Autor Tópico: O que é o "vazio"?  (Lida 52246 vezes)

Offline Bodhi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 987
  • Votos: +0/-0
Re:O que é o "vazio"?
« Resposta #15 Online: Outubro 31, 2013, 20:52:24 »
Ops, postei duplicado por engano enquanto achei que estava editando. A versão final ficou abaixo.

______________
« ltima modificao: Outubro 31, 2013, 21:37:09 por Bodhi »
______________________
心に空手道 Kokoro ni Karatedō

Offline Bodhi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 987
  • Votos: +0/-0
Re:O que é o "vazio"?
« Resposta #16 Online: Outubro 31, 2013, 20:54:19 »
O vazio do karate que bem sei é "Bolso Vazio" situação de todos os professores que conheço.

E não tou fazendo palhaçada não é serio.


Show! Essa é a típica colocação de um mestre zen ! Já leram quando o mestre zen da uma bambuzada no discipulo ? Pois é...ele esta chamando para a realidade: exatamente o que o nosso mestre zen do fórum acabou de fazer !!!!

OSS!!!!
______________________
心に空手道 Kokoro ni Karatedō

Offline Bodhi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 987
  • Votos: +0/-0
Re:O que é o "vazio"?
« Resposta #17 Online: Outubro 31, 2013, 21:34:51 »
(essa foi a msg que tentei editar acima da anterior  :P :P  ;D ;)

Eu apoio 85% do que o Rodrigo falou! E ainda vou um pouco além, por experiência de manter contato um um centro zen, seguir a doutrina, e estar sempre com um conhecido monge zen (Soto Zen) do Rio de Janeiro: segundo ele, não existe "iluminação" no sentido que 99% das pessoas entendem pelas leituras.

Segundo esse mestre zen, não existe lógica, nem conceitos, nem pensamentos que conduzam a um estado (ou uma natureza) prévia a qualquer entendimento. Quem teve uma fração de "não pensamento" não tem consciência do que "não houve". Mas a pessoa pode mudar sua perspectiva (por isso há os koans como avaliação).

Ele também explica que não há nada o que procurar, e se alguém procura algo, antes de mais nada, tem que saber quem procura, e o que procura com isso ? O ego ? Procura o  reconhecimento de um estado superior ? Isso não tem nada a ver com a prática budista.

Praticar praticar praticar, seja Karate-do, Zazen,  "conserto de motocicleta", o que for. O que importa é a forma como é feita.

Para Mestre Dogen, um dos patriarcas do Soto zen, o principal é a pratica do Zazen. Outras linhas (como a tibetana, etc) tem outras práticas, as vezes mais devocionais. O budismo da india para china, ao encontrar o Taoismo e confuncionismo, tornou-se o Chan (Zen), e pela influência cultural, mais econômico e objetivo.

No dia a dia o principal para nós praticantes, é (tentarmos) nos mantermos atentos todo o tempo. Estarmos no presente, fazendo de fato o que estamos fazendo (ex: não estar escolhendo verduras no mercado pensando no próximo produto, por exemplo. Se esta escolhendo verduras, esteja escolhendo verduras !).

Bom, esses são os meus 'cinco centavos'.
 :)



« ltima modificao: Outubro 31, 2013, 21:38:31 por Bodhi »
______________________
心に空手道 Kokoro ni Karatedō

Offline Rodrigo (Rodfu)

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 776
  • Votos: +0/-0
Re:O que é o "vazio"?
« Resposta #18 Online: Outubro 31, 2013, 22:28:18 »
Rodrigo,

   Estas suas duas afirmações são interessantes - a de muita gente aqui não praticar karatê e Internet ser um lugar desaconselhável para se buscar respostas sobre questões como estas.

   Eu sou uma pessoa que não estou praticando karatê. Isso já se vão talvez dois anos. Resta saber quem são as muitas outras.

   Somando-se este fato com mais a sua outra colocação mais fácil seria fechar o fórum? Estas pessoas irem embora daqui, para o ambiente ficar melhor pra você?

   Penso que seja simples, pois aqui há meia dúzia de pessoas. O "mais novo" participante deve ter aí mais de um ano de casa e o mais velho nasceu com o fórum. Dois deles são não praticantes. Seria quase uma tendência sado-masoquista entrar aqui para trocar indiretas e comentários desairosos entre si.

   Dê sua contribuição, por favor, pois com tantas outras mídias, tantos outros canais, eu sou um dos que, quando entro aqui, é para confraternizar, jogar conversa fora, tratar meu próximo com cordialidade, brincar com quem brinca comigo, enfim, algo por aí.

   O fórum já tem um ou dois tópicos, por semana e, quando avança de página é para haver discussão. E aqui separe-se discussão de debate. Dia desses passei talvez umas três páginas debatendo com sensei Eros e a cada reply, fazíamos algum tipo de piada e tal pessoa é de extrema valia para mim, assim como diversas outras aqui.

   Enfim, é por aí que venho pedir-lhe somente uma explanação um pouco mais clara, mais franca, sem indiretas. Já conversei com você via MP quando você citou em um post que aqui no fórum havia gente boa e só umas duas falcatruas e agora novamente vem com essa afirmação.

   Por favor não me leve a mal. É com a melhor das intenções que venho a conversar com você em aberto sobre isso.

   Tudo de bom pra você.

[]´s
   




Bigboy, não fiz o comentário com o fim de avacalhar a discussão. Dei minha opinião sincera.  Quando te falei aquela vez sobre o comportamento reinante no fórum também te disse, imagino que lembre, que o fórum acabaria se esvaziando. Me parece que virou realidade. Aliás, acho que o Pedro vem dizendo a mesma coisa há algum tempo. Felizmente, o Bodhi expressou bem (Bodhi, pode me mandar por MP os 15% que tu não concorda) a questão específica do tópico.

Sobre os falcatruas que falei, já não se encontram aqui.

Não acho que tenha dado indiretas, acho que fui totalmente direto. Não entra na minha cabeça que se perca tempo teorizando sobre o vazio e os discursos profundos dos mestres sem sequer praticar. Ou que se faça isso num fórum. É minha opinião, não pretendia agredir ninguém dizendo isso.

Mas concordo contigo em parte: prometi que não entraria mais em discussões aqui e acabei quebrando minha palavra (embora só tenha feito uma colocação/pergunta no início). Peço que o Gustavão apague meus posts e aqueles em resposta a mim que desvirtuaram o tópico. Deixa no ar hoje e apaga amanhã.

E também desejo tudo de bom, não só pra ti, pra todo mundo... até pros falcatruas.
Abraços,
Rodrigo

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re:O que é o "vazio"?
« Resposta #19 Online: Novembro 01, 2013, 07:54:31 »
Osu,

Rodrigo (Rodfu),

Eu sei que te enchi o saco, mas ao certo, você é quem, de fato, opinou corretamente: "não se acha o Vazio na internet". Não é tabu tetar demonstrar o "mistério" sobre esse conceito, mas também não se deve tagarelar ao ponto de "torná-lo" acessível pelo meio da palavra, pois isso originaria uma inverdade. O que compreendo por Vazio não pode ser transferido, e nem tão pouco foi me dado. Há muitas fontes de conhecimento, mas o Vazio dispensa o intelecto. É algo a ser experimentado longe da consciência! Contudo, não é impossível atingi-lo e nem é restrito à "autoridades" do Zen, do Tao ou do Budismo. Também existem o Vazio em outros lugares que não o Japão, a China e a Índia (o caminho de trás pra frente da origem do Zen). No Oriente Médio existe o Vazio, o mesmo que se expressa por outros termos na Europa, mas que, em verdade, são mais complexos do que, por exemplo, os ensinamentos Taoístas (ao qual me vinculo). Na Kabbalah existe algo semelhante ao Vazio (um conceito "amadurecido" no Zen), embora seja mais complexo do que qualquer coisa que possa ser dita ou pensada...

... há muita coisa sobre o assunto, mas o que me pergunto agora é: qual o intuito da pergunta no fórum?

Osu.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline muluk

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 242
  • Votos: +0/-0
    • clube do karate
Re:O que é o "vazio"?
« Resposta #20 Online: Novembro 01, 2013, 08:31:11 »
Olha, talvez eu seja um completo ignorante, mas desde que começei a treinar, isso a muito tempo....O unico conceito que tenho do vazio no Karate, refere-se ao próprio termo "Kara" , ou seja, vazio, luta de mãos vazias, que a qual, mostra que nosso corpo é a própria arma, movimentos de mãos como espada, etc... ou seja um vazio concreto.

Não entro em filosofia e religião com meus alunos, principalmente que há muita ligação com o Xintoísmo e prefiro deixar essa parte de lado.

Obviamente mantenho sempre em mente o Dojo kun, que não deixa de ser algo que nos torna vazio de pensamentos contrários ao perfeito caráter.

Oss
Luis Fernando dos Reis
Faixa preta 2ºDan
www.facebook.com/luisfernando.reis1

Offline Mestre Luciano

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 728
  • Votos: +0/-0
  • Treinando com afinco para lapidar o espírito.
Re:O que é o "vazio"?
« Resposta #21 Online: Novembro 01, 2013, 14:57:51 »
Acho interessante estas reflexões. Acho também que cada um deve encontrar o seu "vazio", entretanto tem muitos Karatecas que tem com "vazio" a sua técnica, treinando demasiadamente a mente, esquecendo-se que o Karatê é uma Arte Marcial e não uma religião ou doutrina filosófica.

Legal o tópico, mas só o sacrifício nos treinos poderá nos conduzir a resposta do que é "vazio".

