Colega Murinari; Tendo 17 anos de shodan Shotokan já seria sandan ou mais.Caso pretenda seguir carreira no SBK, dando prioridade à esta entidade, usufruindo nesta o státus do seu maior Dan, não espere que seja esta graduação seja reconhecida por todos karatecas e instituições. Talvez daqui uns vinte ou trinta anos a SBK vire unanimidade - apesar de que as unanimidades possam ser burras.Se eu fosse vc prestava para nidan em shotokan. Ou então vai fundo na SBK. Cada um, cada um.Não se trata de aversão ao novo. Se trata de aversão à auto proclamação de Nono Dan por um "Sensei". E um Karateca que faz isso, faz qualquer coisa. Fazendo qualquer coisa, quem pode saber que Karate pratica e ensina? Com respeito à você,Oss, Hai.
Quem treina Shotokan e precisa treinar outro estilo ainda..esta com professor muito ruim......ou então quer andar para trás..O mesmo se aplica a outros estilos.
Eu continuo tendo aquele meu pensamento antiquado:- Se o cara luta bem usando as tecnicas de karate (qq que seja) tem meu respeito.O que ocorre é que normalmente esses discidentes não lutam com o pessoal ortodoxo e dai abre um caminho enorme pra picaretagem.Uns dirão:- E o kata? Ora, qq bailarino se quiser aprende kata e faz melhor que qq um. Mas pra lutar tem de ser lutador.Se o cara for capaz de me meter a mão, tem meu respeito. Se bater no meu professor tem meu respeito ao quadrado. Agora, se começar pelo Dojokun, fico desconfiado se falar em KI mais ainda. Pra me fazer mudar de opinião vai ser dificil. Tb não acredito em professor que não treina com seus alunos.Foi assim que aprendi e assim que acredito.
OssVou discordar do Gustavo e de qquer um que concordar com ele Eu fiz balé e sou péssimo de kata, ele está é de sacanagem com a nobre arte da ponta dos pés. Ossalberto/Santos.