Autor Tópico: Posições no Dojô  (Lida 12973 vezes)

Offline Antonio Pêcego

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Re: Posições no Dojô
« Resposta #15 Online: Maro 08, 2009, 18:13:08 »
assino embaixo !

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline PSekiMG

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Re: Posições no Dojô
« Resposta #16 Online: Maro 08, 2009, 21:21:41 »
Oss,

Concordo plenamente com o Sensei Katsumoto. Entretanto, sou favorável ao aluno ter todo um conhecimento a cerca do que está a fazer. Conhecer o verdadeiro sentido do ritual de formação bem como os de "etiqueta" do Dojô. Isso por conta de não criarem, em hipótese alguma, uma visão de que aquilo está vinculado a algum tipo de religião Japonesa...

Tem gente que pensa que nós reverenciamos ao Alcorão!  ;D :D ;)

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Antonio Pêcego

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Re: Posições no Dojô
« Resposta #17 Online: Maro 08, 2009, 22:32:15 »
o engraçado disso tudo, é que comecei aos 12 anos de idade e nunca pensei em outra coisa que não reverência e respeito àquele que é tido como o pai do karate.
Momo
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Offline Avi

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Re: Posições no Dojô
« Resposta #18 Online: Maro 09, 2009, 01:13:43 »
é como ir num restaurante grego e quebrar um prato. Cultura.
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline Andretta

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Re: Posições no Dojô
« Resposta #19 Online: Maro 18, 2009, 17:11:21 »
Hierarquia no Dojo

 :D Boa tarde,

Embora o artigo seja interessante, aponta algumas informações que não condiz com a realidade dentro do contexto japonês.

Vamos por partes:

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Kohai - É um título relativo, (Porquanto um kohai é um estudante que está por detrás nosso na fila). Que se aplica geralmente aos alunos com grau kyu utilizando-o em terceira pessoa, (exemplo: Os kohais de fita verde estão realizando katas), pois se consideraria descortés utilizá-lo para dirigir-se a alguém diretamente.

後輩 (kōhai) こうはい: Literalmente: "Júnior, mais novo, mais recente, etc." (Na escola, trabalho, grupo de atividades, etc.).

Citar
Sempai - Em sua versão relativa este título é aplicável ao grau mais alto de entre os graus kyu. Em sua versão absoluta se refere especificamente aos graus Shodan e Nidan, ainda que há que considerar que em sistemas onde os títulos não são automáticos se não outorgados, um sandan ou yondan poderia seguir ser denominado sempai em tanto não se lhe outorgasse especificamente o titulo de SENSEI.

先輩 (senpai) せんぱい: Literalmente: "Sênior, mais velho, mais antigo, etc" (Na escola, trabalho, grupo de atividades, etc.).

Citar
Sensei - Literalmente significa professor e na maioria das organizações se utiliza automaticamente para os 3er e 4to Dan. Em mudança em algumas organizações é um titulo outorgado e não automático. No entanto não há que esquecer que "Sensei" é um termino general aplicável em Japonês a todo professor ou especialista (Um médico ou um engenheiro seria chamado também Sensei). Por tanto, um shodan ou um nidan podem ser chamados sensei por seus alunos se são o instrutor de um dojo, ainda que fora de seu dojo num treino geral, receberiam o trato de SEMPAI.

先生 (sensei) せんせい: a tradução literal deste termo é “aquele que nasceu antes” ou, mais propriamente no mundo das Artes Marciais “aquele que começou antes”.

Citar
Shihan - Significa "Experiente ou Adiantado". Aplica-se aos 5° e 6° Dan, de maneira automática, ainda que em algumas organizações só se utiliza este titulo para nomear aos branch chiefs, portanto neste caso, um 5° ou 6° Dan se lhes denomina SHIHAN-DAI.

Com relação a palavra 師範 (shihan), vamos por partes: 師 (shi) significa “expert”, “professor”, “mestre” e 範 (han) quer dizer “modelo”, “exemplo”, “padrão” (a ser seguido). Portanto, 師範 (shihan) しはん se refere a um professor ou mestre que serve como padrão ou modelo a ser seguido.

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Hanshi - Significa "Amoo" e se refere aos 7° e 8° Dan, ainda que na maioria dos casos não é um titulo automático se não outorgado.

範師 (hanshi) はんし: Os ideogramas literalmente significam: "exemplo/modelo + mestre/perito/professor" - somando-se estas idéias, fica-se com a noção de algo como "mestre modelo"... tem o mesmo sentido da palavra Shihan... basta conferir os kanji que compõem a palavra. Hanshi [範師] é o topo da hierarquia quando falamos em graduação de instrutores, ou graduações Shōgō [称号].

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Kansho - Significa "Diretor". É o título que levou por exemplo o sensei Nakayama depois do falecimento do sensei Funakoshi.

Kansho é o processo de romanização errado o correto é Kanchō (pronuncia-se ‘cantchô’). 館長 (kanchou) かんちょう: Literalmente “superintendente”, “curador”, “diretor”.

Citar
Sosai- Significa "Presidente Fundador" e foi dado aos formadores das grandes associações de karate em Japão.

Sōsai 総裁 (sousai) そうさい: Literalmente “Presidente”.

Devemos ter em mente, cada vez que queremos montar um ‘site’, ‘blog’ ou similares, a nossa responsabilidade com relação as informações apresentadas, pois terão acesso a elas todos os  tipos de pessoa... alguns sabem mais que nós... outros a mesma coisa... outros menos e pior... alguns não tem conhecimento algum sobre o “conhecimento” ali referenciado.

Sendo assim, quando apresentamos um conteúdo sem verificar se suas informações são fidedignas estamos, talvez sem querer, fazendo com que pessoas que buscam informações sobre os temas que estamos abordando acreditem que houve uma pesquisa prévia e que o que está ali exposto é uma informação confiável.

Se quem acessa nosso ‘site’ sabe mais que nós... logo conclui: “Ih! Faltou pesquisa”.

Se quem “entra” no ‘Blog’ se equipara em conhecimento conosco... vê informações que lhe são familiares e a passa a divulgar nosso trabalho. Contudo, se a informação está mal elaborada... dá seqüência a informações errôneas.

Quem sabe menos que nós e quem não tem nenhum conhecimento... passam a ter nossas informações como verdadeiras e as repassam a todos com quem contato...

Por isso, volto a afirmar: “Devemos ter responsabilidade pelas informações que passamos”, pois elas chegarão e influenciarão a muitas pessoas. Cabe a nós fazer com que estas influências sejam positivas.

Saudações,
 ;D Denis Andretta.
"Sem me importar em atacar (combater) e com determinação, remar em direção à ilha marcial (das artes marciais) é uma alegria." (MABUNI, Kenwa)

Offline Andretta

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Re: Posições no Dojô
« Resposta #20 Online: Maro 18, 2009, 17:17:04 »
Sempai - Em sua versão relativa este título é aplicável ao grau mais alto de entre os graus kyu. Em sua versão absoluta se refere especificamente aos graus Shodan e Nidan, ainda que há que considerar que em sistemas onde os títulos não são automáticos se não outorgados, um sandan ou yondan poderia seguir ser denominado sempai em tanto não se lhe outorgasse especificamente o titulo de SENSEI.

 ;) Mais um detalhe...

Senpai [先輩] não é título.

Senpai [先輩] / Kōhai [後輩] é uma relação.

Explico...

Inúmeros são os instrutores que utilizam esta palavra referindo-se aos “faixas pretas” ou “estudantes seniores”. Contudo, ao falar sobre Senpai [先輩] é obrigatório falar na relação Senpai [先輩] / Kōhai [後輩].

Senpai [先輩] é um estudante sênior (designado pelo Sensei [先生]) que se torna responsável por um ou mais estudantes para ensinar-los informações básicas sobre o Ryū (流).

Freqüentemente esta relação é conhecida “irmão mais velho / irmão mais novo” dentro do Japão tradicional e deveria ser feito de idêntica maneira dentro das escolas de Artes marciais.

Ou seja, um Senpai [先輩] encarregado de um ou mais estudantes. Naturalmente, este não é o caso das escolas ocidentais onde o Senpai [先輩] é conhecido pelos outros alunos, mas nenhum Kōhai [後輩] respectivo é encontrado…

Geralmente, Senpai [先輩] é dito ser, de forma errada, apenas o estudante sênior.

