Autor Tópico: KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013  (Lida 12745 vezes)

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013
« Resposta #45 Online: Outubro 24, 2011, 12:47:54 »
O problema é que com o karate se tornando esporte olímpico, definitivamente vai se adotar aquele modo vagabundo de treino como "correto" para a arte.

O que trás novos praticantes para o dojo não é só a competição, portanto acho desnecessário para o crescimento do karate virar esporte. O que trás novos alunos são problemas de administração de marketing dos dojo e karate em geral que ninguém dá bola, não a falta de ser ou não olímpico. Na verdade uma simples apresentação em uma escola qualquer já trás novos alunos.

Não acho a olimpíada o nível mais alto de esporte em certos casos. Um boxeador olímpico seria estuprado por um boxeador profissional pra citar um exemplo.

Oss
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013
« Resposta #46 Online: Outubro 24, 2011, 16:43:20 »
Prezados amigos...

Eu acho que o nível esta bem bacana, apesar de eu achar que o assunto em sí já está meio batido, e resolvi dar um pitaco...

Eu estava dando uma olhadinha no forum esse fim de semana, e por coicidência, ví várias postagens afirmando que professores de karatê estão morrendo de fome. E concordo que se alguém for louco para viver só de karatê, vai morrer de fome mesmo, mas qual PROFESSOR (profissão) não está morrendo de fome hoje no Brasil?

Precisamos parar para avaliar isso. Karatê é importante sim, mas não mais que uma aula de matemática. Então hoje, o professor de karatê, tem sim que ter outras profissões, como normalmente tem. Meu sensei é professor de educação física e professor de karatê... Tenho certeza que essa é a única forma para se viver o karatê (perceba que não é viver de Karatê)

Quanto a questão de patrocínios com um karatê olimpico, insisto que só terá essa possibilidade se pararem com a idéia de que kimono é sagrado e que sua brancura tem que ser preservada... Querem ter chance de obter patrocínios decentes, deixem alugar as mangas, as costas, a barra e até o protetor bucal do cara. Qualquer coisa além disso é balela, porque o judô é olimpico e nem por isso professor de judô consegue viver só de judô (salvo alguns nomes), enquanto isso, lutador de Jiu-jitsu, consegue viver da luta, porque põe patrocínio até na cueca.

Quanto a se vai ser bom ou ruim o karatê nas olimpíadas, continuo não tendo opinião, porque eu acho que tem muito achismo de todos os lados... sem olimpíadas, a farra das faixas está aí... neguinho pegando faixa preta sem nem saber socar... e os "danados" estão por aí também, e tudo isso sem olimpíadas, então falar que participação olímpica vai piorar a situação é chover no que já tá molhado....

Um abraço a todos...

Offline bruno_leite

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 416
  • Votos: +0/-0
  • Espírito Inabalável...
Re:KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013
« Resposta #47 Online: Outubro 24, 2011, 17:12:43 »
Oss.

Muito bem colocada a argumentação do camarada Alexander.
Acredito que mais dia, menos dia, independente de gostarmos ou não, o karate vai virar esporte olímpico. Agora a questão é: Que tipo de vantagem podemos conseguir com isso?

Às vezes fico achando que parecemos velhos ranzinzas, que reclamamos de tudo: Karate no MMA é ruim, pq é violento, Karate nas Olimpíadas é ruim pq vai quebrar o tradicionalismo (que na maioria das academias já não existe mais faz tempo!).

O negócio é "fazermos uma grande limonada com os limões que o mundo nos dará em breve".
Quem duvida que se o Lyoto vencer o Jones, as academias vão ficar lotadas?
Quem duvida que se tivermos um campeão olímpico, as academias vão ficar lotadas?
Quem duvida que se essas coisas acontecerem, os patrocínios de verdade serão conseguidos com mais facilidade?

Vejam bem, não sou a favor do ingresso do karate nas olimíadas, mas acho isso inevitável e, acho ainda, que não adianta ficar reclamando. O negócio é tirarmos o melhor proveito do momento.

Grande abraço a todos.

Oss.
"A victória depende da habilidade que temos em distinguir as vulnerabilidades, naqueles que pensam que são invulneráveis."
Gichin Funakoshi

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.666
  • Votos: +1/-0
Re:KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013
« Resposta #48 Online: Outubro 24, 2011, 20:08:25 »
Minha opinião é parecida com a do Bruno Leite e ainda acrescento que se virar olímpico a piraretagem tende a diminuir, pois acredito que deverá existir uma fiscalização maior do COB/COI. Quem viver verá.
Karate Wado Ryu

Offline celiometalnaveia

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 20
  • Votos: +0/-0
    • Associação de karatê Okinawa
Re:KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013
« Resposta #49 Online: Outubro 30, 2011, 15:09:28 »
Eu sou a favor de que o karate se torne esporte olímpico, aliais isso só não aconteceu por causa da rixa entre WKF e ITKF

Respeito às opiniões, porem há de se pensar que os dias são outros. Karate não é somente esporte, mas o lado esportivo deve ser respeitado.

