Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
Perdeu o seu
e-mail de ativação?
Maio 22, 2012, 02:14:14
Home
Ajuda
Fórum
Pesquisa
Login
Registrar
Submarino.com.br
Tweet
Compartilhar
Karateca.net - O nosso dojo virtual
>
Karate
>
Organizações, estilos, política, filosofia e cultura associada ao karate
(Moderador:
Augusto
) > Tópico:
Momento Histórico para o Karate de Pernambuco
Páginas: [
1
]
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Momento Histórico para o Karate de Pernambuco (Lida 3193 vezes)
alisson lima
Jr. Member
Offline
Mensagens: 76
Momento Histórico para o Karate de Pernambuco
«
:
Julho 07, 2009, 20:32:20 »
Momento Histórico para o Karate de Pernambuco
Domingo dia 31 de Maio, na UPE, houve reunião histórica onde se reuniram 10 presidentes de Federações de Karate de Pernambuco, para discutir a organização de um Campenato Estadual Unificado, com o apoio da Secretaria de Esportes do Governo do Estado de Pernambuco.
Foi grande o concenso entre todos os presentes de que a única saída para recuperar a força do Karate de Pernambuco é a unificação, e este campeonato, com a participação da maioria das entidades, é um grande passo em direção a este ideal. Importante colocar que este é um processo liderado por um grupo de Federações através de forte cooperação e, principalmente, desprovimento mútuo de egos e ganhos individuais.
A primeira etapa será dia 13 de Setembro de 2009 no Recife, e a segunda etapa em Caruaru em dezembro deste ano. No ano passado o Campenato Estadual Unificado congregou apenas 5 Federações reunindo aproximadamente 600 atletas. Neste ano, com a confirmação de participação de 10 Federações mais a Associação Kawamura, serão esperados pelo menos 1200 atletas.
No caso do Japão, a JKA (Japan Karate Association), escola que possui seus próprios campeonatos regionais e nacionais, além de regras específicas, também se filiou à Confederação de Karate WKF, inclusive participando de campeonatos e fornecendo atletas para a seleção nacional. O que se observa nos países com políticas desportivas maduras de Karate é um processo de unificação política deste esporte. Infelizmente o Brasil se configura como uma excessão nesse cenário, caminhando na contramão de uma tendencia mundial, mantendo no poder dirigentes que recusam mudanças em sua política visando garantir a continuidade de seus mandatos “vitalícios”.
Em tempo, na foto abaixo todos os participantes da reunião na UPE:
Hayashi Kawamura, Associação Kawamura
Marcos Nascimento, vice presidente da FKP
Marcos Moura, FKIP interestilos Pernambucana
Gerson Botelho Filho, FPMA Interestilos
Zyoman da Silva, vice presidente FKIP
José Monteiro de Souza Jr, FEPEKI - Federação Pernambucana de Karatê Interestilos
Ary Spencer Chaves de Holanda, FPKT - Federação Pernambucana de Karate Tradicional
Nino, FEKIPE - Federação Estadual de Karatê Interestilos de Pernambuco
Nilson Rodrigues Tavares, FKIP - Federação de Karate Interestilos de Pernambuco
Paulo Franco, FKP Interestilos
Oswaldo Cané, FPKS Interestilos
Raul Kawamura, Associação Kawamura
Registrado
Karate é um espelho e talvez o mais fiel deles.
Ele é imparcial, nunca projeta nada, não elogia, não condena, às vezes é cruel, mas nunca mente.
Mas quem quer que o pratique seriamente arrisca-se a um confronto consigo mesmo.
OSS!!! Sensei Carlos Rocha
Farkatt
Hero Member
Offline
Mensagens: 609
Re: Momento Histórico para o Karate de Pernambuco
«
Responder #1 :
Julho 07, 2009, 22:09:34 »
O que ocorre aqui em Pernambuco é uma situação bastante complicada... quem quiser saber mais da história, tem uma boa descrição em
bubishi.wordpress.com
e a coisa pega fogo, olhem um recente tópico sobre esse mesmo campeonato citado acima:
Citar
Mais um flagrante de desacato aos poderes Pernambucanos
Posted by xavier henri baudequin under Noticias
1 Comment
A Gerencia de Esportes da Secretaria de Esportes do Governo do Estado foi informado que a Governadoria do Estado recebeu uma carta assinada pelo Prof Manuel Laurentino, atual diretor técnico da Federação Pernambucana de Karatê, alias uma “bomba” dentro da Secretaria dos Esportes, pois acusando federações “clandestinos” das mais diversas arbitrariedades, e trazendo tamanho inconveniente para essa Gerencia quando se tratando de um documento contrariando a politica de unificação das Federações de Karatê de Pernambuco sendo tenazmente costurada desde anos pela atual e brilhante Secretaria dos Esportes.