Um abraço,
 :D Denis Andretta.
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Offline DElia

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Re: Posições no Dojô
« Resposta #21 Online: Maro 18, 2009, 18:17:56 »
Prezado Andretta,
li com muita atenção e interesse todas suas intervenções, acontece que depois de 45 anos em contato com mestres, de todos os estilos, vindos ou não do Japão, japoneses ou nisseis, nunca em momento algum  eles nos deram informações com este conteúdo.
Penso que, por vezes não tinham este conhecimento ou não achavam relevante o ensinamento destes detalhes, já que o treinamento ocupava muitas horas do tempo dos karatecas.
Então, na minha opinião, considero "culpa" deles e, discordando da sua posição, aceito como "vício de linguagem" ou como palavras "tomadas por empréstimo" da língua japonesa, não na sua construção (tal qual o anglicismo e o galicismo), mas sim no seu emprego (próximo a uma corruptela), para termos uma terminologia específica à nossa Arte Marcial.
Oss
« ltima modificao: Maro 18, 2009, 18:28:40 por DElia »
Ricardo

Offline Andretta

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Re: Posições no Dojô
« Resposta #22 Online: Maro 18, 2009, 21:54:58 »
Prezado Andretta,
li com muita atenção e interesse todas suas intervenções, acontece que depois de 45 anos em contato com mestres, de todos os estilos, vindos ou não do Japão, japoneses ou nisseis, nunca em momento algum  eles nos deram informações com este conteúdo.
Penso que, por vezes não tinham este conhecimento ou não achavam relevante o ensinamento destes detalhes, já que o treinamento ocupava muitas horas do tempo dos karatecas.
Então, na minha opinião, considero "culpa" deles e, discordando da sua posição, aceito como "vício de linguagem" ou como palavras "tomadas por empréstimo" da língua japonesa, não na sua construção (tal qual o anglicismo e o galicismo), mas sim no seu emprego (próximo a uma corruptela), para termos uma terminologia específica à nossa Arte Marcial.
Oss

Oneigaishimasu, DElia Sensei!

Meu agradecimento por seu contato.

Meu respeito a sua opinião...

Saudações,
 :D Denis Andretta.
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Dan

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Re:Posições no Dojô
« Resposta #23 Online: Julho 05, 2010, 13:17:14 »

Eu realmente aprecio o que foi dito, mas com minha experienca dentro varias Arte e minhas viagens no Japão... Eu gostaria de realmente acrescentar e compartilhar um pouco da sabeodria Japonesa para deixar de novo, o significado a a etiqueta no Dojo - Rei Shiki...

O Reigi-Saho é definido como um comportamento (Saho) expressando polidez e cortesia (Reigi) no Dojo... O Dojo (道場) é composto por dois Kanji... representando um espaço, um lugar. A parte esquerda do 士 personagem representa a terra, húmus, a parte direita 昜 O sol radiante para baixo (veja caráter Yang em chinesa). Isto permite-me saber que em Chinês Dojo é (道场) pronuncia-se "Dao chǎng", esses ideogramas designar um templo taoísta ou budista. Isso não me surpreende, dada a etimologia dos personagens. Assim, o Dojo (mesmo que apenas simbolicamente, se localizado em um moderno complexo desportivo...) devem estar em harmonia com a natureza, do universo: a sua orientação e estrutura não coincidência... como em qualquer atividade da vida diária. No Dojo o Reigi-Saho é uma atitude de respeito para com os outros, e fixado no tradicionais Artes Marciais Japonesas por regras imutáveis de uma etiqueta (Rei-shiki). Ao comprimento (Rei), mas é uma expressão de que o espírito de verdadeiro Budoka. A etiqueta no Japão é um conceito um pouco diferente da nossa. Para o Japonês, que significa ter boas maneiras de ser educado, curvando-se, abanando a cabeça para ouvir, usar sons para ouvir, tentar entender os outros em vez de ser entendido , chegar a tempo, trazer uma pessoa para outra, enquanto falava com um polido e perguntou. Nós incorporamos essas formas de comportamento para a nossa prática ocidental de Karatê. Etiqueta no Dojo não é projetado para glorificar os idosos. Não se destina a contribuir para a mística de Artes Marciais. Dojo representa-se com uma etiqueta é bom senso, a segurança, disciplina e boas maneiras, para permitir a máxima participação em acções de formação. Meus pais sempre ensinou que o objetivo da educação era que as pessoas que se sentem à vontade... talvez tenha sido a educação aristocrática da minha mãe e talvez não. Ser respeitoso não é um ato de disciplina imposta às pessoas, a fim de fortalecê-las. Nós somos educados para os outros para se sentirem bem-vindos, e nunca desconfortável, porque eles estão querendo saber como se comportar. Observe não faz de nós pessoas melhores disciplinando-nos, faz-nos melhor, permitindo-nos a ser educado com os outros. Qualquer que seja o ato de realizar ali, de acordo com o Karatê Japonês, uma forma econômica de fazer isso. Um iniciante pode começar gestos cansativa e as formas de rituais e etiquetas. Mas logo ele vai descobrir que as formas prescritas são aquelas que são mais econômicos energeticamente falando. A educação torna-se possível e agradável quando tem relacionamento social. Uma atitude arrogante, postura e negligenciadas promover a auto-indulgência e da preguiça, mas uma atitude de cortesia para com os outros e boa postura são conducentes para a atmosfera uma boa formação.

