Autor Tópico: ASSOCIAÇÃO DE INSTRUTORES E PROFESSORS DE KARATE  (Lida 8896 vezes)

Lezon

• Visitante
Re: ASSOCIAÇÃO DE INSTRUTORES E PROFESSORS DE KARATE
« Resposta #15 Online: Setembro 04, 2007, 10:10:42 »
Meu caro Pimentel,

Apesar de estarmos juntos a treinar Karate todas as semanas, e já amanhã isso vai acontecer, começo também por discordar sobre isto que disseste:

" Para aqueles que sonham com uma normatização autêntica e austera sobre quem deveria dar aulas, lamento muito, mas aqui é um lugar completamente inadequado para começar algo."

E discordo porquê? Repara bem no que vou dizer...

Se a dimensão do país que é imensa e que é um "facto", se a "anarquia" que reina no Karate, principalmente a nível de organizativo e institucional, que é outro "facto", se existem "picaretas" outro "facto," se não há diálogo com a presença "física" das pessoas, outro "facto" ainda e mais eloquente, motivado não só pela grandiosidade do país e porque a grande maioria das pessoas olham só para o seu umbigo e são possuidoras da "sua" verdade, vaidades e arrogância, "facto" este indesmentível, pelo contrário, acho que este espaço é canalizador e incentivante para uma aproximação entre todos e para que o diálogo aconteça.

Este é um meio de comunicação é rápido e revolucionário, como poderá ser rápida e revolucionária a mudança de certas mentalidades, juntando-as mais facilmente num encontro como vai acontecer no I Seminário do Karateca.Net em Santos.

Que ninguém duvide que este é um meio de comunicação que pode ajudar a muita coisa.

Bom, amanhã depois do treino, falaremos mais um pouco sobre a questão.

Abraços

Offline Mariella

• Newbie
  • *
  • Votos: +0/-0
« Resposta #16 Online: Setembro 04, 2007, 12:26:12 »
Prezados colegas,
Estive lendo todas as opiniões sobre o tópico e realmente vejo um pouco de razão em todas. Compreendo os que temem novas organizações devido às desilusões com as organizações já existentes. Comprendo o Lezon quando fala que não podemos desanimar o permanecer apenas nos queixando de problemas de corrupção, desorganização, etc...Eles exsitem sim e são graves. Eu, particularmente, ainda que também muito desanimada com a situação atual, creio que devemos lutar pelo que acreditamos sempre. Não podemos deixar as desilusões nos abaterem e tampouco ficar somente lamentando o que está ruim. Entendi o que meu Sensei Roberto falou sobre não nos conhecermos bem através do forum, mas a história mundial já me mostrou que as grandes revoluções e mudanças sempre começaram através da troca de idéias e esse forum me parece muito bom para isso. A união de idéias, de interesses e de pontos de vista em comum deve ser o primeiro passo para organizarmos e melhorarmos o Karatê como um todo aqui no Brasil, desde os instrutores e professores, como também os praticantes de maneira geral.
Saudações,
Mariella

Offline ANGELO PONTE

• Newbie
  • *
« Resposta #17 Online: Setembro 04, 2007, 14:39:15 »
Bem, eu esperei várias pessoas falarem do assunto,  realmente o citado anteriormente por um participante onde ele diz que essa associação deve ter o simples objetivo pedagógico e elevação técnica dos membros e nada de remuneração aos dirigentes ( é perfeito e tem que ser assim pois já de cara vai espantar quem tem essa intenção )..uma ong por exemplo não há a permissão de remuneração à direção... uma fundação...só não pode haver uma parceria com governo e sim apenas recebimento de recursos ..se torna uma oscip e já dá brecha pra remuneração, sem contar que bem estruturada e se houver o desvio do objetivo ( $$ ) cabe denúcia pelo conselho fiscal ao tribunal de contas.. que realmente regula estas entidades de terceiro setor ou as antigas sem fins lucrativos. Eu coloquei esse tópico qdo vi que o Sr. Lezon colaborava neste fórum e vindo de Portugal eu sei que lá há organização e funciona... eu vi em outros lugares tbm.. aqui a ISKF Brasil - Tridimensional do Sensei Sagara e agora representada pelo sensei Nakama por exemplo; tem uma função parecida..mas a coisa não acontece direito pois é muito restrita, primeiro porque é para o pessoal da shotokan, e segundo, somente se você estiver filiado a uma federação ligada a CBK que pode participar, realmente não há dúvida a CBK é a confederação oficial do país e que nos representa e que mais avanços conseguiu na parte esportiva mas e o restante??  O budÔ, o treinamento, a qulaidade, será que podemos dar aula da mesma maneira para crianças, do que pra adultos, do que feminino, do que um projeto social, ou um projegramas para pessoas com necessidades especiais...Tem várias pessoas e tipos de pessoas que são loucas para praticar o karatê e o professor não está preparado muitas vezes para atendê-los... Todos tem o direito de conhecer esta arte fantástica...que quem sente ela correr nas veias sabe como é .. E esta restrição não pode pois existe muita gente boa ai afora perdida...muitos não são culpados pelos professores que tiveram ou têem. O que eu gostaria de deixar claro que o mais importante euacredito é tentar juntar o máximo de professores das mais diversas federações e estilos..num objetivo comum..onde todos tentariam se equilibrar técnicamente, além de cursos para administraçao de academias pois tem muito professor que não tem esse "filing"..e suas academias acabam .Projeto para descobrir novos talentos..projetos vencedores e há vários por este país....A gente sabe de tudo que há contra e sem dúvida muita coisa!!! que parece até impossível??? Aí já não sei..Pois já tem gente aqui que até pensa na possibilidade, não? .O problema é que terá de haver a humildade dos professores em voltar a aprender ou compartilhar conhecimentos.. Como uma grande academia...só que formada só por professores e instrutores. Além de ajudar o pessoal fora do eixo...do sudeste mais privilegiado com grandes professores...

