Autor Tópico: Regulamentação e controle do Karate Do  (Lida 14211 vezes)

Offline Cabadapest

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 990
  • Votos: +2/-0
Re:Regulamentação e controle do Karate Do
« Resposta #60 Online: Fevereiro 09, 2012, 13:25:05 »
Caro Sensei J. Lezon, agradeço a atenção dada às minhas colocações.
Concordo com sua explicação. Espero que nosso País encontre um caminho para essa lamentavel situação, acho que o espírito do karatê está acima disso tudo. Acredite, eu tenho meus motivos para continuar no Karatê de forma autônoma e autodidata.
Gostaria de saber se na Europa existe um conselho de classe regulamentado para os profissionais da Educação Física, também se mesmo graduado em Educação Física e preta em karatê ainda é necessário essA CÉDULA?
"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re:Regulamentação e controle do Karate Do
« Resposta #61 Online: Fevereiro 09, 2012, 14:02:47 »
Caro Cabadapest,

Ainda bem que pôs a questão dos licenciados em Educação Física. Claro que cada país tem uma associação de classe e em Portugal é a APPEFIS.

Os licenciados em educação física,  também têm que possuir a CÉDULA, mas como são licenciados, não precisam de tirar qualquer curso. No caso do Karate, para obter a referida Cédula, tem que estar federado na FNKP, pois quando ele fizer o pedido da Cédula ao IDP - Instituto de Desporto de Portugal, este indaga junto de federação qual o Grau que ele possui. Se ele não estiver federado, a cédula não pode ser emitida.

Hai! Oss!
Lezon
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re:Regulamentação e controle do Karate Do
« Resposta #62 Online: Fevereiro 15, 2012, 07:14:19 »
Pelos vistos, ninguém está interessado na conversa...

Como disse noutro tópico, num país onde existem milhentas federações e confederações, onde cada um dos seus integrantes reclama a si a "verdade", do seu Karate, não vai a lado nenhum...

Os que mais criticam, na minha ótica, são os principais culpados, pois não fazem nada para alterar o rumo das coisas. Mas um dia, elas vão mudar de certeza absoluta e eu sei bem como vai ser e depois alguns vão se arrepender... Tomem bem nota do que acabei de dizer.


Hai! Oss!
Lezon
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline Shodo

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 362
  • Votos: +0/-0
Re:Regulamentação e controle do Karate Do
« Resposta #63 Online: Fevereiro 15, 2012, 08:27:29 »
Prezados,

Minha intenção aqui, não é dizer que o karate A,B ou C é melhor, e sim mostrar que o karate evoluiu como esporte e isto é fato. E tudo tem que evoluir. Vejam o Voleibol; passou por diversas mudanças nas regras, agora, perdeu qualidade? NÃOOOO, só ganhou. Ganhou velocidade, os atletas estão rápidos, fortes e as gerações anteriores ficartam felizes com essa evolução. Já assisti ao vivo uma partida da Pirelli X Atlantica que durou mais de tres horas.
Voltemos ao karatew; o kihon tem que ser treinado? muito; kata tem que ser verdadeiro? é claro; tem que haver o jyu-kumite? é óbvio (afinal de cntas somos educados para não brigar,mas, especialmente para não apanharmos). O karate acima de tudo é ARTE MARCIAL.
A marcialidade tem acompanhar o atleta até na hora da competição, mas na competição, luta-se por um titulo, não pela própria vida.

Offline Cabadapest

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 990
  • Votos: +2/-0
Re:Regulamentação e controle do Karate Do
« Resposta #64 Online: Fevereiro 15, 2012, 14:53:30 »
Concordo com Shodo, tecnicamente o karate evoluiu muito a partir das novas regras propostas, porém no tocante as atitudes dos representantes...

Ontem assisti um vídeo de um jovem(provavelmente iniciante) que publicou no you tube com o título "...karate oficial", decepcionante o tanto de bobagens postadas para ridicularizar o rapaz, ofendendo atletas da WKF, fiquei indignado com a arrogância de alguns que acham que são donos da verdade sobre karate.