Como bastante pessoa sabe, o Judô, Karatê, Kendô, Aikidô ou qualquer outra Arte Japonesa, marciais, é praticado em um Dojo. Idealmente, o Dojo é construído com muita precisão, e cada uma de suas quatro paredes de uma função específica:

- Kamiza (sede Kamis), a parede da frente, é o núcleo do Dojo. Em um trono Dojo japonês tradicional na parede onde um pequeno santuário Shinto é reverenciado divindades. O Sensei (que nasceu antes), localizado neste lado, de frente para seus alunos. Você também pode encontrar a imagem do fundador do Karate-Do fundador, Ô Sensei Gichin Funakoshi, uma citação ou uma caligrafia exprime os ideais, a filosofia ea ética do academia, clube etc.;

- Shimoza, está localizado em frente. Os alunos são colocados do mesmo lado, iniciantes (Kohai) à direita do sensei,é o mais graduado a sua esquerda;

- Joseki (lado superior). Assistentes do Sensei, e faixa preta são colocadas ao longo da parede, os convidados de honra também;

- Shimozeki (lado inferior) é o lado oposto ao Joseki. Este é o outro lado através do qual podemos entrar no tatami. O piso é de madeira no Dojo, ou coberto com tatame concebidos para amortecer quedas, e originalmente constituída por camadas de palha de arroz...

Isto é uma pequena imagem, infelizmente o termo Professor e em francês, mas pode inspirar alguns de vocês:

                                               

Dojo é uma palavra japonesa, a original é budista em termo sânscrito que corresponde ao lugar da iluminação, um lugar dedicado ao trabalho em si mesmo pelo Karatê. É também o lugar onde as ações dos professores seu conhecimento com seus alunos. Por esta razão, é habitual saudação ao entrar no Dojo na direção do santuário Joseki geralmente uma pequena santuário, e cumprimentar o professor como seu convidado. O mesmo quando você deixar o tatami para após a aula, e em seguida, deixando o Dojo. Cada uma das suas acções no Dojo devem estar imbuídos da nobreza e cortesia. Dojo no Japão é um santuário onde o corpo ea mente são um, para estudar.

Sensei significa professor, que nasceu em primeiro lugar. Este termo não se restringe às Artes Marciais, isso significa que, em geral, um professor. Fica ao lado da Kamiza. Se chegar atrasado, cumprimentar ao entrar no Dojo e depois a Sensei, e em seguida, pedir permissão para se juntar ao grupo sem falar. Na verdade, o Sensei é o único a admitir você. Um comprimento é a regra, simplesmente porque você está atrasado.

Senpai (先輩) ou Sempai é um conceito é principalmente único para o Japão, aqui é mais simbólico, mas é mais praticada em todo o mundo nos Dojos. O Senpai pode ser o mais antigo aluno do professor, o aluno mais alto em uma reunião, alguém mais velho em relação ao outro, significa que um Senpai que começaram antes de você, que Kōhai que começou depois de você. Todo praticante no Dojo é o Senpai de alguém. O Senpai deve completar o professor durante uma aula, pois ele irá assegurar, numa reunião que toda a gente cumpre as regras e este para o bom funcionamento da reunião, da aula. O Senpai em geral é, portanto, quem tem mais de antiguidade que o outro. O Senpai da cerimônia é o aluno mais antigo e, quando há muitos do mesmo grau que é o mais antigo. É durante a aula e saudações para garantir que os estudantes se encontram todas as regras no Dojo. Karatê é ouvir o outro... como na vida em geral, não por isso é importante para ser egoísta. No Dojo e na vida em geral, todos devem dar um pouco do seu tempo a cuidar dos outros... Além disso o professor rapidamente percebeu entre os alunos que nunca têm tempo para nada a comemorar o fim uma sessão, sair para jantar, para explicar um movimento para um novato, para acolher os novos, etc. O sábio sempre disse que o Karatê-do é o primeiro retorno à auto trabalho, e ouvindo os outros para alguns é uma luta contra si mesmo...