A Gerencia de Esportes foi então ouvir o Prof Manuel Laurentino do porque desta atitude precipitada. Estupor! O interessado afirmou que não estava sabendo de nada e que não enviou nada em seu nome à Governadoria. Quem teria mais uma vez feito uso do nome do diretor técnico para enviar suas mensagens mas ficar livre da autoria destas?
( é a segunda vez que esse tipo de incidente ocorre vide matéria
http://bubishi.wordpress.com/2009/07/04/flagrante-de-mentira-na-fpk/
)
Fazemos essa pergunta constrangedora ao Presidente da FPK -já sabemos que não ira responder mas não importa – pois numa entidade que se diz unida e solidaria atrás da sua diretoria, a mesma faz prova de uma tremenda falta de seriedade e competência, ninguém querendo assumir publicamente e em nome próprio as posições insustentáveis de um presidente cada vez mas isolado no cenário do karatê pernambucano.
Pois O Sr Luciano Beltrão foi convocado para uma conversa com a Gerencia de Esportes onde foi exposto todo o incomodo com a situação, sendo duramente repreendido. Foi de novo ressaltado que não apenas a FPK, mas todas as Federações que possuem CNPJ são consideradas legais perante a Secretaria de Esportes do Estado, bem como perante as representações governamental superior, ele sendo o único Presidente de Federação que não esta querendo contribuir para a unificação do Karatê no Estado, o único que nunca compareceu as reuniões com outros presidentes de Federações no intuito de preparar eventos unificados e de debater os acertos técnicos necessários para esses eventos ser um sucesso.
Registrado
yama
Hero Member
Offline
Mensagens: 4.149
Re: Momento Histórico para o Karate de Pernambuco
«
Responder #2 :
Julho 07, 2009, 22:53:57 »
Oss Fakart Sensei
e eu ficando todo contente por ter sido realizado um acordo deste por aí
meu tem 10 federações em Pernambuco
aqui em São Paulo só tem umas 7
Oss
alberto
Registrado
yama-Alberto S. Almeida
Isack
Newbie
Offline
Mensagens: 16
Re: Momento Histórico para o Karate de Pernambuco
«
Responder #3 :
Julho 08, 2009, 00:48:32 »
Citar
Pois O Sr Luciano Beltrão foi convocado para uma conversa com a Gerencia de Esportes onde foi exposto todo o incomodo com a situação, sendo duramente repreendido
.
Foi de novo ressaltado que não apenas a FPK, mas todas as Federações que possuem CNPJ são consideradas legais perante a Secretaria de Esportes do Estado
, bem como perante as representações governamental superior,
ele sendo o único Presidente de Federação que não esta querendo contribuir para a unificação do Karatê no Estado, o único que nunca compareceu as reuniões com outros presidentes de Federações no intuito de preparar eventos unificados e de debater os acertos técnicos necessários para esses eventos ser um sucesso.
Pelo que vejo aqui em Pernanbuco, assim como foi o ano passado o campeonato estadual unificado vai ser realizado e com grande sucesso, incomodando o representante da
CBK
aqui em Pernanbuco, que por conta de seus interesses individuais tenta a todo custo prejudicar o evento.
OSU.
Registrado
Quase tudo é possível quando se tem dedicação e habilidade. Grandes trabalhos são realizados não pela força, mas pela perseverança
Gustavo-RJ
Hero Member
Offline
Mensagens: 1.983
Re: Momento Histórico para o Karate de Pernambuco
«
Responder #4 :
Julho 08, 2009, 08:21:54 »
Se os Kawamura estão apoiando é coisa séria.
Se principalmente, o Raul se empolgar, vai ser muito bom.
Registrado
"I don’t care about your dan grade, only your ability"
Gustavo-RJ
Arivaldo
Hero Member
Offline
Mensagens: 1.290
Re: Momento Histórico para o Karate de Pernambuco
«
Responder #5 :
Julho 08, 2009, 08:50:14 »
O que está acontecendo em Pernanbuco é o reflexo do resto do País. A questão e quem vai dar o primeiro passo...a entidade tida como "oficial" dificilmente irá se unir a entidades menores e muitos mandatários de entidades preferem ser cacique de meia dúzia de indios do que ser apenas afiliado de uma entidade com grande representatividade. Assim fica fica dificil...
Ari - Santos/SP
Registrado
Vinteedois
Hero Member
Offline
Mensagens: 1.445
I don't see dead people!
Re: Momento Histórico para o Karate de Pernambuco
«
Responder #6 :
Julho 08, 2009, 08:52:47 »
Eu torço para que os objetivos traçados, esperados, sejam alcançados... independentemente de toda a politicagem...
SE houver ao menos um pequeno avanço, no karate do estado em função do evento, já terá sido de grande valia o esforço!
Boa sorte a vocês que estão apostando no projeto!
oss!
Registrado
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.seqvme.zip.net
- O blog da família toda!
(
"às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida"
- autor desconhecido)
Farkatt
Hero Member
Offline
Mensagens: 609
Re: Momento Histórico para o Karate de Pernambuco
«
Responder #7 :
Julho 08, 2009, 09:08:43 »
Citação de: yama em Julho 07, 2009, 22:53:57
Oss Fakart Sensei
e eu ficando todo contente por ter sido realizado um acordo deste por aí
meu tem 10 federações em Pernambuco
aqui em São Paulo só tem umas 7
Oss
alberto
mas é um avanço ! e não tem só 10, tem umas 14... é que tem umas que não vale nem a pena...
em portugal, conforme relato visto aqui mesmo no forum, a "pressao" governamental foi o ponto de partida para uma unificação "forçada" que acabou dando certo, na Alemanha, provavelmente foi o envolvimento do estado que ajudou o processo também... Aqui eu não acredito no governo pra nada, mas pode ser que dependendo do cacique da vez, a coisa ande...
Registrado
Farkatt
Hero Member
Offline
Mensagens: 609
Re: Momento Histórico para o Karate de Pernambuco
«
Responder #8 :
Julho 08, 2009, 09:18:16 »
Citação de: Arivaldo em Julho 08, 2009, 08:50:14
O que está acontecendo em Pernanbuco é o reflexo do resto do País. A questão e quem vai dar o primeiro passo...a entidade tida como "oficial" dificilmente irá se unir a entidades menores e muitos mandatários de entidades preferem ser cacique de meia dúzia de indios do que ser apenas afiliado de uma entidade com grande representatividade. Assim fica fica dificil...
Ari - Santos/SP
tudo é uma questão de idoneidade e flexibilidade... em Natal-RN, onde os jogos escolares são muito fortes no estado e praticamente todas as escolas tem sua equipe de karate, de diversas federacoes e estilos diferentes, o presidente da FNK É SÉRIO, e participa dos jogos, mesmo combinado com o Tradicional, Interestilos, etc etc etc... inclusive em algumas edições a organização era feita pelo tradicional e em outras pela FNK, sem problemas... é o único campeonato onde todos competem sem diferenças e seguindo as regras do "da vez"... isso claro com uma forcinha do governo do estado que exige um campeonato só com todos...
já aqui, o karate é INEXISTENTE nas escolas, ninguém quer, os diretores nem sabem o que é, os jogos escolares nem sabem o que é karate e por ai vai... alguns professores que quiseram implantar o karate nas escolas aqui foram desdenhados e posteriormente perseguidos pela FPK por estarem acostumados aos outros estados onde as federações pelo menos davam RECIBO dos exames de faixa, PRESTAÇÃO de contas das filiações, carteirinhas e campeonatos e obviamente esperavam que o mesmo acontecesse aqui...
Registrado
J.Lezon
Hero Member
Offline
Mensagens: 760
José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
Re: Momento Histórico para o Karate de Pernambuco
«
Responder #9 :
Julho 08, 2009, 15:04:23 »
Citação de: Farkatt em Julho 08, 2009, 09:08:43
Citação de: yama em Julho 07, 2009, 22:53:57
Oss Fakart Sensei
e eu ficando todo contente por ter sido realizado um acordo deste por aí
meu tem 10 federações em Pernambuco
aqui em São Paulo só tem umas 7
Oss
alberto
mas é um avanço ! e não tem só 10, tem umas 14... é que tem umas que não vale nem a pena...
em portugal, conforme relato visto aqui mesmo no forum, a "pressao" governamental foi o ponto de partida para uma unificação "forçada" que acabou dando certo, na Alemanha, provavelmente foi o envolvimento do estado que ajudou o processo também... Aqui eu não acredito no governo pra nada, mas pode ser que dependendo do cacique da vez, a coisa ande...
Caro Farkatt,
Com certeza que o meu caro ainda não leu minhas postagens sobre federações ao longo do ano 2007 e 2008, aqui no fórum. Dado que falou no caso português, vou abordar a questão novamente, embora mais sucintamente. A dado momento, o amigo diz:
em portugal, conforme relato visto aqui mesmo no forum, a "pressao" governamental foi o ponto de partida para uma unificação "forçada" que acabou dando certo.
Pois bem, a
"pressão"
houve, mas daí a sermos forçados, entandamos as coisas por outro cariz e não sob coação política e ditatorial do governo... Este, limitou-se a dizer muito siplesmente assim, numa reunião que durou uns 5/10 minutos:
" Meus amigos, ou vocês se entendem, dissolvendo as federações existentes e formam apenas uma federação de Karate, ou então não há dinheiro para ninguém. Dou-vos um prazo de 2 anos para resolverem a situação, e depois então conversaremos para que seja atribuido o estatuto de utilidade pública e, consequentemente, a atribuição do respectivo subsídio"
E pronto, foi isto que o governo de então procedeu. Ora, como se deve perceber, a partir daquele momento, tinhamos que conversar entre todos se queríamos ter reconhecimento e usufruir dos dinheiros do estado, e essencialmente, pormos ordem a arte, e criarmos todas as estruturas necessárias para a evolução quantitativa e qualitativa do Karate, etc.etc. Assim nasceu a FNK-P - Federação Nacional Karate Portugal.
Não se pense que é proibido formar-se novas federações, apenas as pessoas sabem que o governo não as subsidia em nada, elas terão que viver a expensas próprias. No entanto, há algo muito importante que tira qualquer veleidade àqueles que têm ideias de formar uma federação e que, no Brasil, estou em crer que de momento ainda não é possível, mas que, penso eu, um dia também vai acabar por acontecer...
Em Portugal, todas as pessoas que exercem o ensino do Karate, são obrigados a possuirem cursos de Treinadores, de vários níveis, cursos esses que são feitos somente pela FNK-P-Federação Nacional Karate Portugal, os quais são reconhecidos pelo governo.
Como devem compreender, isto tira qualquer vontade às pessoas que gostariam de formar uma nova federação, pois, para além de saberem à partida que não são subsidiadas em nada, os seus agentes de ensino têm que forçosamente fazer os cursos na FNK-P, para poderem exercer.
E com isto os picaretas foram-se extinguindo...
Como é óbvio, outra coisa há que é também muito importante para o Karate, que é os cidadãos comuns procurarem por os seus filhos em instituições que estão federadas na FNK-P.
Há muitas coisas mais a considerar mas eu prometi er sucintio...
Hai! Oss!
«
Última modificação: Julho 08, 2009, 15:09:28 por J.Lezon
»
Registrado
Technical Director of Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai Association
Farkatt
Hero Member
Offline
Mensagens: 609
Re: Momento Histórico para o Karate de Pernambuco
«
Responder #10 :
Julho 08, 2009, 15:40:57 »
Caro, J. Lezon, eu também estou resumindo e muito as particularidades do caso de Pernambuco, convido-o a ler com calma o blog do bubishi, que trata também do tema "unificação".
bubishi.wordpress.com
e como você vive num pais onde o processo de unificação é uma realidade, sua opinião nos assuntos e tópicos de lá seria muito bem vinda.
o Blog é extenso, alguns tópicos parecem ser de problemas locais mas no fundo a questão é a mesma.
Obrigado pela opinião.