Nos anos 90, havia na cidade que eu morava rincha engre o pessoal do Tradiconal e do Olímpico(falava-se assim), eu era do olímpico, mas admirava o discurso dos colegas do tradicional de que seu karate respeitava a questão história e filosófica, até um belo dia quando visitei um evento, atletas indisciplinados, torcida e nível técnico baixo. Depois apareceu um representante do Interestilos visitando associações e convidando à filiação, oferecendo vantagens em taxas e graduações, somente atletas e associações com problemas políticos ou indisciplinares aceitaram a proposta. Enquanto isso, continuava os excessos de manipulação e autoritarismo dos representantes do Olímpico, isso me afastou dos eventos por muitos anos, gostaria de saber dos colegas o que realmente mudou nos dias de hoje?
Vou deixar bem claro que não defendo sigla nenhuma, o que defendo é o respeito a nossa classe de praticantes, porque para quem não é da área fica bem estranho de entender.
"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline Ilson MSP

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 331
  • Votos: +0/-0
Re:Regulamentação e controle do Karate Do
« Resposta #65 Online: Fevereiro 15, 2012, 17:02:55 »
Osu

Sensei Lezon, não sei quanto aos colegas, mas comigo a falta de postagens é por causa do trabalho.

Se o senhor bem se lembra eu já fui totalmente contrario a regulamentação e controle do Karate Do, porem suas colocações e a de outros colegas aqui nos tópicos do karateca.net despertou-me a noção, a dimensão e a implicação que a falta de um orgão regulador sério provoca no Karate Do nacional, principalmente no tocante ao nome da nossa arte marcial, hoje qualquer fdp inventa uma aberração e a chama de karate não sei das quantas (interessantemente ninguem faz isso com o Judo ou com o BJJ), não temos proteção contra picaretas, sem contar as ligas, federações e confederações controladas por pilantras safados que oferecem graus e vantagens excusas a quem se filiar aos mesmos...

Volto a defender não uma nova confederação ou mesmo a supremacia de alguma já existente, visto que no fim terminam por se tornarem "farinhas do mesmo saco", mas a criação de um orgão superior, um conselho federal de karatecas ou algo parecido, mas isso já postei em mensagem anterior.

Volto a este assunto pois andei pesquisando e ao que parece existe uma grande movimentação de bastidores por conta de mudanças ou ate mesmo da extinção da lei "pele" por parte dos legisladores e uma possivel volta ao controle unico de cada modalidade esportiva em nosso país, com a extinção de outras entidades existentes, e na mais branda das hipoteses a dissolução de toda e qualquer entidade criada a partir de uma determinada data, ficando somente as organizações mais antigas.

Esse assunto nos preocupa, pois por mais que saibamos que o Karate Do é arte marcial, aos olhos do governo ele é visto como esporte e é nesse sentido que a entidade que se autodenomina oficial, ao que tudo indica, esta movendo-se na surdina para ser proclamada como tal, não quero nem imaginar as implicações de tal situação...

O Sensei Lezon esta certo em suas afirmações, muitos só estão a criticar, mas o horizonte esta cheio de nuvens cinzentas e depois sera tarde para se agir.

Cabadapest, não que video é esse, mas só de se auto denominar "karate oficial" já mostrou arrogância suficiente para uma boa resposta, os outros são o que, falsos? Sobre torneios, nunca vi um unico que preste, torcida maleducada, "senseis" sem vergonha e sem respeito pela arte, atletas piores ainda e Karate Do que é bom nada, não vou nem falar dos roubos e da puxação de saco... Isso em varias federações, desde a "oficial" dos pulinhos ate a tradicional, todos com cara de pau e um $%&! discurso muito diferente da prática.

Shodo, voce esta certo Karate Do é arte marcial e competição é para ganhar um titulo, e o que é isso? Um papel acompanhado de um pedaço de lata e plástico capaz de alimentar o ego, o orgulho, a vaidade, a arrogância e outros sentimentos que não dizem respeito nenhum ao Karate Do, por esse pedaço de lata já vi neguinho fingir lesão, desrespeitar e agredir colegas e agirem como animais ensandecidos... Para mim, vencer no Karate Do é vencer a si mesmo...

