É sempre assim, o novo choca, incomoda os acomodados!!!!!
Porque o topico sobre karate ashi foi deletado por seu criador?
Citação de: Mulinari em Dezembro 07, 2007, 15:32:02É sempre assim, o novo choca, incomoda os acomodados!!!!!Mulinari, você está cometendo um pequeno erro nessa sua argumentação, quando recorre a uma generalização apressada.O "novo" aparece o tempo todo, em todas as áreas. Novos estilos musicais, novas correntes de pensamento, novas teorias científicas, etc, etc...O problema é que neste mar de "novidades", apenas algumas poucas (geralmente muito poucas) evoluem para algo sólido, e em raríssimas ocasiões algo extraordinário aparece (caso contrário, não chamaríamos extraordinário).Aliás, por isso o preconceito generalizado. Como a maior parte do que é "novo" não acrescenta absolutamente nada, as pessoas acabam perdendo a confiança em qualquer "nova teoria" ou algo do gênero.Acreditar que tudo que é novo é ruim também um erro, mas a desconfiança é bastante saudável. Exatamente porque a maior parte do que é "novo" realmente não presta.Resumindo: não é porque a luta que você pratica é nova que ela é automaticamente revolucionária, incompreendida, etc. Também não é porque ela é nova que automaticamente não presta, mas como tudo que é novo, vai precisar de tempo para provar o seu valor ao "grande público", e conquistar seu respeito (ou não).Mas isso que eu escrevi acima é apenas em relação a questão do "novo". A questão de chamar um novo sistema de luta de "estilo de karatê" já é assunto para outro post...Hai! OssRicardo S.
Mulinari, eu na realidade não pude fazer leitura nenhuma pois quando fui pra segunda pagina o topico tinha sumido.
Mulinari, Entendo o que quer dizer, mas permanece a minha opinião: modificações em coisas existentes acontecem aos montes, mas apenas algumas poucas se mostram úteis e algumas raras (muito raras) são realmente revolucionárias. A grande maioria não está nestes 2 grupos.E, embora entenda (e respeite) sua opinião, pessoalmente não concordo quando diz que o novo sempre choca. Acredito sim que o novo é sempre visto com muita desconfiança, o que considero natural e saudável. O reconhecimento se conquista com o tempo, em qualquer área.Sei que já entendeu o que quero dizer, mas não custa frisar: não estou questionando seu karatê ou o estilo que pratica, até porque nunca o vi lutar, nem conheço seu estilo. Apenas apontei o que julgo ser uma falha na sua argumentação. Hai!OssRicardo S.
Respondendo ao Mulinari ;O Brasil realmente conseguiu resultados notáveis em algumas modalidades esportivas - apesar de que não considero o Karate modadlidade esportiva, mas para manter o exemplo...- Nós entanto não criamos OUTRO Futebol de campo, Nem outro Volley Ball, nem outro Tênis de Mesa, nem Outra Natação, nem outra Ginástica Olimpica.Venceu nestas modalidades com os modelos e regras vigentes em todo o mundo impondo estilo particular do povo e valores individuais dos atletas envolvidos. O futebol de salão, hoje futsal, futebol de areia, volei de areia, que eu saiba nenhum deles foi criação brasileira. Nem botcha, nem peteca são brasileiras. Capoeira não é Brasileira. Jiu Jitso também não.E o que é legal é isso, Apesar disso somos bons nessas modalidades todas.Por qual razão não ser bom internacionalmente - como aliás acho que somos - em Karate? e precisarmos inventar algo?Se for para inventar, é necessário ter culh... e realmente CRIAR algo. Foi dito que é igual ao Shotokan, então - a não ser que eu seja uma BESTA, é Shotokan.Qual o motivo de chamar de Sistema Karate Brasileiro? Traídos pela ITKF? Me poupem.Oss.Hai.