Autor Tópico: JKA muda Sistema de Graduação no Brasil...  (Lida 21736 vezes)

Offline katsumoto

• Hero Member
  • Votos: +2/-19
JKA muda Sistema de Graduação no Brasil...
« Resposta #15 Online: Janeiro 18, 2007, 13:17:37 »
A proposta da mudança aconteceu para e padronização Mundial da JKA, que ja usava ese sistema a muito tempo.
Na JKA não precisa ser Japonês para ser examinador. Existem exames que o credenciam para tal, portanto não é necessa'rio ser Japonês para participar da banca,basta ter qualificação.
O problema é que as pessoas não aceitam refazer suas graduaçoes,por isso é facil ficar metendo o pau.
No meu caso particular, sempre me preocupei com quem estava me examinando, NUNCA entraria num exame onde não confiasse nos meus examinadores......
Haverá um Curso esse final de semana na USP sobre a JKA.Aberto a quem possa se interessar.Depois haverá uma Assembleia geral para discutir o assunto.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline mauross

• Hero Member
  • Votos: +0/-0
« Resposta #16 Online: Janeiro 18, 2007, 13:39:49 »
concordo com o daigoro e com o gustavo em numero genero e grau(sic)!!!

oss!

Vamos treinar mais pessoal!
Cheguei a Shodan e agora percebo o quanto o caminho vai ser longo....
Uma vassoura velha tem o seu valor.

Offline Gakusei

• Full Member
« Resposta #17 Online: Janeiro 18, 2007, 14:54:40 »
Então pelas novas regras os faixas pretas shodan da JKA deveriam voltar a 2o Kyu (faixa marrom) e também refazer seus exames, dado que os níveis exigidos atualmente para shodan também são superiores aos da regra velha. Será que isso também vai ocorrer?

Gakusei
Gakusei - A. Azevedo-Filho

Offline deshi

• Jr. Member
  • **
  • Karatê-Do meu modo de vida!
    • http://www.karatevirtual.kit.net
« Resposta #18 Online: Janeiro 18, 2007, 16:30:31 »
pow! agora que peguei a faixa roxa e fiquei mais perto da preta terei de passar por mais tres niveis em vez de um.  ahauha

ta bom isso vai fazer com que eu seja + forte no futuro, acho uma boa, ta aprovado as novas graduações!

vlw
ww.karatevirtual.kit.net

Neto110

• Visitante
« Resposta #19 Online: Janeiro 18, 2007, 16:31:41 »
Quem acompanhava o que está ocorrendo no nível internacional, já tinha notado que o sistema de graduação lá é diferente do daqui.Há muito mais matéria nos exames de faixa lá que os daqui.

Em minha academia, acima de verde eu aperto e, na faixa marron, cobro estes katas citados, mas de uma vez e naõ em 3 provas diferentes.

O curso vai ser interessante, recebi convite, tinha me programado, mas uma programação de família me impedirá. Estou de férias e meu tempo não me pertence mais. :(

Agora, sobre os exames, em pedagogia básica, não tem valor você ser avaliado por quem não te ensinou. Avaliação é assunto para lá de controverso mas não tem muito sentido alguém que não te conhece te avaliar. Quem não te ensinou avalia pontos de performance, como numa foto e pronto, enquanto quem te ensina te vê como num filme.

Sobre as mudanças eu olho com cuidado: quanto mais uma organização aperta seus critérios, melhor o nível dentro dela por aqueles critérios mas menos gente ela alcança em números absolutos. Vai diferenciar mas vai "elitizar" também.

Offline icmp

• Newbie
  • *
Simple Way, Simple Life!
« Resposta #20 Online: Janeiro 18, 2007, 16:34:24 »
Sou Leitor do forum, mas hoje resolvi escrever.
Vamos tentar juntos resgatar qual é o nosso objetivo mutuo, ao praticar Karate?

De forma assertiva, Sensei Katsumoto nos permitiu esta discussão.
Se acho correto ou incorreto os preceitos e regras da JKA, não importa...
Só penso que estamos muito longe da esfera de julgamento.

O que deve estar sempre em mente são nossos objetivos mutuos.
Se o objetivo mutuo é melhorar o nivel dos atletas, Ótimo, o novo regulamento está ai para nos ajudar.
Se não for isso, ótimo também.

Eu particularmente gostaria de ter mais tempo para treinar Karate.
Gostaria de me empenhar melhor neste caminho, onde o fruto é o meu auto-conhecimento.
De trilhar em busca das perguntas corretas, pois as respostas já estão dentro de nós.
Isso nos torna um Ser Humano melhor.

Se serão 5 da madrugada, 10 da noite ou 2 da tarde...
No Brasil, na Italia ou na Australia...
De faixa preta, branca, verde, desbotada ou rasgada...
Com 10 ou 1000 paginas de regras da JKA, não importa.

