Autor Tópico: Hidetaka Nishiyama pede inclusão do Karatê tradicional nas olimpíadas  (Lida 7242 vezes)

oswaldovb

  • Visitante
Próximo da votação da inclusão do karatê nas olimpíadas, o presdidente da ITKF (International Tradicional karate Federation) pede reconhecimento e inserção do karatê tradicional nas olimpíadas. Segundo Hidetaka Nishiyama haveria uma injustiça, contra os atletas do karatê tradicional, em carta enviada este mês para o presidente do COI. Leia a tradução da carta na íntegra abaixo:

Fonte: http://www.itkf.org/files/IOC_Aug2008.pdf

California 6 de outubro de 2008

Dr. Jacques Rogge
President
International Olympic Committee
Achtmeerstraat 41, 9800 Deize
Belgium

Caro Presidente Rogge,

Estamos escrevendo esta carta para você com o entendimento que o Presidente do Comitê olímpico internacional (IOC) pode tomar uma ação imediata para uma séria injustiça. Eu faço esta requisição como presidente da ITKF, em nome de milhões de atletas do karatê tradicional. Em mais de 50 países que tem sofrido bastante por causa do seu esporte não ter sido incluído nas olimpíadas.

É com profundo respeito ao COI que pedimos a revisão do documento em anexo. Qualquer um que ver os fatos contidos nos documentos observará que foi feita uma grande injustiça contra os atletas do karatê tradicional.

Em resumo, o documento estabelece o seguinte:

- Aproximadamente 34 anos atrás, a ITKF submeteu sua aplicação ao COI para reconhecimento como uma federação internacional. Durante este tempo a ITKF aderiu aos princípios olímpicos, com moral honra e integridade.

- O COI reconheceu que havia no Karatê dois esportes: Karatê geral e Karatê tradicional. O Karatê geral foi representado pela WKF a antiga WUKO. Karatê tradicional representado pela ITKF. Este reconhecimento foi ratificado pela Corte de Arbitragem ao Esporte na seção 101 do COI.

-Para o Karatê geral o COI reconheceu a WKF. Para o Karatê tradicional o COI estabeleceu que se unisse a WKF com a ITKF. O COI estabeleceu que melhor fosse um só guarda-chuva para cobrir os dois esportes.

-A ITKF seguiu a determinação do COI para a unificação, mas a WKF se negou ao fazer o mesmo. O resultado foi que milhões de atletas do karate tradicional tiveram levado embora o movimento olímpico.


Seguida a sua eleição como presidente do COI escrevi para o seu conhecimento do problema em dezembro de 2004 e de novo em maio de 2005. Parece que não houve nenhuma ação decorrente por parte do COI.

A resolução desta injustiça parece extremamente urgente em face do início da mídia discutir a possibilidade da inclusão do karatê no programa olímpico. Como o COI poderá incluir o karatê no programa olímpico e deixar milhões de atletas do karatê tradicional sem a possibilidade de participação?

Nós acreditamos que este erro possa ser corrigido em apenas uma ação. Por isto requerimos respeitosamente o reconhecimento do COI da ITKF como federação governadora do karatê tradicional. Como foi feito a WKF como administradora do karatê geral. Deste modo poderá incluir o karatê no programa olímpico sem impedir que milhões de atletas do karatê tradicional deixem de participar.

Esperamos uma resposta,

Respeitosamente,

Hidetaka Nishiyama
Chairman
International Tradicional Karate Federation


Retirado do site karatedasmeninas.com
« ltima modificao: Outubro 17, 2008, 15:35:20 por oswaldovb »

oswaldovb

  • Visitante
Re: Hidetaka Nishiyama pede inclusão do Karatê tradicional nas olimpíadas
« Resposta #1 Online: Outubro 17, 2008, 14:59:47 »
E aquela estória de karatê tradicional não ser esporte...que a olimpíada faria um grande mal ao karatê...que o karatê tradicional é somente marcial....que karatecas da WKF são atletas e não karatecas...o próprio Hidetaka escreve na carta que há milhões de atletas de karate tradicional...

Por que só depois da eleição do novo presidente do COI, em 2004, é que a ITKF resolveu escrever pedindo inclusão e falando em injustiça? Será que a idéia seria de confundir o novo presidente pois foi perante o antigo presidente que a ITKF se recusou a fundir com a WUKO para formar a WKF, que a ITKF foi na verdade uma divisão da WUKO com o pretexto do apertheid na África do Sul?  Ou será que a ITKF está prevendo uma avalanche de migração de karatecas para a WKF, caso o karatê seja incluído nas olimpíadas, e tenta usar o poder americano para impedir isso...como o fez no final da década de 90?

São perguntas que só nossos grandes senseis, testemunhas ocular da história podem responder...

« ltima modificao: Outubro 17, 2008, 15:37:24 por oswaldovb »

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re: Hidetaka Nishiyama pede inclusão do Karatê tradicional nas olimpíadas
« Resposta #2 Online: Outubro 17, 2008, 15:29:40 »
Bom, o Oswaldovd acabou por dizer praticamente tudo!

Eu apenas acrescento que se não fosse o presidente da ITKF, o Karate provavelmente já teria entrado nos JO. E não vale agora a pena estar aqui a dar mais explicações, quando elas são bem conhecidas de todos...

O Oswaldovd sucintamente já clareou as coisas...
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +5/-16
Re: Hidetaka Nishiyama pede inclusão do Karatê tradicional nas olimpíadas
« Resposta #3 Online: Outubro 18, 2008, 12:19:27 »
Que denominação é essa de "Karate Geral"?  Para mim o Karate-Do é um só, com estilos diferentes, mas com a mesma essência.  Apenas precisa ser encarado através de dois pontos de vista: o marcial (treinado para a sobrevivência) e o esportivo (treinado para a competição como meio de inclusão social).  Um praticante deve sempre praticar sob o ponto de vista marcial.  Se ele quiser, então, pode praticar sob o ponto de vista esportivo, mas essa prática não deve ser exclusiva.  A questão colocada pelo Sr. Nishiyama é de cunho político, que tem por trás uma briga por hegemonia na modalidade.  Infelizmente para ele, o seu grupo (diga-se ITKF) perdeu a chance de fazer parte do mundo Olímpico quando se recusou a se integrar à WKF.  Liderança se conquista com competência e isso era uma coisa que não faltava à ITKF, mas os egos inflados turvaram a vista dos seus líderes e agora acredito ser um pouco tarde, a menos é claro que se filiem à WKF.  Se o ego continuar inflado, não vejo solução para eles.  Uma coisa é certa, o COI jamais vai aceitar duas entidades diferentes representando uma mesma modalidade.  Como disse o meu amigo Lezon, não fosse a ITKF, o Karate-Do já estaria nos Jogos Olímpicos há muito tempo.

Saudações   :)
« ltima modificao: Outubro 18, 2008, 12:21:39 por Troyman »
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +5/-16
Re: Hidetaka Nishiyama pede inclusão do Karatê tradicional nas olimpíadas
« Resposta #4 Online: Outubro 18, 2008, 13:28:19 »
-A ITKF seguiu a determinação do COI para a unificação, mas a WKF se negou ao fazer o mesmo. O resultado foi que milhões de atletas do karate tradicional tiveram levado embora o movimento olímpico.

Qual a verdade por trás desta colocação do Sr. Nishiyama?

