Autor Tópico: Shotokai no Brasil  (Lida 62132 vezes)

Offline Senpai

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 106
  • Votos: +0/-0
    • AKSER Brasil - Associação de Karatê-Do Shotokai EgamiRyu®
Shotokai no Brasil
« Online: Setembro 02, 2005, 13:27:52 »
Estimados,

Devido o bom nível que encontrei neste fórum, senti-me compelido a escrever algumas linhas acerca da escola Shotokai.

Durante muitos anos, fui aluno de *****. Ele foi aluno e graduado por *****quando permaneceu no Brasil. Sem dúvida ***** foi o predileto do Mestre uma vez que foi o único de meu conhecimento a perseverar no ensino do Karatê desde a sua introdução no Brasil. Tem sido veiculado que devido a motivos de saúde ***** Sensei não está mais atuando.

Assim, estou hoje sob total direção de ****** Sensei, diretor do ******, *****.

Tendo em vista de que o Brasil foi um dos primeiros países a receber a introdução da escola Shotokai, estamos re-iniciando o seu estabelecimento.

Trata-se de trabalho extremamente difícil, caminhando vagarosamente, porém em muito gratificante.

Estamos nos preparando para a abertura do puro Dojo Shotokai em São Paulo.  Entretanto é prematuro precisar quando. Chegaremos lá.

Em caráter provisório está em construção o site:

http://www.tekcities.com/shotokai_brasil (desativado)

que já pode ser visitado, porém ainda carecendo de muitos outros desenvolvimentos.

Alguns outros acessos estão disponíveis no site do Beltrano:

http://www.beltrano.com.br (desativado)

bastando digitar "shotokai" na página de busca por comunidades.

No multiply:

http://shotokai.multiply.com


Grande Abraço,


Delegado *******
A. Filié Jr., Junshi 先生
空手道松濤会江上流二段
免許: AKSER International 准士免状
松濤會 江上流 空手道 Karatê-Do Shotokai EgamiRyu®

Site Oficial:
http://www.shotokai.com.br/

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
Shotokai no Brasil
« Resposta #1 Online: Setembro 02, 2005, 13:58:47 »
Bem vindo,

espero que traga muitos temas para serem discutidos pelo grupo.

Offline Senpai

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 106
  • Votos: +0/-0
    • AKSER Brasil - Associação de Karatê-Do Shotokai EgamiRyu®
Shotokai no Brasil
« Resposta #2 Online: Setembro 02, 2005, 19:26:55 »
Hai!

Sem dúvida a abertura de um site como este propicia um grande local de troca de informações.

Estou extremamente agradecido.

Hai!
A. Filié Jr., Junshi 先生
空手道松濤会江上流二段
免許: AKSER International 准士免状
松濤會 江上流 空手道 Karatê-Do Shotokai EgamiRyu®

Site Oficial:
http://www.shotokai.com.br/

Offline Getsu (Imago)

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 40
  • Votos: +0/-0
Shotokai no Brasil
« Resposta #3 Online: Setembro 08, 2005, 00:31:25 »
Qual a diferença entre o Shotokai e o Shotokan?
Teoricamente são a mesma coisa, não?
pq "kan" é casa, templo... e "kai" é tipo "estilo".
Shoto era o apelido do sensei Funakoshi...

Existe alguma diferença prática entre os dois?

Jefferson

  • Visitante
Shotokai no Brasil
« Resposta #4 Online: Setembro 09, 2005, 14:32:40 »
Boas!

Aqui neste link tem alguma coisa relacionada a pergunta: http://www.cao.pt/surya/jp_5_1.htm#Perg2

Valeu!

Offline fran

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 409
  • Votos: +0/-0
Shotokai no Brasil
« Resposta #5 Online: Setembro 09, 2005, 16:46:19 »
Osu
Boa Sorte Senpai
Seja bem vindo esse re-inicio do Shotokai no Brasil.
Cada oportunidade de mais pessoas estarem unidas dentro desse universo que é o Karatê deve ser encarada como mais uma oportunidade de promoção da paz e do progresso nesse nosso querido país.
As divergências e defesas do ponto de vista de cada um sempre existirá, até em uma familia isso ocorre frequentemente e é saudável desde que as pessoas sigam bons caminhos nem sempre iguais.
Aproveito para dizer que essa é minha primeira manifestação nesse espaço virtual que me parece de excelente nível, principalmente devido aos seus participantes.

pepeks

  • Visitante
SEMPAIIII!!!
« Resposta #6 Online: Setembro 09, 2005, 19:45:34 »
Putz, desculpa colocar essa mensagem um tanto quanto pessoal nesse tópico, mas eh que nunca vi outro aluno do SENSEI OKADA(o qual tive a oportunidade de ver uma vez quando ele fez uma visita onde eu treinava), por acaso vc conhece o SENSEI PAULO e o SENSEI MOMOSI (alunos do sensei okada também)?
Caso queira estabelecer contato:
pepeks@gmail.com
Grato
[]s

Offline Senpai

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 106
  • Votos: +0/-0
    • AKSER Brasil - Associação de Karatê-Do Shotokai EgamiRyu®
Shotokai no Brasil
« Resposta #7 Online: Setembro 09, 2005, 20:00:38 »
Hai! Imago,

Uma resposta sim ou não seria por demais simplista, uma vez que existem diversos aspectos a serem analisados. Vou-me deter no que a escola Shotokai é em si.tecnicamente e espiritualmente.

Anos atrás, quando o Karatê fora introduzido no Japão pelo Mestre Funakoshi, o Karatê ainda se apresentava muito assemelhado a algumas escolas de Oknawa. Os treinamentos eram diferentes dos executados hoje em dia. Mestre Funakoshi tinha consciência de que o Karatê ainda necessitava de desenvolvimentos. Todos os primeiros alunos de Funakoshi aprenderam o KaratÊ dentro de uma estrutura original, antiga. As posições, movimentações eram feitas praticamente em pé. No site do Shotokai Brasil

http://www.tekcities.com/shotokai_brasil (desativado)

Você poderá acessar a galeria dos Mestres Shotokai, e visualizar Mestre Funakoshi em diversas imagens. A exemplo, notará que suas posições são bem elevadas. (Estão efetuando mudanças de servidor, portanto poderá haver dias em que o site não carregará, logo estará normalizado o acesso)

Quando os primeiros alunos começaram a treinar, treinavam na forma primeira que O-sensei ensinava. Após começaram a surgir os primeiros desenvolvimentos, como por exemplo, posições mais fundas.  Digamos, para efeitos didáticos, que o Shotokan clássico se inicia aqui. O Shotokan estava então no Japão, nas Universidades e sendo treinado. A Shotokai era uma entidade criada cujo presidente era o próprio Funakoshi com fins muito específicos, em especial, os assuntos referentes ao Dojo Shotokan e sua reconstrução, pois havia sido destruído durante a Guerra. Desafortunadamente, com o passar dos anos houve uma cisão do grupo dos alunos Shotokan em prol da realização de competições entre Karatecas. O-Sensei não permitiu e somente após a sua morte é que as competições começaram a ser realizadas. A Associação Shotokai na época decidiu seguir a visão de O-Sensei e também se opôs às competições. Estes foram talvez os momentos mais negros que o Karatê passou, pois dividiu os alunos Shotokan. Portanto em tese, todos somos Shotokan. O que se sucedeu é que o Shotokan como se conhece, ficou dentro dos limites do Shotokan “clássico”, pois nele não se encontra os desenvolvimentos que Mestre Egami trouxe. Isto não quer dizer que ele não tenha se desenvolvido, muito pelo contrário. Outros desenvolvimentos se fizeram mister, uma vez que o Karatê começava a ser praticado como desporto.

Por determinação de O-Sensei, no caso específico do Shotokai, Mestre Egami, efetuou os desenvolvimentos que se faziam necessários diferenciando-se do Karatê que permanecia na forma “antiga” do Karatê e do Shotokan praticado na época. Qual seria a diferença? Bem, em primeiro lugar, todas estes desenvolvimentos eram ratificados pelo Mestre Funakoshi até o seu último dia. Houveram maiores aprofundamentos ainda após a morte de Funakoshi. Isto foi devido à própria incumbência que o Mestre delegou a Egami que buscasse. Tal fato pode ser comprovado historicamente e corroborado pela própria família do Mestre Funakoshi. Seu próprio filho “Gigo” já desenvolvia muitas alterações, porém o perdemos prematuramente. Assim, no transcorrer dos anos Mestre Egami (e outros dentro do Shotokai) veio a ocupar o lugar de O-Sensei, primariamente como responsável técnico. Segundo o Mestre Egami, as mudanças foram tão profundas que se estendeu a todos os aspectos do treinamento. Aqui está uma tradução de suas palavras:

“Quando eu comecei a treinar o corpo era mantido quase que rígido e o Karateca permanecia quase em pé ao assumir uma posição (Dachi). O estilo rastejante que foi adotado após ainda não era tão baixo quanto o que hoje adotamos nas posições...”
Mestre Egami

A forma de treinar também sofreu modificações. O Karatê Shotokai se tornou um estilo mais fluido, evitando-se a rigidez, enfocando-se a elasticidade e maleabilidade do corpo humano.

“Havia uma época em que a coisa mais importante era imaginar na mente toda sorte de situação de combate e treinar o corpo para sair vitorioso. A segunda coisa mais importante era testar, através da pratica, se cada movimento seria efetivo em combate real. Hoje não é mais este caso. Agora o objetivo principal é transcender a mera vitória ou derrota e chegar ao estado onde você e o seu oponente são um”
Mestre Egami


 Quanto aos golpes, estes se tornaram mais aprofundados ainda, buscando-se o limite de suas possibilidades. A velocidade e tempo de execução, timing, foram alterados. Mestre Egami dizia que o Taikyoku poderia ser feito em 05 segundos! Isso não era metáfora. A movimentação dentro do Shotokai é suave e eu diria até como sendo liquida. O gasto de energia deve ser evitado concentrando-se no golpe, e mais precisamente no instrumental que se está utilizando. O corpo trabalha como uma unidade, porém a concentração na ferramenta utilizada é máxima. Não confundir com “explosão final” ou Kime que não tem nada a haver com o que se pratica no Shotokai. O Shotokai não o utiliza, pois tem o seu próprio enfoque sobre a aplicação da potência. Muitos ao verem o Shotokai se deixam levar erroneamente pela imagem de suavidade, fluidez como sendo sinônimo de fraco. É um erro, calcada em enganosa percepção de como pode fluir a energia interna.

Por outro lado, e muito significativamente, o Shotokai conservou a ênfase que Mestre Funakoshi dava aos aspectos espirituais que o Karatê encerra. O Karatê é executado como uma arte marcial dentro dos aspectos inerentes ao Budo. Impossível dentro do Shotokai a retirada disto por ele é mais bem definido como sendo Karatê-do ou Karatê Budo.

O que isto quer dizer?

Bem, aqui significa que o praticante não o faz para aprender uma defesa pessoal. Seria corretíssimo dizer que a defesa pessoal é apenas um sub-produto do Karatê-do. A prática mostra que existem recompensas físicas, mas isto está longe de ser dito que se praticar o Karatê como esporte. O desenvolvimento da técnica (corpo) unida com o lado mental e espiritual é que traz o desenvolvimento interno do homem, que é o objetivo do Karatê-do. Corpo e mente são uma única coisa.

Já ouvi falar que, por exemplo, a competição é uma excelente oportunidade de se comprovar a eficácia do aprendizado, atuando como um laboratório. O Shotokai não pensa assim. Encara que o maior desenvolvimento está residente no lado interno de cada pessoa. Isto seria ir além da vitória ou da derrota. É simplesmente uma forma de ver a vida e que a sua aplicação inicia-se no Dojo e lá se combate o mais temerário de todos os adversários.: Nós mesmos.

No Shotokai o grau máximo conferido é o 5º Dan. Muitas vezes o grau não é mencionado por não haver uma correspondência direta para as graduações de outras escolas. Isto decorre do fato de que o grau máximo outorgado pelo Mestre Funakoshi foi o 5º Dan. Portanto qualquer coisa superior a isto, não faz sentido para o Shotokai.

Evidentemente que cada escola tem o direto de encarar o Karatê de forma diferente. Este direito deve ser integralmente respeitado. .

