Autor Tópico: Qual seria o "método" ideal de graduação para crianças?  (Lida 11487 vezes)

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Qual seria o "método" ideal de graduação para crianças?
« Resposta #30 Online: Março 06, 2009, 11:12:59 »
Citação de: Lezon
Bom, o assunto das graduações feitas às crianças, parece à partida, algo despropositado e/ou sem nexo. Parece digo eu, mas…

Sensei Lezon, agradeço muito sua participação. Mas não acho que seja um tema "despropositado e/ou sem nexo". Acho um assunto deveras polêmico e controverso, sim.
Acredito ser extremamente necessário haver uma reflexão atual sobre o assunto. Tem pessoas pelo mundo a fora destruindo o Karate. E penso que as graduações concedidas (a crianças ou adultos) tenham boa contribuição no caos qeu vivemos. E com essas graduações loucas e descabidas qeu acontecem constantemente, a tendência é cada vez mais piorar.
Mas vamos continuar...

Citação de: Lezon
Sim, mas qual a  razão plausível que se possa apontar para justificar que as graduações não se façam? Mas a graduação de faixa o que é? O que significa?

Não sei dizer ao certo, embora já tenha citado vários pontos contrários a graduação de crianças.
Eu diria, que não é que o pivetinho não possa ser graduado, a questão é "que graduações podem ser dadas?" Até onde é correto graduar os pequenos?
Eu fico/tenho pensado muito nisso.


Citação de: Lezon
Meus amigos, eu não sou e nem quero ser o detentor da verdade, apenas quero exprimir a minha forma de ver o assunto em questão. Para isso lembro que tudo que a graduação representa e significa para um adulto, porque razão não deve ser aplicada às crianças, com as relativas diferenças, claro?

É nesse ponto que eu tô batendo e ninguém tá me entendendo. Parece consenso que "devem ser respeitas as diferenças", "dadas as devidas proporções". Se eles vão ser faixas roxa, marrom, preta, 5º dan e sei lá mais o que, porém com ressalvas. Então ele não era para ser, ou não é o que aparentemente é. (não sei estou me fazendo entender... como sempre, devo não estar...). assim, resumindo então ele não tem capacidade pra ser aquilo. Certo?

Vou citar um exemplo, tirando do âmbito marcial.

As pessoas normalmente entram na faculdade ao final da adolescência, na juventude ou quando já são "pessoas formadas" e até depois de velhos.
Mas no entanto quando aparecem aqueles pentelhinhos super-dotados, e que aos 10 anos prestam prova pro vestibular e passam e se por acaso forem aceitos na faculdade (tem isso também.. as vezes são barrados pela idade)... quando eles ingressam no curso, eles só vão ser aprovados se passarem nas provas igual a todo mundo. Não tem essa de "respeitar as diferenças" por que ele é novinho, superdotado, bonitinho e loirinho dos olhos azuis, coisa fofa, guti-guti.
Aí entra a questão, voltando a graduação dos 'di-menor'. Até onde é justo e honesto graduar os pequenos?
Até onde e o que é correto cobrar deles?
(penso ser essa uma questão muito complexa)

Citação de: Lezon
Neste fórum surgiu há dias um vídeo com duas crianças fazendo exame para faixa preta e que fizeram inveja a muitos adultos. Reprová-los ou não lhes fazer exames é que seria um reprovação e uma negação total. E tal como o Sensei Pedro afirmou, não há razões para as crianças não possam ser graduadas.

Pois é! Lembro muito bem desse vídeo! Aqueles duas criancinhas monstros, extraterrestres, de outro mundo... aqueles Mini-Mi (lembra do Austin Powers? rrsrsr) de karate-gi!
E se não me engano foi justamente a partir daquele vídeo que eu comecei a me questionar com ainda mais força, com violência brutal.
Aquelas crianças alí estão mais que capacitadas (com base no vídeo e contando qeu não seja montagem) e mostraram isso. esses dalí, usando a analogia acima, são os "superdotados".
Mas vamos ser sinceros: quantas crianças vocês conhecem que treinam karate com tamanha seriedade e dedicação e kime? Quantas vocês já viram assim? (se tiveram algumas qeu vocÊs tÊm conhecimento, filmem e postem aqui pra gente ver!)

Hai! Oss!
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re: Qual seria o "método" ideal de graduação para crianças?
« Resposta #31 Online: Março 06, 2009, 12:57:41 »
Caríssimo Vinteedois:

Bom, começo por dizer que também eu concordo com muitas das suas observações. Mas primeiramente, atente-se ao que eu disse no início do meu comentário.

" Bom, o assunto das graduações feitas às crianças, parece à partida, algo despropositado e/ou sem nexo. Parece digo eu, mas…"

Como pode observar, eu frisei "parece"... e depois então explanei o que pensava.

Quanto ao resto, na generaldade, eu também estou de acordo com as considerações que fez e explanou. Porém, no sentido de não ter de me alongar muito e ainda porque estou certo que tmbém compreenderá, tal como os restantes amigos do fórum, eu também disse:

" Todo o mundo sabe que a graduação para além de todos os quesitos técnicos exigidos, ela também funciona com um verdadeiro estímulo, tanto nas crianças, como nos adultos. Então porque se teria de descriminar a criança, sob que pretexto? O que há somente a fazer, é sermos conscientes, sérios e honestos, e fazermos as graduações sob esses princípios fundamentais."

Como pode observar, na parte final da frase eu disse " O que há somente a fazer, é sermos conscientes, sérios e honestos, e fazermos as graduações sob esses princípios fundamentais ". Portanto, este é o princípio básico e Fundamental para que as coisas caminhem sem desvios, o que, como muito bem sabe, também é bem dificil de controlar, já que, o mesmo se verifica com os adultos.

Eu também disse que na minha instituição as graduações dos miúdos é um facto e que ao atingiram a maior idade será feita a transição da sua graduação juvenil para a de senior. Tomando o exemplo desses tais dois miúdos que vimos no vídeo, se eles entretanto não desistirem, quando chegarem à maioridade já têm garantidamente no mínimo 10 anos de Karate.

Por isso, as tais ressalvas que o amigo alvitra, serão todas devidamente observadas e estudadas pela instituição que lhe está adstrita e, fundamentalmente, com a aprovação dos seus instrutores, para que as graduações sejam realmente consideradas.

Meu caro, temos que ver o lado positivo das coisas, muito embora não descorando nunca o que é e está mal. Quem é sério, honesto, consciente, humano e responsável, deve pautar-se sempre por esses principios e não mudar o seu rumo por causa do que anda e/ou está mal por aí... senão tudo passaria a ser mau.

Penso e tenho a certeza de que me compreendeu.

Hai!!   Oss!!!   
« Última modificação: Março 06, 2009, 13:00:09 por J.Lezon »
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline DoghQuch

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 318
  • Votos: +0/-7
    • Instagram
Re: Qual seria o "método" ideal de graduação para crianças?
« Resposta #32 Online: Março 06, 2009, 13:53:23 »
Hum...

Lezon levantou um ponto certo....a graduação em sí não é má nem nociva aos pequenos.
As pessoas que ô fazem despropositadamente é que são nocivos para as crianças.

Dado o devido bom senso, não é difícil determinar se a graduação d euma criança é ou não merecida mesmo se tomando as devidas diferenças.

Digo....pensa só, SE a criança for devidamente conscientizada, quando chegar aos 15 ou 16 anos, será um karateka melhor que um cara que começou mais velho.

Talvez seja uma dessas situações em que os fins justificam os meios, pois no final, nenhum mal real foi feito.

Obs: vou ressaltar o "dado o devido bom senso".
"E depois de tudo, c?u e terra a? est?o, como se nada tivesse acontecido.
  A essa altura, a vida e as a??es de um homem t?m o peso de uma folha
  seca no meio da ventania..."

Offline Gabirú

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 130
  • Votos: +0/-0
Re: Qual seria o "método" ideal de graduação para crianças?
« Resposta #33 Online: Março 21, 2009, 02:48:46 »
O Lyoto foi preta aos 12 (após 9 anso de karatê diária, iniciado às 5:00 da manhã e treina até hoje. Alguém questionaria sua disciplina, qualidade técnica, perseverança, seu Sensei (Y. Machida). Acho que não.
Proponho uma votação 22. Meu voto então é a partir de 23 (rsrsrsrsr....).
Oss!

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: Qual seria o "método" ideal de graduação para crianças?
« Resposta #34 Online: Março 21, 2009, 09:17:22 »
Se no Japao pode porque aqui nao pode?
Lyoto Machida sempre teve capacidade, pois treinou com seu pai desde criança.Inquestionavel..
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re:Qual seria o "método" ideal de graduação para crianças?
« Resposta #35 Online: Setembro 28, 2012, 21:01:30 »
Fala aí rapaziada!

Oss!

Seguinte,cadê aquele vídeo com aquelas criancinhas japas possuídas pelo capiroto, que tinha aqui? não acho de jeito nenhum....

(fazendo exame para faixa preta... tão ligados?)
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

rapha.m.g

  • Visitante
Re:Qual seria o "método" ideal de graduação para crianças?
« Resposta #36 Online: Setembro 28, 2012, 21:12:30 »
Eis que ressurge dos mortos  :o

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Re:Qual seria o "método" ideal de graduação para crianças?
« Resposta #37 Online: Setembro 28, 2012, 21:46:53 »
Pai eterno... 'o famoso 22 renascido'

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re:Qual seria o "método" ideal de graduação para crianças?
« Resposta #38 Online: Setembro 29, 2012, 07:26:08 »
Oss 22 san

seria este :


                       



Oss
alberto

yama-Alberto S. Almeida

Offline Cabadapest

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 990
  • Votos: +2/-0
Re:Qual seria o "método" ideal de graduação para crianças?
« Resposta #39 Online: Setembro 29, 2012, 07:49:38 »
Tipo assim, os garotos tem nível de um faixa preta, diferente de uns que estão se enganando e deixando ser enganados.

Oss!
"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re:Qual seria o "método" ideal de graduação para crianças?
« Resposta #40 Online: Setembro 15, 2015, 08:38:36 »
Oss 22 san

seria este :


                       



Oss
alberto



Esse mesmo! Oss!
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)