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Karate => Organizações, estilos, polÃtica, filosofia e cultura associada ao karate => Tópico iniciado por: Kaiko em Janeiro 21, 2008, 08:38:02
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Amigos,
Tenho lido atualmente o livro de Gichin Funakoshi, Karatê-Do Nyumon. A certa altura de seu texto, mestre Funakoshi critica amargamente a ploriferação de "estilos" (por sinal, um assunto assaz moderno). Reconhece, como estilos tradicionais "que chegaram do passado" o Goju-ryu e o Shito-ryu (p. 30). Alega a falta de capacidade de alguns em executar um kata como estratagema para alteração da forma e, consequentemente, um novo estilo é criado pelos "mestres por autoproclamação".
O que mais me intrigou, diz respeito ao seguinte trecho: "Há também muitas pessoas que tentam misturar um pequeno conhecimento de jujutsu com o mÃnimo estudo de karatê. O resultado é esdrúxulo e não merece ser chamado nem de jujutsu nem de karatê" (p.29).
A questão é a seguinte: sabendo mestre Hironori Otsuka I, depois de ter treinado primeiro o jujutsu (até 1921) e depois o karatê (a partir d e1922), criou o estilo Wado-ryu em 1934 que utiliza-se de técnicas de ambas as artes marciais, estaria Funakoshi criticando diretamente Otsuka I? (o livro do mestre Funakoshi foi publicado em 1943).
Talvez Lezon Sensei conheça mais profundamente essa história para responder esta dúvida.
OSS.
PS: a edição a qual me refiro é: Funakoshi, G., Karatê-Do Nyumon, SP, Cultrix, 1988.
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Essa é uma questão interessante mesmo. Quanto há de JJ no treinamento tradicional do wado-kai ? (que desconheço totalmente). Aqui se fala tanto da integração do karate com o JJ e já há muito parece que o wado-kai se preocupa com isso, por iniciativa do seu fundador.
Gakusei
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Esse jujitsu citado no texto é o mesmo tipo de luta que conhecemos como jiu jitsu no brasil só com torçoes e luta de chao ou outro tipo q inclui socos e chutes?
oss
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(Depois de tanto tempo)
Primeiramente Oss:
Por tudo que já li e pesquisei, minha resposta para essa questão é SIM. Sensei Funakoshi fez uma crÃtica direta a Sensei Otsuka que foi seu aluno mas que já era altamente graduado em um antigo estilo de Ju Jutsu.
Sensei Funakoshi criticou a postura de Sensei Otsuka alegando que ele estaria desvirtuando o Karate com a inclusão de técnicas advindas do Ju Jutsu clássico. Alguns mestres mais antigos, principalmente Okinawenses dizem que o Wado ryu é uma mistura mal feita entre Ju Jutsu e Karate. Para mim ambos os crÃticos (Sensei Funakoshi e Okinawenses) estão errados, mas isso é minha humilde opinião.
Oss!
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Oss
Na minha opinião concordo com os Okinawenses, pois o estilo Wado Ryu tem grandes traços e caracterÃsticas que eu sempre associe ao Judo, mas que depois vim a saber que estava errado e que algumas das técnicas do Wado Ryu eram associadas ao jiu jutsu (penso que é assim que se escreve). Quanto à critica do Sensei Funakoshi, em certa parte discordo, porque se as artes marciais se puderem complementar umas ás outras sem perder o seu lado tradicional e cultural, porque não? Quem pode dar uma opinião um pouco mais certeira sobre as origens do Wado Ryu é o Sensei Lezon, que por aquilo que eu percebi é Sensei do estilo Wado Ryu.
Oss
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Bom, muito teria a dizer sobre a questão que aliás, em dada altura, já foi abordada em outro tópico. Porém, não posso deixar de dizer umas coisas...
Primeiro ninguém pode dizer ao certo o que ia na mente de Sensei Funakoshi...faz-se conjecturas e presume-se muita coisa, etc, porque na realidade Hironori Ohtsuka aprendeu Karate com ele, e não só, e depois criou o Estilo Wado-Ryu.
No entanto, certeza de que ele estaria a dar uma indirecta a Ohtsuka sensei, ninguém tem e, tanto quanto sabemos, depois de se dar a separação, ambos continuaram a ter um relacionamento amistoso.
Mas, para que se tirem ilacções sobre a questão, veja-se:
Sensei Ohtsuka, aos 6 anos de idade entrou para a escola de Shinzaburo NAKAYAMA, mestre da SHINTO YOSHIN RYU. Em Março de 1911, começa a estudar AKEMI-KEMPO e continua a treinar vários estilos de Ju-Jutsu e em 1 de Junho de 1921, com 29 anos, completou todas as aulas e licenciou-se no mais alto grau da escola, o que lhe permitiu assumir a posição de seu mestre, sucedendo assim o 3º Mestre herdeiro Tatsusaburo Nakayama do estilo SHINTO-YOSHIN DE JU-JUTSU. Em Março de 1922, começou a estudar TODE (Karate) de Okinawa.
Veja-se a sucessão do SHINTO-YOSHIN-RYU JU-JUTSU:
* criador: Shiro-Yoshitoki AKIYAMA ( por volta de 1600).
* primeiro: Katsunosuki ISHIJIMA (MATSUOKA).
* segundo: Motokichi INOSE.
* terceiro: Shinzaburu-Yukiyoshi NAKAYAMA.
* quarto: Hironori Otsuka.
Dito isto, devo também acrescentar que Sensei Ohtsuka fez uma troca recÃproca de conhecimentos com Sensei Funakoshi.
Lembro ainda que Ohtsuka Sensei chegou a ser nomeado instrutor chefe do Shotokan e recebeu das mãos de Funakoshi Sensei o respectivo diploma. A rota de colisão entre os dois, foi que Ohtsuka Sensei entendia que só treinar os Katas não chegava, tendo então criado os Yokosokus Kimites.
Presumo que Sensei Funakoshi não se referia a Ohtsuka Sensei, pois, ao que se constava na altura, outros estariam na disposição de criar novos estilos de Karate e daà ele ter falado daquela forma.
Não se esqueçam que Ohtsuka Sensei era reconhecido no mundo das Artes Marcias por um Expert e não por um "picareta"... Já viram as suas condecorações?
Acho que já me alonguei demais...
Mas agora só um pequeno à parte: se Sensei Funakoshi estava a referir-se ao Ohtsuka Sensei, acho que estaria a dar um tiro no próprio pé...
Hai!!! Oss!!!
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FUnakoshi bem que poderia ter PATENTEADO as palavra Karate, pois foi ele mesmo que modificou o ideigrama para o qual conhecemos hoje.
Assim, Karate seria somente o dele. Esqueceu de fazer isso, danou-se o mundo do Karate.
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FUnakoshi bem que poderia ter PATENTEADO as palavra Karate, pois foi ele mesmo que modificou o ideigrama para o qual conhecemos hoje.
Assim, Karate seria somente o dele. Esqueceu de fazer isso, danou-se o mundo do Karate.
Que comentário infeliz este do "Katsumoto" :(
Em Okinawa já havia um consenso entre os lÃderes dos diversos estilos que congregavam a Okinawa Karate-Do Renmei em mudar o ideograma "kara" que significa "China" para o ideograma "kara" que significa "vazio". Quando foi para o Japão, Funakoshi já sabia que essa mudança estava sendo cogitada. Se fosse o caso de correr para patentear o nome já estarÃamos de frente para o primeiro roubo de idéias do mundo das artes marciais.
Saudações.
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É, de fato uma questão subjetiva... No momento que li este trecho, liguei imediatamente as palavras de Funakoshi às peculiaridades do estilo Wado-ryu (escola que aprecio muito, e estou a praticar).
Contudo, Troyman Sensei, acho que o grande responsável pela mudança do caracter China para Kara foi, sensei Funakoshi. Se não me falha a memória, ele afirma isso em sua auto biografia (karatê-do, meu modo de vida) e reforça no livro Karatê-Do Nyumon.
Em resposta a uma carta que reclamava da tal alteração que feria a tradição, pois o caracter China "tem sido usado ao longo de toda a história" Funakoshi responde: "Expliquei minhas razões detalhadamente em Karatê-dô Kyohan. Ficaria grato se o senhor pudesse reportar-se às explanações lá expostas" (p.26). Parece que Funakoshi sensei era bastante tradicionalista, mas apenas ao que lhe convia. Ao menos é minha interpretação.
OSS
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Caro Troyman,
Ja havia o consenso de registrar??
Amigo, o mundo é dos homem que fazem....por que não o fizeram??
Estamos cansados de ouvir que os MESTRES de Okinawa era opostos á ideia de Funakoshi em propagar o Karate do. Ele o fez, merece o credito e é considerado o Pai do Karate Japones.
Meu comentario não foi infeliz conforme vc quer fazer aparecer, apenas expressei minha opinião.
O pessoal de Okinawa foi tambem chamado para compor a JKA no inicio, porque sera que não aceitaram???
A ideia era Karate Japones, só isso.
Temos o Judo, O TKD e no Karate essa confusao toda de estilos ai......
O Karate JKA evolui com o tempo, devido as inovacoes impostas por NAKAYAMA Sensei, apoiadas na Fisica....outros imitaram depois
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Mais um assunto que daria pano para mangas...
Todavia, quero desde já dizer que faço minhas as palavras de Troyman Sensei.
Vamos estar aqui a discutar o sexo dos anjos? Digo que se os antecessores de Funakoshi Sensei registassem as patentes, às tantas ainda hoje ninguém sabia o que era o Karate e/ou teria outro nome...
Mas, na linha de pensamento de Katsumoto Sensei, quer dizer que o Karate seria o Shotokan?
Bom, se assim fosse, e dado que Funakoshi Sensei era tomado por tradicionalista, ele como "dono" do Karate, e se todos os seus seguidores fossem como ele, não se daria mais evolução nenhuma no Karate, e muito menos haveria estilos...
Uma palavra apenas para o jovem Gimnodance que, apesar da idade, me está a surpreender com seus comentários.
Hai!! Oss!!
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desde aquele tempo, funakoshi já previa os picaretas.....oss
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Katsumoto
Quem falou em "registrar" foi vc mesmo. Eu falei "adotar" o termo "mãos vazias". O consenso existia, pois havia, já em Okinawa, uma grande diversidade de nomes (To-de, Okinawa-Te, Shuri-Te, Tomari-Te, Naha-Te, etc.) e havia uma necessidade urgente de se adotar um nome que englobasse a modalidade de uma maneira geral. Porque não fizeram? O problema em entrar para a JKA (ou qq outra associação "esportiva") é que os mestres de Okinawa tinham suas convicções e eram contra a questão esportiva da arte (ainda hoje o Mestre Miyahira não se decidiu e acho que, por sua idade avançada, nem vai decidir, por isso Sensei Shinzato tomou a iniciativa e acabou por criar a International Union Shorin-Ryu Karate-Do Federation para promover a iniciativa esportiva do estilo e, só não registrou os katas Shorin na WKF porque não queria passar por cima do Mestre Miyahira que é o lÃder da linha Kobayashi do estilo - infelizmente, não houve para ele esse tempo, pois, me parece, ele já estava decidido a fazê-lo, independente da opinião do Mestre Miyahira). A idéia de propagar o Karate-Do era a de torná-lo conhecido na terra principal do Japão (por isso mesmo o Sensei Gichin Funakoshi foi enviado para lá), não transformá-lo em uma modalidade esportiva que estimularia a rivalidade de grupos (veja bem , não sou contra a idéia do Karate-Do esportivo, pois este, de maneira correta, é uma modalidade bastante viável, principalmente em termos de divulgação).
O Karate-Do, qualquer que seja o estilo, está sempre evoluindo, mesmo em Okinawa, mas é preciso lembrar que, enquanto arte marcial, a gente não pode esquecer a tradição e as origens. Os mestres de hoje têm um nÃvel cultural bem mais amplo do que tinham no final do século XIX e princÃpio do século XX. Muitos são médicos e professores de educação fÃsica, alguns engenheiros, outros sociólogos e por aà vai. Os conceitos de bio-mecânica, nutrição ideal, acompanhamento psicológico, etc., estão sendo incorporados. As academias de hoje contam com equipamentos modernos de musculação e alongamento, mas que podem perfeitamente conviver com os equipamentos antigos, guardadas as ressalvas quando o equipamento pode ser prejudicial ao corpo de acordo com os conceitos medicos da atualidade. O Sensei Masatoshi Nakayama pode até ter sido um precursor ao colocar conceitos cientÃficos no Karate-Do, mas não é o único. Eu não diria que os outros "imitaram" o Sensei Nakayama, mas que aceitaram e copiaram o que havia de bom na idéia.
Mas, e como fica a questão filosófica? Onde fica o Dojo-Kun? Existem pessoas que, em prol do êxito esportivo, estão se lixando para esta questão. Para esses o importante é a vitória contra os seu rivais. E eles não percebem que o maior rival de todos são eles próprios. A maior riqueza da nossa arte marcial é justamente a imensa variedade de técnicas que está embutida nos diversos estilos. Embora não seja contra a questão esportiva, a gente tem que reconhecer que a rivalidade que ela traz leva a outra questão: a polÃtica. Quando há uma competição, a rivalidade não deixa margem à justiça, em virtude dos critérios de avaliação, e isto leva à formação de partidos em prol desse ou daquele grupo para que não percam a hegemonia. E o que fica no ar é aquela pergunta: "qual o melhor karate do mundo?" (essa pergunta até já foi colocada aqui no Fórum). O orgulho só é saudável quando ele é fruto de um produto que se reflete no aperfeiçoamento dos outros. Outro sentimento ruim é a inveja, que leva a atitudes de tentar anular eventuais rivais por meios que nada têm a ver com o Karate-Do em si. Em virtude de se tornar um grande amigo do Sensei Jigoro Kano, Funakoshi tentou fazer com o Karate-Do o que aquele mestre fez com as diversas escolas de Ju-Jutsu, incorporando os conceitos filosóficos e retirando o que havia de pernicioso nas técnicas, criando o Judo, ou Ju-Do, como eu prefiro escrever. O problema é que ele, talvez de forma inconsciente, tenha se esquecido das suas origens e dos outros mestres que ficaram em sua terra natal. Mas é óbvio que ele não se esqueceu da questão filosófica, ainda mais sendo tão ligado ao Mestre Kano. Como todos vcs sabem, o próprio Funakoshi era avêsso à questão esportiva, questão essa que acabou surgindo dentro do ambiente universitário onde, ironicamente, o Karate Shotokan recebeu o seu maior impulso. Isso acabou levando o mestre a se separar dos seus alunos mais afeitos ao esporte e criando um segundo grupo formado de seus alunos mais fiéis que acabaram por criar a Shoto-Kai, mais voltada para questão marcial.
Bem, eu não sou especialista no estilo Shotokan-Ryu, mas acho que o estilo se tornou "japonês" de mais e "okinawano" de menos e que essa não era a intenção original de Gichin Funakoshi. O estilo Wado-Ryu também é um estilo bastante "japonês", mas acredito que tenha absorvido melhor a questão filosófica, ainda que tenha acabado por sofrer uma cisão e hoje também esteja dividido por questões que envolvem ciúme, inveja, luta por hegemonia, etc.. No Karate-Do, como em toda expressão do gênero humano, há coisas boas e coisas ruins. A diversidade de estilos, para mim, é uma coisa boa, pois ela expõe a possibilidade de apresentar uma grande variedade de formas de se executar técnicas, tanto antigas como novas. Um exemplo é o uso do "ura-mawashi-geri". Quando eu comecei a treinar o Karate-Do, este golpe não fazia parte do cabedal de técnicas da luta, mas, com o advento dos filmes de Kung-Fu, o pessoal ficou seduzido pela técnica e começou a praticá-lo, pois era plasticamente bonito, elegante e colocava em evidência a habilidade de quem conseguia executá-lo com perfeição. Logo, logo,TODOS os estilos passaram a praticá-lo e isso foi espetacular, pois aumentou o nosso repertório de golpes.
Bem, isso é o que eu tenho para dizer.
Saudações :)
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Primeiramente Oss:
Rapaziada, primeiramente meu post não foi para incitar o ódio entre os diversos praticantes, mas É FATO, Sensei Funakoshi reclamou da abordagem de Sensei Otsuka em querer "misturar" seus conhecimentos de Ju Jutsu as técnicas do Karate, entretanto, Sensei Funakoshi era de uma escola muitÃssimo mais tradicionalista e não enxergava o Karate como os seus dÃscipulos começaram a enxergar.
É só acompanhar os vÃdeos antigos de sensei Funakoshi onde ele aparece fazendo Katas muitÃssimo mais parecidos com a linha Shorin do que com o Shotokan atual que começou a ter seu formato a partir de seu filho Yoshitaka Funakoshi (Gigo) e que depois foi "modernizado" com a cientificidade de Nakayama Sensei.
CONTUDO, isso não significa que Sensei Funakoshi estivesse totalmente errado, ou, totalmente errado, foram apenas visões diferentes. Será que isso seria pedir demais para vcs entenderem?
Oss!!!
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Pablo
Ninguém aqui está expressando sentimentos de ódio, mas é preciso que as pessoas tenham um pouco mais de discernimento, pelo menos na maneira de colocar suas opiniões, para que possamos ter uma coexistência pacÃfica e, diria muito mais apropriadamente, frutÃfera. O jeito catanho com que alguns postam no Fórum é que dá esse tom a alguns tópicos, mas com um pouco de paciência e uma boa dose de compreensão a gente vai levando.
A propósito, quais foram esses mestres okinawanos que disseram que o estilo Wado-Ryu era mistura mal feita de Karate-Do com Ju-Jutsu?
Kaiko
Como praticante do estilo Goju-Ryu, me espanta que vc não tenha conhecimento da História do Karate-Do de Okinawa. É óbvio que, quando vc escreve um livro, a tendência é se auto-creditar os fatos. Existe algum livro ou carta escrita por algum mestre de Okinawa que reconheça a autoria do termo "mãos vazias" por parte do Mestre Funakoshi?
Saudações ;)
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Troyman,
Não entendo o motivo do espanto. Sou praticante, e não teórico de karatê. Tudo o que expus foi baseado em fontes que tive oportunidade de consultar. Não possuo tratados sobre a história do karatê de Okinawa. O karatê para mim é prazer, estudo porque gosto e quando tenho oportunidade. Não é minha profissão.
Se você tiver referências de onde tirou seus argumentos ficarei contente em saber, é mais um pouco que vou aprender, pois eu disse de onde tirei as informações que comentei.
Dizer que a opinião dos outros é infeliz, ou tentar desqualificar alguém ao alegar deconhecimento por não ter a mesma informação/ opinião que você, também é um modo "tacanho" de argumentação. Acho que há maneiras mais elegantes de discordar.
OSS.
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Kaiko
Porque toda essa animosidade para comigo? Em momento algum tentei desqualificar ninguém aqui no Fórum. Também nunca achei que vc fosse um teórico do Karate-Do e não é preciso possuir tratados para consultar sobre qq assunto, pois a Internet está aà para nos ajudar, basta ter um pouco de paciência que a gente encontra muita informação na Web. Aqui somos todos praticantes e sentimos o mesmo prazer em praticar o Karate-Do. Minhas exposições são baseadas em material que tive também oportunidade de ler e em conversas com meus mestres. Se vc quiser, posso te passar uma infinidade de referências sobre a História de Okinawa e do Karate-Do e os grandes mestres que o criaram (por ex.: "Okinawan Karate - Teachers, styles and secret techniques" de Mark Bishop, A & C Black Publishers). Alguns, mais que outros, se interessam mais em saber sobre a teoria e a História da nossa arte marcial. O que ocorre é que alguns não perdem tempo em puxar a sardinha para a sua frigideira e colocam opiniões perante as quais ninguém é obrigado a baixar a cabeça. E vc também devia se posicionar de uma forma mais corajosa quando alguém vier e dizer que o seu estilo é picareta ou obsoleto, pois para mim foi isso o que foi dito aqui no tópico.