As diferenças não devem ser utilizadas como oportunidade para atacar qualquer escola que se intitule Shotokan e não ser da Shotokai. Nem mesmo por algum caso localizado de uma escola “Shotokai” que tenha se distanciado, aderindo a competições, etc. Não. A escola Shotokai respeita a todas as outras escolas e estilos conjuntamente com suas visões acerca do Karatê. Por isto, ao se adentrar em um Dojo, onde se ensina que O-Sensei foi o Mestre dos Mestres do Karatê, deve se ter a priori, que a escola promove algo que ele ensinou, e, portanto deve ser respeitada. Por isto o Shotokai não se coloca acima de qualquer outra escola. Ele se coloca apenas como um caminho a ser seguido e aplicado à vida.  A opção do caminho a ser seguido é decisão individual.

 Similaridades e diferenças não podem em todo serem cobertos por estas linhas. Haveria sempre algo mais a se dizer. Temos que ter em mente que o Karatê de tão belo é também um caminho infinito de crescimento e de aprimoramento. Este caminho é tão profundo quanto a própria vida. Pertencer a escola A ou B ou C não quer dizer muita coisa. O que importa é o respeito que temos pelo Sensei que nos ensina, ou quem o represente, pelo ensinamento sadio, pelo treinamento sincero e pela dedicação.

Hai!
A. Filié Jr., Junshi 先生
空手道松濤会江上流二段
免許: AKSER International 准士免状
松濤會 江上流 空手道 Karatê-Do Shotokai EgamiRyu®

Site Oficial:
http://www.shotokai.com.br/

Offline Senpai

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 106
  • Votos: +0/-0
    • AKSER Brasil - Associação de Karatê-Do Shotokai EgamiRyu®
Shotokai no Brasil
« Resposta #8 Online: Setembro 09, 2005, 20:20:33 »
Hai! fran,

Obrigado pelas suas palavras. Com certeza fico feliz pela sua manifestação e estaremos aqui juntos, refletindo, aprendendo e partilhando nossos caminhos.

Tenho certeza que assim, mesmo que em pequena escala, estamos tornando tangível, os ideais dos Mestres.

Hai!
A. Filié Jr., Junshi 先生
空手道松濤会江上流二段
免許: AKSER International 准士免状
松濤會 江上流 空手道 Karatê-Do Shotokai EgamiRyu®

Site Oficial:
http://www.shotokai.com.br/

Offline Senpai

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 106
  • Votos: +0/-0
    • AKSER Brasil - Associação de Karatê-Do Shotokai EgamiRyu®
Shotokai no Brasil
« Resposta #9 Online: Setembro 09, 2005, 20:27:12 »
Hai! pepeks

Veirifique seu e-mail

Hai!
A. Filié Jr., Junshi 先生
空手道松濤会江上流二段
免許: AKSER International 准士免状
松濤會 江上流 空手道 Karatê-Do Shotokai EgamiRyu®

Site Oficial:
http://www.shotokai.com.br/

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Shotokani e Shotokan....
« Resposta #10 Online: Setembro 10, 2005, 14:34:38 »
Caros amigos,

 Dizer que pode-se fazer o kata taykioku em 5 segundis é demais né?
Acreditar nisso é pior ainda.
Apesar de respeitar todos os estilos de Karate, tive a oportunidade de ver o Sensei Harada em ação e tudo que posso dizedr em relação a ele é que não me impressionou em nada, inclusive achei-o mediocre fazendo gohon kumite, zero de kime, zero de tecnica.
Certa vez, eu e Sensei Carlos Rocha fomos inquiridos por um aluno do Harada em Johannesburgo ,JapoNês, sobre o Kime.Pedi para que ele me Provasse seu ponto de vista socando meu estomago,pois o mesmo disse que no Shotokai, o conceito de Kime era outro e que o soco me perfuraria.Pois bem, o cara socou e nao aconteceu nada...
Talvez aconteça algo algum dia, ja se passaram 5 anos,pelas hi'stórias doShotokai, o Tapa vibratório pode matar em até 10 anos.
Estarei com 47 na época, preciso aproveitar melhor meus ultimos 5 anos.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Neto110

  • Visitante
Shotokai no Brasil
« Resposta #11 Online: Setembro 10, 2005, 16:55:27 »
Deixa de ser mau Katsumoto.

Conversas sobre golpes mortais malignos de efeito retardado à parte, a idéia de fazer uma prática sem competições (o que não indica não haver confrontos) é corajosa nos dias atuais. O Aikido usa este princípio e mesmo sendo numericamente menos expressivo que o karate está crescendo...

