Autor Tópico: Reconhecimento Oficial do Karate  (Lida 15969 vezes)

Neto110

  • Visitante
Re: Reconhecimento Oficial do Karate
« Resposta #15 Online: Agosto 07, 2007, 17:43:08 »
A cobrança pelos cursos foi condenada pelo MP como ato de má fé dos dirigentes, particularmente os do RJ.

Eles foram condenados a devolver o dinheiro.

Houveram outras irregularidades graves, mas há que procurar na net. Tem muito material a respeito.

Lezon

  • Visitante
Re: Reconhecimento Oficial do Karate
« Resposta #16 Online: Agosto 10, 2007, 18:47:30 »
Meus caros,

Tal como o amigo Pmax e outros amigos aqui do fórum, eu também não preciso nem dependo do Karate para viver.

Sou um estudante do Karate, especificamente do WADO-RYU, e por via disso mesmo, tenho a sorte de ensinar e treinar com os mais graduados.

Vivo pacificamente da minha aposentadoria e escolhi este país para viver. Se alguém quiser partilhar comigo o Karate, fá-lo-ei com imenso prazer pois quem me conhece, não tem dúvidas de que vivo para ele e não dele...
 
Mas quero dizer aos amigos Pmax, Luiz, Augusto, Pedro, Ari, Avi, Katsumoto, e que me desculpem aqueles que não cito, que existe dentro de vós um sentimento de lamento e acomodação à situação, o qual devia só por si, ser o motor de arranque para  um arregaçar de mangas para se fazer algo no sentido de inverter a situação caótica (?) em que está o Karate.

Criem um movimento, utilizem este meio de comunicação, façam tudo o que lhes estiver ao alcance para que o movimento cresça e se tome as directrizes para caminhar num só sentido, que é o de reorganizar e credibilizar o Karate, torná-lo mais forte, mais unido, mais respeitado e virado para as crianças e os jovens com solidez de processos de aprendizagem que se reflitam em todas as fazes do seu crescimento.

Pensem bem nisto e contem comigo para ajudar no que eu puder e vcs quiserem.

Saudações

Neto110

  • Visitante
Re: Reconhecimento Oficial do Karate
« Resposta #17 Online: Agosto 10, 2007, 21:36:03 »
Lezon, sua fala:

Citar
Mas quero dizer aos amigos Pmax, Luiz, Augusto, Pedro, Ari, Avi, Katsumoto, e que me desculpem aqueles que não cito, que existe dentro de vós um sentimento de lamento e acomodação à situação

é equivocada, ao menos em relação a mim.

Nenhum sentimento de lamento e decepção carrego na alma: luto muito tanto na vida como no DOJO, e a força de minhas argumentações aqui é igual aos meus treinamentos e ações ligadas ao karate.

Não estou, porém, do lado de quem está defendendo o karate olímpico. Tenho um camimho diferente. Nem melhor, nem pior, mas diferente.

Sei que é chato perceber gente determinada longe de nós e nossas convicções, mas o mundo é assim mesmo: há muita verdade longe de nós.

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: Reconhecimento Oficial do Karate
« Resposta #18 Online: Agosto 10, 2007, 21:39:38 »
 Caro Sr. Lezon,

 Ja estamos fazendo amigo, pode acreditar....
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Re: Reconhecimento Oficial do Karate
« Resposta #19 Online: Agosto 13, 2007, 09:10:22 »
Sensei Lezon,

Não é questão de acomodação..........mas, sim de escolha. As organizações estão ai (JKA/TRADICIONAL; WKF e WUKO etc.) e cada um participar daquela que tem mais afinidade com sua proposta de trabalho. E algumas pessoas preferem não participar de nenhuma dessas entidades, mantendo os preceitos da sua escola sem se envolver com a chamada "politica do esporte", preocupando-se apenas com o desenvolvimento do karate-do e seu treinamento.
A liberdade de escolha é o melhor exercício da democracia.

Ari - Santos/SP

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Re: Reconhecimento Oficial do Karate
« Resposta #20 Online: Agosto 13, 2007, 09:56:37 »
Amigo Lezon, tenho minhas opiniões e lamentações sobre essa e aquela entidade, porém maior que tudo é minha gratidão com meu mestre. Primeiro e único desde que iniciei no Karate (Sensei Nagashima).
Portanto faço minhas considerações mas meu foco é treinar (estou novamente parado) e somente isso, esquecendo e até ignorando a parte política.
Pode ser fraqueza de minha parte mas sinceramente eu cansei de tudo isso, prefiro ficar no meu canto e treinar meu Karate.

