Autor Tópico: Karatê não tem filosofia  (Lida 39425 vezes)

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Karatê não tem filosofia
« Resposta #15 Online: Julho 30, 2008, 12:34:36 »
Oss,

Já que nós estamos falando de filosofia, de sua importância (ou não, kKk)... Só pra colocar minha memória a prova:

Lembro-me de uma senhora que, tempos atrás, estava procurando uma escola de artes marciais para matricular seu filho.

Ela chegou na nossa academia e falou que tinha procurado por Judô, Aikidô (não desmerecendo ninguém, ok's?)... Contou que numa academia de Jiu-Jitsu, ela conversou com o professor após o treino:

- Olá, boa noite!
- Opa! - "cumprimenta" o professor.
- Vocês lutam Jiu-Jitsu, certo? - pergunta a senhora.
- É, mas "nóis" luta tudo se puder! - (precisa dizer que foi o professor?).
- Mas, qual a filosofia de seus ensinamentos?

...

Depois de olhar pra alguns outros lugares, pensando no que iria responder, o professor de Jiu-Jitsu responde com muita eficiência:

- A filosofia daqui é chão, é deitar o cara no chão e detonar...

(Lógico que esse professor de Jiu-Jitsu deveria ser um charlatão... Se não, que pena.)

-//-

Deve ser muito engraçado não ter filosofia...

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Pablo Vinícius Smanioto

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 216
  • Votos: +3/-18
Re: Karatê não tem filosofia
« Resposta #16 Online: Julho 30, 2008, 12:46:56 »
O Retsudo explicou muito bem. Acredito que agora é apenas masturbação mental ficarmos divagando sobre "budo", "essência" e "do", deixemos isso para os budokinhas de salão de beleza, esses não gostam de estragar a mão na makiwara, ou ficar com o corpo dolorido depois de um kumite.

Oss!!

Offline Leco

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 155
  • Votos: +0/-0
Re: Karatê não tem filosofia
« Resposta #17 Online: Julho 30, 2008, 14:32:14 »
Se karatê não tem filosofia, então as coisas que Funakoshi escreveu devem ser prosopopéia flácida par acalantar o bovino(conversa mole para boi dormir). ::) ::) ::) ::) ::)

Offline retsudo tanaka

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 299
  • Votos: +2/-2
Re: Karatê não tem filosofia
« Resposta #18 Online: Julho 30, 2008, 14:39:48 »
Pessoal,

Espero que não se aborreçam. Pergunto para os mais estudiosos, para os mais experientes. Para os que leram mais que eu sobre karatê shotokan.

Será que a inclusão do dô e a mudança do significado de mão-chinesa para mão-vazia não seria uma estratégia de propaganda do Funakoshi?

O que ajudará na maior difusão do karatê? E se eu fizesse que nem o Kano?! Pô, esse negócio de mão chinesa, aqui em Tokyo não vai dar certo. É melhor eu mudar isso.

Todavia, assim como Musashi, o livro veio depois da prática.

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Karatê não tem filosofia
« Resposta #19 Online: Julho 30, 2008, 14:51:55 »
Oss,

Tranqüilo...

No próprio livro escrito por Sensei Gichin Funakoshi, ele explica o porque da desassociação ao nome "Mão da China" e porque adotar "Mãos Vazias".

Dô significa caminho (acho que isso já sabemos). Tem gente que acha que essa partícula está ligada diretamente ao Zen, outras dizem que é fruto do Taoísmo (por conta de Lao Tsu e o Tao).

Eu acho que seja apenas caminho (espiritual, mental, físico e social).

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: Karatê não tem filosofia
« Resposta #20 Online: Julho 30, 2008, 17:09:37 »
Olá!
Seria Karate-do,
Kara= vazio
Te= mãos
Do= caminho
Uma luta de mãos vazias, sem armas

Ou seria,
Kara= céu,vazio,infinito
Te= mãos referentes ao trabalho,treinamento
Do= caminho
Uma Arte que tem um caminho infinito de trabalho,(treinamento),que quando se atingem os objetivos ,de imediato sao traçados novos e dificeis objetivos.
Ou será outra coisa?
Oss!
Pedro
 
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline vagner.net

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 6
  • Votos: +0/-0
  • "Urban Legio Omnia Vincit"
Re: Karatê não tem filosofia
« Resposta #21 Online: Julho 30, 2008, 17:22:18 »
Ou será outra coisa?