Saudações   ???
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Offline Dae

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 77
  • Votos: +0/-0
Re: Hidetaka Nishiyama pede inclusão do Karatê tradicional nas olimpíadas
« Resposta #5 Online: Outubro 18, 2008, 14:45:38 »
Saudações amigos virtuais,

o Presidente do Comité Olímpico Japonês, o Sr. Tsunekazu Takeda, informou o presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge do desejo da cidade de Tóquio de organizar os Jogos Olímpicos de 2016. A capital japonesa já acolheu os Jogos  Olímpicos em 1964. Além de Tóquio, as outras cidades candidatas são Chicago (Estados Unidos), Madrid (Espanha), Rio de Janeiro (Brasil), Praga (República Checa), Bakou (Azerbaijão) e Doha (Catar). A cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 será anunciada no final da temporada do verão de 2009.

“É uma bela ocasião para popularizar a cultura e as tradições japonesas, de juntar as escolas de Karate e de fazer entrar o Karate no nível das disciplinas olímpicas”.

Fonte: ArticleKarateN01SahriBRA032008.doc

só consigo deduzir que a guerra de egos está acima da nobre arte,
e penso que o Presidente da ITKF vendo a Candidatura de Tóquio como sede dos jogos uma possibilidade a mais do Karatê entrar, resolve mais uma vez dar uma
atrapalhada.

Oss.

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: Hidetaka Nishiyama pede inclusão do Karatê tradicional nas olimpíadas
« Resposta #6 Online: Outubro 18, 2008, 16:02:08 »
Olá!
Se para o Karate não entrar nos jogos olimpicos depender de reza,
vou começar a rezar amanhã bem cedo.
 Como se não bastasse as palhaçadas nos campeonatos,ainda querem fazer palhaçada para o mundo inteiro apreciar.
Karate é para ser praticado,estudado,ensinado só para pessoas inteligentes e de bom carater,e deve ser pouco difundido.(O que é bom é para elite).
Karate é Arte Marcial,não necessita de midia,não pode ser usado para alimentar egos e vaidades.
Fodam-se os campeonatos,os jogos olimpicos e seus dirigentes.
Oss!
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

oswaldovb

  • Visitante
Re: Hidetaka Nishiyama pede inclusão do Karatê tradicional nas olimpíadas
« Resposta #7 Online: Outubro 18, 2008, 17:41:08 »
Pedro,

E o que você falaria para o Hidetaka Nishiyama???

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Re: Hidetaka Nishiyama pede inclusão do Karatê tradicional nas olimpíadas
« Resposta #8 Online: Outubro 18, 2008, 20:42:58 »
Eu só posso achar que o Nishi ta gagá.

Fodam-se as olimpiadas (2).
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: Hidetaka Nishiyama pede inclusão do Karatê tradicional nas olimpíadas
« Resposta #9 Online: Outubro 19, 2008, 14:54:53 »
Olá!
Caro Oswaldovb,falaria não,já falei no post acima,é só ele ler.
E por falar nisso,eu também acho que ele está gagá.
E mais uma vez,$%&!-se as olimpiadas. :D :D :D :D
Só aceito as olimpiadas no Brasil,na hora que tivermos hospitais e escolas decentes, ao contrário de investirem em estádios,praças de esporte,predios luxuosos para  que o roubo enrriqueça ainda mais uma quadrilha que está instalada em nosso País.
O que esse povo de $%&! precisa,é se tratar e estudar um pouco para fazerem menos cagadas,ao invéz de aplaudirem esses babacas.
Oss!
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re: Hidetaka Nishiyama pede inclusão do Karatê tradicional nas olimpíadas
« Resposta #10 Online: Outubro 19, 2008, 15:46:58 »
Bom, o sensei Nishiama que foi o principal oposicionista e causador do Karate ainda não fazer parte dos JO, está agora, desesperadamente e sem nexo, a querer salvar sua própria face...
A sua missiva ao presidente do COI, é bem reveladora de alguém que está à beira do “abismo”...
Sinceramente, para dizer o que disse, era bem melhor para ele continuar caladinho, o que lhe daria ainda algum crédito.

O último parágrafo da sua carta é qualquer coisa de surreal...O nosso amigo Troyman já fez questão de falar sobre isso, mas eu também quero dar mais uma pequena achega...

Como disse o Troyman, é evidente que o COI não vai admitir e/ou reconhecer a ITKF. O Sensei Nishiama, se estivesse de boa fé, não teria escrito ao presidente do COI, e muito simplesmente fazia emanar uma directiva, a qual seria publicada no próprio site  da ITKF, comunicando que para além do Karate tradicional, passaram igualmente a desenvolver o Karate desportivo, pelo davam total liberdade às suas associações espalhadas pelo mundo ao seu desenvolvimento.

Para que saibam, a grande maioria dos Karatecas Shotokan na Europa, que pertencem a associações filiadas à ITKF, estão federadas nas federações nacionais que estão ligadas à WKF, o que significa que eles estão integrados do Karate desportivo.

A título de exemplo, digo que a maior associação de Portugal de Karate que é o CPK, está filiada há muitos anos na ITKF, mas tem cerca de 3.500 Karatecas inscritos na FNK-P, o que lhes permite entrar em todas as provas federativas. Portanto, o Shotokan tradicional em Portugal participa tanto nas provas da federação ligada WKF, como nas provas da ITKF.

A carta do sensei Nishiama é um acto de puro desespero e nada mais.

Agora lamento que o meu amigo Pedro, homem íntegro e dedicado à causa do tradicionalismo, as suas preces não sejam ouvidas...mas para compensação, eu qualquer dia lhe oferecerei um garrafa de um bom vinho do porto.

Hai!         
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline Rodrigo (Rodfu)

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 776
  • Votos: +0/-0
Re: Hidetaka Nishiyama pede inclusão do Karatê tradicional nas olimpíadas
« Resposta #11 Online: Outubro 19, 2008, 18:17:58 »
Se tá doido eu não sei, mas o Nishiama fez o nome dele usando o gi. O Espinos, me perdoem a ignorância, eu nunca vi.
Abraços,
Rodrigo

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: Hidetaka Nishiyama pede inclusão do Karatê tradicional nas olimpíadas
« Resposta #12 Online: Outubro 19, 2008, 18:25:57 »
Olá!

Caro Lezon,é um prazer ler seus posts,e saber que Vc. está bem.
Não esqueça os Amigos aqui do forum,principalmente de mim e da minha botija de vinho do Porto, para "esquentar" minha gemada.
Oss!
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re: Hidetaka Nishiyama pede inclusão do Karatê tradicional nas olimpíadas
« Resposta #13 Online: Outubro 20, 2008, 13:39:11 »
Olá Pedro!

É evidente que vai ser com imenso prazer que vou partilhar um bom vinho do porto com o meu amigo, na companhia de outros amigos aqui do forum.

A minha ideia é fazê-lo depois de um bom treino que havemos de combinar, pois sempre é bem melhor que continuarmos a discutir o tema ITKF / JO.

Abraços

Hai!! 
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Re: Hidetaka Nishiyama pede inclusão do Karatê tradicional nas olimpíadas
« Resposta #14 Online: Outubro 22, 2008, 09:56:59 »
Olá!
Só aceito as olimpiadas no Brasil,na hora que tivermos hospitais e escolas decentes, ao contrário de investirem em estádios,praças de esporte,predios luxuosos para  que o roubo enrriqueça ainda mais uma quadrilha que está instalada em nosso País.
O que esse povo de $%&! precisa,é se tratar e estudar um pouco para fazerem menos cagadas,ao invéz de aplaudirem esses babacas.
Oss!
Pedro

Eu sou um dos poucos que também defende a parte esportiva do Karate e não KARATE ESPORTIVO porque isso não existe.

Mas tenho que admitir que a exemplo do que o Pedro disse, temos prioridades em relação a isso.

Precisamos arrumar a casa e principalmente mante-la limpa para podermos receber visitas a qualquer momento e não somente em tempos programados.

OSS...

OSS...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"