Gicomes,como se diz, ao vencedor, os despojos.... O Japão, aliás, os Americanos venceram e depuseram o shogum, restauraram o imperador Meiji e o reino Ryukyu acabou.O Karate se encaixou muito bem como forma de calistênica e condicionamento para os recrutas da escalada militarista dos japoneses que culminou na segunda guerra. Impregnado de "bushido" também foi uma forma de incutir o espÃrito nacionalista e o ideal (há muito falecido) samurai nos jovens praticantes.Mesmo incorporada, Okinawa nunca se considerou japonesa e, como disse o Tsuki, lá o Karate é, não diria informal, mas não é militarizado. Não usam a palavra OSS como mantra, pois esse é um termo cunhado pelas forças armadas japonesas.O interessante é que apesar disso, o Karate original era bem mais marcial do que o que foi introduzido pelos japoneses, pois com o advento da guerra moderna, o Karate que treinavam era meramente uma forma de ginástica e padronização.A ideia de bushido no Karate é puramente propaganda militar. Não tem nada a ver historicamente.OSS!
Creio que o karate treinado por militares, era o mesmo karate padronizado por Itosu, que pra mim é o verdadeiro pai do karate moderno! Ele apoiava a escalada militar japonesa e o aprendizado de artes marciais nas escola (com intuito de criar soldados com o espirito já preparado) e queria repetir isso em Okinawa, então padronizou o karate, de maneira ficar mais simples e pratico para ser ensinado a multidoes. E de certa forma foi esse karate que ele levou Funakoshi a ensinar no Japão! Como podemos ver o Shotokan é a unica escola que segue esse padrão. Mesmo Itosu sendo mestre de outros criadores de estilos diferentes, o Shotokan seguiu bem oq Itosu queria.
Não acredito nisso. Não exatamente.Itosu só resolveu abrir o Karate para o mundo depois de 1906, data da morte do rei de Okinawa, então residente em Tókio. Azato tinha ido com o rei e morreu logo depois. Acabava ali a última gota de esperança de haver um reino Ryukyu novamente. A única coisa que restava daquele passado era o Karate que ia morrer...A famosa carta de Itosu ao ministério da educação falando sobre o Karate e seus benefÃcios foi uma tentativa de fazer a arte a qual havia dedicado sua vida permanecesse de alguma forma.Funcionou, porém não sem mudanças. Muitas coisas foram tiradas por não serem próprias pra ensinar a crianças na escola. Não acredito que apoiasse a escalada militar japonesa, só que não tinha como impedi-la e foi um jeito de manter o Karate vivo, ainda que capenga...Funakoshi foi escolhido por ser extremamente erudito, caracterÃstica dos antigos Peichin do castelo de Shuri, e além disso já era professor.A padronização e a didática foram coisa do próprio Funakoshi Sensei. Itosu era um guerreiro. Funakoshi era um Educador...OSS!Citação de: Tsuki em Março 23, 2013, 19:00:29Creio que o karate treinado por militares, era o mesmo karate padronizado por Itosu, que pra mim é o verdadeiro pai do karate moderno! Ele apoiava a escalada militar japonesa e o aprendizado de artes marciais nas escola (com intuito de criar soldados com o espirito já preparado) e queria repetir isso em Okinawa, então padronizou o karate, de maneira ficar mais simples e pratico para ser ensinado a multidoes. E de certa forma foi esse karate que ele levou Funakoshi a ensinar no Japão! Como podemos ver o Shotokan é a unica escola que segue esse padrão. Mesmo Itosu sendo mestre de outros criadores de estilos diferentes, o Shotokan seguiu bem oq Itosu queria.
o bushido trouxe uma especie de formalização para o karate-do, sendo assim os principios morais e conceituais ja existentes no karate foram intenssificados pela filosofia samurai e o resultado é o que vemos nos praticantes orientais de linham mais antiga, eles realmente levam a prática do karate a sério, assim como os samurais levam os seus duelos regados a Katanas e repletos de significados morais e pessoais.Toda a base samurai e consequentemente do karate acaba sendo baseada na honra e humildade, eu compreendo desta forma e tento repassar aos que treianm comigo o seguinte lema TENHA HUMILDADE NA VITÓRIA E HONRA NA DERROTA. .eu ainda recomento um belo documentário sobre os samurais o nome é SAMURAIS e foi exido pelo canal fechado HISTORY.otimo e se ver e muito esclarecedor.Oss Lino-do
Marquinhos, eu nao me lembro bem, mas acho que li sobre Itosu ser a favor de criar soldados a partir do treinamento nas escolas em seu blog... Nao tenho certeza, mas tem uma boa chance, já que sobre a história do karate eu me divido entre a leitura do seu blog, do Jesse e do McCarthy!
Citação de: Lino-do em Março 25, 2013, 11:56:13o bushido trouxe uma especie de formalização para o karate-do, sendo assim os principios morais e conceituais ja existentes no karate foram intenssificados pela filosofia samurai e o resultado é o que vemos nos praticantes orientais de linham mais antiga, eles realmente levam a prática do karate a sério, assim como os samurais levam os seus duelos regados a Katanas e repletos de significados morais e pessoais.Toda a base samurai e consequentemente do karate acaba sendo baseada na honra e humildade, eu compreendo desta forma e tento repassar aos que treianm comigo o seguinte lema TENHA HUMILDADE NA VITÓRIA E HONRA NA DERROTA. .eu ainda recomento um belo documentário sobre os samurais o nome é SAMURAIS e foi exido pelo canal fechado HISTORY.otimo e se ver e muito esclarecedor.Oss Lino-doA honra e humildade do samurai é muito romantizada. Esses caras eram arrongantes, cruéis, e sua "honra" só aparecia quando lhe eram coveniente.
Citação de: Tsuki em Março 25, 2013, 13:31:52Citação de: Lino-do em Março 25, 2013, 11:56:13o bushido trouxe uma especie de formalização para o karate-do, sendo assim os principios morais e conceituais ja existentes no karate foram intenssificados pela filosofia samurai e o resultado é o que vemos nos praticantes orientais de linham mais antiga, eles realmente levam a prática do karate a sério, assim como os samurais levam os seus duelos regados a Katanas e repletos de significados morais e pessoais.Toda a base samurai e consequentemente do karate acaba sendo baseada na honra e humildade, eu compreendo desta forma e tento repassar aos que treianm comigo o seguinte lema TENHA HUMILDADE NA VITÓRIA E HONRA NA DERROTA. .eu ainda recomento um belo documentário sobre os samurais o nome é SAMURAIS e foi exido pelo canal fechado HISTORY.otimo e se ver e muito esclarecedor.Oss Lino-doA honra e humildade do samurai é muito romantizada. Esses caras eram arrongantes, cruéis, e sua "honra" só aparecia quando lhe eram coveniente.Voê tbm esta certo Tsuki, porém esta honra só aparecia na hora de morrer pelo 'Harakiri", ou quando perdiam um duelo de espadas que morrer com honra era ser decaptado. Mas há de concordar que mesmo só aparecendo em momentos convenientes é preciso que exista algo para ser usado, e o uso de tais rituais a fim de obter "honra" era levado a sério. No karatê não chegamos a tanto, mas há sim o espirito do guerreiro trepidando nas raizes/origesn/influencias de tal arte marcial, mesmo claro que não seja tão romantizado quanto na época da lei da espada.Lino-do