Concordo que o karate olímpico perdera peso em aspectos técnicos, contudo os aspectos filosóficos podem ser mantidos.

Cada um tem seu objetivo dentro do karate, e estes objetivos devem ser respeitados. Alem de que ninguém é obrigado a filiar-se a CBK/WKF, quem quer seguir o karate tradicional pode filiar-se a JKA. Arte é arte, esporte é esporte... Decida o que vc quer da vida e seja feliz.

E outra, se o atleta é um bundão que não sabe karate e apenas da pulinhos, entra la e mostra para ele o karate tradicional!!! Argumento frágil esta sendo usado.

Para concluir... Penso que é melhor aceitar o karate como esporte olímpico, pois cedo ou tarde será uma realidade. Melhor aceitar e lutar para que os danos sejam menores.

 Up para os posts do José Lezon e Mestre Luciano


Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013
« Resposta #50 Online: Outubro 31, 2011, 19:50:29 »
Prezado Celiometalnaveia,

Eu descordo de algumas colocações suas...

Permita que eu exponha as minhas discordâncias...

Ninguém é obrigado a filiar-se a CBK é uma inverdade, pois ela (querendo ou não) é a instituição que normatiza, regulamenta e que dá aval a sua graduação... hoje, eu ainda não sou shodan (já sou marrom a 10 anos), graças ao preço abusivo cobrado para os exames, que na verdade não avaliam ninguém.

Quanto os atletas serem bundões e não saberem nada de karate além de dar pulinhos, ficou evidente no PAN... o evento foi de baixíssimo nível técnico.

Quanto aos aspectos filosóficos da arte marcial não tem como serem mantidos no esporte, afinal o objetivo do esporte é vencer, e da arte marcial karate está explícito no dojokun.

Mas não é só de discordância que faço minha resposta ao amigo...

Concordo com o amigo que cada um deve definir o que deseja, se é ser atleta ou ser karateca. Eu mesmo aqui, já defendi (e continuarei defendendo) que o treinamento bem feito, pode mesclar o melhor dos dois métodos. A velocidade do karatê olímpico com a força do karatê tradicional, etc... enfim...

Acho que é mais ou menos por aí...

Espero que o amigo não leve a mal...

Um abraço!!!

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013
« Resposta #51 Online: Outubro 31, 2011, 20:05:27 »
Uma coisa é ter opinião, outra é esse argumento que diz: "devemos aceitar, pois cedo ou tarde vai acontecer...". Isso é coisa de brasileiro bundão que ano após ano elege pilantras e aceita o regime da piroca no rabo.

"PARA QUE O MAL SE PROPAGUE, BASTA QUE OS HOMENS DE BEM SE OMITAM".

---
Outra opinião que mantenho é que a picaretagem não vai diminuir, só vai ser oficializada. De que adianta trocar um karate ruim por um karate ruim "oficial"? Só quem lucram são os cabeças, e pior, só quem competirá são os selecionados. Ou seja, vamos pagar, pra que meia dúzia possa competir.
Esta grande gama de federações só tem a somar... Tem pra todos os gostos e ninguém é obrigado a nada. Não acho que o diploma de alguém avaliado por um desconhecido de uma federação de nome tenha diferença do diploma de alguém avaliado por um desconhecido de uma federação de esquina. Em ambos os casos, se está pagando para pertencer a um clube e MAIS NADA. Querer limitar ao monopólio só abre a brecha para que esta coisa mande e desmande na qualidade e preço, ae depois não tem pra quem reclamar.
« ltima modificao: Outubro 31, 2011, 20:18:28 por GUICOMES »
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline Gon

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 347
  • Votos: +0/-0
Re:KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013
« Resposta #52 Online: Outubro 31, 2011, 20:12:18 »
Não acho que o modelo da WKF é o que as futuras gerações desejam (e não é o que eu desejo).

Até que ponto alguém ou um grupo de pessoas tem o direito de mudar algo e permanecer usando o mesmo nome? Reconheço que a WKF tem suas qualidades, não acho que seja "fraco" nem "forte", mas karate até que ponto?

Aliás, falar que isso é característica só da WKF é sacanagem tbm... ser associado a ITKF, JKA e afins não garante um karate legitimo.

Offline Mestre Luciano

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 728
  • Votos: +0/-0
  • Treinando com afinco para lapidar o espírito.
Re:KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013
« Resposta #53 Online: Outubro 31, 2011, 20:33:35 »
Acho que este papo de "olímpico" e "tradicional" já tá muito batido.