Kōhai (後輩) é a pessoa com menos experiência do que você, literalmente, significa "júnior" como disse bem Andretta ou "jovem estudante".... O Senpai tem um tutor para o Kōhai, e tem um papel mediador no ensino de Sensei, o professor. Por sua vez, Kōhai deve respeitar o Senpai. Dois estudantes de igual antiguidade, por sua vez, são mutuamente Dohai. O casal Senpai-Kōhai aparece em muitas obras em japonês ou em conexão com o Japão. Notavelmente, os "shōjo-ai" e "Shōnen-ai" (desenho sentimental), muitas vezes, jogar na ambigüidade de sentimentos com o devido respeito às relações mútuas Kōhai-Senpai. Este sistema hierárquico está profundamente enraizado na sociedade Japonesa. Se aplica a todos os níveis da sociedade. Apenas a excepção a esta cerimônia do chá hierarquia... Por favor, ajude quem precisa de sua experiência, não com uma atitude de superioridade, mas como um modelo, com simplicidade e modéstia de quem transmite conhecimento, através do esforço, trabalho e conflitos. Lembre-se que "haverá sempre alguém mais experiente que você". A atitude correcta a ter é considerar um estudante para qualquer ocasião.

Sinal, você deve ir rapidamente colocá-lo em uma linha reta do lado do Shimoza, ombro a ombro, de frente para o Kamiza e o Sensei, por ordem de classificação com a os Senpai mais avançada na direito. O cumprimento tradicionalmente marca o respeito que é mostrado para o parceiro, o fundador Ô Sensei Gichin Funakoshi, o Sensei eo local de treinamento, o Dojo. Se alguém procura um treinamento de qualidade, a fim de purificar o corpo ea mente, é desejável que o local é digno.

Ritsurei, manter em linha reta com as palmas das mãos tocando ao lado das coxas. Os pés estão juntos, colados aos saltos com os dedos apontando para um ângulo de 45° graus (musubi dachi), coluna reta, ombros cair naturalmente. Supõe-se que a posição em um momento de inspiração. Então, lentamente inclinar para a frente quando expirar. Finalmente, ele endireita inspirador. Assim, por expressa seu respeito pelo lugar. Note um aspecto muito importante sobre o olho: olha unicamente para baixo somente quando acolhemos com satisfação a entrada e saída do Dojo, para indicar a sua profunda humildade em pessoa, ou para expressar um pedido de desculpas a alguém. Sob tais circunstâncias, e na posição Seiza, você salva, curvando-se muito baixa, então a testa tocar o chão. Com exceção dos casos citados acima, ainda mantém o olhar para a pessoa localizada no rosto a você, a fim de evitar qualquer ataque surpresa. Dobre o seu corpo ligeiramente, mantendo os olhos no chão. Se você receber o seu parceiro durante o treinamento, manter contato visual com esta pessoa.

Seiza, sentar-se no Dojo, existem duas posições a adoptar. O primeiro é ajoelhar-se em seiza. O segundo é a posição em "Anza", sentado com as pernas cruzadas. É costume de tomar uma dessas posições durante as explicações, demonstrações ou período de repouso. É absolutamente proibido deitar no chão ou se sentar com as pernas esticadas, porque essas posturas, além de olhar negligenciadas, podem causar acidentes. Também deve evitar a adopção de uma atitude indiferente: um Karateca deve estar sempre alerta e saber como se comportar dentro do Dojo. Seiza é uma posição tradicional japonesa. Como sentar sobre os joelhos é praticado em todas as Artes Marciais. Assim, estimula determinadas partes do corpo nesta posição e que busca fora de si todos os pensamentos negativos. Os joelhos devem estar separados perpendicular ao dobro da largura de um punho. As armas vêm deitar em cima das coxas, palmas. O dorso é reto, o peso deve ser distribuído um pouco para trás, a cabeça bem no eixo da coluna. Coloque diretamente em seu joelho esquerdo no chão, em seguida, à direita, e sentando-se sobre os calcanhares, dedos alongados e dobrado. Os joelhos são a largura dos ombros, as palmas das mãos sobre as coxas, os dedos em direção ao interior da coxa. O dorso é reto...