Só tenho por volta de oito anos de Karate Do, sou apenas um bebe de fraldas, se comparado aos grandes que fazem parte aqui do karateca.net, entretanto digo de coração que detesto essas competições e essa esportivização mediocre do nosso Karate Do.

Osu

"Só sei que nada sei" (Sócrates)

Offline Cabadapest

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 990
  • Votos: +2/-0
Re:Regulamentação e controle do Karate Do
« Resposta #66 Online: Fevereiro 15, 2012, 20:00:54 »
Caro Ilson MSP,

respeito sua opinião, mas sinto em discordar com o que foi colocado:
- A expressão “karate oficial” é o slogan de uma confederação, que se intitula assim por ser reconhecida pelo COB e COI como a única responsável pela administração do karate nacional e mundial, para indignação de muitos. Se você não concorda com o nome não o use, mas não é motivo de ofensas e desrespeitos. A propósito sua sugestão de controle único já existe, porém os dissidentes não aceitam, pois seus interesses são contrariados.
- “Pulinhos” é um termo pejorativo para a técnica da finta e da ginga, usada não somente no karate, mas no boxe, TKD, etc. com vários objetivos, não gosta? Acha que não funciona? Não use, mas não menospreze os diferentes;
- Não gosta de competição? Eu também nunca gostei, participei de algumas que foram muito importantes na minha aprendizagem, conheço grandes karatekas que adoram participar, será  que todos que participam de competição são mal caráter? Em minha participação no karate vi de tudo que você falou, entretanto generalizar “todos” é sempre errado.
A propósito, alguém poderia me citar um estilo, federação, confederação, que não haja torneios? Como atrair crianças e jovens aos dojos, pelo aperfeiçoamento espiritual? As pessoas que procuram um karate centrado no budo são exatamente pessoas que já praticam por algum tempo, para você entender certos princípios exige maturidade, sem eventos ninguém sequer conheceria o karate, um karate correto não é ensinado nas federações e campeonatos, mas no dojo, os eventos apenas mostra como andam as coisas, quem pratica karate com seriedade pode participar de cursos, encontros, seminários, campeonatos, seja o que for e não importa o que os outros façam de errado, com muita dignidade.

OSS!

"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline Sato/

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 78
  • Votos: +0/-0
Re:Regulamentação e controle do Karate Do
« Resposta #67 Online: Fevereiro 15, 2012, 20:39:34 »
Cabadapeste. Saiba que oficial é pejorativo sim pois indiretamente diz que os outros não são.
E Pulinhos são usados no campeonato WKF porque ali basta tocar para pontuar, logo se usa esta movimentação hiper rápida que em luta real é uma aberração, é uma postura kamikaze, golpes de moça, sem kime.
Falo porque já treinei e lutei contra esse povo todo wkf, muay thai, TKD, boxe... os mais moles eram os taekondistas e wkf, até o kyokushin massacra.

Quando um pulapula vencer no UFC a gente conversa rapaziada senão fica só na garganta, quero ver alguém usando essas "fintas" por lá...
um dos nossos já foi lá e meteu DEAI em todo mundo sem pulapula então talvez esse karate mais plantado deva funcionar...

« ltima modificao: Fevereiro 15, 2012, 20:50:35 por Sato/ »

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re:Regulamentação e controle do Karate Do
« Resposta #68 Online: Fevereiro 16, 2012, 09:30:03 »
Apetecia-me dizer tanta coisa, mas vou-me conter...

O tópico seria destinado a dar ideias para o Karate se organizar, salvo algumas excepções, quase todo o mundo só fala e se alimenta das guerrinhas do tradicional com o desportivo, do karate de verdade, dos pulas pulas, etc, etc, etc.

Mas qual Karate de verdade????????????

Bem, eu iniciei dizendo que tenho de me conter, e é o que melhor tenho a fazer....

Tenho dito!

Hai!   Oss!

Lezon    

« ltima modificao: Fevereiro 16, 2012, 09:33:38 por J.Lezon »
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline Ilson MSP

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 331
  • Votos: +0/-0
Re:Regulamentação e controle do Karate Do
« Resposta #69 Online: Fevereiro 16, 2012, 14:19:08 »
Osu

Cabadapest, minha resposta não poderia ser melhor que a do Sato, nosso colega disse tudo...