O que importa é o aprendizado e o sentimento do Karate de cada um.
Sempre dispostos a trocar nossos conhecimentos para que de alguma forma alcançarmos nosso crescimento e evolução.

As regras por mais complexas que sejam, não mudam nossas vidas!
A caminhada, em cada respiração, nos transforma!

Convido todos a caminhar por no minimo, mais 50 anos!
OSS!!!

Offline DanielFalcao

• Newbie
  • *
    • http://www.karaterj.cjb.net/
« Resposta #21 Online: Janeiro 18, 2007, 17:39:03 »
Citação de: "Gustavo-RJ"
Façam como eu e o Pedrão, não deem bola pra faixa.

Fico com o Gustavo. Sou mais feliz quando treino sem preocupação de exames, taxas....

Até que ponto padronizar é importante? Vou usar como exemplo a capoeira: os melhores mestres sabem diversas variações do mesmo golpe, e não deixa de ser eficiente nem a transforma em outra arte. Mesmo na primeira vez que Funakoshi fez a padronização já se perdeu muito da marcialidade.

Na hora que começarem a fazer estudos e cursos resgatando "a eliminação do oponente com 1 golpe" ou ganhando MMA´s como o Gustavo disse, ou ensinando a bater nos "pontos vitais" descritos no Kyohan, aí a JKA terá um grande avanço.

Oss

Offline Juan (opasto)

• Sr. Member
« Resposta #22 Online: Janeiro 18, 2007, 19:19:28 »
Quem estiver curioso de como é no Japão:

http://www.jka.or.jp/english/karate/dan_rank.html

A mudança parece injusta mas não é. Antes é que estava errado.
Só não entendi porque aquí era diferente do Japão.
Se é JKA tinha que ser ser igual desde o princípio.

Mas o justo é justo seja no Karate ou onde for, deveria haver uma reciclagem para os faixas pretas (que quiserem ser JKA) que não foram examinados na nova regra.
OSS!
Juan Claudio Martin

Offline Gakusei

• Full Member
« Resposta #23 Online: Janeiro 18, 2007, 20:18:17 »
No site da JKA sobre graduação (link na mensagem do opasto) é listada a existência de 10 kyus e não 9 como na nova regra proposta por aqui segundo o sensei Katsumoto. O primeiro exame seria de 10o kyu para 9o kyu. Aparentemente o 10o kyu seria a faixa branca. As exigências de Kata nos exames, listadas no site, também não parecem ser as mesmas listadas anteriormente.  A regra internacional da JKA é diferente da regra usada no Japão?

Gakusei
Gakusei - A. Azevedo-Filho

Offline Avi

• Hero Member
  • Votos: +2/-1
« Resposta #24 Online: Janeiro 19, 2007, 00:23:16 »
Amigos,

interessante como esse tópico me fez ver que treino num dojo onde a proposta parece clara e interessante bem como comum a todos que lá treinam, pois concordo em genero, numero e grau com meus colegas de academia mauross e daigoro: o q importa isso tudo?

Tenho treino de segunda a sexta as 18:00 horas no dojo. Vou la porque quero, poerque gosto , porque treinar me faz sentir melhor e ainda me proporcionou varios amigos.

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

marascas

• Visitante
« Resposta #25 Online: Janeiro 19, 2007, 01:02:54 »
A JKA pra mim é aquela de quando Nakayama estava vivo e do seu legado bibliográfico. Já essas coisas novas que estão criando, tem seus motivos, mas não me faz mais a cabeça ficar obedecendo aos Japas.

Neto110

• Visitante
« Resposta #26 Online: Janeiro 19, 2007, 07:17:15 »
Para saber a resposta a esta e outras perguntas, só tem um caminho: ir ao curso e perguntar lá.

Offline Arivaldo

• Hero Member
  • Votos: +2/-0
« Resposta #27 Online: Janeiro 19, 2007, 08:13:26 »
Alguém sabe o tempo de carência em cada faixa.........................

Oss,

Ari - Santos/SP

Offline Luiz

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
« Resposta #28 Online: Janeiro 19, 2007, 08:33:39 »
Citação de: "Luiz"
Só por curiosidade qual a carência de tempo de um kyu para outro?

OSS...

Também gostaria de saber...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline katsumoto

• Hero Member
  • Votos: +2/-19
« Resposta #29 Online: Janeiro 19, 2007, 09:31:50 »
Esse negocio de carencia é variavel.
Exitem Dojos que tem aulas de Karate 3X por semana e Dojos, como o meu e do sensei carlão que tem aulas todos os dias,portanto a carencia é flexivel e depende do professor.
Existe uma tabela basica,mas é variavel, depende mesmo é do atleta.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna