Caro DoghQuch,
Acho muito bem que dê a sua opinião sbre a questão que eu discordo, mas aceito-a pacificamente.
Quando discordo de algo costumo sempre dizer os porquês e expressar também a minha opinião, sem que ela seja objecto da razão e, consequentemente, da verdade.
Você não concorda que se cobrem os exames e que é por isso mesmo que é contra as federações que não ajudam em nada. Bom, eu não sei nada sobre o custo dos exames nem como funcionam as coisas tanto na CBK como na CBKI. Eu vou tão somente falar sobre o que é feito em Portugal até ao presente momento, já que eu fazia parte da Comissão de Graduações da federação em repretentação nacional do estilo Wado-Ryu, cargo que deixei por ter vindo residir para o Brasil.
Normalmente, os Exames de graduações de Kyus e de Dans são feitos pelas associações de estilo e /ou pelas federações do mesmo. Mas eu só vou falar das graduações de Dans, porque as de Kyus a federação não entra no assunto.
Então, essa graduação de DAN para ser considerada/reconhecida pela federação do seu paÃs, repare que eu disse do seu paÃs, pois ela é só uma e que tem o reconhecimento governamental e do COP, Comité Olimpico Português, para ser reconhecida dizia eu, a associação a que pertence o graduado, envia para a federação xerox do Diploma acompanhado de um impresso próprio federativo, e faz pagamento de 30 Euros, o equivalente mais ou menos a 70 Reais.
A direcção da federação encaminha o assunto para a Comissão de Graduações e esta analisa os tempos existentes entre cada graduação e estando de acordo com o regulamento existente para o efeito dá o esse seu despacho. Resumindo: qualquer graduação de DAN têm o mesmo valor que neste momento se cifra pelos 70 Reais.
Para as graduações de 6º. a 10 Dan o procedimento é o mesmo, unicamente a associação do graduado junta um relatório do seu historial e a Comissão de Graduações elabora igualmente um relatório com o seu parecer e o remete ao presidente da federação, o qual por sua vez o apresenta na próxima Assembleia Geral da federação para ser Aprovada pelas associações participantes na Assembleia Geral.
Portanto, o custo é sempre o mesmo, apenas para 6º.a 10 Dan muda o procedimentio. A Comissão de Graduação da federação avalia e fiscaliza, e também faz exames se as associações o solicitarem.
Penso que esclareci o suficiente para que todos entendam como funcionam as graduações em Portugal. Agora acho que também devem entender que a federação tem que cobrar por esse serviço, pois para além do tempo gasto em trabalho burocrático há ainda os custos dos certificados federativos.
Saudações. Hai!!! Oss!!
Lezon