Mokuso, olhos fechados, ele é focar em nós mesmos, respirando lenta e profundamente. Este é o caminho que nos leva de volta ao nosso próprio centro, no momento em que pára a nossa dispersão no ambiente. A lei também permite que se voltar para você. Em termos práticos, isto requer que os participantes de deixar qualquer forma de agressão por trás. Mokuso, literalmente significa "para pensar em silêncio"... Os objetivos do Mokuso são expressos pelo "Kokyu wo totonoeru, kokoro wo totonoeru" que é Kokyu, a respiração, coração Kokoro, a mente, eo verbo significa Totonoeru organizar, ajustar e preparar também. Breves sobre as ambigüidades da língua Japonesa é para ajustar a sua respiração e se preparar mentalmente. "Ajustar a respiração" o importante é se concentrar em sua postura (correta), e sua respiração. Meu primeiro professor de Kendô, deu a ordem "Mokuso", ele anunciou "Shinkokyu 10 Kai" (10 respirações profundas), ou "20 Kai" ou mesmo "30 Kai". Respire regularmente geralmente é um exercício recomendado para relaxar. Deste ponto de vista, é uma excelente introdução a uma sessão de intensa atividade física... "Estar preparado mentalmente" muitos profissionais estão se perguntando o que pensar durante Mokuso ? A experiência mostra que se você se concentrar o suficiente em sua respiração, é difícil pensar em alguma coisa, mas é um exercício difícil. Em geral, pode-se pensar o que quiserem, a ideia geral de estar em algum tipo de "limpar" sua sensação de Keiko, no estado de espírito que os japoneses chamam de "Mushin" (sem sentido). Após a Keiko podemos pensar Keiko que finda, e tentar tirar alguma lição ou tema de reflexão. O sinal de paragem é Mokuso Yame, abra os olhos.

Saudar, sentado em seiza, primeiro você deve colocar a mão esquerda no chão e depois a mão direita. As duas mãos se unem em um triângulo, o dedo dentro. Ao se levantar, é essencialmente a mão direita vem a definição da coxa direita, em seguida, a mão esquerda na coxa esquerda. Levantando-se, ambas as mãos são posicionadas juntas na terra.

Shomen ni rei, nós saudamos o fundador, brevemente magra sem tocar o chão com a testa. Estique-lo colocando as mãos sobre as coxas. O Shomen significa além, o mestre eo rei é o comando de execução encontrados cada vez. Isto é principalmente para agradecer aos antigos que o Karatê teriam sido incorridos e dedicaram suas vidas para expandi-lo e continuar a fazê-lo hoje.

Sensei ni rei, nós saudamos o professor.

Senpai ni rei, os Senpai face o geralmente a mais antiga Kōhai cuprimento-se. E os Senpai gira de novo depois o cumprimento na frento do Kamiza.

Otaga ni rei, saudação a todos.

Kiritsu, levantam-se...

Rei...

Em matéria de saudação na forma Japonesa deve ser pela inclinação do busto, que deve distinguir pelo menos duas formas de saudação em um Dojo. Um deles é um de respeito ou de cortesia, em que também se inclina a cabeça. O outro é um para o parceiro ou o adversário que você tem que mostrar respeito, mas não estar vigilante. Nesta situação, você não deve deixar os seus olhos para o gesto. Especialmente no caso da batalha, você poderá receber um ataque, quando você olha para baixo, porque, de acordo com o costume de Budo é um erro de sua parte. No entanto, aqueles que acreditam que a saudação antes de uma luta é a única forma e bem-vindos no Dojo e fora, com as melhores intenções, pode ser um gesto ofensivo, desagradável para outros e, portanto, descortês, simplismente porque o Karatê é uma Arte Marcial que vem do Japão, é necessário conhecer as duas formas para aplicar a situação.

---

"O samurai baixa, inclinando a cabeça. Se houvesse suspeita, inclinaram as suas cabeças, mas o olhar foi colocado sobre o corpo. Pelo contrário, se houvesse respeito, amizade, cabeça mais inclinada e os olhos são plantados no chão, com humildade, isso é Bushido..."

Ô Sensei Gichin Funakoshi


Oss.

« ltima modificao: Julho 05, 2010, 14:10:18 por Dan »