Autor Tópico: KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013  (Lida 12755 vezes)

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Re:KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013
« Resposta #30 Online: Julho 15, 2011, 12:26:00 »
[quoteOutra coisa que eu creio, é que um bom sensei é capaz de criar um grande campeão olímpico ao mesmo tempo em que pode criar um espetacular karateca dos mais tradicionais.][/quote]

Essa frase do Alexander resume o que penso sobre o assunto...Com um karate bem treinado (orientado) vc pode ser ser tradicional e ainda conseguir participar de competições em qualquer regra.

abs.

Ari - Santos/SP

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re:KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013
« Resposta #31 Online: Julho 15, 2011, 13:21:53 »
Olá!
 Com isso eu também concordo Ari, mas o problema da corrupção e desmandos dos cartolas vão tornar-se "Olimpicos"
Esse é o rpoblema, as pessoas e não as organizações.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re:KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013
« Resposta #32 Online: Julho 15, 2011, 15:05:14 »
Vendo por um lado apenas, eu também concordo com vocês (Ari e Pedro sensei) mas
"Conseguir participar de competições em qualquer regra" não tem nada a ver com ser atleta de altíssimo rendimento, profissional, dependente de contratos e resultados para sobreviver. Para isso, é imprescindível que todo o treinamento seja adaptado para o "resultado em competições" desde o preparo físico específico a velocidade e resistencia (em detrimento da potencia) até o treino de karate em sí. até treinar calçado é uma opção, para evitar calos que possam prejudicar o atleta na hora da competição.

essa busca pelo altíssimo rendimento, numa área específica, é que vai aos poucos corroendo o real objetivo de se treinar o karate.

Na entrevista ótima que escutei no site do pinto com o Douglas Brose, ele foi muito claro, todo o treinamento é adaptado, justamente no que tem que ser otimizado para o shiai. É óbvio que outros quesitos ficarão prejudicados e o objetivo final é mesmo a competição... o "caminho" o "do" pode até existir, mas é secundário e não poderia deixar de ser, senão ele não chegaria onde chegou.

bcabrera, quando discutimos isso estamos apenas pegando o gancho... já por duas vezes houve essa "eleição" se nao me engano, no coi... mas aproveitamos pra conversar sobre o assunto.

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Re:KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013
« Resposta #33 Online: Julho 15, 2011, 18:14:33 »
...Pois é Pedrão, mais se ficarmos isolado isso tambem não vai resolver o problema. Temos que participar sim e fazer valer nossa presença e registrar nosso voto contrário e lutar pelo que acreditamos. Esvaziar e deixar a oposição tomar contar do galinheiro não e melhor opção e  depois não adianta reclamar. 

abs.

Ari - Santos/SP

Offline Arknjo

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 32
  • Votos: +0/-0
  • "Verás que o filho teu não foge à luta"
    • Livros e videos p/ baixar sobre Karate e outras artes
Re:KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013
« Resposta #34 Online: Julho 15, 2011, 21:44:00 »
Na minha humilde opinião ODEIO DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO KARATE ESPORTIVO, Karate é arte marcial e não jogo por pontos, certo?. Agora acredito ser possivel mesclar budo e esporte no mesmo Karate, ouvi isso nas palvras de Douglas Brose na entrevista concedida ao Site do Daniel Pinto,( pra quem curte esporte é bom), o que não pode existir é Karate puramente esportivo, tranformar em um jogo e esquecer do budo.

Karate nas olimpiadas, Sei lá particularmente não gosto, mais acredito que será um passo na evolução e o resto dependerá de nos Karatecas de verdade. Porque uma evolução? por que com a CBK no comando e com os novos Karatecas querendo ir para as olimpiadas, os Dojos vão ter que se filiar as entidades reconhecidas pela CBK, isso vai enfraquecer as Federações oportunistas fazendo com que elas desapareçam, por outro lado vai fortalecer as Federações reconhecidas mais neste momento serão poucas as federações, provavelmente  uma por estado, para nos Karatecas fiscalizarmos e cobrarmos delas um Karate digno com criterios para a aceitação de dojos acabando ou diminuindo a picaretagem, e tambem cobrar um karate  que seja Budo e esporte, e não apenas um joguinho por pontos e interesses pessoais.

Acredito que se o Karate algum virar esporte (odeio chamar o Karate de esporte) vai ajudar a cabar com os picaretas dojos e federações, pelos motivos acima expostos, e é capaz que aconteça um racha dentro do Karate em geral onde de um lado teremos um Fereação Oficial e Unica para o Karate Tradicional e a CBK cuidando do Karate Esporte.