Saudações
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Ao contrário do que muitos possam pensar, o WADO é que é de facto o estilo genuÃno Japonês.
E volto a repetir o que disse anteriormente: SE FUNAKOSHI SENSEI SE ESTAVA A REFERIR A OHTSUKA SENSEI, ( O QUE EU NÃO ACREDITO ), A SER VERDADE, ENTÃO ELE ESTAVA A DAR UM TIRO NO SEU PRÓPRIO PÉ![/color]
Hai!!! Oss!!
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Eita! Agora o Sensei Lezon se abufelou!
:o :o :o
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Troyman,
Não apresentei nenhum tipo de animosidade, como em nenhum momento disse que que estou espantado pelo senhor não saber de nada, pelo simples fato de não concordar com o que escreveu. Ou seja, não o ofendi, nem desqualifiquei o que escreveu. Do mesmo jeito que o senhor pediu referências ao Pablo, também pedi ao senhor, pois fundamentei o que falei. É assim que estou acostumado. Wikipédia para mim não é algo digno de confiança. Obrigado pela indicação do livro, é assim que estou habituado...
Desculpe-me, mas acho que cada um tem uma opinião, e eu ficar em um forum virtual tentando convencer os outros de que o estilo que pratico é ou não picareta...pff, tenho mais o que fazer. Se o senhor acha que posicionar-se com coragem é perder horas tentando convencer quem não quer ser convencido disso, tem meu apoio em continuar o debate.
Eu pessoalmente leio a post, escrevo o que acho sem precisar afirmar meu pensamento desqualificando o que a outra pessoa acredita, ou faz, mesmo que vá ao lado oposto da idéia. Isso se chama tolerância. Se agem ao contrário, fazer o quê?
A propósito, não pratico Goju há um ano. Atualmente pratico Wado-ryu, e gosto muito. E o senhor acha que perderia meu sono porque Funakoshi pensava tratar-se de algo esdrúxulo?! rs... A questão que coloquei no inÃcio foi mera curiosidade histórica, só isso. Acho legal trocar idéia a respeito das origens.
Sem ressentimento, ok ;)
OSS.
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Os estilos "okinawanos" são praticados com a mesma "cientificidade" desenvolvida por nakayama?
Digo, por mais que um estilo as bases sao mais altas, outras mais baixas, umas com nunchaku, outras sem, um mae geri é um mae geri, um soco frontal é um soco frontal, no unico estilo que estou começando a aprender sou ensinado a potencializar o uso do meu corpo pra aprimorar esses golpes, se voce por exemplo nao utiliza o quadril pra "arremessar" o punho num gyaku voce nao usou todo potencial do seu corpo pra soltar o gyaku mais eficiente possivel e isso independe de estilo ou pais de origem, é fisica pura. Os estilos okynawanos se diferem nisso? O pouco que vi de videos de shotokai por exemplo pareceu me abrir mão disso.
Sensei ari e yama são conhecedores de ambos os métodos, é muito diferente esse "be a ba" dos golpes?
oss
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Troyman,
Acho que vc esta equivocado.
A JKA foi fundada em 1949 e os Torneios so começaram em 1957. Alias a JKA da enfase no treinamento basico e somente promove Campeonatos para a divilgacao da arte marcial.Mundial somente de 3 em 3 anos.
Vc aceite ou não ainda é reconhecido como o Karate mais eficiente do mundo, justamente pelo trabalho que Nakayama fez.
Ou sera a toa que é praticado por mais de 70% de todos os Karatecas do Planeta??
O Karate que Funzakoshi queria era o japones, Shotokan foi o nome dado a academia dele.
O Karate da JKA não é um Karate esportivo.
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Caro Katsumo,
Se o Shotokan é o estilo de Karate mais eficaz do mundo, é na sua ideia e na concepção que faz dele, que eu apenas respeito como sua opinião, mas nao concordo de maneira nenhuma.
Aliás, tal questão nem sequer devia ser ventilada qui no fórum, quanto mais não fosse, por respeito a todas as outras as pessoas que frequentam este espaço e que são de outros estilos.
Relativamente à percentagem deve estar enganado, a começar no próprio Japão...
Mas, sinceramente, não adianta estarmos aqui a esgrimir argumentos, porque de nada vai adiantar...A sua opinião é a sua, vale por ela e dos demais que pensam igual, como a minha e dos que me acompanham, vale o que vale, e jamais se chegaria ao fim...
Acho que este tipo de conversa só atrapalha o desenvolvimento do Fórum, porque no fundo, por muito calmos e sensatos que sejamos, há momentos em que nos sentimos, e como diz o ditado, quem não se sente não é filho de boa gente.
Vamos todos ponderar mais as palavras, e pensar na sensibilidade dos outros e dar a este fórum um espaço de conhecimento e amizade entre todos!
Hai!! Oss!!!
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Se nós estivessemos a discutir estilos de JiuJitsu, era facil decidir isso, botava todo mundo pra rolar e via quem ganhava. Assim o Gracie JJ PROVOU ser o melhor do mundo, ninguem por mais imbecil que seja tem duvudas disso.
No nosso karate cheio de KI´s e DO´s não se pode fazer isso. Se fosse possivel, quem ficasse em pé era o melhor, não importa se com base alta ou baixa ou até em neiko ashi.
Eu particularmente acho que o Funakoshi ficou pra tras assim como a locomotiva a vapor. O mundo mudou e por isso as vezes me questiono se a WKF não é uma evolução. Mas no meu caso sou 100% Takudai.
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Katsumoto
Eu mencionei JKA porque vc mesmo falou em JKA. Agora, ponha-se no lugar dos mestres de Okinawa. Um aluno seu, ou na melhor das hipóteses, um colega seu vai para uma terra um tanto ou quanto distante, difunde a arte que aprendeu ou treinou contigo lá, depois os alunos dele fundam uma associação e te convidam para fazer parte dessa associação que vai ser comandada pelos alunos do seu aluno ou colega. Você aceitaria? Como ficaria a relação "senpai x kohai" nessa associação?
O Karate de Nakayama ser o Karate mais eficiente do mundo é uma opinião sua e tenho certeza que muita gente vai concordar comigo. Primeiro porque Karate-Do é Karate-Do, não importa o estilo e a eficiência da modalidade vai depender muito mais da habilidade do praticante do que da luta em si. Se o estilo Shotokan é o mais praticado do mundo, isso se deve, não só à boa qualidade de alguns dos seus divulgadores, mas também ao excelente processo de divulgação empregado, isso eu até reconheço.
Agora, se o Karate da JKA não é esportivo, então eu já não estou entendendo mais nada.
Kaiko
Realmente a Wikipedia não é muito confiável e eu já postei por aqui sobre isso. Mas existem outros lugares na Web onde procurar informações. Não há ressentimentos, pode acreditar. Trocar idéias é sempre muito bom, senão eu nem estaria aqui neste Fórum. Faço votos que vc seja muito feliz no Wado-Ryu, um estilo que praticaria se já não estivesse tão enraizado como estou no Shorin-Ryu. Quando comecei, Sensei Shinzato ensinava katas de Shorin-Ryu e de Goju-Ryu. Depois ele ficou só com o Shorin e passou a sistematizar a sua linha Shin Shu-Kan de Kobu-Do. Hoje dou aulas de Kobu-Do na academia do Roberto Pimentel e, tanto o Zé Pimentel como o José Lezon, o Gama e outros alunos são meus discÃpulos. Aos sábados, quando terminamos o treino de Kobu-Do normalmente eles praticam o Karate-Do com o Lezon e, ultimamente até, tenho participado com eles, trocando informações, fazendo comparações de kata, de kihon e de yakusoku kumite. Tem sido uma ótima experiência. Quer saber? Também acho uma tremenda perda de tempo tentar convencer quem não quer ser convencido. Acho que vou ficar com essa discussão por aqui e me ater a responder sobre o Kobu-Do e colocar algumas comparações de kata de estilos diferentes. Valeu!
Saudações
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Troyman,
É isso aà o que gosto, trocar idéias, estudar aprender. Confesso que minha adaptação ao Wado-ryu não está fácil, pois eu estava muito enraizado ao estilo Goju. Foi uma interrupção abrupta em meu caminho.
Entretanto, a organização, a seriedade, as técnicas desse novo estilo, me dão muita segurança para continuar. Tenho que agradecer também, todo o apoio e incentivo do Sensei Lezon, que muito me ajuda.
Aproveito para dar os parabéns pelo trabalho que vocês têm feito aà no Rio. Parece-me um intercâmbio bastante enriquecedor.
OSS.
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Valeu, Mr. Kaiko Bean (esse seu avatar é um barato!)
Quando vier ao Rio teremos muito prazer em recebê-lo para treinar. Só não sei se vc chegou a treinar Kobu-Do. Quando vc treinava Goju, o seu professor não praticava com armas? Porque a grande maioria do pessoal que faz Kobu-Do também pratica o estilo Goju-Ryu.
Saudações :)
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Olá Troyman,
Treinávamos sim, mas raramente. Praticávamos bastão, tonfa e sai. Eram treinos muito bons. Quando eu for ao Rio, tenha certeza que os procurarei.
OSS.
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Troyman,
Ja leu alguma coisa sobre a historia da JKA??
JKA, esportivo???
Vc deve estar brincando ne??
VC ainda nao aprendeu a diferenciar uma competicao de Karate e um treino de Karate??? Competicao na JKA so pra SOCIAL, entende isso???
Marcketing para angaeriar alunos......
Entre no site deles oficial e de uma lidinha na ideia da organizacao.
Sobre eu dizer Karate mais eficiente..confesso queme espressei mal. O certo seria...O karate que produziu os mais fortes praticantes do Karate do mundo ,principalmente nos anos 60 a 80.
Nao me recordo de grandes nomes do Karate de outros estilos....vao dizer aqui que campeonato nao é Karate..OK... Mas qual era a outra opcao para avaliarmos a qualidade de atletas então?????
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Sensei Lezon,
Desculpe se o ofendi com meu post.
Mas contra fatos não ha argumentos.