OSS...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline fran

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 409
  • Votos: +0/-0
Re: Reconhecimento Oficial do Karate
« Resposta #21 Online: Agosto 13, 2007, 12:39:23 »
Viver exclusivamente do estudo e ensino do Karate, para quem ama o Karatê de verdade, não deveria ser uma exceção.
Quem vive do Karatê não se preocupa com Federações, sim as Federações deveriam se preocupar com quem vive do Karatê.

O ideal será o dia  que a Federação estiver formada apenas pelos que vivem e amam o Karatê.
Particularmente não estou preocupado com essa questão, falando em causa propria o Karatê Kyokushin (IKO 1 - Kancho Matsui) aqui no Brasil está muito bem organizado, Federação e Confederação são formadas nos moldes que eu escrevi acima, São todos Senseis que amam e vivem do Karatê, as atividades de organização são paralelas às atividades de ensino e estudo do Karatê.

Minha colocação é para as outras escolas, conforme dito pela maioria, não estão satisfeitos.

Lezon

  • Visitante
Re: Reconhecimento Oficial do Karate
« Resposta #22 Online: Agosto 13, 2007, 13:01:26 »
Meus caros amigos,

É a conversar que se pode chegar a algum lado...
Aceito com toda a naturalidade as vossas opiniões, como por certo, vcs aceitam as minhas.

O Amigo Arivaldo diz que há pessoas que não querem se envolver nem participar em qualquer das entidades que referiu, porque não estão minimamente interessados na "política esportiva" e até aí tudo bem.

Mas atenção amigo Arivaldo, isso deixará de estar correcto se essas mesmas pessoas passarem a criticar e /ou descredibilizar o lado que não gostam ou não lhes interessa. Nessa altura, estão realmente a fazer política, mas da pior espécie...

Penso que o melhor caminho que todos devemos seguir no caso do Karate, é o da harmonia e o da convivência sadia entre as duas vertentes que, volto a repetir, PODEM E DEVEM CONVIVER LADO A LADO, sem agressões verbais, para que elas não se transformem em "bolas de ping-pong" e que não dão a vitória a ninguém, bem antes pelo contrário.

Penso que chegou o momento para todos reflectirem em algo que quase sempre passa ao lado de todas as discussões e que são as crianças e os jovens, os quais serão os Karatecas de amanhã. A continuarmos assim, o que é que eles vão herdar?

Pensem bem nisto....

Saudações.   
 

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Re: Reconhecimento Oficial do Karate
« Resposta #23 Online: Agosto 13, 2007, 16:27:30 »
Não posso responder por outras pessoas, apenas que eu não tenho problemas com nenhuma das entidades citadas e/ou escolas ou estilos de karate. Vou mais longe, os japoneses perderam um grande oportunidade de reorganizar o karate depois da II War, tinham que chamar os mestres e fazer uma coisa só do karate, acabar com todos os estilos. Dava um ultimato aos mestres e professores e a partir de hoje extingui-se todos os estilos e vai passar a se chamar apenas karate. O Japão hoje perdeu a liderança tanto do karate como do Judo, não manda nada. Tinham que fazer o que a Coréia fez com o TKD. E não é mera coincidência que foram os franceses que a acabaram com a hegemonia tanto do judo como do karate dos japoneses.

Ari - Santos/SP

Offline Zkorpione

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 149
  • Votos: +0/-0
Re: Reconhecimento Oficial do Karate
« Resposta #24 Online: Agosto 13, 2007, 16:42:05 »
Caramba Arivaldo!
Sua linha de raciocínio foi bem longe, mas sabe do que mais? Eu concordo com você. Nunca havia notado isso, mas teria sido uma boa... pena que passou-se o tempo para fazer isso.
Coração de Karateca não bate, faz ippon.

Neto110

  • Visitante
Re: Reconhecimento Oficial do Karate
« Resposta #25 Online: Agosto 13, 2007, 20:41:16 »
A Europa é o berço do esporte de competição, por isto os europeus tomaram o judo e o karate dos japoneses.

Lezon

  • Visitante
Re: Reconhecimento Oficial do Karate
« Resposta #26 Online: Agosto 13, 2007, 22:46:25 »
AMIGO AUGUSTO,

E A COMPETÊNCIA TAMBÉM!

Offline Rodrigo (Rodfu)

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 776
  • Votos: +0/-0
Re: Reconhecimento Oficial do Karate
« Resposta #27 Online: Agosto 14, 2007, 00:37:51 »
Metendo meu bedelho onde não fui chamado....