Oss.
Arknjo - Miguel Oliveira, 30, Guarujá, Shotokan 1° Kyu

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013
« Resposta #35 Online: Julho 15, 2011, 22:37:00 »
Sou a favor do cara treinar karate de verdade, e se testar em todas as oportunidades possíveis, principalmente campeonatos. Todo mundo tem direito de não gostar, mas no fim não é uma questão de timing? Desconsidere o ALTO NÍVEL, mas vá lá, lute, e tente ganhar dos caras com o que treina sem dar desculpas ou ficar chingando.
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline Luis Claudio

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 1
  • Votos: +0/-0
Re:KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013
« Resposta #36 Online: Agosto 24, 2011, 01:00:26 »
Olá.
Meu nome é Luis.
Estou parado faz 15 anos.
E smpre com vontade de voltar.
me inscrevi no karateca.net hoje para ver como andam as coisas.





Hahahahahahaha.
Igual a 15 anos atrás.
O Karate ainda não decidiu se é esporte ou não.
Acho que vou esperar outros 15 anos para reaparecer.




Oss.
Hahahaha.

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re:KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013
« Resposta #37 Online: Agosto 24, 2011, 05:55:52 »
Oss

é por isso que eu vejo como atividade Física Marcial  :D :D :D :D :D :D

                                 


igual a menina aí,será que ele hoje me engole  :D :D :D :D :D :D :D :D :D

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re:KARATE SELECCIONADO aqueles " PARA 2013
« Resposta #38 Online: Agosto 29, 2011, 08:08:51 »
Meus Amigos,

Como previa, o assunto iria ser abordado e defendido acerrimamente na sua grande maioria por aqueles denominados de " tradicionalistas". Mas eu digo mais, eu sou um deles e muitas vezes apelidado até de  "perfeccionista". Porém, recuso-me de ser radicalista e/ou pensar que sou o dono da razão. Assim sendo, terei que dizer alguma coisa...

Este é um dos tópicos já bastante debatido e que gera sempre opiniões diversas e antagónicas. Infelizmente, tais antagonismos são rasultado de uma radicalização "cega" e que tira, por vezes, algum discernimento de pensamento e de acção. Já pensaram nos benefícios que isso pode trazer ao próprio Karate? Não, claro que não, só se pensa que o Karate desportivo não vale nada, é dos pulinhos, etc,etc,etc.. E qual é o mal disso? Se são só os pulinhos, que mal isso tem?

Meus amigos, o Karate desportivo é um facto real e que já nada fará que ele deixe de existir. Então, pensemos um bocadinho. Quere-se ou não se quer irradicar com os chamados "picaretas" no Karate?
De quem é a culpa deles existirem nesse país imenso e maravilhoso?

Meus amigos, já abordei o asunto em outros tópicos e, mesmo aqueles do anti desporto, estiveram quase sempre de acordo com o que opinei. Por isso, sendo um assunto tão debatido, resumo que, no que concerne ao Brasil, a responsabilidade total da proliferação dessa tal "picaretagem", é sem sombra de quaisquer dúvidas de todos os Karatecas que estão no ensino, tradicionalistas e/ou não, e do governo.

Já disse e volto a repetir, criticar a picaretagem e os que estão "eternamente" no poder, mas NADA se fazer para que tudo mude, com a agravante de abandonarem as instituições, ainda os tornam mais responsáveis perante a tal proliferação dos picaretas neste país, e ainda com maior grau de responsabilidade, pela eternização do poder instituido, cujos líderes vão esfregando as mãos de contentamento, e ficam também eles "eternamente" agradecidos aos seus detractores...

O amigo Alexander tem toda a razão no que disse, pois sendo eu alguém que adoro o Karate tradicional, não deixei de me imiscuir bem por dentro do Karate desportivo, ao ponto de ter gerado varios campeões e os melhores atletas competitivos de Portugal. E tal como diz o amigo Ari, não se deve ficar a ver passar o "navio"...caso contrário será bem pior para quem preza ser um Karateca sério e verdadeiro.  Lutar para que as coisas mudem, não é fora das instituições, mas sim por dentro! E se o sistema de votação está errado, há que lutar para que se mudem os estatutos.

Bom, eu queria resumir a minha conversa e verifico que já vai longa... Vou deixar que alguém mais diga algo sobre a questão.