Nao digo hoje,mas entre 60-80 a JKA foi a organização de Karate que mais produziu SAMURAIS no Japao, tanto em numero quanto em qualidade de Professores envolvidos. Poderia citar algunsa problemas que aconteceram entre a JKA e a WADO decorrentes de maus entendidos entre Tatsuo Suzuki e Kanazawa Sensei, mas vou deixar pra lá para evitar desconforto.
Para mim, hoje em dia Karate é tudo igual, uma me... geral.
De quem é a culpa não me interessa,mas aqueles que se desviaram do caminho estão pagando preço, ja que nossa arte marcial esta desmoralizada no mundo inteiro, salva algumas excessões como a KWF, a JKS e algumas outras organizaçoes privadas..
Karate melhor ou pior depende de cada um, estava me referindo ao metodo que mais sucesso alcançou na area.Sobre a porcentagem estar errada..OK. Pode ser.
Mas que tem muito mais praticante Shotokan no mundo, isso tem mesmo.
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Oss!
Posso estar falando bobagem, mas estranhei este comentário do Funakoshi Sensei, uma vez que sempre aprendi sobre a grande interação que existe entre Karate-do Shotokan e Judo. Aliás, que eu saiba foi Jigoro Kano quem deu uma baita força pro Funakoshi Sensei no começo lá no Japão, não foi?
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Katsumoto
Eu já tinha postado aqui que não ia mais continuar este debate, mas entrei no site oficial da JKA (a velha NKK que, entre outras palavras, significa Shotokan) e, logo na mensagem de boas vindas, tem este texto:
"At the JKA, Karate is not merely a sport, it's a martial art whose aim is the harmonizing of mind and body for balance, strenght, perseverance, practice - for total confidence and self mastery"
Bem, pelo meu entendimento, verifiquei que houve uma forte necessidade de enfatizar a questão marcial em detrimento da questão esportiva como que numa tentativa de se livrar da "pecha" esportiva da modalidade. Se fosse o contrário, eles teriam colocado:
"At the JKA the martial art, whose aim is the harmonizing of mind and body for balance, strenght, perseverance, practice - for total confidence and self mastery, is also practiced as a sport".
De qq forma, o que é preciso é que as pessoas deixem de olhar mais para os próprios umbigos e percam essa mania de dizer "o nosso é o melhor karate do mundo" ou "o nosso karate é o que formou os maiores e mais fortes karate-kas do mundo". Parece que fica no ar aquela intensa necessidade de se auto-afirmar perante a comunidade. Quem é realmente bom não tem necessidade disso. Ainda que seja verdade (e até pode ser, não nego), seria muito mais elegante da sua parte se vc fosse um pouco menos orgulhoso e prestasse mais atenção no Dojo-Kun que os seguidores do seu estilo tanto gostam de propalar (e de forma muito apropriada) aos quatro ventos.
Não quero de maneira alguma que vc me entenda mal, estamos aqui para trocar idéias e tentar, na medida do possÃvel, respeitar as idéias dos outros, mas com o direito de guardarmos as nossas próprias convicções. Tem um dito que o meu Sensei costumava dizer (e que vc já deve ter visto, se é que se dispôs a ver os vÃdeos que postei sobre o Grão-Mestre Yoshihide Shinzato) que diz o seguinte: "Ichi-e, ichi-go" - "trate bem todas as pessoas que vc encontrar na sua vida". Eu, pelo menos, procuro seguir este preceito, aliás, depois que comecei a fazer isso meu relacionamento com as outras pessoas melhorou muito e me senti muito mais feliz.
Saudações :)
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Sensei katsumoto,
Se o problema é não se recordar dos nomes dos outros estilos, lhe digo que nos anos 70/80/90/00, por exemplo alguns, tais como, Toshiaki Maeda, Fumio Murase, Seiji Nishimura), Yuichi Suzuki, Eizo Kondo, Akira Hayashi, Akemi Kimura, Manabu Takenouchi, entre outros, foram campeões do Mundo.
Agora em 2007, mais campeões nacionais do Japão, elementos da Wado-Kai estão lá sempre.
Já agora, para que saiba, em 2003 no campeonato do mundo em Madrid, pela 1ª.vez que a selecção do Japão não incluiu Karatecas de Kumite da Wado, pois a Wado-Kai ordenou a retirada de todos os seus elementos da selecção, à excepção do Treinador, por motivo da politicagem que existia, visto que se dizia que a Wado-Kai monopolizava a JKF pois a selecção era composta maioritariamente por atletas da Wado-Kai, o Japão não obteve nenhum lugar no pódio em Kumite.
Eu estive lá e com o Sensei Seiji Nishimura, o qual se mostrou desgostoso com a situação, mas aceitou e compreendeu a decisão da Wado-Kai. Se o Katsumo indagar, de há muitos anos atrás até agora, excepto o ano 2003, a Wado-Kai é a grande fornecedora de Karatecas de Kumite para a selecção.
Sensei Katsumoto, não me diga agora que os campeonatos nacionais do Japão e os do mundo não valem de nada, porque isso obrigar-me-á então a falar de outros campeonatos.
Também não precisa citar os desentendimentos havidos com T.Suzuki e com Kanazawa sensei, porque eu sei disso muito bem, especialmente o que se passou com T.Suzuki. Como eu já disse algures aqui no fórum, os principais e únicos culpados das desuniões do Karate, são os próprios japoneses, e os ocidentais andam a guerrear-se e a discutir o sexo dos anjos por eles…O dinheiro e o poder ferve na grande maioria nas cabeças das pessoas e nisso os japoneses são exÃmios…
Meu caro, não precisa de pedir desculpas pelo que disse, pois eu não tomei a coisa como uma ofensa. Apenas me entristeceu a forma como o descreveu, mas face a este seu pequeno esclarecimento, tudo está sereno. Vamos tentar sim que o fórum tenha melhor aproveitamento, isso é que interessa.
Já agora, este vÃdeo vale a pena ver:
http://br.youtube.com/watch?v=16J0fgWGyaw
Hai!!! Oss!!
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Sensei Lezon:
Primeiramente, minha intenção era ofender o Wado ryu, ou taxar o estilo de picareta, na verdade eu sou muito fã do Wado ryu, especialmente das técnicas de esquivas e projeções, Sensei Seiji Nishimura é um dos melhores expoentes sobre isso e adoro os vÃdeos que ele tem espalhado pela net.
Mas é fato que sensei Funakoshi não via com bons olhos a mistura do Karate com estilos de Koryu Ju Jutsu, ele teceu comentários a cerca disso, entretanto, para mim ele estava errado, não concordo com ele, mas não muda o fato que Sensei Funakoshi era contrário essa idéia, ele alegava que havia muita mistura e pouca pureza (acredito que ele deveria acreditar na pureza em detrimento ao cross trainning).
Sensei Troyman:
Há algum tempo atrás uns dos participantes do fórum (Simões), postou um resumo de um diálogo que ele teve com um Okinawense que considerava o Wado ryu como uma mistureba, shotokan só mero esporte, kyokushin apenas pancadaria, outra opinião bastante deturpada e parcial e que eu tb não concordo.
Oss!
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Traichel,
De fato, é notória a empatia entre Funakoshi e Jigoro Kano. Funakoshi, inclusive, relata pedidos insistente de Jigoro Karo em aprender alguns katas. Mas parava por aÃ. Apenas um intercâmbio de conhecimentos. A "pureza" do Okinawa-tê era mantida em termos técnicos.
A influência do judo, se não me engano, foi apenas na questão de graduação por faixas. Observe que a crÃtica de Funakoshi era sobre a mistura de técnicas do jujutsu e do karatê.
OSS.
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Isso grande Kaiko!
Entre os mestres de Jigoro Kano e Gichin Funakoshi houve um intercâmbio real, já o Mestre Otsuka foi aluno, veja essa diferença, enquanto aluno e discÃpulo de Sensei Funakoshi o Mestre Otsuka ficou adstrito apenas ao ensinamento do Karate e somente ele, as outras técnicas que ele havia aprendido não importavam em nada para o Mestre Funakoshi, fica um troço bastante cretino aos meus olhos, mas Mestre Otsuka não "tinha o direito" em macular a pureza do Karate.
Mas isso é uma coisa que eu REALMENTE discordo de Sensei Funakoshi.
Oss!
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Caro Pablo Vinicius e Kaiko,
Claro que eu sei que sua intenção não era para ofender e/ou denegrir o Wado-Ryu.
Eu sei muito bem disso, pode ter a certeza.
Sensei Funakoshi tinha uma mente muito fechada e só a abria para o que lhe convinha…
Sensei Ohtsuka foi recÃproco com a aprendizagem do Karate com o ensinamento de técnicas de Yoshin-Ryu Jujutsu. Dado o grau de conhecimentos da arte, Ohtsuka Sensei rapidamente absorveu os conhecimentos do Karate com mais facilidade que outro qualquer praticante, tendo por isso atingido um grau superior e de relevo dentro do Shoto.
Funakoshi Sensei por ter sido importante no Karate e na sua divulgação, não era o “dono†da verdade. E se queria referir-se ao Sensei Ohtsuka, não foi tão correcto assim, pois devia chamar os "bois pelos nomes"…assim, ele próprio, “conscientemente†infringiu em parte o DOJO KUN.
Além disso, como em todos os sectores da vida, um dia surge sempre alguém que sabe tanto e/ou mais que nós e, perante desacordos e outra visão, decide tomar conta do seu próprio caminho. É um direito inalienável que cada ser humano tem.
Funakoshi Sensei sabia bem quem era Ohsuka Sensei que, já na altura, era somente o 4º.herdeiro do Shindo Yoshin-Ryu Jujutsu.
Hai!! Oss!!
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Sobre as idéias do Mestre Funakoshi, só podemos especular. Ele naõ está mais aqui para falar por si sobre o assunto.
Sobre a questão das estatÃsticas de campeões e praticantes, só sei o que observava em minha mocidade, antes da fragmentação: sempre haviam praticantes de outros estilos, mas a maioria era shotokan mesmo. O motivo, não especulo, naõ é meu papel.
