Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faa o
Login
ou o
Registro
.
Perdeu o seu
e-mail de ativao?
Dezembro 02, 2024, 05:23:35
Incio
Frum
Ajuda
Busca
Logar-se
Registrar
Karateca.net - O nosso dojo virtual
»
Karate
»
Organizações, estilos, política, filosofia e cultura associada ao karate
(Moderador:
Augusto
) »
Tópico:
O significado da expressão OSS

« tpico anterior
tpico seguinte »
Imprimir
Pginas:
1
[
2
]
3
Autor
Tópico: O significado da expressão OSS (Lida 78204 vezes)
Pedro
Hero Member
Votos: +14/-25
Oss!
«
Resposta #15 Online:
Maio 10, 2007, 08:34:41 »
Olá!
Não tem esse negócio de ossu ou osu,é Oss!
Eu já havia postado a origem mas aqui vai de novo:
É A SAUDAÇÃO DOS KARATECAS
É O CAMINHO DO SHINOBU
SHINOBU É A SABEDORIA DO ATAERU,KANGAERU,E TAERU.
SHINOBU É A BONDADE DO YURUSSU E SUKUU.
ATAERU-PRESENTEAR,FICAR A DISPOSIÇÃO
KANGAERU-PENSAR,PESQUISAR
TAERU-SUPORTAR,PERSISTIR
YURUSSU-PERDOAR
SUKUU-APOIAR,AJUDAR.
Agora não encham mais o saco com esse negócio de OSSU,isso só quem gosta é esqueleto e cachorro.
E quem continuar com OSSU que vá se $%&!!
Oss!
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.
Lezon
Visitante
Re: O significado da expressão OSS
«
Resposta #16 Online:
Junho 07, 2007, 16:01:37 »
No Wado utiliza-se a palavra Hai!
Saudações
José Lezon
Hero Member
Votos: +11/-0
«
Resposta #17 Online:
Junho 08, 2007, 03:15:52 »
Oss
Sensei Lezon como o Sr. percebeu Pedro Sensei é um dos grandes Mestres que devem ser conhecido mundo afora,por favor se puder participar do nosso encontro do dia 23 de Junho venha para ficar perto de Pedro Sensei e de Rocha Sensei a amizade deles é algo que não existe palavras para dimensionar,seu significado de quem se chegam a eles.
Oss
alberto/Santos.
Maria_C
Newbie
Votos: +0/-0
«
Resposta #18 Online:
Junho 09, 2007, 22:48:55 »
Mais uma sobre o famoso Oss/Osu
http://ekarate.wordpress.com/2006/08/22/um-%e2%80%9cosu%e2%80%9d-duro-de-roer/
Hero Member
Votos: +11/-0
«
Resposta #19 Online:
Junho 10, 2007, 19:09:59 »
Oss
Não falei há algumas horas atrás que no E-Karate tem artigos excelentes.
Este posto e exposto pela Maria Camarão é ótimo ,nos dá mais uma explicação para a saudação que cria tanta polêmica e altercação.
Muito bom,mais fico com a de Pedro Sensei afinal ele é mais forte que eu,e não vou discoradar dele senão
pago o pato
Oss
alberto/Santos.
DoghQuch
Sr. Member
Votos: +0/-7
«
Resposta #20 Online:
Junho 11, 2007, 07:53:00 »
Oss!! (sou dislexo, não me faz diferença o jeito de escrever
)
Seguinte, a explicação que eu conheço é que Osu só é usado corriqueiramente em Okinawa e é um gíria muito informal para cumprimentar colegas (como Karate foi por muito tempo uma arte "secreta" talvez os praticantes usassem para se identificar, conclusão minha
), por isso as outras artes japonesas não se utilizam da expressão.
Mas a explicação sobre o termo naval foi bem esclarecedora, sempre me perguntei por que maldições se usava Osu para responder afirmativamente para tudo.
A propósito, venho trabalhando (com a ajuda de um amigo) a algum tempo em uma lista com traduções para os nomes, comandos e expressões usadas no Karate, interessa para alguém aqui?
Obs: Agradeceria a ajuda para aumentar/melhorar a lista, tem alguns termos que não conseguimos encontrar traduções precisas, outros estão incompletos, etc.
"E depois de tudo, c?u e terra a? est?o, como se nada tivesse acontecido.
A essa altura, a vida e as a??es de um homem t?m o peso de uma folha
seca no meio da ventania..."
Pablo Vinícius Smanioto
Full Member
Votos: +3/-18
«
Resposta #21 Online:
Junho 11, 2007, 11:07:24 »
Opa Pessoal, sou o Maximus-Decimus do antigo Karateca.net, portanto, primeiramente Oss (Ou Osu/Ossu?):
Sobre o significado da expressão Oss, já li que a expressão Oss que na verdade é uma onamatopéia da palavra Osu que romanizada se escreveria Ossu.
