Autor Tópico: Quem poupa o lobo....  (Lida 8941 vezes)

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: Quem poupa o lobo....
« Resposta #15 Online: Janeiro 28, 2009, 16:20:23 »
Bem colocado kihoken, e digo mais, todos os indices de violencia e criminalidade no estado de são paulo caem vertiginosamente nos ultimos anos. Latrocinios, sequestros, tudo cai, são estatisticas. (por favor Deus, depois de 8 anos dessa $%&! deixa o Serra ser presidente só um pouquinho, pleeease). No entanto ligue a tv as 6 da tarde, vai parecer o contrario, um sequestro gera material pra semana.

Assistam o tiros em columbine, tem muita $%&! mas fala sobre a industria do medo com enorme pertinencia.

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline DoghQuch

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 318
  • Votos: +0/-7
    • Instagram
Re: Quem poupa o lobo....
« Resposta #16 Online: Janeiro 28, 2009, 16:34:14 »
Avi, sobre o texto eu acho que em 2 momentos tu te equivoca. O autor não fala que os protetores da sociedade seriam somente a polícia. É somente o foco dele, ele é policial e provavelmente escreveu o texto visando este público (não sei dizer onde foi publicado originalmente, talvez até em alguma revista especializada). O que, na minha opinião, não invalida fazermos sua leitura através da visão de quem pratica karate. Geralmente os karatekas são tão "paranóicos" quanto os policiais. Como disse no início, pra mim é tudo a mesma coisa. A polícia brasileira tá cheia de cães pastores, mas acho que aqui não teremos espaço e nem pessoas capacitadas pra discutir o assunto (capacitadas no sentido de terem a experiência de ser policial ou de conhecerem razoavelmente nossos policiais). E nem sei se interessa.

Sobre a superficialidade do texto...putz, sei lá. Pra mim é isso aí mesmo. Os motivos certamente variam muito, mas no fim eu acho que é isso aí mesmo. Geralmente é preto no branco, com pouquíssimos tons de cinza.
Cara....eu certamente não tenho base para discutir o assunto de forma sensata. Mas ficaria muito feliz de ouvir a respeito.

Sempre vi o policial como um bandido legalizado ou na melhor das hipóteses alguém que não se importa com os cidadãos e/ou a sociedade, entendo que isso é um preconceito danado, mas as poucas experiências que tive e ouvi colaboram com essa imagem.

Vejo que outras pessoas aqui pensam parecido e não seria jogar tempo fora se pessoas como você comentassem mais sobre seu dia a dia.
"E depois de tudo, c?u e terra a? est?o, como se nada tivesse acontecido.
  A essa altura, a vida e as a??es de um homem t?m o peso de uma folha
  seca no meio da ventania..."

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Quem poupa o lobo....
« Resposta #17 Online: Janeiro 28, 2009, 16:49:12 »
Aí Kohoken, quando você explica fica maneiro!! Gostei!

Oss!
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline Kihoken

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 249
  • Votos: +4/-0
Re: Quem poupa o lobo....
« Resposta #18 Online: Janeiro 28, 2009, 17:47:30 »
Valeu Vinteedois. Não é a toa que o Ten Cel Ranger, Dave Grossman se esqueceu de mencionar no seu texto o ator mais importante nessa metáfora ovina. Aquele que compra e sustenta os cães. O dono das ovelhas! Ele é que lucra com o status quo do medo. Ele é que sai ganhando com a política de segurança. O lobo é um idiota útil. É o elo mais frágil na corrente de poder. É o bode expiatório. O medo nos faz ter ódio do lobo e esquecer quem arquiteta nosso destino político.
Kohai Gabriel Bertazzoli.

rapha.m.g

  • Visitante
Re: Quem poupa o lobo....
« Resposta #19 Online: Abril 02, 2009, 14:43:11 »
Ressucitei o tópico. Gostei do texto. Gostei do que o Avi falou também. Duvido que ninguém aqui tenha no fundo o mesmo pensamento do autor, ao praticar artes marciais: proteger aquela ovelha que você tanto gosta, se for necessário. Eu, ao menos, sou extremamente paranóico com isso e antes de começar(dá impressão que estou há décadas) no karatê, sonhava noites seguidas com meu falecido avô sendo perturbado por pessoas em seu leito de morte. Logo que comecei a treinar e aprender golpes, essess mesmos sonhos foram melhorando e comecei a sonhar que conseguia deter as mesmas pessoas que o perturbavam no sonho, até que os sonhos cessaram.



Osu!

Offline Ilson MSP

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 331
  • Votos: +0/-0
Re: Quem poupa o lobo....
« Resposta #20 Online: Junho 14, 2009, 00:34:26 »
Ola pessoal,

 Como disse o Rapha eu tambem quero ressucitar o tópico, pois o texto chamou-me muito a atenção, é gostaria de tecer algumas ideias e comentarios a respeito do mesmo:

- Temos de levar em conta duas coisas no momento em que lemos este texto: 1º Ele foi escrito apos os ataques terroristas de 11 de setembro, por um militar norteamericano, que com certeza sentiu o golpe daquele ataque, para outros norteamericanos (não para nós). 2º foi escrito por um cidadão que vive em outra cultura, baseada em outros valores (lá existe uma clara distinção entre policial e bandido, e policial corrupto lá é enquadrado como um bandido igual a qualquer outro).
- Então temos de ler o texto sob esta otica e sob o ponto de vista do escritor. Lá a policia é respeitada, lá o policial tem liberdade para agir, lá matar um bandido em legitima defesa não faz um policial ser expulso e preso, lá a maioria das pessoas confia na policia, lá o policial é preparado, equipado e treinado para "servir e proteger" (lema da policia), lá a corrupção pura é simples já foi superada apenas pela aplicação da lei. (não estou aqui enaltecendo ou bajulando os EUA, o que disse são fatos e pronto).
- deste modo concordo com autor do texto, a sociedade tanto lá como aqui, esta realmente dividida entre ovelhas, lobos e cães pastores, a diferença é que lá, as pessoas sabem quase claramente quem é quem...
Aqui não, existem lobos no meio dos cães pastores e lobos disfarçados de ovelhas, então volto a afirmar o texto não foi escrito para a realidade brasileira, pois ao analisarmos os fatos veremos que nesta area estamos degraus abaixo dos norteamericanos, lá as ovelhas podem matar lobos para se defender, se isto acontecer em nosso país a ovelha vai presa e o lobo é transformado em heroi e coitadinho pela praga chamada de organização dos direito humanos... (por isso tambem apoio o slogan: VALA NELES!)
- Sob a industria do medo citada por nossos colegas, ela funciona diferentemente lá e cá... aqui os proprios politicos corruptos a incetivam, e destroem a segurança publica (tal qual fizeram com a educação e a saude), assim properam as firmas de segurança particular (que SEMPRE teem um "policial" ou "ex-policial" como dono e um politico por trás), lá é movida por outros motivos.
- O texto é claro e direto, pode pecar no detalhe do "preto e branco" mas se aprofundarmos o olhar sob a alma humana veremos no final que somos todos assim, ou bons ou maus, sem meio termo:

           Â«Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos vorazes. Pelos seus frutos, os conhecereis. Porventura podem colher-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Toda a árvore boa dá bons frutos e toda a árvore má dá maus frutos.
          A árvore boa não pode dar maus frutos nem a árvore má, dar bons frutos. Toda a árvore que não dá bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Pelos frutos, pois, os conhecereis.»   (Mateus 7,15-20)

"Só sei que nada sei" (Sócrates)