Lembro dos dizeres que foram citados e entendo-os de outra maneira: ele criticava os que pretendessem fundar um estilo daquele modo.
Sobre a fala do Gustavo. Ele é coerente. No vale quase tudo indo para o chão com quem naõ treina chão domina a modalidade citada.
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Pablo
Seria interessante saber quem foi esse okinawano que conversou com o Simões. Vale lembrar que Okinawa não é repositório de pessoas só de boa Ãndole. De lá pode muito bem ter vindo gente que também não tem escrúpulos e que não sabe se portar devidamente ou, pelo menos, esconder seus sentimentos de inveja ou despeito. Eu, apesar de estar mais ligado à cultura Uchinanchu, sei reconhecer as qualidades de quem as possui e, para mim, o estilo Wado-Ryu é um estilo legÃtimo, e, só pelo fato de estar embuÃdo de técnicas do Shindo Yoshin-Ryu de Ju-Jutsu, não o descredencia de ser contado na modalidade Karate-Do. O Kyokushin é um estilo de Karate-Do criado por um coreano que adotou um nome japonês, Masutatsu Oyama (provavelmente para não ser rejeitado no Japão), e que também foi aluno direto de Gichin Funakoshi, mas que sofreu um grande revés quando tentou se estabelecer em Bangkok e acabou por absorver o "modus lutandi" do Muay-Thai, sem que eu ache que isso também o descredencie de ser considerado parte integrante do Karate-Do. O estilo Shotokan, embora tenha sido o grande incentivador da modalidade esportiva, preserva os conceitos filosóficos do Budo na sua mais pura essência, principalmente a sua vertente Shoto-Kai.
Mas quem teria sido esse okinawano? Agora fiquei curioso...
Saudações ???
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Sensei Troyman,
Presumo que se cria referir ao Shoto-Kai e não Shito-Kai...
Como o Jujutsu é uma arte, aproveito para colocar o vÃdeo de uma linda menina, convenhamos...
http://br.youtube.com/watch?v=Emlgy_gJUFI
Deliciem-se...mas olhem que ela não é brincadeira...
Hai!!!
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A seguir um link para um texto interessante.
http://uk.geocities.com/sanzinsoo/meeting.html
Na realidade é a transcrição de parte dos registros de um encontro de mestres de Okinawa em 1936.
No trecho desta reunião, apresentado no link, são discutidos principalmente dois tópicos: a adoção dos kanji de karate com o significado "mãos vazias" e a criação de uma sociedade para a promoção do Karate-Do. No ano seguinte foi fundada a Okinawa Ken Karate-do Koushin Kai (Sociedade Okinawense para a Promoção do Karate-do).
Apesar de o Sensei Funakoshi não ser citado, e de ser mencionado que o Chomo Hanashiro utilizava esta escrita desde 1905, não acredito que podemos afirmar quem "inventou" esta nova forma de escrita. Funakoshi, como outros, defendeu o seu uso, mas acredito que nunca saberemos quem realmente o "inventou". E, principalmente: acho que isso não tem qualquer importância.
Temos sim é que valorizar as grandes contribuições que ele e outros grandes mestres fizaram ao Karatê-Do.
Sds
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Traichel,
De fato, é notória a empatia entre Funakoshi e Jigoro Kano. Funakoshi, inclusive, relata pedidos insistente de Jigoro Karo em aprender alguns katas. Mas parava por aÃ. Apenas um intercâmbio de conhecimentos. A "pureza" do Okinawa-tê era mantida em termos técnicos.
A influência do judo, se não me engano, foi apenas na questão de graduação por faixas. Observe que a crÃtica de Funakoshi era sobre a mistura de técnicas do jujutsu e do karatê.
OSS.
Oss Kaiko!
É que em algum dos cursos que fiz me lembro de terem mencionado que a virada do último age-uke do Heian Shodan para o gedan-barai poderia ser interpretado como um Seoi Nague, resultado das conversas entre Kano e Funakoshi. Inclusive já vi Bunkai assim, e me lembro de terem dito também que teriam outros movimentos em katas que poderiam também serem projeções. Se isso é adição feita posteriormente não sei dizer.
Oss!
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Esse é o barato de lidar com fatos históricos Augusto- especular sobre eles ;) Mas claro, sempre com embasamento. Como Sensei Lezon disse, não há a menor predisposição em criticar a Wado, muito distante disso. Como sabemos, sensei Funakoshi era um homem extremamente sistemático, seu próprio filho disse que ele não dizia a palavra "meias", por considerá-la imprópria! Imagine então alguém afrontar a ortodoxia técnica que ele defendia... A especulação de que sensei Funakoshi lançava a crÃtica a sensei Otsuka, deve-se justamente ao fato de que o fundador da Wado incluiu técnicas "estranhas" ao karatê aprendido de Funakoshi. Ora, aquilo que era sagrado, para o conservador sensei forá disvirtuado em sua visão, suponho. O estilo Wado-ryu foi criado em 1934. O livro, karatê-Do Nyumon foi escrito em 1943. Portanto, há também uma coerência cronológica. Estou de acordo com o Pablo, se esse foi, de fato, o objetivo de Funakoshi, ele estava errado.
OSS.
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É fato que a maioria admite que tais declarações do Funakoshi foram claramente dirigidas ao Otsuka mas a razão das crÃticas eu acredito serem outras. Ao que me consta, não foi o fato de misturar as técnicas de Jiu-jitsu ao karate que ele condenou. Foi o fato de Otsuka fazê-lo como se fosse um mestre de karate (no sentido de dominio da técnica) e Funakoshi julgava que ele passava longe disso. Ao modificar algo que ele na verdade não conhecia (segundo Funakoshi) o resultado obviamente não poderia ser satisfatório. Parece-me também que essa "adaptação" das técnicas de Jiu-jitsu não teria sido satisfatória (talvez da mesma maneira que os mestres de Okinawa condenaram as modificações de Funakoshi nos kata). Além disso, a principal crÃtica de Funakoshi estava relacionada à prática de kumite, inserida por Otsuka. As demonstrações faziam grande sucesso e Funakoshi acharia a imagem que tal prática passava inadequada ao karate que ele acreditava.
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Caro Rodrigo,
Exactamente, agora disse tudo!
Muito sinceramente digo que eu não o disse propositadamente, pois eu estava aguardando pela melhor oportunidade...
Ela agora surgiu através do amigo Rodrigo, mas, se forem verificar na página 1ª, eu tinha-o dito de forma mais técnica, conforme abaixo indico:
A rota de colisão entre os dois, foi que Ohtsuka Sensei entendia que só treinar os Katas não chegava, tendo então criado os Yokusokus Kimites.
Quem estava certo afinal?
Hai!! Oss!!
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Agora a discussão chegou a bom termo!
Grande Szczerbacki
Desta vez vc marcou um sanbon! Onde vc foi achar essa referência, cara? Tudo isso vem corroborar o que havia dito sobre o nome da nossa arte. Valeu! Mas mais valeu o que vc escreveu no final do seu post:
Apesar de o Sensei Funakoshi não ser citado, e de ser mencionado que o Chomo Hanashiro utilizava esta escrita desde 1905, não acredito que podemos afirmar quem "inventou" esta nova forma de escrita. Funakoshi, como outros, defendeu o seu uso, mas acredito que nunca saberemos quem realmente o "inventou". E, principalmente: acho que isso não tem qualquer importância.
Temos sim é que valorizar as grandes contribuições que ele e outros grandes mestres fizaram ao Karatê-Do.
Parabéns.
Em tempo, Chomo Hanashiro foi aluno direto de Mestre Anko Itosu, portanto colega do Grão-Mestre Choshin Chibana, que estava presente na referida reunião de 1936, em Okinawa, e, só para completar, Mestre Chibana foi professor do Grão-Mestre Yoshihide Shinzato.
Saudações :) ;) 8)
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1- sensei lezon, esse video q o senhor postou da menina é ju jitsu? Extremamente similar ao aikido?
2- gostaria de saber se no wado, ja q o senhor praticou shotokan por tantos anos, os fundamentos dos golpes são a mesma coisa, não estou falando de katas, de bases, das torções ou não, estou falando do alfabeto basico, do chute, do soco, fico me perguntando se é possivel inventar a roda quantas vezes entende.?
3- fiz essa pergunta e fui ignorado, a "cientificidade" aplicada por nakayama no shotokan existe no aprendizado dos golpes basicos desses estilos de okinawa? foram absorvidos? Essa ciencia da mecanica do meu corpo no aprimoramento dos golpes é o q mais me atraiu sempre no karate shotokan, não vi isso no estilo shotokai, nos videos q pude observar.
oss
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Oss
Pessoal dêem uma sapeada no tópico "REUNIÃO EM OKINAWA"aberto por mim em 2006 que fala justamente desta reunião ,tem informações interessantissÃmas dadas por Katsumoto Sensei,Rengo-Kai,Marascas Sensei,Ari Sensei e outros tão importantes aqui.
Eu ainda acho que Nakayama Sensei pegou tudo que Funakoshi Sensei passou(Shorin) para ele e cientificou,deu explicações melhores que só o corpo e isso fez a diferença para a evolução do Shotokan.
Oss
alberto/Santos.
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Avi
Os mestres antigos de Okinawa aprendiam pela observação e experiência própria. Lá se foram muitos anos de prática errando e acertando, coisa que não pode ser ignorada nos dias de hoje. Sensei Nakayama, por sua vez, viveu numa época onde o método cientÃfico já estava mais desenvolvido e teve oportunidades de aplicá-lo com muito mais critério. Os estilos de Okinawa, nos dias de hoje, são praticados no mundo todo, principalmente nos EUA onde muitos praticantes têm background suficiente para conduzir pesquisas baseadas em métodos cientÃficos tão bons quanto os que Sensei Nakayama aplicou sobre o estilo de Karate-Do que praticava.
Saudações ;)
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HAHAHAHAHAHA.
Não entro uns dias e quanta novidade (e quanta bobagem também).
Patentear o nome KARATE na década de 20 ou 30 seria impossivel, pois o Japão só assinou o tratado internacional de registro de marcas e patentes por imposição norte-americana depois da segunda grande guerra.