Hai!!  Oss!!
Lezon


 
« ltima modificao: Agosto 29, 2011, 08:26:09 por J.Lezon »
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline David Mendes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 106
  • Votos: +0/-0
Re:KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013
« Resposta #39 Online: Outubro 24, 2011, 01:48:11 »
Imagine o aluno campeão olimpico da academia?
Treinando shiai com fones de ouvido igual a Natalia Falavigna ( do tkd ).
O "super estrela"?Acho que já citei isso aqui.
Triste,creio que não ira piorar mais que os mundiais da WKF que já vemos.Com seus katas exagerados,movimentos de bailarinos (sem ofensa-mas pelo fato de serem explicitamente plasticos a contra mão da eficiencia) e "caras de maus".Abraços


Oss
Sei o que é passar necessidade e o que é ter fartura.
Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação,seja bem alimentado,seja com fome,tendo muito ou passando necessidade.Tudo posso naquele que me fortalece.
Fp 4:12 e 13

David Mendes

Offline Mestre Luciano

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 728
  • Votos: +0/-0
  • Treinando com afinco para lapidar o espírito.
Re:KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013
« Resposta #40 Online: Outubro 24, 2011, 10:10:38 »
Amigos...

Tradicionalismo é legal, mas vivemos um mundo capitalista, onde vemos muitos professores de Karate MORRENDO DE FOME! Por outro lado, academias de Tae Kwon Do se multiplicam como uma "praga"! Isto pq? Pq o TKD é olímpico! Não falo por nós, que somos praticantes de longa data, mas podem ter certeza que isso pesa qdo um pai escolhe um esporte para um filho praticar!

O Karate como esporte olímpico vai ser muito bom pelo lado FINANCEIRO, pois a captação de alunos será imensa! No JUDO, qdo acaba uma olimpíada as academias se enchem! rsrsrrsrsrs

Os atletas poderão ter patrocíno de VERDADE!

Pensem.... isso pode ser bom... É o caso de PERDER para GANHAR!
ルチアーノ - Luciano - Karateca e Judoca.
Kyokai Karatê Dojo        www.kyokai.com.br

O Karatê deve ser treinado e não discutido. OSS

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re:KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013
« Resposta #41 Online: Outubro 24, 2011, 10:20:02 »
OLá!
 Caro Luciano, Karate não é esporte.
Um pai que vai escolher um esporte para o filho praticar, deve escolher
algo que seja esporte.
E mais: esse negócio de perder para ganhar, me parece coisa de
lenocínio, perde-se a dignidade para ganhar dinheiro.
Karate deve ser respeitado como Arte Marcial e, se assim não for,
atinge até aqueles que a respeitam como tal, pois passam a carregar o estigma
da coreografia e da ineficiência..
Oss
Pedro 
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

A. HIGINO

  • Visitante
Re:KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013
« Resposta #42 Online: Outubro 24, 2011, 10:43:52 »
OSS...

Eu já discuti muito a esse respeito, e hoje eu tenho o entendimento de que isso que se apresenta como Olimpico, seja Carate ou Tae-Kwon-Dô, é simplesmente um "JOGO".
A única diferença entre os 02, é que 01 usa exclusivamente as pernas, o resto é todo igual.
Um jogo, nada mais!

Outra coisa...
Não é que o Carate Esportivo esteja usando técnicas de Tae-Kwon-Dô, não!
Ambos estão usando o mesmo método de evitar ser pontuado. O que difere é que o Tae-Kwond-Dô começou a usar esse método primeiro.

Quem conhece ambos os estilos que se apresenta como Olimpico, sabem que em nada eles lembram as suas origens como Artes Marciais.


OSS!

Offline Mestre Luciano

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 728
  • Votos: +0/-0
  • Treinando com afinco para lapidar o espírito.
Re:KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013
« Resposta #43 Online: Outubro 24, 2011, 10:51:52 »
Olá Pedro! Tudo bem, meu amigo?!

Cara, concordo com vc que o Karate deve manter o TRADICIONALISMO, vejamos a definição de esporte:

   *** Esporte é uma atividade física ou mental sujeita a determinados regulamentos e que geralmente visa a competição entre praticantes. Para ser considerado esporte tem de haver envolvimento de habilidades, capacidades motoras e competitividade entre opostos; regras instituídas por uma confederação ou federação regente. ****

Por esta definição o Karatê é sim um esporte! Se vc me disser que Karate tem muito mais que isso, beleza! Mas a "olimpíada" é o mais alto nível de um esporte! Mostra a organização e amadurecimento do Karatê. Devemos pensar que os tempos mudam e hj vivemos em um mundo globalizado, onde informações circulam a uma velocidade meteórica, por este motivo não conseguiremos "esconder" o Karatê por muito tempo! Então vamos nos aproveitar disso para trazer mais alunos às academias! Alguns aqui querem dizer que o JUDÔ perdeu com as olimpíadas... Grande besteira! Só ganhamos! O JUDO já foi criado para ser esporte! Quem hj, não conhece ou ouviu falar de Aurélio Miguel, Rogério Sampaio, Flávio Canto e muitos outros! Mas façam uma enquete e perguntem a um transeunte: Vc conhece algum grande lutador de Karatê ?! A resposta será: Sim, Daniel San! rsrsrsrsrsrs Vamos aproveitar este momento e se der certo, daqui a alguns anos vcs verão os resultados!

