Autor Tópico: PELA DIGNIFICAÇÃO E UNIÃO DO KARATE  (Lida 17048 vezes)

Lezon

  • Visitante
PELA DIGNIFICAÇÃO E UNIÃO DO KARATE
« Online: Novembro 28, 2007, 12:39:40 »
Amigos do Fórum:

Estou no Brasil há um ano! Já deu para ficar mais ou menos esclarecido sobre a situação actual do Karate que, infelizmente, eu só encontro adjectivos péssimos para a qualificar e que vou abster-me de os dizer para não acicatar mais a questão ...

Parece haver um unísseno coro de opiniões convergentes, pelo que sendo eu alguém que não sendo brasileiro, talvez consiga vislumbrar algo que possa ajudar a mudar o estado das coisas, se bem que, para tanto, só é possível se houver realmente boa vontade e alguma tolerância por parte de todos.

Estou a lembrar-te por exemplo de certos radicalismos que existiam na altura em Portugal, exactamente como os há por cá, e que se foram diluindo à medida que as conversações lenta e lentamente avançavam, até que tudo mudou.

Com isto quero dizer que entendo ser possível criar uma Comissão composta por elementos credíveis do Karate que estejam dispostos a dialogar com todas as partes "beligerantes" existentes no Karate, quer sejam Confederações, Federações e /ou Associações, com objectivos bem definidos a concretizar, cujo final resulte na  dignificação do Karate e de todos quantos nele estão envolvidos, especialmente salvaguardando os jovens deste país que gostam da modalidade.

Meus Amigos, ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA, TANTO DÁ ATÉ QUE FURA!"     

Não me venham dizer que o Brasil é um país imenso (ainda bem que o é), e que será difícil concretizar tal projecto, etc.etc...Para im isso é uma trêta! Quando as pessoas querem tudo se consegue e sem esforço também nada se alcança. Por isso há que arregaçar as mangas.

Crie-se uma Comissão de homens sérios e competentes, disposta a dialogar com os mais "duros e renitentes", e vão ver que obterão resultados. Ouvi-los separadamente, apresentando um projecto sério e credível, até que lá surgirá o dia em que todos se reunirão à volta de uma mêsa.
Pensem nisso meus amigos e todos serão recompensados, menos os tais picaretas,claro...

Hai!!!  Oss!!

Obs: Uma só confederação que aglotinasse as federações estaduais é possível, desde que todos queiram. Quantas mais houver, mais o Karate enfraquece, disso não haja dúvidas!!!
A única confederação aglotinaria as duas vertentes do Karate, a Tradicional e a Desportiva.
« ltima modificao: Novembro 28, 2007, 12:47:47 por Jose Lezon »

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Re: PELA DIGNIFICAÇÃO E UNIÃO DO KARATE
« Resposta #1 Online: Novembro 28, 2007, 15:19:58 »
Utopia,

Amigo Lezon, talvez seja necessário mais tempo para conheceres os brasileiros do que imaginas.

Mas, se eu puder ajudar-lhe em algo, acredite que farei de coração, mesmo não acreditando cegamente que vai dar certo.

OSS...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline Anderson Santana CHIKARA

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 101
  • Votos: +0/-0
Re: PELA DIGNIFICAÇÃO E UNIÃO DO KARATE
« Resposta #2 Online: Novembro 28, 2007, 17:49:30 »
 Eu topo e ajudo no que for possível !!
  Oss !

  :)
Voar para servir! Águia.

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: PELA DIGNIFICAÇÃO E UNIÃO DO KARATE
« Resposta #3 Online: Novembro 28, 2007, 21:15:59 »
Caro prof. Lezon,

Vc ainda nao viu nada meu amigo...
Nao sabe na fria em que se meteu....
Pais Privada nao tem jeito..impossivel,
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline DoghQuch

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 318
  • Votos: +0/-7
    • Instagram
Re: PELA DIGNIFICAÇÃO E UNIÃO DO KARATE
« Resposta #4 Online: Novembro 29, 2007, 07:15:53 »
Oss!

Eu acho a descrença de vocês absolutamente patética, é essa mentalidade pequena e ridícula que mantém as coisas como estão.

O cara tem uma idéia boa e que já funcionou em outro lugar, se ele tiver os meios e a coragem de concretizar a idéia então porque maldições seria algo tão impossível de acontecer??

Se o plano dele tem falhas, é meramente uma questão de apontar e corrigir! Mas como vocês vão ajudar a melhorar um coisa que nem ouviram ainda e já estão metendo a boca?
« ltima modificao: Novembro 29, 2007, 07:17:45 por DoghQuch »
"E depois de tudo, c?u e terra a? est?o, como se nada tivesse acontecido.
  A essa altura, a vida e as a??es de um homem t?m o peso de uma folha
  seca no meio da ventania..."

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Re: PELA DIGNIFICAÇÃO E UNIÃO DO KARATE
« Resposta #5 Online: Novembro 29, 2007, 07:43:23 »
Oss!

 é essa mentalidade pequena e ridícula que mantém as coisas como estão.


A recíproca é verdadeira...

E "metendo a boca" aí já é pra "aqueles outros assuntos" do Yama.

OSS...
« ltima modificao: Novembro 29, 2007, 07:44:58 por Luiz »
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Lezon

  • Visitante
Re: PELA DIGNIFICAÇÃO E UNIÃO DO KARATE
« Resposta #6 Online: Novembro 29, 2007, 10:02:44 »
Caro Prof. Katsumoto,

Entendo o que o amigo diz, mas impossiveis???

Desde que vi um porco a andar de bicicleta, para mim deixou de haver impossíveis!!!!

Como diz o amigo DoghQuch ( podia arranjar um nick mais fácil de escrever), a descrença não leva a lado nenhum e criticar sem agir pior ainda. Gostaria que todos os que pelo menos por aqui andam neste fórum, se mentalizassem e consciencializassem para agir alicerçadas num projecto sério, honesto e competente, a ser criado em conjunto com pessoas de boa vontade e credíveis no meio do Karate.

Essa pessoas existem, apenas precisam de ser alertadas e aliciadas por algo com inovação e com a força da verdade e credibilidade. Aqueles que são conhecedores dessas pessoas, convidem-nas a tomar conhecimento de que existe em curso um movimento que quer dignificar, credibilizar, unir e fortalecer o Karate.

Dias 19 e 20 de Abril de 2008 acontecerá o I Seminário Karateca.Net. Até lá, seria interessante e conveniente que todos levassem consigo ideias e propostas a apresentar numa reunião de trabalho a fazer-se no final do treino, para dar corpo ao tal projecto.

Sabemos que há pessoas importantes no Karate que não frequentam sequer este fórum, mas que são imprescindíveis para dar corpo e presença na " Comissão " de pessoas a ser formada para calendarizar e encetar as conversações necessárias para divulgação e diálogo com todos os agentes da modalidade.

Depois de termos o projecto concluído, penso que numa 1ª.fase, se deve ir à tutela governativa, dar nota do mesmo e das intenções da Comissão, sensibilizando-os de que o movimento foi criado por causa da anarquia existente na modalidade que só beneficia alguns e prejudica essencialmente a juventude deste país. A partir daí e com a possível " simpatia " deles, partiria-se então para a 2ª.fase
 
Bom, já me alonguei um pouco,dei algumas dicas, pelo que será bom que todos comecem a pensar no assunto que será de interesse Nacional, penso eu.

Hai!!  Oss!!             



« ltima modificao: Novembro 29, 2007, 14:12:23 por Jose Lezon »

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: PELA DIGNIFICAÇÃO E UNIÃO DO KARATE
« Resposta #7 Online: Novembro 29, 2007, 11:18:52 »
Caro Doghqut,

 Porque vc nao da uma ideia entao???
 Ficaria agradecido se vc mostrasse a solucao na pratica, assim poderiamos aprender com vc como se faz um Brasil melhor....alias, semana que vem o FDP do Renan Calheiros vai escapar da cassacao....quer apostar???
só pra vc ver que $%&! de pais é esse.

Mentalidade pequena foi interessante..infelizmente nao serve para mim.Apenas cansei de ter esperanças no páis privada.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Neto110

  • Visitante
Re: PELA DIGNIFICAÇÃO E UNIÃO DO KARATE
« Resposta #8 Online: Novembro 29, 2007, 11:48:03 »
Uma palavra traduz minha idéia a respeito: tente. Depois poste seus resultdos e experiências.