Offline Senpai

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 106
  • Votos: +0/-0
    • AKSER Brasil - Associação de Karatê-Do Shotokai EgamiRyu®
Shotokai no Brasil
« Resposta #12 Online: Setembro 10, 2005, 22:18:17 »
Hai! katsumoto,

Quando analisamos as diversas escolas de Karatê, o fazemos baseados naquilo que vimos e aprendemos. É até certo ponto natural que um dos sinetes de medição seja o Shotokan que estamos tão familiarizados. Sem julgamentos aparte, Mestre ****** estava presente no treinamento quando a palavra Kime fora utilizada pela primeira vez. Seria interessante uma pesquisa sobre isto, o que poderia revelar muitas surpresas.

Por outro lado, a existência deste conceito (e evolução na sua aplicação) não remonta ao Karatê como ensinado por Mestre Funakoshi. Surgiu a posterior e se não estou fazendo justiça ao verdadeiro nome, peço desculpas, Sensei Nakayama.

Sensei ****** é um referencial ainda vivo sobre todos os antigos Mestres. Por vezes e como parte integrante do nosso caminho, ao olharmos para algum Mestre, duvidamos da eficácia de seus golpes. Assim também ocorreu no passado como o próprio ****** já chegou a comentar em relação ao Mestre Funakoshi.

Muitas vezes o que vemos é enganoso. A verdade pode vir por lados inesperados. Mestre ****** tem desenvolvido seu próprio trabalho e tem modificado ou crescido dentro de sua própria visão sobre o Karatê. Nos dias de hoje poderia, digo eu, até não ser mais representativo dentro da linha Egami. Ainda que assim o fosse, significaria apenas a busca de sua própria senda. O Shotokai reconhece como perfeitamente válidas outras formas de prática do Karatê como a forma antiga, por exemplo.

Acredito que cada escola tenha que analisar a sua eficácia dentro de seu próprio leque de evolução e não em comparação com outras. Num outro quadro, como estabelecer relevante conclusão baseado numa única experiência? Impossível fazê-lo em uma única sessão, quem sabe em 01 ano de treinamentos, quem sabe em 10 anos.

A realidade é que passamos as nossas vidas no aperfeiçoamento. Se nada aconteceu no evento que você relatou, pode significar que a surpresa estivesse em outro lado. Por exemplo, se tivessem entrado num Kumite e você fosse capaz de golpeá-lo até que você não tivesse mais fôlego para levantar um único golpe e ele ainda permanece EM PÉ, poderíamos dizer que ainda assim existe um equilíbrio de forças! A bem da verdade, acho que não deveriam ter entrado neste tipo de contato.

Vou-lhe contar uma história que ouvi de ***** Sensei há muitos anos.

"Existem alunos que praticam o Karatê e depois de algum tempo de treinamento para se assegurarem que o que fazem funciona, decidem sair para um teste. À noite, vão até um local, um bar, por exemplo. No balcão localizam um homem muito mirrado, tomando uma aguardente. Ao ver o homem e observar a sua fisionomia, decidem partir para a comprovação de que o que aprenderam no Dojo funciona. E começaram a instigar o homem para uma luta.

Agora me deixe contar a história deste homem mirrado, aparentemente fraco e que não treina nada. Este é um homem treinado pela vida. Mas na sua história, ele perdeu o emprego, sua filha fugiu com um estranho, e ele pegou a sua mulher na cama com o seu melhor amigo. A vida para este homem não tem mais significado. Poderíamos dizer que ele é um desgraçado.

Ao ver os praticantes aborrecendo-o começou a pensar consigo: Estes aí, estão querendo me infernizar. Já não basta tudo o que aconteceu em minha vida e eles estão aí me ridicularizando....

E continuou a pensar enquanto ouvia as provocações: Bem eu já perdi tudo, minha casa, filha, mulher... o dinheiro se foi e não tenho mais esperanças e mais nada na vida...”.


Então o Sensei perguntou:

"Bem vocês já pensaram nesta situação? Na fria que estes alunos irão se meter? Aquele homem mirrado É UM HOMEM MUITO PERIGOSO. Sua vida de tão desgraçada que está não faz mais sentido. Ele é como uma árvore que vai tombar. Cair para um lado ou para o outro não tem mais significado. MORTE E VIDA SÃO A MESMA COISA!  Então analisemos com seriedade a situação, pois os alunos irão lutar por um teste e este homem para a vida ou morte e isto para ele não tem diferença. A possibilidade de estes alunos saírem vivos desta situação é mínima, pois aquele homem está decidido a ir para o tudo ou o nada e eles não sabem disto....”.