OSS!!!!
ルチアーノ - Luciano - Karateca e Judoca.
Kyokai Karatê Dojo        www.kyokai.com.br

O Karatê deve ser treinado e não discutido. OSS

Offline Bodhi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 987
  • Votos: +0/-0
Re:KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013
« Resposta #44 Online: Outubro 24, 2011, 12:10:13 »

Vou responder por partes apenas para manter o formato diálogo e ficar menos confuso.(algo que já reparei que acontece em tópicos polemcicos e msgs grandes :)

Cara, concordo com vc que o Karate deve manter o TRADICIONALISMO, vejamos a definição de esporte:

   *** Esporte é uma atividade física ou mental sujeita a determinados regulamentos e que geralmente visa a competição entre praticantes. Para ser considerado esporte tem de haver envolvimento de habilidades, capacidades motoras e competitividade entre opostos; regras instituídas por uma confederação ou federação regente. ****


Em primeiro lugar fiquei pensando o que seria o "TRADICIONALISMO" para vc....e como a idéia seguinte (definição de esporte) se relacionada a essa definição. Não entendi: é divergente, complementar ?


Por esta definição o Karatê é sim um esporte! Se vc me disser que Karate tem muito mais que isso, beleza!


Vc definiu esporte, mas não definiu Karate...portanto essa conclusão não ficou clara. Não estou querendo ser chato com uma questão semântica, mas sabemos que tem muitos "Karates" hoje em dia. Pegar o Karate esportivo e dizer que ele é um esporte é o raciocinio inverso ao que o Pedro colocou. Repare não estou dizendo que sou contra ou a favor do "Karate esportivo", mas só que a conclusão não é justificada pela definição de esporte.

Devemos pensar que os tempos mudam e hj vivemos em um mundo globalizado, onde informações circulam a uma velocidade meteórica, por este motivo não conseguiremos "esconder" o Karatê por muito tempo!

Se tem algum Karate escondido tou querendo aprender!! Brincadeira, mas acho que ao globalizarmos tudo, tudo será nada: sem identidade e para consumo rápido. A proposta de Itosu e Funakoshi já foi uma "divulgação". Tornar o Karate mais "comercial" é descaracteriza-lo e transforma-lo em Tenis de Mesa (alias, alguem sabe onde começou esse esporte, fiquei curioso mesmo).

Então vamos nos aproveitar disso para trazer mais alunos às academias!

Tonar o Karate esportivo ira levar mais alunos a academia, é isso? Mas no que isso é melhor para o Karatê ? Havera mais atletas para competirem nas olimpiadas? A idéia me parece circular de novo.

Alguns aqui querem dizer que o JUDÔ perdeu com as olimpíadas... Grande besteira! Só ganhamos! O JUDO já foi criado para ser esporte! Quem hj, não conhece ou ouviu falar de Aurélio Miguel, Rogério Sampaio, Flávio Canto e muitos outros!

Concordo 100%. Apesar de conhecer muito pouco do Judo, acho que ao sair do Jujutsu foram tirados os golpes mais traumaticos, então o jogo de competição pode ser mais perto da arte de Jigoro Kano. Mas se for tirar os golpes traumaticos do Karate para se ter uma competição, sobra o que ? Humm....acho que o "Karate esportivo". Voltamos para o mesmo lugar. Não que eu ache que a traumaticidade seja o Karate, mas as valências valorizadas em uma competição de "Karate esportivo" serão muiiiito diferentes das valências, valores, e habilidades do Karate.

Quem hj, não conhece ou ouviu falar de Aurélio Miguel, Rogério Sampaio, Flávio Canto e muitos outros!

Se o que mídia valorizar, seja por meio da oficialização do COB/COI, for uma referência (outra que não agregar valor comecial) para construção/reconstrução do Karate no Brasil, estamos perdidos.

Luciano, minhas colocações são com todo respeito e as coloquei nesse formato, ou dessa forma para que o dialógo possa ficar mais fácil. (sempre acho um desafio temas polêmicos em fóruns porque a escrita pode ser interpretada de outra forma...)
______________________
心に空手道 Kokoro ni Karatedō