Quanto ao nome ser karate, se vc comprar um filhote de pitbull, tanto faz se vc vai chamá-lo de Demo ou de Lulu, ele vai continuar a ser o que é.
O afastamento do Mestre Otsuka do Dojo do Mestre Funakoshi foi por um atrito entre Otsuka e Jigo sobre uma questão de dinheiro.
Antes desse afastamento, o próprio Hanshi Jigoro Kano descreve sobre a impressão que Mestre Funakoshi passava de que Mestre Otsuka deveria criar seu próprio estilo de treino, incutindo a este sistemas de treinamento que ele acreditava serem benéficos, diferentes aos que eram praticados no dojo central Shotokan.
Quanto ao que era praticado nos primordios do Shotokan ou do Wado-Ryu, pergunto a todos: "Você realmente acredita que o que você faz hoje (ou fez, ou tem vontade de fazer) é realmente o que era treinado em 1920, 30, 40 ou 50 ?"
Conversando PESSOALMENTE com Mestre Kanazawa em sua primeira vida ao Rio de Janeiro, ouvi jantando num restaurante ni Leme a seguinte explicação: Meu Mestre sempre comentava que no inicio apareciam praticantes de artes diversas para participar dos treinos. Na verdade, vinham testar o recém surgido Karate. Quando o clima piorava, era sempre o Mestre Otsuka que defendia a honra da casa, pois ainda não existiam outros aptos a isso.
Particularmente, acredito piamente nisso.
Assisti ao video http://www.youtube.com/watch?v=Q3doBN7ad8U
Para os padrões de hoje são uns bunda-mole.
E PRIMORDIALMENTE: VCS ESTÃO TRATANDO ESTILOS COMO SE FOSSEM CLUBES DE FUTEBOL.
COMPREENDO (APESAR DE NÃO ADMIRAR) UM TORCEDOR DO CORINTIAS FICAR BERRANDO TIMÃO, ENQUANTO O FLAMENGUISTA DIZER QUE É O MELHOR DO MUNDO, O GREMISTA SE ACHAR O MÃXIMO E UM OUTRO DOIDO GRITAR GAAALOOOOOO. PAIXÃO INSANA E SEM LUCIDEZ, MAS É PAIXÃO.
ESTILOS DE KARATE SÃO PONTOS DE VISTA DIDÃTICOS. PESSOAS COM CAPACIDADE ELEVADA TRANSFORMAM (NÃO CRIAM) ALGO QUE SE FAZIA EM COISA DIFERENTE POR ACREDITAR EM NOVA ABORDAGEM DIDÃTICA. O VALOR DESSA NOVA ABORDAGEM SERà MEDIDA PELO TEMPO QUE ESTA DURAR. SE FOR DE VALOR PÃFIO, ACABARà LOGO, SEM SER REPASSADA.
SE DISCUTE MUITO POR AQUI SOBRE O BJJ E SEU MARKETING DE "SER BOM DE PORRADA".
O BJJ REALMENTE TEM SEU VALOR COMO PRÃTICA E EM CONJUNTO AO BOXE OU AO KICKBOXE SE TRANSFORMA NA MAIS EFETIVA MODALIDADE PARA MMA.
PARA MMA.
NÃO PARA PORRADA, QUE É OUTRA COISA.
MAS MARKETING É MARKETING.
NO KARATE TEM O CARA QUE MATA TOUROS E TODO MUNDO VIAJA QUE ELE ENTRAVA NUMA ARENA COMO UM TOUREIRO MALUCO SEM CAPA E LUTAVA CONTRA UM TOURO BRAVO. MARKETING.
PESSOALMENTE TENHO UMA CRITICA SEVERÃŒSSIMA AO BJJ (QUE POR SINAL PRATICO) QUANTO A OPORTUNIDADE QUE PERDERAM.
DIFERENTEMENTE DO KARATE, QUE DIVIDIU COM KUNG FUS, TAEKWENDOS E OUTROS, NA ÉPOCA QUE ESSES TIPOS DE LUTA ERAM MODA; O BJJ NO BRASIL TEVE TODA UMA GERAÇÃO NAS MÃOS.
E ENSINARAM O QUE? BELIGERANCIA. ALUSÃO A PORRADAE A VIOLENCIA. MARRA.
FALHARAM FEIO (SALVO POUCAS EXCEÇÕES) A VALORIZAR A CIVILIDADE, A BOA EDUCAÇÃO, A RETIDÃO DE PRINCÃPIOS E CONDUTA, A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS NÃO SÓ FISICAMENTE MELHORES, MAS TAMBÉM MORALMNTE MAIS PODEROSOS - CAPAZES DE EXERCER INFLUENCIA E LIDERANÇA POSITIVAS EM SEUS CÃRCULOS DE CONVIVÊNCIA.
E NÓS KARATEKAS, QUE PRIMORDIALMENTE TERÃAMOS ESSAS COISAS COMO AMAGO NO ENSINO DE NOSSA ARTE, FICAMOS AQUI DISCUTINDO SE SALTITA OU NÃO, SE É SHOBU IPON OU MELHOR DE TRÊS, SE A MULHER DO FUNAKOSHI ERA MAIS GOSTOSA QUE A DO OYAMA, SE A JKA, A WADO-KAI, A BBC OU A PQP SÃO MELHORES.
TOMARA QUE SURJA UMA NOVA ARTE MARCIAL CHAMADA BUNDALELÊ OU SEI Là O QUÊ E VENHA A FORMAR OS PIORES LUTADORES DO MUNDO, MAS QUE SEUS INSTRUTORES E DIRIGENTES REALMENTE SE PREOCUPEM E CONSIGAM CONTRIBUIR PARA A MELHOR FORMAÇÃO DOS JOVENS E PARA A MANUTENÇÃO DO PODER MENTAL E MORAL DE SEUS PRATICANTES. SE ALGUEM SOUBER QUAL É, POR FAVOR ME INFORME ONDE É O DOJO. VOU PRA Là SER FAIXA BRANCA E SE CONSEGUIR, VIRO PROFESSOR.
ATÉ PORQUE ESSE NEGOCIO DE PORRADA Jà FICOU SEM SENTIDO DESDE A CRIAÇÃO DAS ARMAS DE FOGO. COMO DIZIA MEU SÃBIO AVÔ, DESTINO DE VALENTE É MORTE VIOLENTA.
SAUDAÇÕES.
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Perante TANTA VERDADE que acaba de ser dita por Sensei Roberto Pimentel, "acordei" e me sinto "envergonhado" de ter de certa forma alimentado tanta polémica!
Todavia, estou de consciência tranquila que o fiz sempre no sentido da moderação e compreensão.
Perante o que foi dito, eu me recuso a fazer mais comentários sobre este tópico, a não ser que surjam factos graves que firam a minha honra e dignidade.
Agora procurarei falar de coisas mais interessantes e participar menos.
Hai!!! Oss!!!
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Minha pergunta foi apenas sobre a forma de ensinar vossos estilos, eu nao ofendi ninguem, voces é q estao centrados em suas discussoes politicas, agora se é uma ofensa perguntar essas particularidades do wado, do shoryn, não pergunto mais.
Agora sensei pimentel
em meio a tantas verdades e criticas a bobagens q realmente sao ditas aqui, o senhor realmente acredita q academia de arte marcial é lugar de formar carater? de forjar cidadaos? Acho isso tão besteira quanto o resto. E acho q os brigoes do jiu jitsu ja eram dessa indole antes de pagar a matricula.
oss
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Venho somente dar uma resposta cuja pergunta me tinha passado despercebida.
Caro Avi,
Desculpe mas sinceramente passou-me despercebida a sua pergunta. No entanto, vendo bem o que pretende, para além de o tópico não ser propÃcio, eu já disse falei das caracterÃsticas do meu estilo na entrevista que me foi feita pelo Samurai para o Karateca.net.
Apesar disso, para não levar mais tempo, fui lá fazer copiar para inserir aqui. Então lá vai...
Tecnicamente o Wado-Ryu não é um estilo fácil para um iniciado e muitas
vezes até para praticantes mais evoluÃdos. As técnicas realizam-se com
movimentos muito curtos e precisos, com conjugação da rotação do corpo,
fazendo-se projecções, que foram introduzidas por H. Ohtsuka, trazidas do
Shindo Yoshin-Ryu JuJutsu Kempo. São técnicas utilizadas e que originam
diversas acções motoras, o que dificulta a sua aprendizagem. Só com muito
treino e com o decorrer do tempo, se conseguirá tirar o verdadeiro proveito
e torná-las verdadeiramente eficazes. As posições têm o centro de gravidade
mais alto, contrariamente aos restantes estilos. Só assim se consegue fazer
as deslocações e esquivas com maior velocidade, fluidas e sem necessidade
de recorrer à utilização da força, fazendo-se o aproveitamento a força do
adversário para desferir o contra-ataque, que geralmente é feito em
simultâneo, ou seja, o chamado Nagashi Tsuki, técnica principal do Wado.
