todo o historial da selecção do Japão de Kumite, vão ficar admirados que a sua grande maioria é composta  quase sempre por elementos de Wado. Aliás, já uma vez se falou neste forum dessa situação.

Posto isto, sinceramente que lamento o que por aqui se tem passado, pelo que ou isto muda radicalmente para melhor, ou então não vale mais a pena vir por aqui...


Hai!!!
« ltima modificao: Janeiro 30, 2009, 11:32:41 por J.Lezon »
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: JKA...melhor escola???
« Resposta #22 Online: Janeiro 29, 2009, 20:28:54 »
Prezados,

Nasci e fui criado dentro do karate shotokan, tendo alguns treinos de Goju (Bô etc) depois que passei a treinar a partir da verde com o Kyoshi Nelson Benedito, o Mão-de-Ferro.  Não sou nenhum conhecido, apenas um karateca que está com 50 anos e respira o karate desde que me iniciei aos 12 anos de idade, apesar de algumas naturais paradas ao longo dessa jornada. Respeito às opiniões de todos, mas sinceramente, particularmente, acredito que cada estilo tem sua supremacia e deficiência nisto ou naquilo, não conseguindo ver na minha limitada visão essa superior capacidade.  A Escola da JKA é tradicionalmente forte e respeitada no mundo do karate, mas daí a afirmarmos que é a melhor, necessariamente deveríamos colocar outras em julgamento que, por deficiência, não nos sentimos habilitados.

Tem um grande amigo pessoal de Uberaba, Reginaldo Damião que é 4º Dan de Shorin e é muito forte no kumite e um monstro de condicionamento físico.  Disputa os Regionais de São Paulo, já tendo conquistados alguns títulos estaduais, nacionais e internacionais como o último Mundial Aberto do Uruguai.  Por isso digo, é o karateca que faz acontecer, o estilo e o professor ajudam muito, mas na essência é o homem que está com o karate-gi que faz a diferença, seja de que estilo for o praticante.

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: JKA...melhor escola???
« Resposta #23 Online: Janeiro 29, 2009, 20:32:14 »
Olá!
Tá todo mundo bravo,desafiando todo mundo prá porrada,tá todo mundo
muito louco, e todos mandando todos se fuderem. rsrsrsrsrsrsrs.
 ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D
Mas o que eu gostaria de saber é, como o Pimentel sabe que todos que treinam Shotokan tem o bilau pequeno.  ::) ::) ::)
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Jose Fernando Pimentel

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 272
  • Votos: +5/-5
Re: JKA...melhor escola???
« Resposta #24 Online: Janeiro 29, 2009, 22:38:46 »
Pedrão, sendo tão arrogantes, não tem outra explicação.

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Re: JKA...melhor escola???
« Resposta #25 Online: Janeiro 29, 2009, 23:37:53 »
Melhor um pequenininho valente do que um grandão bobão. Apesar de não me enquadrar em nenhum dos 2 casos citados, posso por a foto aqui ou pega mal?
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: JKA...melhor escola???
« Resposta #26 Online: Janeiro 30, 2009, 00:23:51 »
sem duvida alguma o grande problema da humanidade é a falta de senso de humor.

vejam as conclusões feitas nesse estudo:

* Num universo de 50 mil pessoas, 85% das mulheres estão satisfeitas com o tamanho da pistola de seus companheiros, entre os homens só 55% estão satisfeitos.

* Os fatores que fazem um homem ser atrativo são inúmeros, o tamanho do objeto é o menos importante deles, o estudo conclui que para elas é melhor que seja largo do que grande.

* Por incrível que pareça a (intuitiva) síndrome do micropênis é muito mais comum nos homens que o possuem em tamanho médio do que nos homens que realmente o possuem minimamente.

* O estudo concluiu ainda que os homossexuais possuem o pênis ligeiramente maiores que os heterossexuais.

O estudo bizarro também descobriu técnicas para aumentar o tamanho do pinto. Uma das técnicas mais bizarras é uma técnica brasileira onde cobras venenosas são forçadas a picar o instrumento e torná-lo maior.

Um dos métodos mais tradicionais para aumentar o tamanho da bengala é o método de tração, que segundo a pesquisa é pouco eficiente e limitado, mas que seus usuários ficam psicologicamente “maiores”.

fonte:http://fisicomaluco.com/wordpress/2008/11/23/o-tamanho-do-penis-saiba-tudo-o-que-voce-deveria-saber-sobre-o-seu-pinto/
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline cuca

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 213
  • Votos: +0/-0
  • To be strong...CRVT forever!
Re: JKA...melhor escola???
« Resposta #27 Online: Janeiro 30, 2009, 06:43:41 »
hahahahahhaha  ;D :D
Discutir qual estilo é o melhor só podia dar nisso...o assunto terminar em tamanho do pinto, hahahahahahahaha
O karate é um só, independente do estilo. Com um minimo de conhecimento sobre esta arte e com a boa vontade de treinar ou conhecer todos estilos ao menos uma vez, ver-se-á que a essencia é a mesma e que depende do praticante torná-lo forte ou não. O Shotokan pra mim ( embora nunca tenha praticado ) é o mais importante, pois foi a base, o ponto de partida dos demais. O mais forte ou efetivo em combate vai depender de quem o usa.
Mas como a proposta foi qual melhor escola e não qual mais forte, a jka pode ser considerada a melhor escola, desde que ela forme os melhores lutadores. Como sabê-lo?  ::) ::) ;) ;) ;D ;D
Cara, eu to rindo até agora com o enciclopédia ambulante...amenizou o tumulto, mandou bem Avi!!!
Luiz Alberto Hillesheim Filho
Camaquã/RS
Wado-Ryu/Kyokushin/JiuJitsu

Offline Marcio Santos

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
  • Votos: +0/-3
Re: JKA...melhor escola???
« Resposta #28 Online: Janeiro 30, 2009, 08:53:25 »
É só o Avi parar de treinar e virar Homer Simpsom de novo, que começa a profetizar!! Vai se $%&! Avi.......

Neto110

  • Visitante
Re: JKA...melhor escola???
« Resposta #29 Online: Janeiro 30, 2009, 11:19:13 »
Bem, continuando dentro do tópico, que é o questionamento sobre se a JKA é a escola mais forte, repito os pontos que são importantes:

a) difícil tratar disto sem envolvimento emocional,

b) se houver critérios, há como comparar sim,

c) quem vai ser o ponto de comparação e o árbitro da questão?

EU apresentei alguns critérios:

1 - nível de habilidade dos alunos (precisa definir critérios e no que se esperaria que eles sejam hábeis)

2 - velocidade que se chega àquele nível de habilidade esperado

3 - se a escola aceita gente sem suas qualificações

Pelo que entendi de algumas falas (não, naõ vou entrar na discussão sobre quem tem o membro maior, proque é irrelevante em nossa prática só mostrando nossa dificuldade em dar um foco mias objetivo para a questão que nos incomoda), capacidade de combate real é um critério.

Quando reflito neste tema, fico pensando como está a minha escola e a minha prática e o que seria reprodutível para todas as escoals e todas as práticas, uma vez que, se alguém faz, todos podem fazer.

Uma escola pode ter um curso excelente, ter poucos praticantes, ter um karate muito forte, naõ aceitar ninguém que não atinja seus critérios, ser reconhecida como boa mas ser inexpressiva no campo numérico e político exatamente por não ser representativa da grande massa dos praticantes que nem querem aquela excelência toda. Se a tal organização tiver os lutadores que vençam todos os desafios de MMA e equivalentes, pode até ter muito patrocínio e ser idolatrada por mais uma fatia de mercado, mas de novo, ser admirada não implica ser representativa da maioria: a grande maioria não quer ser massacrada em ringues seja lá o preço que seja pago para isto.

A grande maioria das escolas (e das pessoas) querem algo mais moderado, querem lutar, mas naõ se importam em ser os melhores. Perseguem um nível técnico mas naõ podem ou não querem pagar o preço de ser os mais qualificados. Arrisco falar que a maioria das pessoas está aqui, embra no f´rum haja profissionais do karate, acredito que todos refletirão comigo algo neste sentido.