Compartilhar

Páginas: 1 2 3 [4]
  Imprimir  
Autor Tópico: JKA muda Sistema de Graduação no Brasil...  (Lida 6729 vezes)
Juliana
Full Member

« Responder #45 : Julho 13, 2007, 00:14:51 »

Nossa, passei muito tempo afastada do fórum, voltei hoje. Já li tanta coisa interessante que me pergunto como perdi a oportunidade de aprender mais com pessoas tão experientes!
Enfim, sobre o novo sistema de graduação JKA, o que eu sei é que os kyus já "adquiridos" antes da modificação continuam os mesmos, e os novos valem para os exames de faixa a partir da publicação da mudança. Posso citar meu exemplo, que já era faixa marrom antes da mudança, e que agora, com a modificação... como já cumpri o tempo básico de carência, me foi atribuído o último grau, já tendo condições de me graduar shodan.
Sobre os katás, achei que os 3 tekki fossem ser pedidos no exame de roxa p/ marrom 3 kyu... mas pelo que observei no novo manual é que será pedido 1 heian (sorteado) e apenas o tekki shodan. Sensei Sasaki recentemente avaliou alguns alunos de onde treino, e foi incluído o Bassai Dai, mas isso não consta no manual. O bassai agora é pedido (junto com o kanku dai) de marrom 3 para 2 kyu. De marrom 2 para marrom 1 kyu os katás exigidos são empi e jion. Para shodan, o avaliado escolhe um desses para executar.
"A inteligência é quase inútil para quem não tem outras qualidades." (Alexis Carrel)
Lezon
Visitante
« Responder #46 : Julho 13, 2007, 10:06:12 »

Caro DoghQuch,

Acho muito bem que dê a sua opinião sbre a questão que eu discordo, mas aceito-a  pacificamente.
Quando discordo de algo costumo sempre dizer os porquês e expressar também a minha opinião, sem que ela seja objecto da razão e, consequentemente, da verdade.

Você não concorda que se cobrem os exames e que é por isso mesmo que é contra as federações que não ajudam em nada. Bom, eu não sei nada sobre o custo dos exames nem como funcionam as coisas tanto na CBK como na CBKI. Eu vou tão somente falar sobre o que é feito em Portugal até ao presente momento, já que eu fazia parte da Comissão de Graduações da federação em repretentação nacional do estilo Wado-Ryu, cargo que deixei por ter vindo residir para o Brasil.

Normalmente, os Exames de graduações de Kyus e de Dans são feitos pelas associações de estilo e /ou pelas federações do mesmo. Mas eu só vou falar das graduações de Dans, porque as de Kyus a federação não entra no assunto.

Então, essa graduação de DAN para ser considerada/reconhecida pela federação do seu país, repare que eu disse do seu país, pois ela é só uma e que tem o reconhecimento governamental e do COP, Comité Olimpico Português, para ser reconhecida dizia eu, a associação a que pertence o graduado, envia para a federação xerox do Diploma acompanhado de um impresso próprio federativo, e faz pagamento de 30 Euros, o equivalente mais ou menos a 70 Reais.

A direcção da federação encaminha o assunto para a Comissão de Graduações e esta analisa os tempos existentes entre cada graduação e estando de acordo com o regulamento existente para o efeito dá o esse seu despacho. Resumindo: qualquer graduação de DAN têm o mesmo valor que neste momento se cifra pelos 70 Reais.

Para as graduações de 6º. a 10 Dan o procedimento é o mesmo, unicamente a associação do graduado junta um relatório do seu historial e a Comissão de Graduações elabora igualmente um relatório com o seu parecer e o  remete ao presidente da federação, o qual por sua vez o apresenta na próxima Assembleia Geral da federação para ser Aprovada pelas associações participantes na Assembleia Geral.

Portanto, o custo é sempre o mesmo, apenas para 6º.a 10 Dan muda o procedimentio. A Comissão de Graduação da federação avalia e fiscaliza, e também faz exames se as associações o solicitarem.

Penso que esclareci o suficiente para que todos entendam como funcionam as graduações em Portugal. Agora acho que também devem entender que a federação tem que cobrar por esse serviço, pois para além do tempo gasto em trabalho burocrático há ainda os custos dos certificados federativos.

Saudações. Hai!!! Oss!!
Lezon           

Visitante
« Responder #47 : Agosto 06, 2007, 23:04:56 »

......
Saudações. Hai!!! Oss!!
Lezon

HAHAHA, GOSTEI LEZON
Hero Member

« Responder #48 : Agosto 07, 2007, 11:12:25 »

Graduacao so interessa entre Sensei e aluno.
TODAS AS ORGANIZACOES DO KARATE HOJE EM DIA NO MUNDO so querem mesmo e seu DINHEIRO....Sem excessoes....
O engracado disso tudo e que todos querem a PRETA, mas em Campeonatos OFICIAIS nao se pode usa-la.........PATETICO.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna
Páginas: 1 2 3 [4]
  Imprimir  

Ir para:  

Compartilhar