Autor Tópico: JKA...melhor escola???  (Lida 12642 vezes)

Offline Felipe Andrade

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 685
  • Votos: +0/-0
Re: JKA...melhor escola???
« Resposta #45 Online: Janeiro 30, 2009, 21:47:01 »
interessante essa historia do TKD
Furimukeba Tiisana Kinou, Me wo agereba Mugen no Ashita

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: JKA...melhor escola???
« Resposta #46 Online: Janeiro 31, 2009, 12:17:38 »
Lezon Sensei,

A informação que o Otsuka Sensei mfoi expulso do Shotokan esta no livro citado no post anterior. Essa informaçao tem como fonte uma antiga Revista de Artes Marciais chamada Fighting Arts do Terry O Neill. Essa Revista foi considerado nos anos 80 como a melhor Revista sobre as Artes Marciais jamais publicada.
Não quero aqui abrir aqui nenhuma discussão sobre as brigas dos Japas, não tenho nada com isso e para falar a verdade, quem me conhece sabe a aversão que tenho por eles...portanto paro aqui.
Respeito Professor sério, para mim é isso que importa.

KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re: JKA...melhor escola???
« Resposta #47 Online: Fevereiro 01, 2009, 18:11:57 »
Roberto Sensei,

Só agora vi seu post, pelo que não querendo alimentar polémica, não posso todavia deixar de dizer o que sei e que em tempos já foi dito neste fórum.

Com efeito, devo dizer-lhe que fiquei bastante surpreendido com a notícia que me dá de que Otsuka Sensei havia sido explulso. Nunca me chegou aos ouvidos tal versão, pelo que, sinceramente, sabendo eu a história de H.Ohtsuka, só entendo que ela seja resultante de um "recalcamento", de alguém possuído de ciúmes e/ou até de malvadez...

O que se sabe, é que Ohtsuka Sensei entrou e desacordo com Funakoshi Sensei, pois, por vontade deste, para além do Khion, os Katas bastavam, enquanto que Ohtsuka Sensei, entendia que isso não bastava, dizia que era preciso o Kumite e muitas outras coisas mais...Então, criou os Yokusokus Kumites que apresentou numa demonstração, em que Funakoshi Sensei estava presente, e que foram um êxito.

A partir daí, começaram as verdadeiras divergências entre os dois, o que levou Ohtsuka Sensei a dar conhecimento do que pensava fazer, e de seguida, deixou muito simplesmente o Shotokan para criar o estilo Wado-Ryu.

Nakayama Sensei, que foi Kohai de Ohtsuka Sensei, era conhecedor de todas as divergências entre os dois, e, mais tarde, demonstrou igualmente que a componente do Kumite no Karate era essencial, tendo-o por isso desenvolvido. Nakayama Sensei, para mim, foi sem sombra de dúdivas, a figura proeminente do Karate Shotokan.

Caro Roberto, também vou parar por aqui comentários sobre a questão. Penso que Hironori Ohtsuka foi um Mestre demasiado importante e altamente reconhecido por todos ligados às Artes Marciais, incluindo por Mestres importantes do Shotokan.

Mas olhe que esta da expulsou dele, lhe juro que foi a 1ª.vez que vi! Sabe, corri a europa praticamente toda e estive no Japão, falei e tenho muitos amigos no Shotokan, li muita coisa, ouvi muita coisas, mas esta nunca...

De facto, Ohtsuka Sensei, sendo o quarto sucessor de Shindo Yoshin-Ryu Ju-jutsu Kenpo, tinha uns horizontes muito mais alargados sobre o Karate, o que o levou a ter de criar o seu próprio estilo, o que, obviamente, incomodou bastante...

Hai!!     

 
« Última modificação: Fevereiro 02, 2009, 13:30:30 por J.Lezon »
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW