Oss,
Pedro Sensei,
Já tinha visto este texto do Sr. em outro tópico (não me lembro o qual, pode ter sido o mesmo), só não sabia que tal era uma tradução do Okuda Sensei - inquestionável. Entretanto, ainda não tenho conclusões formadas quanto a inserção da expressão no âmbito do Karatê-Dô (Quando e Como)...
... a Marinha Imperial Japonesa visitou, por mais de muitas vezes, os ambientes onde o Karatê-Dô (que nem assim era chamado) era praticado. É notável que a expressão possa realmente ter surgido no convÃvio naval, entre os tripulantes de embarcações. Algo já se foi levantado por "Oss" ser o grito de guerra dos Kamikases durante a 2º Guerra Mundial (hipótese). Também há relatos de que a origem da palavra tinha um significado que jamais poderia ser empregado a nosso contexto marcial por ser um vocábulo "chulo"...
... É mais sobre a parte histórica da expressão "Oss" (cujo significado eu compreendo pela tradução de Okuda Sensei).
Muito obrigado por indicar seu texto e de informar a autoria do mesmo - isto é realmente muito significante.
Oss.