A vida de Mestre Egami foi uma batalha de vida e morte constante, devido a diversos problemas de saúde. Nisto conseguiu colocar dentro do Karatê uma visão de como um golpe deve ser aplicado. Sua eficácia era de tal sorte que é possível que para viver colocasse toda a sua vida no golpe que executava. Será que podemos imaginar um tsuki que seja desferido tendo como meta precípua a sobrevivência? No Dojo cada um de nós treina no melhor que pode e ainda assim será diferente em condições que exigem que este tsuki ultrapasse a linha entre a vida e morte. Somente com anos de prática (Keiko) é que poderemos alcançar tal estado.

O que está fora disso, é somente a intenção de demonstração, que pode falhar.

Com relação ao que pode matar em até 10 anos, não tem nada a haver com o Shotokai e ainda assim é uma tradução errada. Em sua busca pela essência do Karatê, Egami encontrou em Oknawa antigos que diziam que o Karatê tinha golpes que poderiam matar um homem por anos consecutivos, significando matá-lo por diversas vezes.

Para melhor esclarecer, o Shotokai não olha para outros estilos como piores ou melhores. Tal diferença não tem significado. O que tem significado é aprender para a vida desprezando-se aspectos transitórios da furtiva realidade. Significa levar o homem ao limite de suas possibilidades e até expandi-las se possível. Por que afinal de contas o homem em si não é representativo de toda a realidade que o cerca e nem em todos os momentos seria a melhor representação. Na vida, por vezes acertamos e por vezes erramos e nem sempre estaremos por baixo e nem sempre por cima. No entanto, desenvolveremos uma trajetória que poderá ser o que melhor deixaremos para aqueles que virão após. É assim que cada escola evolui, olhando para o legado dos Mestres e buscando compreender que no Karatê-do “ni sente nashi

Hai!
A. Filié Jr., Junshi 先生
空手道松濤会江上流二段
免許: AKSER International 准士免状
松濤會 江上流 空手道 Karatê-Do Shotokai EgamiRyu®

Site Oficial:
http://www.shotokai.com.br/

Neto110

  • Visitante
Shotokai no Brasil
« Resposta #13 Online: Setembro 11, 2005, 07:43:33 »
Senpai.

Como já postei admiro a proposta de treinar karate não competitivo mas ainda gostara de entender a questão da eficiência do golpe. Uma ginástica marcial é interessante mas não faria os alunos do secundário do Mestre Itosu se destacaram dos seus pares e o karate naõ teria chamado a atenção das autoridades japonesas...

Todo karateka é ensinado a aplicar golpes para matar e não acredito que a doença do Mestre Egami tenha facilitado a ele descobrir alguma coisa diferente dos seus pares que não estavam doentes, no meu entender o combate é feito com o espírito e naõ com o corpo.

Acredito que ele tivesse um golpe forte, mas vocês tem um desafio complicado que é demonstrar a possibilidade de eficiência de uma biomecânica diferente num mundo dominado por uma idéia diferente.

Sobre o golpe que mata 10 anos depois é uma piada e não é dirigida a vocês, a não ser que acreditem que isto exista e possam causar isto só com as mãos nuas.

Sobre a interpretação filosófica matar 10 vezes... é legal mas alcança o que com isto?

Offline RENGO-KAI

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 387
  • Votos: +0/-0
Shotokai no Brasil
« Resposta #14 Online: Setembro 11, 2005, 09:39:27 »
Amigos, já vi vários videos da SHOTO-KAI, a minha impressão foi a seguinte, muito fraco em KIHON e KATA, parecem um faixa vermelha Shoto-kan.
Tenho certeza que alguém que aprendeu Shotokan JKA, jamais treinaria Shotokai, a menos que ele fosse mediocre na prática da Shoto-kan.
Kumite não se desenvolve somente com teorias, é preciso muita prática.
Acredito que a proposta da Shotokai, tem o seu lugar, para aqueles que gostam de um Karate esoterico, mais filosofico.
Mas em termos tecnicos, comparado á Shotokan, a KAI é muito fraca.