Autor Tópico: KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013  (Lida 12754 vezes)

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013
« Online: Julho 12, 2011, 17:12:18 »
Amigos!

O Comité Executivo do COI seleccionou o Karate como uma modalidade que irá disputar um lugar, em 2013, para o seu ingresso no Programa dos Jogos Olímpicos de 2020.

Esta decisão traduz o reconhecimento do COI na nossa modalidade. Para uns esta decisão não será muito agradável, mas para outros é o culminar de uma luta de vários anos.

Jose Lezon     
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline bruno_leite

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 416
  • Votos: +0/-0
  • Espírito Inabalável...
Re:KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013
« Resposta #1 Online: Julho 12, 2011, 18:01:04 »
Sei que os mais puritanos vão achar isso ruim, mas eu não acho de todo ruim: hoje o karate está uma bagunça (principalmente no Brasil). Sendo assim, acho que é bem melhor que seja uma bagunça organizada - e que dê dinheiro aos atletas, coisa que vemos em muitos outros esportes e artes marciais, mas que não vemos no Karate.

Oss.
"A victória depende da habilidade que temos em distinguir as vulnerabilidades, naqueles que pensam que são invulneráveis."
Gichin Funakoshi

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re:KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013
« Resposta #2 Online: Julho 12, 2011, 18:31:12 »
pra mim, vai só ser a pá de cal...

vamos virar mais um taekwon-do, um judo ou porque não dizer, um volley...

pelo lado técnico desportivo, científico moderno, de marketing, político, empresarial, de educação física e crescimento de "atletas" será fantástico, não tenho dúvida.

Mas desde quando karate-do é um esporte (apenas) ?

lamento...

Offline Felipe Andrade

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 685
  • Votos: +0/-0
Re:KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013
« Resposta #3 Online: Julho 12, 2011, 19:07:06 »
sei não....

a equipe do sensei kagawa em 2008 levou 4 ouros no mundial da WKF em tokyo...

segundo o sensei kagawa, ele treina a equipe de maneira tradicional.
Furimukeba Tiisana Kinou, Me wo agereba Mugen no Ashita

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re:KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013
« Resposta #4 Online: Julho 12, 2011, 20:23:46 »
Olá!
"QUE PENA!"
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013
« Resposta #5 Online: Julho 13, 2011, 09:32:54 »
Eu ainda não tenho uma opinião formada sobre o tema...

Mas considerando a possibilidade disso realmente acontecer, eu creio que regras terão que mudar na cbk para tornar o karatê algo que valha a pena investir.

Digo isso, porque segundo regras da CBK, o atleta não pode expor patrocinadores em seus kimonos. Isso é besteira e afasta os patrocinadores, o que dificulta a vida do atleta.

No JiuJitsu, os atletas podem expor seus patrocinadores nos kimonos, e com isso conseguem viver do esporte.

No Judô, só pode ser exposto o patrocinador da seleção (ultimamente é a embraer se não me engano), e os atletas que não são de ponta e não estão na seleção, não podem viver do esporte, afinal quem vai patrocinar algum lutador que não pode expor sua marca?

Que se imponha limite, mas que mudem as regras para dar condições dos bons lutadores viverem de seu esporte.

Quanto a ser positivo ou negativo, eu sinceramente não sei... tenho minhas dúvidas para os dois lados...

Um abraço a todos e fiquem com Deus!!!

JH Corvetto

  • Visitante
Re:KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013
« Resposta #6 Online: Julho 13, 2011, 11:32:53 »
Olá!
"QUE PENA!"
Oss
Pedro

Olá Pedro,

poderia esclarecer seu ponto de vista sobre o assunto?

OSS

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re:KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013
« Resposta #7 Online: Julho 13, 2011, 11:58:07 »
Olá!
 Caro JH Corvetto, fácil esclarecer:
O Karate vai ser descaracterizado na sua essência(como já o é nas competições) e ficar como está o TKD competitivo.
Sem falar do aumento da corrupção que vai enrriquecer ainda mais os dirigentes, somado as disputas politicas e interesses pessoais.
Karate é para mim uma Arte Marcial que deve acima de tudo ser respeitada e treinado como tal.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.666
  • Votos: +1/-0
Re:KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013
« Resposta #8 Online: Julho 13, 2011, 16:27:42 »
Na minha opinião o karatê no Brasil já está uma bagunça. Um monte de estilos e federações diferentes. Pessoas com 28 dans, faixas pretas de 12 anos, faixas pretas que nem sabem direito o que é karatê, etc., etc., etc.
Talvez virando esporte olímpico, as federações e estilos mirabolantes teriam que se regularizar junto à CBK (tá eu sei que não é nenhum modelo de administração séria e honesta, mas é o que existe), que por sua vez é filiada à WKF/COB que seria filiada ao COI. Isto poderia melhorar um pouco a zona em que estamos.
Quem pratica o karatê marcial, sério, continuará na sua rotina. Nada muda.
Portanto, vejo a situação com bons olhos.
Karate Wado Ryu

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
Re:KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013
« Resposta #9 Online: Julho 13, 2011, 16:48:33 »
Passei o dia pensando no que responder e ao entrar no site do nosso amigo DanielSamurai ou Pinto San.  Achei uma resposta boa