Este tem por base três elementos muito importantes: Nagasu, que é a forma de
deixar passar o ataque do adversário de forma muito simplificada, não se
afastando demasiado do mesmo para facilitar o contra-ataque; o Inasu, que é
a forma de desviar o ataque com os braços ou as mãos, do ponto em que o
ataque era direccionado, e contra-atacar no momento em que o adversário
utiliza a sua força, tornando assim o contra-ataque mais forte; e o Noru,
que significa entrar no adversário. Conclusão, o estilo Wado-Ryu se
diferencia dos restantes essencialmente por recorrer a técnicas de esquiva
(tai-sabaki e nagashi), a torções, projecções, imobilizações,
estrangulamentos e quedas (Kansetsu-Waza, Nage-Waza, Osae-Komi-Waza,
Shime-Waza, Uke-mi-Waza). É um estilo muito natural, fluÃdo, onde todos os
movimentos se enquadram na forma natural do corpo humano. Para que se
entenda bem, quando se pratica as técnicas defensivas (Ukewaza), tudo é
praticamente feito em esquiva, com movimentação simultânea da cintura em
direcção ao oponente, fazendo-se o contra-ataque quase em simultâneo Ã
defesa (esquiva), aproveitando o máximo da força do adversário utilizada no
seu ataque. Este é um dos princÃpios do Wado-Ryu, obter o máximo de
eficácia com o mÃnimo dispêndio de energia e que o distingue dos demais,
para além do imenso manancial de técnicas trazidas do Shindo Yoshin Ryu
Jujutsu algumas das quais muitos poucos conhecem. A somar a outras, as
treinadas regularmente e que caracterizam o estilo, são os Yakusoko Kumite /
Kihon Kumite, - Treino com parceiro, com ataques e defesas onde os conceitos
avançados do Wado são treinados e que Sensei Ohtsuka criou e introduziu com
as bases do Shindo Yoshin Ryu Jujutsu. Em que se utilizam constantemente
técnicas de Yaku (chaves) e Nage (projecções), para além da grande
importância do ma-ai (distância), o Timing ( momento certo da acção e da
reacção), e o Zanshin (espÃrito de alerta). Trata-se de um treino em que é
exigido o máximo de concentração, a qual deve ser aliada a um relaxamento
muscular para permitir uma rápida reacção de movimentos imprescindÃveis para
efectuar uma defesa eficaz.
Hai!!
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Primeiramente Oss:
Apenar para dar mais um exemplo, tem uma entrevista com o Mestre Kanazawa onde le falava dos encontros de amizade onde vários karate-kas de vários estilos se reuniam e treinavam em conjunto e lutavam tb.
Ele explica que embora todos sejam karate-kas as sutilezas dos estilos eram detectadas:
Karate-kas da Goju ryu (Goju Kai) lutavam em neko-ashi, chutes baixos e sempre a curta distância e frequentemente agarravam o oponente e jogavam ele ao chão.
Karate-kas da Shorin, estilo rápido, golpes muito rápido, fluidez nos movimentos.
Karate-kas da Shotokan, baseados em fudo-dachi, chutes altos e mawashi geri (não é brincadeira, é fato mesmo, os outros não usam Mawashi geri e chutes acima da linha de cintura).
Wado ryu, bases altas, praticamente sem guarda de mãos (kamae) trabalhando sempre com esquivas e contra ataques.
Interessante isso não é?
Oss!
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A visão simplista do Sensei Roberto Pimentel é de uma lucidez fantástica. A forma com que a polêmica foi colocada é que levou a toda essa querela, mas um outro aspecto, acho, passou despercebido pelo Roberto: a da "farinha pouca, meu pirão primeiro", ignorando a dignidade dos demais participantes do Fórum. Sabe quando a gente encontra um flamenguista depois do time dele ganhar e escapar da segundona e ele começa a dizer "rumo a Tóquio!"? Isso é uma coisa, é direito de torcedor sadio. Outra coisa muito diferente é o flamenguista dizer "só o Mengão é que é timaço, o resto não tem a menor chance!"
A propósito, Roberto, a nova modalidade teria que se chamar "Bundalelê-DO"! Senão... ;D
Mas sabe de uma coisa? Esse assunto já se esgotou!
Saudações :)
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Retirado do excelente tópico que o Yama ressuscitou, Reunião em Okinawa:
"Um outro personagem importante para a história do Karaté foi Hironori Ôtsuka (1892-1982) que grandemente marcado pela lógica do combate, principalmente influenciado pela sua prática de jujustu e do sabre japonês desde os cinco anos, após ano e meio de iniciar a prática de Karaté com G. Funakoshi, no sentido do aprofundamento dos seus conhecimentos de jujustu, sente que nos quinze Kata então ensinados por G. Funakoshi existiam elementos inaplicáveis em combate"
Parece estar aà o motivo das crÃticas de Funakoshi. Para quem foi iniciado no karate praticando durante 3 anos um único kata (que segundo diversas fontes parece ser o desenrolar normal de todos na época) deve ter sido uma heresia o Otsuka fazer tais crÃticas em tão pouco tempo de treino.
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Amigos,
É com tristeza que vou dizer umas certas coisas…
Há muito tempo que a minha mente estava em litÃgio com muita forma de pensar e agir de alguns intervenientes deste fórum.
De facto, é de todo em todo doloroso estar a assistir tanta baixaria e ficar silencioso perante elas. Também é doloroso ler coisas como sendo factos verdadeiros, quando tudo não passa de suposições e/ou se tiram conclusões ao gosto da fruta criada e nascida no seu quintal, porque para esses plantadores, a fruta do quintal dos outros não presta para nada…
A evolução em todas as coisas nesta vida, para alguns ela passou ao lado, já que seus olhos somente só vêm um só sentido, o resto é paisagem…
Falam de Funakoshi Sensei como se fosse um “deus†e inigualável. Ele teve a sua importância reconhecida no Karate, disso ninguém duvida, mas não foi o único.
Voltamos ao caso do Sensei Hironori Ohtsuka. Na eventualidade de Funakoshi Sensei estivesse a referir-se a Ohtsuka, digo com todas as letras que foi incorrecto, incoerente e desrespeitoso ao preconizado nas máximas do DOJO KUN. E quando eu disse anteriormente que ele estaria a dar tiros no próprio pé, volto a afirmar a mesma coisa. A seguir transcrevo o que diz TOKITSU:
" Paralelamente, alguns praticantes dos próprios budo do Japão vão tendo influência no desenvolvimento do Karaté. Já esboçamos a clara influência do Judo de Jigoro Kano. Um outro personagem importante para a história do Karaté foi Hironori Ôtsuka (1892-1982) que grandemente marcado pela lógica do combate, principalmente influenciado pela sua prática de jujustu e do sabre japonês desde os cinco anos, após ano e meio de iniciar a prática de Karaté com G. Funakoshi, no sentido do aprofundamento dos seus conhecimentos de jujustu, sente que nos quinze Kata então ensinados por G. Funakoshi existiam elementos inaplicáveis em combate (TOKITSU, 1994, p.133).
Quando G. Funakoshi foi convidado por Jigoro Kano (fundador do Judo) para dar uma demonstração no dojo do palácio imperial, com H. Ôtsuka decidiu que, querendo afirmar o Karaté como BUDO, seria insuficiente mostrar apenas os Kata. Ôtsuka elaborou a partir do modelo de treino do jujutsu alguns Kata de combate que foram muito apreciados. Tornando-se Ôtsuka assistente no dojo de Funakoshi, vão-se desenvolvendo vários yakusoku-kumité ou exercÃcios convencionados de combate a partir do jujutsu.
Mas TOKITSU refere-nos que Ôtsuka não fica por aqui já que vai avançando para a elaboração no treino de Karaté de espaços e exercÃcios de combate livre importando modelos tanto do kendo como do boxe. Acaba por se separar de Funakoshi que o criticava expressamente: "Ele modifica o essencial do karaté trazendo demasiados elementos de jujutsu" (in: TOKITSU, 1994, p. 133). Nasceu então o Wado-ryu.
E agora digo eu:
Depois de tudo isto, a ser realmente verdade que Funakoshi se estava a referir ao Sensei Ohtsuka, só podemos concluir que foi totalmente incoerente, incorrecto para com ele próprio, e para Ohtsuka, demonstrando ainda que os ciúmes já naquele tempo existiam…
A bagagem técnica que Sensei Ohtsuka possuÃa, facilmente aprendeu o Karate ensinado por Funakoski Sensei. Porém, a visão de Ohtsuka era muito mais ampla e inovadora, pelo que fez o que devia, criar o seu próprio estilo. Fê-lo com toda a propriedade e de direito, sendo devida e inequivocamentemente reconhecido por isso.
E ao contrário da afirmação feita sob o efeito dos ciúmes, Ohtsuka Sensei não só manteve a essência do Karate-do, como inovou e introduziu novas técnicas de Jujutsu que são um legado e uma mais valia para o Karate.
Para finalizar, quero somente fazer uma alusão ao que tenho constatado ao longo dos anos. Todas as polémicas acérrimas sobre o Karate, tradicional ou não, contra federações, confederações, campeonatos, jogos olÃmpicos, etc, sempre são protagonizadas por intervenientes do Shotokan tradicional, e muito raramente dos outros estilos. Isto é uma verdade indesmentÃvel.
Acho que este fórum perdeu o interesse que tinha há uns bons 6 mêses atrás. Fico muito triste com isso!
Ah, já me esquecia de dizer que se todos fossem rigorosamente iguais no pensar de Funakoshi Sensei, provavelmente nem sabiamos o que era Kumite, pois para ele bastava só treinar Katas ...
Vou descansar uns dias...
Hai!!!
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Caro Sr. Lezon,
Me parece aqui que o Sr. quer fazer nos acreditar que Otsuka era o cara...
A demonstração a que o Sr. se refere não foi com Otsuka, foi com Hironishi Sensei, outro aluno de Funakoshi.Não preciso aqui salientar os predicados do Sr. Funakoshi, todos ja sabem. Ele é respeitado no Japão e no mundo como o pai do Karate do moderno. Esse Tokitsu ai, que vive na França tem um Karate horrivel, conheço ele a varios anos, vive escrevendo bobagens sobre o Karate. DEve ter alguma coisa mal resolvida com alguem da JKA.
Otsuka foi um bom aluno d Funakoshi, tiveram um problema que sómente eles sabem ao certo ficar aqui tentando decifrar o que foi falado naquela reunião é no minimo, ridiculo.
Todos os anos temos reuniões na JKA do Brasil e sinceramente nem me lembro o que foi falado na ultima.
O Sr apareceu aqui no forum a pouco tempo, os seus colegas aqui na maioria são SHOTOKAN e seu post foi no minimo desrespeitoso.
Pelo menos vi assim.
NUm post recente, colocaram que o Otsuka era o escolhido para enfrentar os DESAFIOS no Dojo de Funakoshi. Errou de novo. Era o Okazaki e ele era o unico que tinha alguma chance contra o pessoal da Goju na epoca.
Isso foi a muito tempo, antes da revolução Nakayama. Após o Kenshusei da JKA, a coisa mudou no Japão. Não preciso contar a história de novo. Todos ja sabem....