"Para o mal triunfar, basta que o bem nada faça"
ou "O que mais preocupa não é o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem-caráter, dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons."(M.L.King)
«
Última modificação: Julho 08, 2009, 15:44:20 por Farkatt
»
Registrado
Farkatt
Hero Member
Offline
Mensagens: 609
Re: Momento Histórico para o Karate de Pernambuco
«
Responder #11 :
Setembro 22, 2009, 11:19:49 »
Aconteceu, eu assisti... foi bacana ver gente do tradicional, interestilos e wkf (escondidos, pois o presidente proibiu a participação nesse campeonato) juntos... árbitros e dirigentes das diversas federações organizando e participando de um evento só, exceto o todo-poderoso-rei-vitalício da fpk "oficial".
segue o link para a matéria
http://www.bubishi.net/?p=1508
e a própria, sem as fotos...
Citar
1° Campeonato Pernambucano Unificado de Karatê
Sucesso esmagador para os organizadores do 1° Campeonato Pernambucano Unificado de Karatê, ou seja nove federações estaduais nas quais se juntou a Academia Kawamura de Recife, com a presência de mais de 700 atletas das categorias infantil ate master, masculino e feminina, num evento caracterizado pelo fair play e a disciplina, sem incidente nem problemas de segurança ao contrario de o que foi profetizado ( desejado?) por certas influencias nauseabundas e negativas do atual karatê pernambucano. A quadra do club Português ficou bastante pequenha mas calorosa vibrando num primeiro tempo com as demonstrações de Defesa Pessoal da Academia Kawamura antes de logo iniciar com as provas de katas feminina por equipe.
Ja esta marcada a segunda etapa do mesmo campeonato em Caruaru, no proximo mês de dezembro, essa competição sendo o pontapé inicial de um trabalho ja iniciado e cujo objetivo é a harmonização das regras, calendarios e organização das entidades existantes em prol de um karatê forte e representativo no nosso estado…
Registrado
Lú Lobato
Newbie
Offline
Mensagens: 19
Re: Momento Histórico para o Karate de Pernambuco
«
Responder #12 :
Setembro 23, 2009, 14:27:33 »
Citação de: alisson lima em Julho 07, 2009, 20:32:20
Momento Histórico para o Karate de Pernambuco
Domingo dia 31 de Maio, na UPE, houve reunião histórica onde se reuniram 10 presidentes de Federações de Karate de Pernambuco, para discutir a organização de um Campenato Estadual Unificado, com o apoio da Secretaria de Esportes do Governo do Estado de Pernambuco.
Foi grande o concenso entre todos os presentes de que a única saída para recuperar a força do Karate de Pernambuco é a unificação, e este campeonato, com a participação da maioria das entidades, é um grande passo em direção a este ideal. Importante colocar que este é um processo liderado por um grupo de Federações através de forte cooperação e, principalmente, desprovimento mútuo de egos e ganhos individuais.
A primeira etapa será dia 13 de Setembro de 2009 no Recife, e a segunda etapa em Caruaru em dezembro deste ano. No ano passado o Campenato Estadual Unificado congregou apenas 5 Federações reunindo aproximadamente 600 atletas. Neste ano, com a confirmação de participação de 10 Federações mais a Associação Kawamura, serão esperados pelo menos 1200 atletas.
Já é fato! Aconteceu no dia 13 de setembro O CAMPEONATO PERNAMBUCANO DE KARATE DAS FEDERAÇÕES e para contrariar as expectativas dos dirigentes da FPK, o evento foi um sucesso! Contou com a participação de quase 800 atletas das 10 Federações.
Veja matéria:
http://www.bubishi.net/?p=1508
Registrado
Lú Lobato - ALK
Páginas: [
1
]
Imprimir
Karateca.net - O nosso dojo virtual
>
Karate
>
Organizações, estilos, política, filosofia e cultura associada ao karate
(Moderador:
Augusto
) > Tópico:
Momento Histórico para o Karate de Pernambuco
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Karateca.net
-----------------------------
=> Entrevistas
=> Sou Novato no Karateca.net!
=> Notícias do Fórum
=> Encontros Karateca.net e Eventos de karate
=> Classificados
=> Off-topic
-----------------------------
Karate
-----------------------------
=> Kihon
=> Kata
=> Kumite
=> Organizações, estilos, política, filosofia e cultura associada ao karate
=> Métodos de treinamento, Dojos ou Academias
=> Pessoas e história do karate
=> Mídia sobre o Karate
=> Geral
Tweet
Compartilhar
Carregando...