Autor Tópico: Qual seria o "método" ideal de graduação para crianças?  (Lida 11476 vezes)

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Olá pessoal!

Gostaria de saber de vocês o que acham que seria o método (não sei se método é a palavra certa) para graduação de crianças no karate.

Acontece bastante com a molecada daqui, mas não acho que isso seja particularidade daqui, em outros lugares talvez seja até pior, mas enfim, o que eu observo é que as crianças ingressam no karate cada vez mais cedo e conseqüentemente se graduam cada vez mais cedo também..  e não estou nem falando  aqui em relação a faixa preta. pois aqui pelo menos estabelecemos que pra faixa preta tem que ter no mínimo 12 anos de idade. Falo mesmo em relação as faixas coloridas.
Na minha opinião, mesmo pra faixas coloridas, as crianças se graduam muito rápido. Acho isso nocivo. Sou contra, pois a criança ainda além de não ter maturidade suficiente, em 95% dos casos ela também não está devidamente tecnicamente preparada, deixando muito a desejar. Eu sempre discuto muito por causa disso com meus superiores no karate. Eu vivo embarreirando os molequinhos de fazerem exames de graduação. Pois acho que mesmo sendo crianças eles deviam ter mais seriedade no que fazem... E normalmente criança (criança mesmo, de 4 aos 8 anos) não tão nem aí pra essas paradas. Mas acabam decorando os movimentos, e os executam como se fosse dança,  não sei... é muito estranho, odeio.
Mas aí a rapaziada aqui fica $%&! comigo, dizendo que se for assim eu vou afastar as crianças do dojo, elas vão ficar desestimuladas e tal, e que tem que deixar fazer. Em resumo, eu sou nocivo pros negócios.
Mas eu queria saber como procedem alguns colegas foristas aqui qeu também trabalham com crianças, como agem nessa área, e o qeu seria o melhor caminho. (agora nesse momento, só lembro do Yama, que trabalha com os pestinhas também).
Quem puder colaborar, mesmo os que não trabalham especificamente com crianças, será de muito bom grado, ficarei muito agradecido.
Enfim, eu acho qeu do jeito que tá não tá legal.
(tem crianças qeu eu vejo hoje e me dá vontade de tomar a faixa...)
Aguardo!

Oss!
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: Qual seria o "método" ideal de graduação para crianças?
« Resposta #1 Online: Março 04, 2009, 14:24:19 »
Olá!
Caro 22,não tenho certeza do que é mais correto para crianças, porem em todo lugar do mundo, inclusive no Japão (onde as crianças tem mais respeito e discilina) todos graduam as crianças pelos exames de faixa que são uma consequência do tempo e alicação ao Karate.
Porém se a criança tem as qualidades técnicas e princialmente EMOCIONAIS adequadas e com um comportamento respeitoso e disciplinado, não vejo o porque não graduá-las.
Cada um é responsável pelo que faz e dessa forma uma criança também deverá sê-lo.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline DoghQuch

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 318
  • Votos: +0/-7
    • Instagram
Re: Qual seria o "método" ideal de graduação para crianças?
« Resposta #2 Online: Março 04, 2009, 16:33:30 »
Oss!

Eu concordo com o Pedro, mas acho realmente difícil avaliar.
Um faixa amarela de 6 anos é tão bom tecnicamente quanto um amarela de 12 anos? Vc vai avaliar crianças pequenas coma as mesmas exigências que adultos?

Talvez não seria interessante limitar os treinos para crianças a partir de uma certa idade em que já tenham maior consciência? E então oferecer algo mais "exercício físico" para os mais novos?

22, cara, aqui em Campinas tem uma coisa mais grotesca, eles criam faixas intermediárias e chamam de faixas juvenil (ou algo assim), aí o moleque (E os pais) ficam sendo enrolados com faixas que não valem nada. Não sei como fazem o controle de Kyu.
"E depois de tudo, c?u e terra a? est?o, como se nada tivesse acontecido.
  A essa altura, a vida e as a??es de um homem t?m o peso de uma folha
  seca no meio da ventania..."

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Qual seria o "método" ideal de graduação para crianças?
« Resposta #3 Online: Março 04, 2009, 17:07:48 »
Aqui na minha, nós não temos faixas intermediárias não. e  ou também por isso eu sou tão resistente a dar faixas pros pequenos.
E eu fico muitíssimo preocupado com isso.

Tenho aqui 4 marrons pequenos.

quando eles fizeram os exames, eles eram bons... pra idade qeu tinham... mas aí cresceram e continuam aquela $%&!.

Tem um de 10 anos que que virou marrom, se não me engano com 8 anos. Ele era fodinha na época... mas hoje.. vai ver hoje... tudo que é faixa branca mete a porrada nele. Não bate em ninguém... parece qeu desaprendeu tudo (eu fico me perguntando: será qeu aprendeu mesmo? )

TEm um outro marrom aqui, de 8 ou 9, que tecnicamente, os golpes, a direção, a base é boa.. assim ele sabe bem as movimentações, os giros (punho e quadril).. mas é todo viadinho... Ainda não aprendeu a dar uma $%&! dum soco de verdade... só dá soquinho de ponto.. cara isso me deixa puto!

Sinceramente, esses moleques não são faixa marrom... faixa marrom tem qeu se garantir... duvido muito que eles consigam...

Tu fala pra eles: mete a porrada!...
Eles vão lutar e ficam: "sei" ... "sei.." ... "sei"... (o kiai deles é "sei"... mas é "sei" bem viadinho mesmo...)
Aí ficam de "sei" "sei".. vem os faixas brancas que não tem nada com isso, e metem-lhe a porrada... eles ficam lá com cara de babacas....

Aí eu falo... eles não tem a maldade... aquela coisa qeu tu tem qeu ter pra ser.. pra ser... sei lá.. karateca.. não consigo explicar...

E eu nunca vi uma criança que tenha isso... essa gana...

Também esse karate esportivo aqui, deve contribuir muito pra isso...

Eu tento passar pros moleques qeu eles tem que ser machos, fazer aquela $%&! com vontade, verdade... mas as crianças não tem isso dentro delas... e não adianta de fora pra dentro.. tem que ser de dentro pra fora...

Eu acho qeu pra ser marrom tem qeu ter isso, gana, vontade e principalmente verdade nos golpes, verdade no karate...
E criança nenhuma tem isso.. nenhuma criança apresenta verdade... por que pra elas é tudo brincadeira, ilusão, sei lá.. passatempo...
então eu penso qeu talvez criança não devesse se graduar.

Mas eu queria saber do pessoal que também trabalha com criança...

Pois as minhas experiências aqui têm sido péssimas... os desempenhos deles cai muito depois que  se graduam....

E essa própria idéia de ter qeu ficar incentivando, já me deixa puto. ficar adulando, mesmo criança, me deixa puto. e parece-me qeu esse papo das faixas é somente isso: adular criança. Pra criança não desistir (que na verdade é pro pai não deixar de pagar).. eu como não recebo $%&! nenhuma pra isso, então me dou o direito de pensar assim... mas tem gente acima de mim, que não concorda comigo.. então eu fico em conflito...
Eu preciso de alguma explicação... alguma luz... pois já estou quase ficando maluco.

Por enquanto, OSS...

(queria que o Yama participasse desse tópico... cadê tu Yama ??? :( )
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline DoghQuch

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 318
  • Votos: +0/-7
    • Instagram
Re: Qual seria o "método" ideal de graduação para crianças?
« Resposta #4 Online: Março 04, 2009, 17:14:43 »
Ham....só uma pergunta......8 anos faixa marrom?? ?? ??  :o

Eles já treinavam karate no útero?
« Última modificação: Março 04, 2009, 17:16:58 por DoghQuch »
"E depois de tudo, c?u e terra a? est?o, como se nada tivesse acontecido.
  A essa altura, a vida e as a??es de um homem t?m o peso de uma folha
  seca no meio da ventania..."

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Qual seria o "método" ideal de graduação para crianças?
« Resposta #5 Online: Março 04, 2009, 17:17:43 »
Oss,

Ainda sou estudante nessa relação Karatê/Crianças haja visto que ainda não possuo um conceito formado, estou dando tempo ao tempo para inclusive aprender com os mais experientes. Entretanto, acho muito aconselhável encaminhar crianças muito novas ao Judô, pois o trabalho é completamente diferente e possui alguns atrativos legais que o Karatê não possui (quedas, rolamentos etc. - criança adora isso).

-//-

Quanto aos graus intermediários entre faixas, acho que é pura picaretagem bem como a criação de faixas adicionais para que nunca se alcance o estimado.

-//-

Só para complementar o assunto da relação Karatê/Crianças, creio que não se deve igualar jamais um treino adulto com um treino infantil.

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Qual seria o "método" ideal de graduação para crianças?
« Resposta #6 Online: Março 04, 2009, 17:19:39 »
é cara... 8 anos... de 8 pra nove talvez...

começam com 4... 4 e meio amarela... aos 5 vermelha... aos 5 e meio laranja.. aos 6 verde.... aos sete roxa... aos 8 marrom...

(é isso qeu eu tô falando.. eu acho qeu é pouco tempo.... pouco tempo pra tudo.. ainda mais pra criança...)
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Qual seria o "método" ideal de graduação para crianças?
« Resposta #7 Online: Março 04, 2009, 17:22:24 »
Oss,

Vinteedois,

Na academia onde existem esses garotos prodígios, você possui que responsabilidade (professor, instrutor etc.)?

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Qual seria o "método" ideal de graduação para crianças?
« Resposta #8 Online: Março 04, 2009, 17:23:26 »
Só para complementar o assunto da relação Karatê/Crianças, creio que não se deve igualar jamais um treino adulto com um treino infantil.

Então também devemos considerar também jamais igualar a graduação de uma criança com a graduação possível a um adulto.

Se uma criança faixa verde não vai nunca fazer o treino de um adulto faixa verde.. então criança nunca deveria atingir a faixa verde...

(não sei se vocês estão acompanhando meu raciocínio...)
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Qual seria o "método" ideal de graduação para crianças?
« Resposta #9 Online: Março 04, 2009, 17:26:08 »
Na academia onde existem esses garotos prodígios, você possui que responsabilidade (professor, instrutor etc.)?

Sou Sensei! :D hauhahuahuauh sacanagem! sou, digamos... instrutor...
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Qual seria o "método" ideal de graduação para crianças?
« Resposta #10 Online: Março 04, 2009, 17:28:10 »
E PSekiMg, pára de ser debochado! :D :P eu ein... "prodígios" hauahuahuahua

Eles fazem pontos pra $%&!!! tinha que botar eles num torneio desses aí.. quando vão voltam cheio de medalhas... hehe
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Qual seria o "método" ideal de graduação para crianças?
« Resposta #11 Online: Março 04, 2009, 17:30:14 »
E rapaz.. o qeu tem de faixa marrom viadinho aqui por esses lados ganhando esses torneios da Fkerj não está no gibi.. são muitos... tem até preta... (e de todas as idades...)

(não falo nem dos meus.. pois os meus normalmente não têm dinheiro pra participar.. são viadinhos, mas são menos qeu esses que vão disputar os torneios "oficiais")
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Qual seria o "método" ideal de graduação para crianças?
« Resposta #12 Online: Março 04, 2009, 17:36:50 »
Oss,

Vinteedois,


Então você deve ser no mínimo marrom, correto? Caso seja preta, não quero menosprezar, mas é que no meu Dojô faixa marrom tem um grande conceito e com isso uma enorme responsabilidade.

-//-

Entendo sua linha de pensamento, mas como antes havia dito em outros tópicos, o sistema de graduação Kyu e Dan foi instituído por Sensei Jigoro Kano, fundador do Judô e do Instituto Kodokan. Sua preocupação ao criar o sistema de faixas não era de hierarquizar (a principio), mas sim de identificar em que nível estava cada um de seus alunos.

Com esse breve histórico, quero dizer que as faixas coloridas, bem como a preta, quando entregues à crianças, servem além de incentivo e reconhecimento (criança precisa muito), para guiar o instrutor quanto o aprendizado dos alunos.

Acredito que é necessário ou mais do que isso; é de grande urgência debater como lidar com crianças no ciclo das artes marciais.

Na minha opinião, o grande defeito em "adotar" crianças em Dojôs de Karatê está na pressa em realizar exames de faixa "$$$" periodicamente em intervalos de tempo extremamente curtos!

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Qual seria o "método" ideal de graduação para crianças?
« Resposta #13 Online: Março 04, 2009, 17:44:21 »
Oss,
Então você deve ser no mínimo marrom, correto? Caso seja preta, não quero menosprezar, mas é que no meu Dojô faixa marrom tem um grande conceito e com isso uma enorme responsabilidade.

é cara, sou 1º dan...

(só não entendi a parte do "menosprezar")

Eu tinha muita responsabilidade quando era Marrom...
mas sinceramente, não sei o qeu está acontecendo com essa rapaziada de hoje em dia... nem sei se a culpa é da rapaziada...

É como eu digo quando estou assistindo jogo de futebol do meu Mengão: "Errado não é o Obina.. errado é quem o colocou pra jogar..."

Oss!

(cara, se tem uma coisa que eu sou é realista! Sem grilo, meu chapa!)
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Qual seria o "método" ideal de graduação para crianças?
« Resposta #14 Online: Março 04, 2009, 17:48:13 »
Oss,

Vinteedois,


Quanto ao "menosprezar", é que tem gente que, se confundido com faixa marrom, sai insultando tudo! Dá a Louca! É só um modo de garantir a não represália!  ;D :D ;)

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.