Offline Takashi

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 54
  • Votos: +0/-2
    • Takashi - ilustração e design
Re: PELA DIGNIFICAÇÃO E UNIÃO DO KARATE
« Resposta #9 Online: Novembro 29, 2007, 12:53:19 »
Vou ajudar o sensei Katsumoto...

Aqui não vai funcionar... não aqui no brasil... Já desisti faz tempo...

Kaiko

  • Visitante
Re: PELA DIGNIFICAÇÃO E UNIÃO DO KARATE
« Resposta #10 Online: Novembro 29, 2007, 13:03:40 »
Muito boa sua iniciativa Sensei Lezon. Parabéns pela força de vontade e pelas propostas, feitas por alguém que ama o karatê e tem vontade de melhorar a situação. Concordo com o Augusto. Tentar colocar o projeto em prática o projeto não irá piorar a situação, na pior das hipóteses, a coisa continua como está. Mesmo ciente das barreiras quase intransponíveis, louvo muito esse primeiro passo.

OSS

Offline DoghQuch

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 318
  • Votos: +0/-7
    • Instagram
Re: PELA DIGNIFICAÇÃO E UNIÃO DO KARATE
« Resposta #11 Online: Novembro 30, 2007, 07:14:54 »
Oss!

Não disse que tenho a solução Katsumoto se tivesse estaria fazendo o mesmo que o Lezon.
O que disse foi que se ele está disposto a lutar por uma causa nobre que todos deveriam ouvir antes de cair de pau.

De qualquer maneira, posso ser novo mas isso eu já aprendi, TUDO acaba! E toda organização humana geralmente acaba de maneira bem feia, completamente desvirtuadas e distantes de seus objetivos iniciais, mas te garanto que se ninguém tivesse tentado fazer algo a respeito de todos os problemas que surgiram durante a história, nem banheiro nós teríamos.

E realmente não entendi o que o Luiz quis dizer....
"E depois de tudo, c?u e terra a? est?o, como se nada tivesse acontecido.
  A essa altura, a vida e as a??es de um homem t?m o peso de uma folha
  seca no meio da ventania..."

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Re: PELA DIGNIFICAÇÃO E UNIÃO DO KARATE
« Resposta #12 Online: Novembro 30, 2007, 07:43:56 »
A ideia é boa.............mas porque os Srs. Edgar Ferraz (WKF) e Osvaldo Messias (WUKO) que tem o comando das duas maiores entidades e que congregam o maior número de participantes e estão numa posição bem cômoda, se sentariam para discutir uma integração com outras entidades pequenas ?

Na realidade o problema não está nas organizações que regem o karate, mais no estilo shotokan que implodiu e criou essa bagunça toda.

Ari - santos/SP

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: PELA DIGNIFICAÇÃO E UNIÃO DO KARATE
« Resposta #13 Online: Novembro 30, 2007, 10:48:20 »
Prezados,

Ainda acredito no homem, assim acredito na capacidade de realizações e mudanças.

O estilo Shotokan, com todo o respeito ao colega Arivaldo, na minha concepção, não tem nada haver com essa questão.

A idéia do Prof. Lezon é boa e reclama reflexão, contudo sabemos da sua inviabilidade a curto e médio prazo.

O que precisamos, penso, é termos políticos em Brasília que olhem não só para o futebol, mas também para outros esportes, em especial o karate, efetivamente comprometidos.

O centro dos problemas que hoje enfrentamos está na Lei Zico que permite a perpetuação do dirigentes em seus cargos nas federações e confederações, por isso houve a descentralização na busca do próprio espaço.

Se queremos mudar algo, penso que teremos que começar pela referida lei de forma a permitir no máximo um segundo mandato de quatro anos para os dirigentes.

Revendo a Consolidação das Leis do Karate - CLK, verifico que muitos dos assim chamados "dissidentes" hoje em dia, karatecas de renome, assinaram todos juntos a mesma, num momento que apontava um futuro mais promissor para o karate em termos de união, mas depois veio a malfadada lei e tudo começou a ruir, pois os descontentes, muitos deles, ao invés de ficarem para tentar alterar a situação do jogo numa próxima eleição, preferiram se afastar e oportunamente criarem outras federações e confederações.

Essa é a minha visão, ainda que possa parecer para alguns equívocada, mas assinaldo, desde já, que respeito às opiniões em contrário.

No mais, dentro das minhas limitadas possibilidades, estou sempre a disposição  para o que for para o melhor do karate, embora registre que reconheço há pouca ou nenhuma projeção porque sempre só me preocupei em apenas treinar, só me conhecendo aqueles mais chegados, contudo, de uns dois anos para cá, começamos lentamente e sem qualquer pretensão, mas em virtude de situações criadas por terceiros, a ter contato mais de perto com alguns dirigentes/karatecas.


Oss !!!
« ltima modificao: Novembro 30, 2007, 10:57:14 por Antonio Pêcego »
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Lezon

  • Visitante
Re: PELA DIGNIFICAÇÃO E UNIÃO DO KARATE
« Resposta #14 Online: Novembro 30, 2007, 11:40:35 »

Ainda acredito no homem, assim acredito na capacidade de realizações e mudanças.

O estilo Shotokan, com todo o respeito ao colega Arivaldo, na minha concepção, não tem nada haver com essa questão.

A idéia do Prof. Lezon é boa e reclama reflexão, contudo sabemos da sua inviabilidade a curto e médio prazo.

O que precisamos, penso, é termos políticos em Brasília que olhem não só para o futebol, mas também para outros esportes, em especial o karate, efetivamente comprometidos.

O centro dos problemas que hoje enfrentamos está na Lei Zico que permite a perpetuação do dirigentes em seus cargos nas federações e confederações, por isso houve a descentralização na busca do próprio espaço.

Se queremos mudar algo, penso que teremos que começar pela referida lei de forma a permitir no máximo um segundo mandato de quatro anos para os dirigentes.

Revendo a Consolidação das Leis do Karate - CLK, verifico que muitos dos assim chamados "dissidentes" hoje em dia, karatecas de renome, assinaram todos juntos a mesma, num momento que apontava um futuro mais promissor para o karate em termos de união, mas depois veio a malfadada lei e tudo começou a ruir, pois os descontentes, muitos deles, ao invés de ficarem para tentar alterar a situação do jogo numa próxima eleição, preferiram se afastar e oportunamente criarem outras federações e confederações.

Essa é a minha visão, ainda que possa parecer para alguns equívocada, mas assinaldo, desde já, que respeito às opiniões em contrário.

Oss !!!

Bom, acho que o nosso Amigo António Pêcego tocou no ponto essencial da questão e que eu vou reforçar sua opinião. De facto, infelizmente não é só no Brasil que os governos praticamente só têm olhos para o futebol, penso que é geral.

No entanto, pelo que observo cá, existe por parte das pessoas uma certa acomodação às coisas, o que não leva a lado nenhum, bem antes pelo contrário, só as protela e agrava cada vez mais pelo lado negativo.

Como o António Pêcego disse e bem, é que em Brasília haja políticos que não olhem só para o futebol. Então, o que me apraz dizer neste momento, é que se não houver ninguém que os sensibilize, jamais os políticos terão essa visão. Por isso eu digo e desejo alertar todos aqueles que como eu gostam do Karate, que essa sensibilização, só a nós nos diz respeito fazê-la.

Temos que ser incisivos, "chatos", constantes e firmes, perante esses políticos, para que as coisas mudem um pouco de rumo, para que os ventos também comecem a soprar para os lados do Karate.

Sobre a perpetuação dos dirigentes, o António Pêcego já disse tudo, tal como eu já o disse anteriormente em outro post. É por dentro que se deve lutar para mudar as coisas e não abandonar o barco sob qualquer pretexto. As eleições servem para quê? E os estatutos? O que estiver mal, tente-se rectificar, mas para se conseguir algo temos que estar todos dentro do mesmo barco.

Quanto mais pessoas o abandonarem, mais fortes ficam aqueles que estão no poder! Por muitas razões que tenhamos, perdêmo-la se fugirmos das nossas responsabilidades.

Sinceramente, eu não pretendo nem desejo lugares de poder, quero somente contribuir para que o Karate melhore em todos os seus aspectos e nada mais. Ao fazer isso, já me sintirei muito feliz!

Hai!!!  Oss!!
 
« ltima modificao: Novembro 30, 2007, 12:04:03 por Jose Lezon »