E esse tópico não foi criado para discutir esse ou aquele Karate, e sim para debater a possibilidade de uma unidade que não existe atualmente, e contrariando o que voce disse Cabadapest, nunca existiu proposta alguma para união do Karate, o que existiu e existe  é uma tentativa de golpe por parte da cbk em querer empurrar goela abaixo de todos os karatecas a sua ideologia e visão esportivista da nossa arte marcial, atraves de um estatuto absurdo e totalitario, isso é público e notório...

Voce acha que alguma entidade comandada por um ditador seria aceita como unica mandataria de nossa arte marcial?

Sensei Lezon, por favor não se contenha, sua visão é bem mais ampla que a nossa e com certeza o senhor já esta imaginando o que possa acontecer aqui no Brasil, enquanto esse embate entre A B e C é fomentado na base, muita agua rola por baixo da ponte.

O que eu sei é que esta acontecendo uma movimentação muita grande entre confederações, movimentação esta, muito maior que a habitual, e as federações e ligas estaduais estão permanecendo ou pendendo para um ou outro lado de acordo com as propostas feitas, sejam propostas honestas ou não.

A politicagem esta correndo solta e temo que quem vá pagar o preço disso tudo seja a nossa já combalida arte marcial!

Osu
"Só sei que nada sei" (Sócrates)

Offline Cabadapest

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 990
  • Votos: +2/-0
Re:Regulamentação e controle do Karate Do
« Resposta #70 Online: Fevereiro 16, 2012, 15:15:58 »
Boa tarde!
Quero deixar bem claro que em nenhum momento me coloquei em defesa de confederação nenhuma, o que defendo é o respeito a todos, essa história de dizer que aquele é ou outro é o bonzão ou moças, pula pula, não veio de minha parte.

Da qualidade de dojos karate do tradicional eu nunca duvidarei, tive a honra de freqüentar alguns, o que desconfio é da necessidade humana de auto afirmar-se enquanto superior e o interessante discurso contraditório:
•   Filosofia, aperfeiçoamento moral, Dojo kun x Karate no UFC
•   Anos de devoção a uma federação x trocar por outra mais barata ou menos competitiva e ganhar 2 DANS de bônus
•   Caratê esportivo não é karate   x  Nishyama pedindo ao COI reconhecimento de sua organização
•   Quem é o melhor de porrada x Prática segura e acessível a todos, crianças e idosos, desde pessoas  com objetivos terapêuticos à aqueles que gostam de competir, pessoas com dotes atléticos ou pessoas com deficiência.

J.Lezon
Peço perdão se provoquei a ira dos colegas, mas essa história de se achar acima de todos é a causa de todos os problemas na organização do karatê.

Ilson e Sato
Duvido que vocês tenham mais motivos que eu para sentir-se indignados com a ditadura, a corrupção, a manipulação dos representandes da CBK, mas isso não justifica ofender as pessoas que pensam diferente, pelo que sei a grande maioria dos praticantes de karate não fazem parte dessa politicagem e nem sequer são competidores, eu por exemplo tenho mais de 10 anos que pratico no INDEPENDENTE KARATE CLUBE da minha casa, e achava que tinha mudado alguma coisa.

OSS!!!!!


"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:Regulamentação e controle do Karate Do
« Resposta #71 Online: Fevereiro 16, 2012, 15:53:34 »
O problema é esse amigos...

CBK, filiada a WKF, se julga o karatê oficial, pois está ligada ao COI e blá, blá, blá.

JKA do Brasil, filiada a JKA, se julga o karatê de verdade, mas não está ligado ao COI (pelo menos é o que entendo) e blá, blá, blá...

Acho que o que o amigo Ilson, e que é o objetivo do sensei Lezon é concentrar nossos esforços em bolar e levar a frente a criação de um orgão que esteja acima da CBK e da JKA do Brasil, que organize torneios, estabeleça regras e normas, e que oriente as federações pra baixo de seu organograma.

Obs.: Eu sou de um dojo que é filiado a CBK, logo é filiado a WKF, mas também não gosto de pulapula não...rsrsrsrs