OssAs Federações em geral eu não sei,mas qdo precisamos de apoio de uma delas não nos foi dado,em espécie alguma.Qto as Associações em especial a nossa SHUDOKAN, qdo foi necessário tiramos do próprio bolso para colaborar com nossos alunos/atletas,por isso nos afastamos de todas elas.Ossalberto/Santos.
Bom, já que estamos nessa, aqui vai o que faz a federação do meu país.Para não criar muitas expectativas, aviso desde já que também não faz muito pelos seus filiados...no entanto, também não posso deixar de dizer que presentemente está a começar a fazer mais e melhor.Mas para que serve uma federação? Porquê esta pergunta assim tão linear? Bem, em realidades diferentes entre Portugal e Brasil no que diz respeito ao Karate, eu vou dar a conhecer na generalidade a realidade portuguesa, consciente de que ela é totalmente diferente da realidade brasileira.Em Portugal a federação para além de ser um órgão oficial e de utilidade pública reconhecida pelo governo, tem a função de gerir o Karate, quer desportivamente e/ ou não. A palavra gerir implica tudo relacionado com Competições, Formação, Graduações, Arbitragem, Treinadores, Credibilização Curriculares e todos os cursos inerentes à modalidade, estando tudo devidamente dividido por Departamentos.Dado que exitem Associações de Treinadores de Karate e de Arbitragem de Karate, tudo o que diga respeito a estas duas áreas, a federação trabalha em parceria com elas na realização de cursos e seminários.Em suma, tudo que diga respeito ao Karate especialmente à sua credibilização de currículum, autoriações legais para poder exercer a instrução do Karate, instalações desportivas ( Dojos/Centros e/ou Clubes), passa forçamente pela federação, a qual certifica o Treinador para poder ministrar as aulas. Penso que a partir de 2008, já se vão iniciar inspecções às referidas instalações e, atente-se, quem não possuir e devida Certificação, será multado com uma coima que deverá ir até 3.000 Euros, será instaurado processo podendo levar encerramento das instalações.Refiro que qualquer instalação desportiva, quer ela seja de Karate e /ou de qualquer outra modalidade, é obrigatório ter um Director Técnico, o qual deverá ser um licenciado em educação física, e/ou um Treinador qualificado e Certificado pela Federação. As categorias ds Treinadores são como segue: Monitor;Treinador de Nível ITreinador de Nível IITreinador de Nível IIIO Monitor só pod e dar aulas se tiver um Treinador de Nível I a supervisioná-lo.Bom, acho que dei a conhecer ais ou menos a realidade portuguesa. Mas já agora, saibam que o problemas dos cursos de Treinadores e da Certificação e muito especialmente o das instalações desportivos possuirem um Director Técnico, são Normas da CEE que estão a ser implementadas em toda a Comunidade Europeia.Hai!! Oss!!!
Oss!Não posso falar de todas associações/federações por não conhecê-las, mas ouço muitos comentários negativos de várias delas.A confederação que faço parte, a CKIB, tem uma postura muito boa, na minha opinião. O presidente Fernando Rocha e a diretoria em geral são de uma simplicidade e humildade que me impressionaram quando os conheci a fundo.O Sensei Fernando Rocha, por exemplo, já viajou de onde mora (Aracaju/Sergipe) para vir dar um curso no meu estado de graça. E é uma pessoa rígida e exigente, mas tambem uma pessoa ética e amigável.Convivi com muitos outros karatecas que hierarquicamente não tinham muita posição, mas agiam como se fossem donos da razão e tinham um ego... Por isso me surpreendi quando conheci Sensei Rocha e posso dizer que somos amigos.Isso para citar algumas das experiências positivas.A CKIB age de uma forma honesta, cobrando só o suficiente e bem abaixo das outras confederações.Tem defeitos? Com certeza, assim como qualquer outra instituição dirigida por humanos e que, por consequência, tem defeitos como os seus gestores. Mas acho que no geral tem acertado mais do que errado.Pode parecer puxa saquismo meu, mas assim como alguns relatam suas más experiências, cabe a mim relatar o que já vivi de bom nesses anos de Karate.Oss!LucasC.
Caro LucasC,A sua analogia está certa.Tudo tem os seus custos na vida, mas há que ter o bom senso para discernir o que é razoável do que é simplesmente exploratório...Hai!!! Oss!!!
Há muito pra ser feito...Oss!LucasC.