Kanazawa, Enoeda, Asai, Osaka, Yahara são apenas alguns nomes que o mundo conheceu...
Mas para nao parecer que eu sou puxa sacos da JKA, concordo que hoje em dia a coisa esta feia pra todo mundo.....mas naquela epoca.
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Caro sr.Katsumoto,
Já imaginava que o sr. ia responder mais ou menos como fez. No entanto, a sua interpretação está errada.
Um não desrespeitei ninguém, até porque sei escrever português. Posso sim, é ser incisivo e as minhas palavras podem fazer transparecer isso. Mas creia que não é, longe disso.
Todavia, masi uma vez quero dizer-lhe que não fui eu que disse que Ohtsuka era o escolhido para enfrentar os desafios. Quem o disse foi o Sensei roberto Pimentel que apenas se limitou a transmitir o que disse KANAZAWA sensei. Mas saiba que eu acredito na capacidade que o Ohtsuka tinha para o efeito, até porque sabia mais do que Karate.
As vossas reuniôes, elas também se fazem lá em Portugal. Conheço todos os mais graduados do Shotokan e nenhum deles falam assim. Peté Pacheco, 7º.Dan, um dos que fez o tal curso no Japão na companhia do Enio Vezzuli, não fala dessa forma.
Mas agora cá para nós, todos esses Mestres foram importantes para o Karate, sem eles se calhar não o faziamos, mas como já aqui foi dito, pela realidade actual e em comparação, o que se vê em alguns vÃdeos, nomes importantes do Karate, eram uns bunda-mole.
O assunto encerrou aqui e vou descansar um pouco.
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Aqui no Brasil temos 2 grandes nomes da Wado. Buyo Sensei e Takamatsu Sensei, ambos de Sao Paulo. Eles tambem nao falam assim, engraçado ne???
Deve ser porque não falam Portugues corretamente...só pode ser isso.
Sobre o preço cobrado pelo Sensei Okuda....colocaram errado. No Dojo dele a mensalidade cobrada depende no numero de aulas semanais, começando em 260 Reais por 2 aulas semanais.
Com o ele é um Mestre formado na ELITE do Karate, pode cobrar o que quiser que sempre terá alunos...Alias, o Kenshusei veio para dividir o joio do trigo.
O problema é que aqui no Brasil, as pessoas confundem Profissional de Karate com Poetas do Karate.Outro dia apareceu um cara no Dojo do meu Sempai Carlao que sabia até a hora que o Mestre Funakoshi ia ao banheiro....Quando foi convidado a mostrar seu Karate disse::
_Meu mestre não me autoriza a mostrar...
Como dizia Helio Gracie,,,perdeu a oportunidade de mostrar na vida real o que mostra ser no..cinema.
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Antes de ir descansar,quero dizer dizer ao Sensei Katsumoto, que discordo com a afirmação Elite que atriribui ao Sensei Okuda.
Pergunto, aqueles que do Shoto e dos outros estilos que não fizeram o curso Kenshusei são o quê? Ah, já sei, são picaretas...
Uma afirmação dessas é de uma total ignorância de conhecimento e das capacidades dos outros, e/ou pensam que estão sós no mundo do Karate. Esses outros, eu incluido, como não fizemos tal curso, resta-nos fazer o quê?
Francamente, é de uma petulância e prepotência dizer-se que a Elite está naqueles que fazem o curso Kanshusei. Se assim é, não adianta sequer eu e os outros andarmos aqui a opinar sobre nada, não acha?
Bom, acho que devemos dar um bom exemplo, vamos ambos serenar que é o melhor que temos a fazer.
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Caro Lezon,
Quando Mestre Funakoshi pediu a Nakayama que ordenasse um Curso de formação para Profissionais do Karate, ele o fez porque sim, existia muita gente no Japão sem nenhuma formação dando aulas de Karate.
Essa turma de Instrutores fizeram do Karate, uma arte marcial respeitada no mundo todo. Em nenhum momento chamei os outros de PICARETAS,senão estaria dano um tiro no meu proprio pé...
Os Professores formados no Kenshusei da JKA foram sim a ELITE do Karate na epoca.
Não existia nada no Japão que chegasse perto da habilidade daqueles homens. Tanto que todas as outras escolas mandavam seus atletas na JKA para dar uma espionada nos treinos(ler a obra de Kanazawa Sensei-My way of life).
Todos estavam curiosos em saber o que havia de tao extraordinario ali.
Depois disso, as escolas copiaram o modelo e hoje todos tem um Curso assim.
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Ouvi o nome do Sensei Mishizo Buyo e senti saudades do pouco tempo que treinei com ele no Brooklin no final da década de '70 (eu acho).
Na época o campeão paulista da Wado era o Carlos Martinez. O S. Buyo chorou de rir quando eu, faixa laranja ou verde, acertei um mawashi na lata dele. Ele ficou puto e me deu um gyaco e abriu minha a boca um pouquinho, Acho que foi justo!!!
O Sensei Buyo, apesar de sizudo, tinha um bom senso de humor e era muito forte, eheheheheheheheh... Bons tempos aqueles que treinei Wado. Fiz bons amigos lá na academia Ono.
Depois que passa é uma delÃcia lembrar de tudo isso, inclusive do Gashuku em Curitiba (que organização !), realizado na Cidade Universitária, do qual participei (fui e voltei de carona na Belina branca do Sensei Buyo pq não dirigia ainda.
Um paizão, gostava de mim (eu eu dele)!
Como sempre digo, todos os meus ex-professores foram sempre muito importantes para mim. Aprendi com todos eles.
Oss!
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Gostei dessa, vou usar.
"Meu Mestre não me autoriza a mostrar"
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Amigos,
Pessoalmente, acho bastante interessante o que foi postado até aqui. Que cada um tenha uma posição e a defenda a sua maneira eu entendo. Mas, o mais importante que isso, são os fatos que surgem da polêmica e acrescentam muito àqueles que se interessam pela história do karatê, o que é meu caso. Às vezes, a partir de um embate de idéias, surgem coisas boas. Nesse caso, a partir da discordância entre Funakoshi e Otsuka surgiu o Wado, dois estilos muito importantes para o karatê.
OSS
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Oi AVI.
Desculpe a demora em responder tua pergunta, mas entro no forum poucas vezes.
Acho que gosto mais de Karaete de quimono do que de Karate de teclado.
Acredito mesmo que tanto o Karate quanto outras atividades culturais e/ou esportivas podem influenciar tremendamente na formação dos pequenos e na orientação dos jovens.
Quanto a questão dos jovens, exemplifica muito bem o enfoque dado a tais práticas aqui no Rio e em outras cidades para a inclusão social em comunidades carentes. Se deixarmos aquelas crianças achando que o mundo se resume a tiroteio de policia e traficantes, o que teremos mais adiante ? Vão querer estudar pra que? Trabalhar pra que?
Quanto aos adultos, tiro por mim: treinar e me preparar para o treinamento me mantém muito bem. Me sinto forte e estruturado. FÃsica, mental e intimamente (evito o chavão "espiritualmente" porque dá uma conotação religiosa - e isso já tem outro tópico em debate).
E pense bem na enorme quantidade de influencias de pessoas que vc teve na vida, para formar o homem que é hoje. Sejam familiares, em sua vida escolar, seus amigos, professores (de Karate e de outras disciplinas). Tudo soma um pouquinho em nossa formação.
Agora pense no gota-a-gota que cada aula/treino de uma prática com conceitos de disciplina e retidão mental pode fazer para um menino ou uma menina. Além da oportunidade de receber orientação de um "instrutor" em quem ele(a) confia.
Dou aulas faz pouco mais de trinta anos.
E não vivo disso. Aliás acho que em termos financeiros, gasto mais do que recebo no Karate.
E continuo por pensar assim.
Se fosse só pra trocar sopapo, pouquissimo valeria.
Saudações a todos.
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Oi PABLO.
Esse resumo que vc fez das cracteristicas de cada estilo é correto.
Mas veja bem que é uma visão muito simplista. Com o progresso pessoal na arte, cada praticante irá desenvolver sua maneira própria de lutar, independente do estilo.
Usando o estilo Shotokan com exemplo, vc encontrará praticantes dele que:
lutam com enfase no ataque ou na defesa,
tem preferencias por socos, chutes ou ambos,
se defendem com bloqueios, com taissabaki, com esquivas, com deai, com alguns desses ou com todos esses.
A visão clássica de um estilo é o km zero da estrada de cada um. Todas as estradas se encontram adiante.
Saudações a todos.
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Primeiramente Oss:
Ah sim Roberto Pimentel. Karate é um só, eu só exemplifiquei o que o mestre Kanazawa quis demonstrar: somos iguais e ao mesmo tempo tão diferentes. Essa é a riqueza do Karate.
Pss!
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Olá Katsumoto.
Sobre Okazaki, o que vc diz está correto, só que saão fatos de épocas distintas.
Quando a barra peava em 1930, Otsuka garantia a honra da casa. Okazaki nasceu em 1931.
Por volta de 1955 sim, ele era o lutados mais poderoso da JKA. AÃ era com ele.
Saudações.
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Ola Sensei Pimentel...
Vc tem razão mesmo. Esses dias estava lendo uma entrevista com o filho de Otsuka, atual representante Mundial do estilo e ele contou essa história também...Confesso que nunca havia lido sobre isso e minha total ignorancia no campo.
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Caro Sensei Katsumoto,
Somente para fazer a seguinte observação:
Sensei Jiro Ohtsuka, mais conhecido por Ohtsuka II, é o representante Mundial do estilo, mas somente no que diz respeito à Wado-Ryu Karate-do Renmei, tal como Sensei Tatsuo Suzuki que é o representante Mundial da Wado International Karate-do Federation.
De igual modo, a Wado-Kai representa Mundialmente o estilo Wado-Ryu, só que, como muito deve saber, há uma diferença entre esta e as outras entidades, pois a Wado-Kai é a única entidade que o governo japonês reconhece como legÃtima, assim como a JKF - Japan Karate-do Federation.
Hai!!! Oss!!