Vamos aguardar para ver o que acontece....mas que ser perpertue o Karatê!

OSS
ルチアーノ - Luciano - Karateca e Judoca.
Kyokai Karatê Dojo        www.kyokai.com.br

O Karatê deve ser treinado e não discutido. OSS

Offline celiometalnaveia

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 20
  • Votos: +0/-0
    • Associação de karatê Okinawa
Re:KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013
« Resposta #54 Online: Novembro 06, 2011, 11:38:28 »
Alexander dos santos

“(querendo ou não) é a instituição que normatiza, regulamenta e que dá aval a sua graduação...”

Bem... Realmente eu não concordo, a CBK normaliza e regulamenta e da aval a graduação em um parâmetro esportivo, mas ninguém é obrigado a ser atleta.

“Quanto os atletas serem bundões e não saberem nada de karate além de dar pulinhos, ficou evidente no PAN... o evento foi de baixíssimo nível técnico.”

Nisso eu concordo, e não disse o contrario, agora é mais fácil falar do que fazer. Se o nível é tão baixo assim então fica fácil competir e ser o campeão!

“Quanto aos aspectos filosóficos da arte marcial não tem como serem mantidos no esporte, afinal o objetivo do esporte é vencer, e da arte marcial karate está explícito no dojokun.”

No que um atleta inflige os lemas do dojo-kun?

Nas palavras de Funakoshi sensei:

"Alguém, cujo espirito e força mental, se fortalecem através das lutas com uma atitude de nunca desistir, não deve encontrar dificuldade em enfrentar nenhum desafio, por maior que ele seja. Alguém que suportou longos anos de sofrimento físico e agonia mental para aprender um soco ou um pontapé, deve ter condições de encarar qualquer tarefa, por mais difícil que ela seja, e de executa-la até ao fim. Sem duvida nenhuma, uma pessoa com estas caracteristicas, aprendeu verdadeiramente o Karate.”

Neste aspecto os atletas mantém sim os aspectos filosóficos do karate.

Bem, esta é minha opinião no momento.

Offline Mestre Luciano

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 728
  • Votos: +0/-0
  • Treinando com afinco para lapidar o espírito.
Re:KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013
« Resposta #55 Online: Novembro 06, 2011, 13:00:56 »
Alexander dos santos

No que um atleta inflige os lemas do dojo-kun?


Boa pergunta...

Não vamos confundir $%&! com bunda!

Desculpem as palavras, mas não me contive...rsrsrsrsrsrsrs

OSS
ルチアーノ - Luciano - Karateca e Judoca.
Kyokai Karatê Dojo        www.kyokai.com.br

O Karatê deve ser treinado e não discutido. OSS

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:KARATE SELECCIONADO PELO " COI " PARA 2013
« Resposta #56 Online: Novembro 18, 2011, 09:51:35 »
Prezado celiometalnaveia,

Perdoe a minha demora em responder sua postagem, mas é que tive algumas obrigações pessoais que me impossibilitaram de lhe responder.

Em nada a frase do sensei Funakoshi se enquadra nos "atletas" do karatê... Primeiro porque eles não sabem socar, segundo porque eles não sofrem nenhum tipo de longo sofrimento físico e agonia mental (no sentido que o Funakoshi dizia).

Quanto ao dojo-kun, eu particularmente não vejo similaridades com o objetivo do esporte, mas acho que essa discussão ficaria muito no achismo meu contra o achismo seu... pois interpretação é pessoal demais...

Agora eu gostaria de debater com o amigo somente um ponto que colocaste...

“Quanto os atletas serem bundões e não saberem nada de karate além de dar pulinhos, ficou evidente no PAN... o evento foi de baixíssimo nível técnico.”

Nisso eu concordo, e não disse o contrario, agora é mais fácil falar do que fazer. Se o nível é tão baixo assim então fica fácil competir e ser o campeão!


Eu lhe respondo o seguinte, o nível é muito baixo, porém vencer uma competição dessas é para quem está disposto a jogar nessas regras. Se eu entrar em uma competição, provavelmente serei desclassificado, pois eu provavelmente vou machucar meu adversário em algum momento... e não é por mal, ou por falta de esportividade, mas simplesmente por meu treinamento ser voltado para defesa pessoal e não para marcar pontos... Parece balela isso que estou dizendo, mas não é... eu creio que é possível um karateca que treine para machucar (digo o objetivo do golpe, não de vida certo?), pode se tornar um bom atleta e vice e versa, porém não dá para ser os dois... existe uma incompatibilidade de metodologia... na minha visão tá... nada que não possa ser debatido...

Um abraço e fique com Deus!!!