Autor Tópico: Nishiyama - Faixa preta - Significado  (Lida 5538 vezes)

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 560
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Nishiyama - Faixa preta - Significado
« Online: Fevereiro 10, 2009, 21:07:00 »

Significado da faixa preta
O verdadeiro significado da faixa preta

Texto traduzido a partir do original encontrado no site da Federação Espanhola de Karate-do Tradicional.

Hidetaka Nishiyama

    Na história européia e especialmente na história inglesa, um homem de grande valor e dignidade que se destacava tanto no campo de batalha como na sua vida social era premiado com o título de cavaleiro. Esta designacão implicava que seu portador era um homem de honra e que possuia uma grande habilidade de combate.

    No Japão, este tipo de homem era denominado Samurai sendo objeto de grande atenção e respeito.

    Nestas épocas, tanto a Inglaterra como o Japão se constituiam de estados feudais e tanto os cavaleiros como os Samurais eram resultado das condições sociais da eras em que viviam, situação que não existe hoje em dia, mas apesar disto, o desejo de alcançar um grande nível em uma arte marcial, na autodisciplina e na defesa pessoal ainda persiste.

    Atualmente o homem se esforça em uma arte marcial tentando alcançar a faixa preta como resultado de aprendizado para lutar, embora na mesma medida em que progrida no treinamento se torna mais consciente de um forte impulso: o de moldar-se a si mesmo, tranformando-se em uma pessoa melhor, não somente possuidora de uma grande habilidade de combate mas também de dignidade e honra.

    Tradicionalmente estes são sempre os objetivos de um estudante de artes marciais.

    A faixa preta é uma recompensa outorgada ao cavaleiro atual, ao moderno samurai que sacrificou muitas horas disciplinando sua mente e fortalecendo seu corpo no intuito de alcançar o máximo de desenvolvimento físico e mental possíveis.

A faixa preta assim, é um símbolo de perícia.

    Inicialmente o sistema de grua foi estabelecido como uma série de níveis com os quais o estudante podia avaliar o seu progresso e a primeira faixa preta alcançada era conhecida como Shodan: primeiro grau ou passo inicial destes níveis.

    O Shodan significa que o destudante domina os fundamentos da arte e está agora preparado para receber um treinamento mais avançado e se continuar praticando poderá alcançar outros Dans indicativos de progresso.

    Esta escala de valores tem provado a sua eficácia como grande motivador do estudante, mas também tem originado alguns problemas.

    Em primeiro lugar existe internacionalmente uma grande disparidade de critérios. Um sistema de graduação universal deveria ser normatizado da mesma forma que um centímetro é igual a outro em qualquer lugar do mundo.

    É preciso também compreender que esta escala de valores consiste em examinar as reações humanas, e devido as diferenças existentes em cada pessoa é difícil estabelecer regras únicas.

    O Judo e o Kendo tem suas regras internacionais para avaliar, e isto se deve ao fato de suas origens são exclusivamente japonesas e estas regras nasceram junto com cada uma destas artes marciais.

    O Karate ao contrário tem várias escolas diferentes, cada uma das quais possuem suas particularidades e seus sistemas de exame separados.

    Quando o karate alcançou uma dimensão internacional, vários paísesreceberam estilos diferentes cada um deles com suas prórpias regras e isto permitiu que indivíduos sem escrúpulos criassem suas próprias organizações outorgando a faixa preta a estudantes não qualificados que por sua vez decidiram abrir suas prórpias escolas e entregar suas próprias faixas pretas ao mesmo tempo que buscavam promover-se para obter benefícios econômicos.

    O resultado final é que muitas faixas pretas constituem um mau exemplo e produzem uma má imagem do karate.

    Muitas pessoas dizem que como existem as casas de câmbio para as trocas de moedas, deveriam haver centros de reavaliação onde os faixas pretas pudessem ser reavaliados, embora a lista dos candidatos alcançasse a grossura de uma lista telefônica.

    O público não é consciente das diferenças entre os sistemas diferentes do graduação e as pessoas podem ser enganadas nos clubes que se outorgam faixas pretas rapido em um curo período de tempo de treinamento com nítidos objetivos comerciais, atitude perigosa tanto para o estudante como para a qualidade do ensino como um todo da arte marcial.

    Em um clube sério, a faixa preta se alcança após 3 a 5 anos de treinamento assíduo e duro sob uma orientação competente.

    Cada karateca deveria saber que a faixa preta não é sinônimo de um prêmio, mas um objetivo e um símbolo da realização de um grande esforço dentro de um sistema de graduação de máxima qualidade da qual se beneficia o estudante de karate em geral.

    Esta interpretação dos Dans deveria inspirar um sentimento de orgulho a quem recebe um DAN através de um treinamento rigoroso.

    Os cavaleiros e os Samurais de antigamente evitavam a todo custo os atos que pudessem ofuscar o juízo de sua honra. Será que os Faixas pretas modernos poderiam ter uma atitude diferente?

Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re: Nishiyama - Faixa preta - Significado
« Resposta #1 Online: Fevereiro 10, 2009, 22:01:15 »
se for comparar pelos vídeos, ninguém nunca alcançou a técnica do mestre nishiyama, na minha opinião, além de ser a pessoa que mais lutou pelo karate que defendem aqui no forum na história do shotokan.

tem uma entrevista com ele no site da ITKF http://www.itkf.org/articles.html
"smoke from an urbane volcano" de 1973, onde ele já falava do comércio de faixas pretas nos EUA.
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline KATASHOTOKAN

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 873
  • Votos: +0/-0
  • KARATE-DO só quem pratica sabe a força que tem
Re: Nishiyama - Faixa preta - Significado
« Resposta #2 Online: Dezembro 26, 2009, 22:41:39 »
Oss! O Shotokan deve muito a esse grande Mestre, a exemplo de outros, também.
“O propósito supremo do KARATE-DO não está contido na vitória, nem na derrota de adversários, mas, no aprimoramento do caráter, da personalidade e da honra de seus praticantes."

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.935
  • Votos: +1/-19
Re: Nishiyama - Faixa preta - Significado
« Resposta #3 Online: Dezembro 27, 2009, 11:05:21 »
Ninguem nunca alcnçou a tecnica de Nishiyama??
DE ONDE VC TIROU ISSO AMIGO?
POSTE APENAS UM VIDEO ONDE ELE APARECE LUTANDO......
Sem querer desmerecer o conhecimento deste grande Mestre, pouco existe de fato em imagens sobre a REAL capacidade dele.
Nomes como ENOEDA, SHIRAI, OISHI e tantos outros, alunos dele se destacaram muito mais do que ele como Karateca.
Alias, ainda sou da opinião que dentre todos eles, o melhor era o OISHI, Karate em outra dimensão....ninguem foi como ele.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.456
  • Votos: +0/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Nishiyama - Faixa preta - Significado
« Resposta #4 Online: Dezembro 27, 2009, 21:49:02 »
Oss,

Nem tudo se baseia em imagens, nobre Sensei Roberto. Entretanto, como os velhos se vão para ceder espaço aos novos (em termos físicos), creio que muitos outros Karatecas também tenham adquirido técnica e espírito suficiente para serem lembrados em eqüidistância de Sensei H. Nishiyama, que em seu texto, exemplificou muito bem um problema que se agrava com o passar dos tempos.

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.935
  • Votos: +1/-19
Re: Nishiyama - Faixa preta - Significado
« Resposta #5 Online: Dezembro 28, 2009, 00:25:46 »
Vou explicar....O Nishiyama não fez o Curso Especial Kenshusei, ele foi um dos Mestres do Curso, portanto os que fizeram puderam treinar bem mais do que ele e portanto ficaram melhores como lutadores. Alias o mesmo ocorreu com Okazaki. NUNC se ve os dois em ação, somente dando CURSOS.
Para mim, Karateca bom é o Lyoto, que ja deixou para a eternidade sua marca.....Vão dizer que o Karate dele nao é tão bom, mas é ele que esta invicto numa competição onde só entra quem não tem medo de botar na reta....alias, uma perguntinha...cade os fodões da JKA agora?
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.456
  • Votos: +0/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Nishiyama - Faixa preta - Significado
« Resposta #6 Online: Dezembro 28, 2009, 01:20:17 »
Oss,

Acho o Lyoto Machida um bom lutador na modalidade competitiva que escolheu como carreira e onde utiliza as técnicas do Karate para vencer seus oponentes. Entretanto, meus ídolos do Karate ainda são os meus Senpai, que sempre me ajudam nos treinos; meu Sensei, que compartilha seus conhecimentos comigo, e; o Sensei de meu Sensei, responsável por propagar o Karate-do que de fato conheço. Depois destes, só me sobram, por linhagem, Sensei M. Nakayama e O'Sensei G. Funakoshi, cujo contato tenho através de suas obras literárias.

Acredito que poucos, tratando-se de competição, colocam-se na frente do Lyoto. Também quase ninguém se atreveria a desafiar o Sensei H. Nishiyama em tempos mais antigos, quando ele era mais jovem.

Os que se dizem "fodões" da JKA, devem estar "$%&!" a esta hora (se bem que nem sei que horas são lá no "Japon, né?"). Não vou com a cara de muitas nipônicos daquela associação, embora ainda tenha maior respeito por outros, que acredito eu, não fazem parte de panelinhas lucrativas ou preconceituosas.

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.425
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Nishiyama - Faixa preta - Significado
« Resposta #7 Online: Dezembro 28, 2009, 10:02:45 »
Não dá pra falar mau do Lyoto...
um dos karatekas mais macho que já existiu e existe.

Muitos falam, mas poucos tem coragem de fazer o que ele já fez e faz...
que como disse katsumoto é "chegar lá e botar a cara".

Não tem o qeu falar desse cara!
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)