Quem assumiria e encabeçaria esta associação, este projeto..alguém muito respeitado pela comunidade karateca, que tivesse uma visão tradicional mais moderna ao mesmo tempo, nada de paternalismo... A pura realidade..quer melhorar?? Aprender mais??  Tira o terno e coloca o quimono... pois é assim que tudo começou..

Hai...
Oss.....

Lezon

• Visitante
« Resposta #18 Online: Setembro 04, 2007, 15:42:01 »
Pois é, uma associação, seja ela qual for, tem que ter constituido estatutáriamente por vários orgãos e, um deles, é por um conselho fiscal.

Para que serve? Bom, sei que vão surgir várias respostas, mas então para que servem os restantes orgãos? E os filiados? Será que tudo isso existe só para etar no papel? Se assim é, volto a dizer, quem são os culpados? Eu sei quem são...

O Brasil não é o detentor maléfico da corrupção, meus amigos, ela impera em todo o globo, infelizmente. Existem as ferramentas necessárias para a combater, portanto, façamos uso delas.

No meu país, no Karate,  para além da ANTK - Associação Nacional de Treinadores de Karate, existe também a ANTAK Associação Nacional de Técnicos de Arbitragem de Karate, as quais zelem pelos seus legítimos interesses e dignificação na carreira.

Não me venham com aqueles argumentos de que aqui o país é muito grande, pois a  isso, eu só posso e devo responder assim muito friamente, porque as pessoas não querem e é só.

Mas eu não gosto muito estar a falar no meu país, porque agora, o meu é este.

Saudações
Hai!!  Oss!! 

Offline Arivaldo

• Hero Member
  • Votos: +2/-0
« Resposta #19 Online: Setembro 04, 2007, 16:01:41 »
Não consegui ainda vislumbrar uma associação desse porte. Esse papel deveria ser das escolas dos estilos, mas infelizmente os estilos de karate não tem comando. O único mestre que é respeitado dentro do seu estilo e mantém sua unidade é o Mestre Shinzato do shorin, o restante não tem controle. O shotokan está uma bagunça (cheio de cacique), no goju temos alguns professores repeitados, mas de linhas diferentes, Idem ao Wado, Shito o responsavel era o Shioda e o Paulo Mota, tem uma representação pequena. Muitos professores tem trabalhado de forma isolada tentando trazer professores e mestres de fora do pais, mas isso é um trabalho de formiguinha e eles sabem como é dificil organizar algo, principalmente porque a maioria não participa e no final das contas dá prejuizo.

Quem sabe com esse primeiro Seminário que tentamos organizar e que estamos reunindo 4 estilos diferentes (shotokan, wado, goju e shorin), não possamos conversar e tentar fazer uma nova proposta.

Ari - Santos/SP

Lezon

• Visitante
« Resposta #20 Online: Setembro 04, 2007, 16:15:16 »
Amigo Arivaldo,

A sua proposta é legítima e até mais concreta, uma vez que além de quatro estilos que vão estar presentes, vamo-nos ver olhos nos olhos o que é bem diferente, pois podemos sentir outra sensibilidade que não aqui.