OSS
ルチアーノ - Luciano - Karateca e Judoca.
Kyokai Karatê Dojo        www.kyokai.com.br

O Karatê deve ser treinado e não discutido. OSS

Offline muluk

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 242
  • Votos: +0/-0
    • clube do karate
Re:O que é o "vazio"?
« Resposta #22 Online: Novembro 01, 2013, 15:22:48 »
Acho interessante estas reflexões. Acho também que cada um deve encontrar o seu "vazio", entretanto tem muitos Karatecas que tem com "vazio" a sua técnica, treinando demasiadamente a mente, esquecendo-se que o Karatê é uma Arte Marcial e não uma religião ou doutrina filosófica.

Legal o tópico, mas só o sacrifício nos treinos poderá nos conduzir a resposta do que é "vazio".

OSS

Verdade, isso complementa o que penso, quanto mais treinar, mais seremos confiantes naquilo que fazemos, cresceremos e seremos mais conhecedores daquilo que podemos fazer, isso tende a criar dois lados: ou seremos soberbos, achando que somos os invenciveis ou seremos calmos e tranquilos, sabendo que tudo que fizermos terá causa e consequencia.  Qualquer que seja o lado, só vem com muito treinamento conforme o nosso amigo Mestre Luciano postou.
Luis Fernando dos Reis
Faixa preta 2ºDan
www.facebook.com/luisfernando.reis1

Offline Platão

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 271
  • Votos: +2/-0
Re:O que é o "vazio"?
« Resposta #23 Online: Novembro 02, 2013, 20:20:15 »
Muito boa as respostas. Ajudaram bastante na compreensão.
Só não entendo por que não se deve conversar sobre isso no fórum, como alguém disse. Assuntos sérios devem ser banidos da cotidianidade? Devemos falar da novela das nove, do Pânico na Band e etc?
Conversar sobre algo não significa que você sabe o que é o algo. É um caminho. Conversas são caminhos.
OSS!

Offline João henrique

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 10
  • Votos: +0/-0
    • o-grande-mentiroso.tumblr.com
Re:O que é o "vazio"?
« Resposta #24 Online: Novembro 14, 2013, 06:57:53 »
Interessante isso porque eu também gosto bastante da doutrina zen-budista...por lá eles dizem (mais especificamente o Shunryuu Suzuki Roshi) que o básico do Zen é a mente de principiante...ou seja:é aquela velha história do bruce lee de "esvazie sua chícara e beba do meu chá",estar vazio de tudo e preparado para qualquer coisa sem colocações prontas anteriormente...na verdade e até meio confuso expressar em palavras... "O Tao que pode ser dito,não é o Tao..." já dizia Lao-Tsé...
"Tendo a água por base, o espírito se torna semelhante à água. A água adota a forma do recipiente que a contém, às vezes goteja e às vezes é mar bravio." - Myamoto Musashi

Offline Eros José Sanches

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 206
  • Votos: +0/-0
Re:O que é o "vazio"?
« Resposta #25 Online: Janeiro 08, 2014, 23:15:19 »
Osu, amigos!

Interessante o tópico. Obrigado Platão pela oportunidade criada.

Se estamos à frente do Dōjō e um aluno nos questiona: "Sensei, o que é o vazio do Karate?", precisaremos dar uma resposta. Daí a teorização de uma conceito subjetivo se faz necessário.

Acho interessante lembrar aqui que o conceito de Dō, devemos ao Mestre J. Kanō em uma boa tentativa de tornar a prática do Jūjūtsu mais "filosófica", por assim dizer.
No caso de "vazio", contudo, a religiosidade pode nortear o conceito, uma vez que quem conceitua é um Mestre e este pode entender "vazio" segundo às suas crenças religiosas.

Contudo, podemos considerar o "vazio" (vacuidade) da seguinte forma:
Os praticantes do Karate-dō buscam incessantemente a técnica perfeita. Quando a prática contínua faz com que a "mente" reconheça desnecessário atingir a perfeição a "experiência" do treino volta-se para o "vazio". A continuidade da vivência marcial passa a integrar-se com esse "vazio" e todas as exigências sociais da prática (credenciamentos, eventos, registros, exames, etc.) são vividas sem a percepção egoica de sua influência sobre o Karate-ka.

Isso não pode ser "dado", tem que ser "experimentado". É intransferível.

Deixa eu contar um causo:
Meus alunos estão em vésperas de exame. Orientei-os a se preparar mentalmente para deixar de ser um excelente praticante do grau atual, para se tornar um medíocre praticante do grau alcançado. Orientei-os ainda para não considerar isso desmotivante, pois, a motivação deve ser a superação e não a excelência do já conquistado.

Obrigado aos amigos pelas definições postadas. Aprendi muito!
Osu.
« ltima modificao: Janeiro 09, 2014, 19:44:04 por Eros José Sanches »
"A popularidade internacional alcançada pelo Karate-do é recente, mas essa é uma popularidade que os professores de Karate devem fomentar e usar com grande cuidado" (Gichin Funakoshi, 1956)