Eis aqui a filosofia do karate... o questionamento, a busca, a investigação... que tem seu caminho particular nas artes marciais, porém, pode ser encontrada em qualquer atividade visando a evolução.

Oss!

Offline RicardoCosta

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
Re: Karatê não tem filosofia
« Resposta #22 Online: Julho 31, 2008, 08:58:16 »
Como ouvi de um respeitado sensei da Grécia: Se seu coração é bom, seu Karatê será bom....e vai fluir naturalmente.

OSS
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline Pinto San

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 52
  • Votos: +0/-0
    • Pinto Dojo karate shotokan
Re: Karatê não tem filosofia
« Resposta #23 Online: Julho 31, 2008, 09:43:51 »
discordo tb do ponto de vista citado que ele disse isso pq a filosofia do karate se confunde com o modo de vida japones, eles são tão ou mais safados e desonestos do que nós brasileiros, aqui temos o trafico e lá se tem a yakusa que dá de 10 em nossos traficantes.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vc tem toda a razão , existe gente safada em qualquer lugar do mundo , até no Acre, lugar que não acontece nada ,com certeza tem gente que não presta , mas há uma diferença enorme entre os safados do Japão e os do Brasil.

Quando vim morar aqui , comecei a percebe que existia a "tal" filosofia do karate na maioria das coisas que os japoneses faziam, depois entendi que não era filosofia do karate-do , era a forma de vida dos japoneses.
Essa é minha opinião baseada nas minhas observações.
Katsumoto san sabe do que falo , ele já esteve várias vezes aqui no Japão e sabe como os japoneses se comportam no dia a dia.
Oss!
Seu site sobre karate  : www.pintokaratedojo.wordpress.com

Offline RicardoCosta

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
Re: Karatê não tem filosofia
« Resposta #24 Online: Julho 31, 2008, 09:51:46 »
Concordo com você, Pinto San....

OSS
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: Karatê não tem filosofia
« Resposta #25 Online: Julho 31, 2008, 09:52:24 »
Olá!
Caro Pinto San,
seja bem vindo em nosso site.
Oss!
Pedro
 
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline retsudo tanaka

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 299
  • Votos: +2/-2
Re: Karatê não tem filosofia
« Resposta #26 Online: Julho 31, 2008, 10:33:31 »
bem vindo Pinto San.

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Karatê não tem filosofia
« Resposta #27 Online: Julho 31, 2008, 10:41:24 »
Oss,

Pinto San,

Seja bem vindo!

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: Karatê não tem filosofia
« Resposta #28 Online: Julho 31, 2008, 11:05:50 »
Eu acho que dentro do que se chama de "carater nacional" ou "carater cultural",, um povo ou uma nação tem uma linha de conduta geral, obviamente com trocentas mil excessoes. Exemplo tipico: a relação de judeus e arabes com dinheiro. Anos e anos de uma formaçõ cultural especifica nesse ponto.

Minha opiniao sobre o carater nacional dos japas. Sempre achei uma cultura q entre centenas de coisas boas tem uma falha, japoneses são covardes. Seja na su historia seja nas relações de trabalho, naquele padrao de mundo corporativo da decada de 80 onde se humilha subalternos pra pressionar a produtividade do cara, seja na cultura samurai, na relaçao kohai sempai , sempai japones kohai gringo, japones nato dekassegui. Inclusive ja vi essas covardia em empresas brasileiras administradas por japoneses.

Não entendo porque o fato de se praticar karate no brasil tem que fazer a gente ficar pagando pau pra tudo que vem de lá.

Sensei de karate deve substituir educação de pai e mãe? É o que me da a entender opiniões expressas nesse topicco.

OSS
« Última modificação: Julho 31, 2008, 11:17:43 por Avi »
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline retsudo tanaka

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 299
  • Votos: +2/-2
Re: Karatê não tem filosofia
« Resposta #29 Online: Julho 31, 2008, 11:06:26 »
"Q: Qual é a filosofia do karate?
Yahara - O karate não possui filosofia. Algumas pessoas acham que a tradição do karate vem do budismo e que o karate possui uma conexão com o absoluto, espaço e universo, mas eu não acredito nisso. A minha filosofia é nocautear meu oponente, com o uso de uma única técnica. Um golpe finalizador!"