Amigo Lezon, água e óleo não se misturam. Ninguém está negando a competência dos europeus em coisa alguma. Pessoalmente, ainda penso em mudar de ares e certamente o destino seria a Europa. Mas o que falamos não é o mesmo que tu falas, o que pensamos não é o que tu pensas. Até hoje fico irritado com uma entrevista do técnico Oliva para a extinta revista Kiai. Eu sou um "tradicionalista", um cara "retrô". E não faço Shotokan, sou da Goju. Então não é disputa de vaidades pra ver quem pratica o verdadeiro karate shotkan, quem é o melhor. É realmente minha opinião. Os europeus podem ter tomado o tal karate esportivo e o tal judo esportivo dos japoneses, mas não  a verdadeira essencial da arte marcial. É isso que me importa. Sou muito fraco, mas sei da minha fraqueza e luto pra superá-la. O esporte, seja qual for, tem seus méritos (apoio totalmente). Mas a competição jamais será conciliável com o Budo. Jamais.

Perdemos nosso tempo discuindo isso. Só o fazemos porque o mundo atual é dos burocratas, e como não queremos passar por bárbaros e iniciar uma guerra ficamos por aí esperneando. Talvez chegue o tempo em que a gente resolva fazer essa guerra. Talvez não. Em verdade não aceito tuas opiniões. Não consigo, não posso. Não creio nisso e não vejo motivos para fazê-lo. Tampouco vou te apontar o dedo e dizer que tu és menos do que eu, muito pelo contrário. Mas essa mania do nosso tempo, de querer  mostrar que tudo é válido e que tudo é bonito, que aceitamos qualquer coisa....não tenho o perfil pra isso. Pode valer pra algumas coisas, pra outras não.

Triste o tempo em que vivemos, onde ter convicções é feio.
Abraços,
Rodrigo

Lezon

  • Visitante
Re: Reconhecimento Oficial do Karate
« Resposta #28 Online: Agosto 14, 2007, 08:29:21 »
Amigo Rodrigo,

A sua opinião é tão igual à minha e/ou de outro participante do fórum. Como tal, ela foi aceite na totalidade e compreendida por mim até certo ponto...
A comparação e /ou semelhança que pretende fazer entre a mistura da água e do óleo, é, quanto amim, totalmente descabida e inócoa. É a sua opinião, a qual, por certo será a de outros, como também não, mas que eu respeito.
 
Meu caro, como eu também não sou o detentor da verdade, e assim sendo, o que direi a seguir poderá ser contestado por si e por outros, no entanto, para mim, é o meu referencial e o meu caminho.

Quando o meu amigo fala do Budo, para mim tudo na vida é Budo. Cada um de nós tem e /ou cria o seu próprio caminho, para o qual deve depositar todas as suas esperanças, e projectando nele todos os seus anseios, os seus desejos e os seus sonhos, e deve segui-lo com convicção, com esforço e dedicação, com energia e com tolerância, mas sempre dentro da ética do respeito e da educação, da disciplina e da verdade. Eu me revejo neste caminho, este é o meu Budo.

Quando o amigo Rodrigo diz que é uma perda de tempo andarmos a falar disto, nesse aspecto dou-lhe total razão e, tal como o meu amigo Roberto Pimentel diz, é assunto que jamais tem fim...Mas meu caro, é das divergências de opinião que surgem novas ideias e novas formas de pensar.

Não que a idade seja factor de verdade para justificar algo, mas creia que ela é muito importante na vida das pessoas para saber diferenciar aspectos da vida que quando somos jovens não nos damos conta. O Karate também faz parte da nossa vida e, como tal, quanto mais experiência vamos tendo, vamos também sabendo modificar a nossa forma de pensar em muitos e determinados aspectos, sem que percamos a essência do arte, a qual eu prefiro chamar de "tradicional" em detrimento do "marcial" que é um termo ocidental.

Bom, já me alonguei demasiado para quem concorda que este se trata de assunto infindável...

Saudações 

Offline Rodrigo (Rodfu)

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 776
  • Votos: +0/-0
Re: Reconhecimento Oficial do Karate
« Resposta #29 Online: Agosto 14, 2007, 09:39:30 »
Achei que meu post havia ficado um pouco confuso e ficou mesmo...

Só esclarecendo: quando disse que não aceito tua opinião quis dizer que não posso aceitá-la porque a minha convicção é outra, não por questão de algum tipo de censura ou coisa parecida. Me desculpo se pareci rude nesse ponto. Por isso a comparação entre água e óleo, que a mim continua não parecendo inócua. Mas me repetindo, água e óleo não se misturam e portanto jamais concordaremos em tais questões.

Oss!
Abraços,
Rodrigo