Autor Tópico: CRIAÇÃO DE KATAS PADRÃO, CONCORDA?  (Lida 5115 vezes)

Lezon

• Visitante
CRIAÇÃO DE KATAS PADRÃO, CONCORDA?
« Online: Dezembro 21, 2007, 12:27:10 »
Meu amigos,

Esta pergunta é colocada na perspectiva de poder ser analisada pelos amigos do fórum, a fim de se poder concluir se o sistema actualmente utilizado pela WKF e pela WUKO, são os mais sérios e correctos para serem avaliados e julgados, ou se ajuizados através da feitura de  KATAS PADRÃO. Eu explico:

Como sabemos, a  WKF utiliza  somente entre os quatro estilos SHOTO, WADO, SHITO E GOJU a competição entre si. Já na competição da WUKO a prova é feita  separadamente por estilos, que eu acho correcto, para além dos quatro já referidos, aceita mais estilos em competição.

Na minha opinião, o sistema da WUKO é mais consciente e mais correcto, e a WKF só não faz o mesmo porque com o seu orgulho não quer dar o braço a torcer…Por isso, devia então enveredar por fazer algo bem diferente em que a verdade desportiva estivesse mais patente,  já que NADA É PERFEITO.

Assim, penso que a melhor opção seria a  CRIAÇÃO DE KATAS PADRÃO. Toda a gente teria que fazer os mesmos Katas e assim já não havia tanta “injustiça” como tem havido, porque o que podem ser considerados erros num determinado estilo, noutro pode não ser.  Cada eliminatória teria o seu Kata padrão e pronto.

Esta é a minha opinião, mas venham lá mais.

Hai!!!   

« ltima modificao: Dezembro 21, 2007, 12:40:41 por Jose Lezon »

Offline samurai

• Global Moderator
  • Hero Member
  • Votos: +0/-0
Re: CRIAÇÃO DE KATAS PADRÃO, CONCORDA?
« Resposta #1 Online: Dezembro 21, 2007, 12:54:15 »
Isso não fugiria ao tradicionalismo e correria o risco de ser taxado de picaretagem.  ??? ???

OSS

thoryu

• Visitante
« Resposta #2 Online: Dezembro 21, 2007, 13:11:35 »
Apenas para esclarecer;
Essa Wuko existente hoje não é a Wuko antiga, que ia se fundir com o tradicional ITKF e pleitear enquadramento como "esporte" olímpico. Aquela Wuko virou WKF.

Essa Wuko de hoje é uma coisa da Alemanha chamada World Karate Confederation e que que teve uma divisão na qual uma das partes virou WUKO. Aliás isso ocorreu no Brasil num torneio deles em 2005

http://www.wuko-karate.org/novo_site/About_Us.html

Quando li o tópico tomei até um susto.

O Karate tradicional usa o Kata Kitei criado pelo Nishiyama para competições da ITKF. Tenta abranger movimentos e bases de todos os estilos e usa até mawashi.

http://video.google.com/videoplay?docid=1282945507713175209&q=%22kitei%22&total=13&start=0&num=10&so=0&type=search&plindex=5

Oss. Hai.
« ltima modificao: Dezembro 21, 2007, 13:34:56 por thoryu »

Offline katsumoto

• Hero Member
  • Votos: +2/-19
« Resposta #3 Online: Dezembro 21, 2007, 13:34:31 »
Essa nova WUKO e coisa do Oswaldo Messias aqui do Brasil mesmo.
Nao tem nada a ver com a Europa.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Lezon

• Visitante
« Resposta #4 Online: Dezembro 21, 2007, 13:54:09 »
Caro Thoryu,

Ainda bem que não sofre do coração, senão teria tido uma síncope...

Mas por favor, não se assuste mais e dê a sua opinião sobre o que acha mais correcto para avaliar as provas de Katas, se a forma da WKF se a da WUKO. Não incluo a ITKF porque esta organização diz respeito ao estilo Shotokan.
Já agora e quanto à WUKO, é aquela que é liderada pelo vosso patrício OSVALDO MESSIAS, e para que saibam, os europeus e não só, estão a participar em força nesta organização, muito principalmente por causa das provas de Katas.

Já agora também, ficam a saber que o chefe da arbitragem desta organização, meu particular amigo HENRIQUE SILVA, é também árbitro nacional em Portugal da FNK-P que está ligada à WKF, tendo sido meu companheiro e subdordinado desde 1988 até 2006, ano em que deixei o conselho de arbitragem por vir residir aqui no Brasil.

O amigo Katsumoto diz que esta WUKO nada tem a ver com a Europa, gostaria realmente de saber quais são essas razões. Será que aqui as coisas funcionam de maneira diferente???

Amigo Thoryu e os demais, por favor dêm a vossa opinião como seria melhor uma prova de Katas para ser avaliada.

Hai!!!!   Oss!!!

Lezon

• Visitante
« Resposta #5 Online: Dezembro 21, 2007, 14:31:53 »
Caros Amigos!

Nem de propósito...sabem o que aconteceu?

Recebi nem há 1 minuto um e-mail do tal meu amigo HENIQUE SILVA, dando-me a notícia de que acaba de se demitir da WUKO!

E esta hem?????

Hai!!  Oss!!!

Neto110

• Visitante
« Resposta #6 Online: Dezembro 21, 2007, 14:52:36 »
O messias organiza bem eventos, é um bom administrador, uima virtude dele, mas ele é político, e se foi "contaminado" ele busca o poder. O motivo da europa naõ se envolver com ele: a europa tmbém quer o poder (mesmo que dividido, mas o poder):)

Offline Antonio Pêcego

• Hero Member
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
« Resposta #7 Online: Dezembro 21, 2007, 22:28:41 »
Assim, penso que a melhor opção seria a  CRIAÇÃO DE KATAS PADRÃO. Toda a gente teria que fazer os mesmos Katas e assim já não havia tanta “injustiça” como tem havido, porque o que podem ser considerados erros num determinado estilo, noutro pode não ser.  Cada eliminatória teria o seu Kata padrão e pronto.

Amigo Lezon,

Concordo com o amigo que o critério da WUKO de separar por estilos a apresentação dos katas é mais correto à luz de uma mais indicada arbitragem qualificada, mas como isso não ocorre na WKF, penso, que o mais indicado, já havendo a série shitei (Jion e Kanku-Dai) que parece que vai ter ampliação, segundo informes, do Empi e Kanku-Sho, seria a adoção do critério da WUKO, embora saibamos das resistências,  uma vez que não consigo, nesse pequeno espaço, visualizar forma diversa para cada estilo uma arbitragem qualificada.

Acho que o grande problema não está nos atletas, seus estilos ou no modelo adotado por uma ou outra entidade representativa, mas sim na falta de uma arbitragem qualificada para todos os estilos.

Mundialmente falando, saindo dos katas padrão, ouvi dizer que há uma tendência por se fazer katas da Shito-Ryu porque a direção da WKF adota esse estilo, o que a meu sentir é um disvirtuamento e manobra imoral para conquistar novos adeptos, havendo inclusive atletas mundiais que, como deve saber, estão treinando e apresentando katas desse estilo porque é mais ao gosto do "freguês".

O que acha ?

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Lezon

• Visitante
« Resposta #8 Online: Dezembro 21, 2007, 23:48:55 »
Amigo António Pêcego,

O que eu acho?

Pois é meu amigo, ainda bem que veio a terreiro e de encontro às minhas ideias, porque na verdade, quanto aos Katas, a WKF não prima pela isenção e nem faz por isso.

Ainda bem que concorda com os critérios adoptados pela WUKO, já que ele é isento, ficando apenas à mercê de árbitragem mais qualificada em que a percentagem de erro é sempre muito menor.

Quanto à WKF, o amigo referiu somente os Katas Shitei do Shotokan, Jion e Kanku-Dai, aos quais poderão vir a juntar-se o Empi e Kanku-Sho. Como muito bem sabe, estes Katas entram em competição com os Shitei dos outros estilos, sendo os de Goju o Seipai e Saifa, Shito a Bassai-Dai e Seienshin, e de Wado a Seishan e Chinto, com a possibilidade de adicionar a Kushanku e Niseishi.

Meu amigo, a desigualdade começa logo aqui, pois não me venham dizer que há isenção nas avaliações...para além de não haver árbitros com qualificações e completamente despidos das suas predilecções, etc, etc, têm ainda atrás de si um staf manobrador das situações.

Como exemplo, repáre: dois atletas em competição, um deles na primeira eliminatória executa o Kata Shitei de Wado,   Seishan. e o outro atleta executa o Kata  Bassai dai de Shito, ninguém duvide que se os dois atletas não tiverem erros, o Kata Seishan estará sempre em desvantagem. Mas isto acontece também com outros Katas e doutros estilos. 

Eu sei que o amigo A.Pêcego vai com toda a certeza concordar comigo.

Precisamente por haver falta de isenção e estar-se sistematicamente a beneficiar determinado estilo, é que as pessoas estão se a direccionar mais para a WUKO.

Mas já agora para que saiba, em Portugal eu fiz uma experiência que deu uma grande bronca na altura. Na categoria de Juvenil, o meu melhor atleta encontrou-se na 3ª.volta com outro meu atleta, que foi inscrito por outro clube.

O melhor executou sem falhas nenhumas o Pinan Yondan de Wado, e outro a Heian Yondan de Shoto. Antes do início da competição entre os dois, eu chamei para junto de mim os meus colegas do conselho de arbitragem para assistirem ao desenrolar da prova. Dois Juizes eram Shoto, e um de Goju que estava de Juiz nº.1 (chefe). Quem passou a eliminatória? O que fez a Heian Yondan, tendo o juiz de Goju pontuado o outro.

Sem quaisquer sombras de dúvidas, o que perdeu, foi melhor em todos os critérios exigidos para o desempenho do Kata. Mas perdeu!!! Claro que este facto deu origem a uma reunião
geral com todos os árbitros em que foram abordados vários aspectos técnicos e outros...mas enfim, a isenção é só uma palavra... 

Bom, este exemplo deu para eu explorar a situação e as coisas na  arbitragem passaram a melhorar um pouco mais. Porém, é algo muito difícil, pois 60/70% dos árbitros em Portugal são do estilo Shotokan. E não vou sequer falar de outras coisas senão estariamos aqui horas e horasa dizer mal...

Por estas e por outras é que eu me lembrei de colocar ao fórum a questão dos Katas padrão.

Acho que já fui longo de mais...

Hai!!  Oss!!

íisso

« ltima modificao: Dezembro 22, 2007, 10:45:08 por Jose Lezon »

Offline Arivaldo

• Hero Member
  • Votos: +2/-0
« Resposta #9 Online: Dezembro 22, 2007, 07:33:39 »
Sou a favor de acabar com todos os estilos de karate.........começar tudo do zero novamente. Faz uma reunião com os mestres de karate e que cada um escolha os katas que deseja incluir e detona o resto dos katas. Ai não tem mais desculpa...............e faremos apenas karate-do.

Ari - Santos/SP

Lezon

• Visitante
« Resposta #10 Online: Dezembro 22, 2007, 12:32:46 »
hahahahahahahha!!!!!!!!!

Como vê amigo Ari, o assunto não é nada pacífico.

Acredite que mesmo que se voltasse à estaca zero, a partir daí cmeçariam logo todos os problemas...

O homem que evolui e cria regulamentos e leis para tudo, tem a obrigação de tornar as coisas mais isentas e sérias possíveis, e ainda mais perfeitas.

Por isso eu digo e afirmo que o modelo da WUKO é mais correcto e perferencialmente aceite pela grande maioria dos Karatecas. Se realmente a WKF não envereda e /ou não quer pelo mesmo sistema, então que crie um outro sistema que dê mais credibilidade e justiça.  Foi então que eu me lembrei da criação de Katas Padrão.

Mas amigo Ari, digamos aqui só para nós que ninguém nos ouve...eu adoro os Katas do meu estilo, sabia? Por isso, eu sei também que você adoro os do seu. Deixemos as coisas como estão quanto aos Katas, e lutemos para que as organizações tudo façam para os Katas sejam melhor avaliados e, se possível, NUNCA OS CONFRONTAR COM KATAS DE OUTROS ESTILOS.   

Hai!!!   Oss!!

thoryu

• Visitante
« Resposta #11 Online: Dezembro 22, 2007, 15:53:46 »
Adoçao de apenas o Kata Kitei.

Bandeirada de cinco árbitros nas eliminatórias em paralelo e por notas dos simples nas finais.

Falando apenas do Shotokan,

Um Unsu apenas sofrível - se o karateca não errou e não se lascou no salto -  sempre vai ganhar de um Kata de força, mesmo que seja muito melhor executado.

E ninguém de cem quilos se atreve a apresentar Unsu num torneio.

Somente ganha de Unsu se o Dan do Karateca pesar.

Quando há mistura de estilos então, . . .

Será possível a arbitragem manter a isenção? Acho que mesmo inconsientemente ele tenderá a avaliar melhor seu estilo, ou então num excesso de zelo julgá-lo com muita severidade.

Claro que isso nunca vai ser adotado, mas seria uma solução.

Oss. Hai.

Offline jion

• Full Member
  • Votos: +3/-2
« Resposta #12 Online: Dezembro 22, 2007, 17:51:28 »
o grande problema que vislumbro hoje em competições wkf(não conheço a wuko) é que hoje o estilo não importa tanto e sim o que os árbitros mais gostam é de força pura em detrimento dos outros requisitos(kihon, respiração adequada de acordo com o estilo entre outros)                                                                                                              na minha humilde opinião, independente da organização o problema é a falta de critério dos julgadores.