Offline Bodhi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 987
  • Votos: +0/-0
Re:KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013
« Resposta #10 Online: Julho 13, 2011, 18:26:15 »
Na minha opinião o karatê no Brasil já está uma bagunça. Um monte de estilos e federações diferentes. Pessoas com 28 dans, faixas pretas de 12 anos, faixas pretas que nem sabem direito o que é karatê, etc., etc., etc.
Talvez virando esporte olímpico, as federações e estilos mirabolantes teriam que se regularizar junto à CBK (tá eu sei que não é nenhum modelo de administração séria e honesta, mas é o que existe), que por sua vez é filiada à WKF/COB que seria filiada ao COI. Isto poderia melhorar um pouco a zona em que estamos.
Quem pratica o karatê marcial, sério, continuará na sua rotina. Nada muda.
Portanto, vejo a situação com bons olhos.

Oss a todos,

Não tenho nenhuma opinião formada sobre o assunto "diversas conferderações de Karate e qual seria a melhor saída" porque não conheço o suficiente as organizações, mas vou deixar a minha observação de outros esportes ( nao olimpicos) onde participei de forma ativa:
 
 - Pesca submarina: A CBPDS é o orgão regonhecido pelo COB. Muitos atletas insatisfeitos com a dirigência (diga-se de passagem monarquica e vitalicia), fundaram a CBCS,outra confederação que teve muitos adeptos, principalmente amadores. O que acontecia na pratica: o "chefe" da CBPDS exigia exclusividade de filiação, e apesar de a CBCS ter muitos adeptos, o COB paga despesas apenas dos atletas oficialmente federados pela CBPDS. MAS estamos falando de um esporte que nunca será olimpico.

- Mergulho livre: a CBPDS também detém essa modalidade, mas a "outra", AIDA, tem a maior parte dos atletas (talvez mas de 80%), no entanto a AIDA (é uma associação de atletas em nível mundial, mas com representação nacional....) não paga nada para ninguem. E a CBPDS já mandou atletas para fora do país. Esporte sem chance alguma de ser olimpico.

- Canoagem Havaiana: Nesse caso aconteceu algo diferente: esse esporte cresceu tanto que havia tantos adeptos amadores,(filiados a outras federações e clubes) que a CBCA procurou os cartolas "não oficiais" para incorpora-los. Houve um racha nos atletas, pq muitos já se indispunham ha tempos com o dirigente da CBCA, mas NO FINAL praticamente todos se renderam a CBCA que investe no esporte atráves do COB, tenho amigos que tem Bolsa atleta e se eles quisessem viver disso poderiam...esse esporte tem chance de um dia ser olimpico...

Apesar de achar que no ESPORTE o caminho que vinga é (via) COB, quanto ao Karate se tornar Olimpico concordo 100% com o sensei Pedro.

OSS!

« Última modificação: Julho 13, 2011, 18:46:55 por Bodhi »
______________________
心に空手道 Kokoro ni Karatedō

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013
« Resposta #11 Online: Julho 13, 2011, 20:35:51 »
Este poster é a favor ou contra a CBK afinal ??? ???
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.666
  • Votos: +1/-0
Re:KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013
« Resposta #12 Online: Julho 13, 2011, 22:16:49 »
Este poster é a favor ou contra a CBK afinal ??? ???

É contra, mas concordo que gera dúvidas. :P
Karate Wado Ryu

Offline Nelson Junior

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 125
  • Votos: +0/-0
Re:KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013
« Resposta #13 Online: Julho 14, 2011, 01:48:32 »
tem que retirar a frase "por um karate digno" ai fica contra. ficou legal. eu vi no Site do Pinto San a uns dias atras.   

Offline Danielsamurai

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 94
  • Votos: +0/-0
  • Pinto Karate Cast, seu podcast sobre karate!
    • PINTO KARATE DOJO
Re:KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013
« Resposta #14 Online: Julho 14, 2011, 07:49:35 »
O post é a favor da CBK na verdade, mas contra o brinquedo assassino Chuck que está na direção há mais de 15 anos, dando uma de karateka sem saber de nada e empregando mais picaretas como presidentes de federações estaduais, como o caso do Luciano Beltrão de Pernambuco que é quarto dan mas NUNCA TREINOU NA VIDA! Fakkart sabe do que eu falo.
Para mim o problema não está nas siglas, mas na direção destes PICARETAS METIDOS A KARATEKAS!  Recebi um email sobre o que aconteceu com os 5 atletas da CBK no sul americano e fiquei muito puto.  Então decidi  fazer uma agitação , é mediocre mas tem que começar de algum lugar, em Pernambuco deu certo....  
Bem , não conseguimos  tirar o presidente da federação, mas tiramos metade da federação dele, deu quase certo.
Oss!
E a frase  POR UM KARATE DIGNO se refere a todo o karate do Brasil, ta na hora de parar com essa palhaçada de picaretas dando aulas, sendo presidentes de federações, possuindo milhares de dan e sem saber nada de karate. Eu confesso que cansei e to fazendo minha parte pra combater isso!
O Homem se mede pela palavra  e não pelo tamanho
押忍 ! Oss!