Em síntese era um expressão usada pelos soldados japoneses que indicava uma contração de duas palavras Onegai que indica "esforço" e Shinobu que indicava persistência, era na verdade um incitamento ao soldado japonês persistir e se esforçar durante a 2ª Grande Guerra.
Então todas estas palavras estão certas por um lado e erradas por outro lado, eu uso a expressão "Oss" alguns outros Karate-kas de outros estilos que são menos japoneses e mais Okinawanos utilizam "Osu" e o "Ossu" quem anda utilizando isso é alguns estilos spin-offs do Kyokushin, particularmente eu acho que essa palavra é a menos correta de todas.
Oss!!
Hero Member
Votos: +14/-25
«
Resposta #22 Online:
Junho 11, 2007, 14:16:16 »
Olá!
Não adianta polêmica, o correto é conforme o post que eu digitei,o resto é
simples falação.
Oss!
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.
dida
Newbie
«
Resposta #23 Online:
Junho 11, 2007, 14:44:42 »
Oss,
Certa vez ouvi de um Mestre de Karate:
" a palavra Oss é traduzida por :
Saúdo DEUS em você ."
Oss
Sr. Member
Votos: +0/-7
«
Resposta #24 Online:
Junho 11, 2007, 14:54:42 »
Nossa, não!!!!
Essa é a tradução para Namaste!!! uma palavra em Sanscrito.
"E depois de tudo, c?u e terra a? est?o, como se nada tivesse acontecido.
A essa altura, a vida e as a??es de um homem t?m o peso de uma folha
seca no meio da ventania..."
dida
Newbie
«
Resposta #25 Online:
Junho 11, 2007, 16:35:14 »
Oss
Obrigada pelos esclarecimentos!
Oss
Jr. Member
Karatê-Do meu modo de vida!
«
Resposta #26 Online:
Junho 23, 2007, 22:53:59 »
Hum texto super interessante sobre OSS!
para quem tiver a coragem de ler né hehe ou paciencia!
Sobre a palavra OSS:
1- Inicialmente é importante saber que a letra "s" não pode ficar solta dentro do silabário japonês, seja na escrita Hiragana (para escrever palavras em japonês) ou Katakana (para escrever palavras de origem estrangeira). O silabário japonês relativo ao “S” é SA, SI, SU, SE, SO, deste modo, levando-se em conta esse silabário o certo seria falar “OSI” ou “OSU”. Ou seja, a palavra “OSS” não existe no idioma japonês, face a incapacidade da escrita.
2- A palavra “OSI” ou “Osu” é usado no Japão apenas entre jovens do sexo masculino. Trata-se de uma palavra de uso popular, considerada “dura”, sem refinamento, falada apenas por homens e pessoas de pouca instrução. No Japão é bastante deselegante dirigir-se a uma pessoa mais velha ou a uma mulher utilizando essa palavra. Seguindo essa linha de pensamento, cumprimentar o Butsudan (altar dos Budhas e Ancestrais), a imagem do Patriarca Fundador do estilo, seu professor ou alguém mais graduado é considerado (no Japão) falta de respeito.
3- As escolas de Karate no Japão não tem por costume usar essa palavra. Cabe lembrar que os cumprimentos e toda a sorte de cerimônias que são efetuadas nas aulas de Karate e em todas as outras manifestações japonesas (cerimônia do chá, ikebana, teatro Nô, teatro Kabuki etc), derivam do treinamento monástico dos monges Zen Budistas, que influenciaram de maneira indelével a personalidade e os costumes japoneses. Entretanto, gostaria de destacar que nenhum monge ou praticante emite qualquer tipo de som quando abaixa a cabeça a fim de efetuar os vários e enumeráveis cumprimentos nos mosteiros e templos Zen do Japão e daqui.
4- A palavra “OSI” ou “OSU” é uma onomatopéia (sons expressos através das palavras). Com a popularização do Karate, num certo momento, que não sei precisar, passou-se a usar a palavra “OSI” ou “OSU”. Quando perguntei a minha professora de Nihon-go (língua japonesa) sobre o uso ou não da palavra OSI” ou “OSU” e sua indicação de uso, ela respondeu, que o Karate no Japão, não é considerado uma arte genuinamente japonesa e, sim uma arte estrangeira adaptada e sem elegância, praticada por pessoas de baixa instrução (não nobres). Essa é a idéia que ela tem do Karate, ela inclusive me perguntou porque eu não treinava uma arte marcial genuinamente japonesa e considerada elegante e nobre como o Kendo, o Iai-do, o Kyudo etc
5- Muitos mestres de Karate, famosos e conhecidos no Japão e no Brasil trabalhavam como segurança (guarda-costas) dos “chefões” da Máfia Japonesa (Yakuza) ou então eram professores de Karate de seus integrantes, a palavra “OSI” ou “OSU” provavelmente se popularizou dentro do karate por ser um cumprimento típico desses membros.