Por isso, aproveito para apelar a todos que pensam estar presentes no I SEMINÁRIO KARATECA. NET, para irem de espírito franco e aberto, e ainda com ideias, para que no final possamos sair com esperanças em dias melhores para o Karate no Brasil.

Aproveitemos a nossa presença no Seminário para dialogarmos com boa fé para que  encontremos um caminho sério, honesto, com competência, com vontade de trabalhar em prol da nossa arte, dignificando-a e que, com autoridade legítima, possamos exigir a quem de direito que as coisas caminhem nesse mesmo sentido.

Saudações.
Hai!! Oss!!

Offline Arivaldo

• Hero Member
  • Votos: +2/-0
« Resposta #21 Online: Setembro 04, 2007, 16:26:16 »
Faço minhas as palavras do Sensei Lezon.

Ari - Santos/SP

Neto110

• Visitante
« Resposta #22 Online: Setembro 04, 2007, 18:38:36 »
O Lezon apontou uma boa argumentação para a questão levantada pelo outro colega.

Sobre alguns assuntos um faixa branca formado em admnistração daria show em muito karateka graduado e antigo, porque tem o domínio daquele assunto e ponto final, naõ há muito o que discutir.

Um dia li em algum lugar que pessoas sábias aprendem até com perguntas tolas e pessoas tolas naõ aprendem nem com respostas sábias... pois é. Os professores que se fecham sobre si mesmos sofrem muito mias que os outros que se abrem. E, sim, a internet é o melhor lugar para falar sem peias argumentos que podem ser lidos, interpretados, enfrentados, fortalecidos e desmontados.

Concordo porém, que se podemos conversar aqui, a implementação dependerá de um esforço de enfrentamento de nossa vaidade pessoal masi que qualquer coisa e reconheço que este será o pomo das espérides.

Roberto Pimentel

• Visitante
« Resposta #23 Online: Setembro 06, 2007, 17:15:03 »
Oi Lezon.

Sá agora li tua resposta. E graças a Deus discordamos uns dos outros, e nos propomos a pensar em hipóteses, ou estaríamos ainda morando em cavernas e com medo de trovão.

Oi Arivaldo.
Muito bem colocado. Parabéns.

Oi Mariella.
Fico feliz que você passa a participar, principalmente pela tua cidade de dar um ar positivo aos ambientes onde chega. Já o fez aqui.

Mas continuo achando que formar uma associação nacional via internet não funciona.

Boa hipótese foi levantada pelo Lezon, quando leva para o seminário uma conversa como essa. Ali sim, todos se vêem. Combinar isso através da internet sim, é bom uso desse meio de comunicação tão dinamico.

E quanto à dimensão do País, acho que estamos focando muito no Sudeste. Gostaria de saber quantos participantes do karateca.net são das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul. Talvez 1 seminário nacional não agregue tanto quanto vários seminários regionais.

E sobre os mestres faixa-amarela, com certeza existem.

Offline Mariella

• Newbie
  • *
« Resposta #24 Online: Setembro 06, 2007, 18:13:45 »
Boa tarde, Sensei Roberto!!!

Fico contente de ter a capacidade de dar um ar positivo aos ambientes onde chego, maravilha! Estou de total acordo que formar uma associação nacional via internet não funciona, apenas penso que este fórum (ou a internet) poderia ser um caminho para "amadurecer idéias", um primeiro passo. Posteriormente sim que seria necessário encontros reais, sem dúvida alguma. Nesse sentido também concordo que foi ótima a idéia do Sensei Lezon de levar para o seminário uma conversa como essa. Acho que esse encontro seria um segundo passo, mas que mais encontros se fariam necessarios, visitas entre instrutores de diversos dojos, etc...
Saudações a todos,
Mariella

Neto110

• Visitante
« Resposta #25 Online: Setembro 06, 2007, 23:02:45 »
Sou de Goiás. Centro-Oeste.

Entendo que se a net cumpre o papel de aproximar o plano das idéias, ela já fez o que tinha que fazer.

Offline Odiemerson Poubel

• Newbie
  • *
« Resposta #26 Online: Abril 08, 2009, 22:20:51 »
Caros, Colegas!

Estou precisando de dicas urgentes... Pois, ha 15 anos fui professor de karate shotokan, depois, tive que abandonar tudo por motivo de casamento, filhos, trabalhos e etc... Hoje, quero voltar a dar aulas... nao encontrei meu ex-mestre nao sou filiado a nenhuma federacao ou associacao... Preciso me filiar para comprovar autenticidade de saber e qualificacao... Urgente!
contato 22 98661767