6- Existe a possibilidade da palavra “OSI” ou “OSU” ter chegado ao Brasil com os primeiros professores porque a grande maioria dos que vieram do Japão e começaram a ensinar Karate aqui no Brasil e em alguns países, não detinham formação superior (com a palavra os historiadores), passando-se deste modo, a incorporar a palavra ao vocabulário do Karate como sinal de entendimento, concordância e respeito. Cabe ressaltar que na língua japonesa a palavra comumente usada e considerada educada para esse fim é “HAI” (sim), efetuado de forma rápida, direta e acompanhada de um inclinar rápido de cabeça.
7- O karate, quando foi levado para o Japão por Funakoshi Gichin e, posteriormente por outros mestres, obteve grande aceitação por parte das Universidades e, os seus estudantes querendo mostrar, força, coragem, valentia e a natural rebeldia usavam palavras fortes, dentre as quais se encontrava a palavra “OSI” ou “OSU”.
08- Na Marinha Imperial Japonesa, durante a Segunda Guerra Mundial, os jovens marinheiros sempre respondiam a seus superiores com a palavra “OSI” como uma forma contracionada da expressão japonesa OSU SHINOBU (esforço pessoal e grande sacrifício).
9- Há quem ”jure de pé junto” que a palavra “OSU” é uma forma contracionada da expressão japonesa Ohayo Gozaimasu (muito bom dia).
10- Existem outros que “juram sobre a mãe morta” que a palavra “OSI” é uma forma contracionada da expressão japonesa Shitsurei Shimasu (com licença, me dá licença).
11- Puxando por minha memória que já acusa sinais do “Mal de Alzhaimer” não me recordo de nenhum Mestre ou Professor de Karate (de todos os que tive a satisfação e a insatisfação de travar contato) que não usasse e abusasse da palavra, bem como, em todas as academias que eu já tive a oportunidade de visitar, é utilizada a palavra “OSI” ou “OSU”.
12- As palavras, expressões e certas frases ao longo dos tempos, sejam elas naturais de um país ou estrangeiras se modificam em razão de “ usos e costumes”, aqui no Brasil a palavra “OSI” ou “OSU” passou a ser “OSS” por eutonia, do mesmo modo que Bodhidharma ao chegar na China convocava todos os monges praticarem o “DHYANA” (que quer dizer meditação) ao que eles entendiam “CHANNA” (que passou a ser sinônimo de meditação), posteriormente eles passaram a usar palavra “CHAN” como uma forma abreviada da palavra “CHANNA”, quando esse tipo de meditação chegou ao Japão recebeu o nome de “ZEN”, que quer dizer meditação, quando chegou na Coréia recebeu o nome de “SUN” que tb quer dizer meditação. Do mesmo modo, a palavra “OSI” ou “OSU” ao longo do tempos perdeu seu significado original e passou a ter outras designações, tais como: "Sim", "Por favor", "Obrigado", "Entendi", "Desculpe_me", “Como cumprimento respeitoso”, “Em qualquer situação onde uma resposta afirmativa seja necessária”. O seu uso popular eminentemente ocidental (com a palavra os historiadores), deseja representar o fato do Karateca ter a intenção de exigir de si mesmo o máximo de perseverança e força de vontade. A palavra OSS, como é utilizada aqui no Brasil, por si só pretende resumir toda a filosofia do Karate.
OSS!!!!!!
Avi
Hero Member
Votos: +2/-1
«
Resposta #27 Online:
Junho 23, 2007, 23:42:54 »
oss deshi
eu tive a paciencia de ler o texto todo e me corrija se eu estiver enganado, oss é palavreado de bandido, é isso?
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."
deshi
Jr. Member
Karatê-Do meu modo de vida!
«
Resposta #28 Online:
Junho 24, 2007, 11:48:01 »
Avi
+ ou - esse texto tras diversas traduções do oss ou osi, osu, enfim é sim também um palavreado da mafia japonesa yakusa, pelo que entendi o oss! tem varias formas de escrever mais o significado depende muito do local onde é usado (mas ñ foge do significado de OSU SHINOBU (esforço pessoal e grande sacrifício) e no karate tem o significado que nois todos conhecemos como: sim, entendi, obrigado...
esse texto eu tirei deste site:
http://br.geocities.com/institutobutsudo/doc/oss.htm
espero ter ajudado. oss!
daigoro
Sr. Member
Votos: +0/-4
«
Resposta #29 Online:
Junho 24, 2007, 12:09:29 »
oss problemas é que oss caras dicutem muito oss oss e treinar que é oss bom nada.
desse jeito oss shinobu vao ficar perdidos.
quanta bOSSbagem!
ossu
a corda é o laço, o que me puxa é o que me prende"
Imprimir
Pginas:
1
[
2
]
3
« tpico anterior
tpico seguinte »