Autor Tópico: JÍTTE KATA  (Lida 5125 vezes)

Offline KATASHOTOKAN

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 873
  • Votos: +0/-0
  • KARATE-DO só quem pratica sabe a força que tem
JÍTTE KATA
« Online: Julho 13, 2009, 16:31:55 »

Oss! para apreciação Jítte, por Shiína JKA."melhor que Shobu"
“O propósito supremo do KARATE-DO não está contido na vitória, nem na derrota de adversários, mas, no aprimoramento do caráter, da personalidade e da honra de seus praticantes."

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: JÍTTE KATA
« Resposta #1 Online: Julho 14, 2009, 13:37:49 »
Oss

eu só tinha visto Kase Sensei,com meu perfil,só que ele era rapidinho,agora Shiína Sensei ganhou um fã  :D

ele dá uma desequilibrada nas passagens de gite dachi,mas o homem é bom,pelo menos para mim,quem me dera  :o :o :o :o :o

ele me lembra o Sensei Osvaldo da Tradicional de Goías......

Oss
alberto

« ltima modificao: Julho 14, 2009, 13:41:27 por yama »
yama-Alberto S. Almeida

A. HIGINO

  • Visitante
Re:JÍTTE KATA
« Resposta #2 Online: Julho 02, 2010, 23:45:20 »
OSS, Camarada KATASHOTOKAN...

O Shiína Sensei utiliza neste kata o Teisho tipo Zuki (direto), outras escolas utilizam o Teisho-Mawashi-Uchi (particularmente eu também) o que você pensa sobre essas variações, que aparentemente parecem insignificantes mas que na aplicação faz muita diferença?!

OSS...

Offline KATASHOTOKAN

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 873
  • Votos: +0/-0
  • KARATE-DO só quem pratica sabe a força que tem
Re:JÍTTE KATA
« Resposta #3 Online: Julho 03, 2010, 11:40:19 »
Oss!
Camarada Higino saudações, muito bem observado tal detalhe, digno de bom conhecedor sobre o assunto.
Teisho uchi é mais utilizado em competições, já o teisho mawashi uchi ,é para quem executa o Jítte na forma Budô, e sabe que ao executar/aplicar o jitte com  BO somente terá bom resultado aplicando (teisho mawashi uchi) portanto é na execução/aplicação com (BO) que essa diferença aparece, a exemplo de karatecas como Takeshi Naito, Takenori Imura,mikami,Ten Hands,que são adpetos do Jítte onde usam o teisho mawashi uchi.
Experimenta executar/aplicar o Jítte com BO usando ao invés de teisho mawashi uchi, o teisho uchi, e verá a diferença.
Oss!
« ltima modificao: Julho 03, 2010, 14:04:10 por KATASHOTOKAN »
“O propósito supremo do KARATE-DO não está contido na vitória, nem na derrota de adversários, mas, no aprimoramento do caráter, da personalidade e da honra de seus praticantes."

A. HIGINO

  • Visitante
Re:JÍTTE KATA
« Resposta #4 Online: Julho 03, 2010, 13:36:46 »
OSS, KATASHOTOKAN...

Poderia dizer que a sua explicação de todo o conteúdo foi esplêndido.
Normalmente quando fazemos essa pergunta e fazemos comparações alguns praticantes se sentem diminuídos quando as explicações são semelhantes a essa feita por você, não agrandando-os devido ao método por eles adotado.
Seria tão mais simples se apenas comparassem as 02 formas, ao invés de tentar justificar o injustificável.

Parabens!

OSS...

Offline KATASHOTOKAN

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 873
  • Votos: +0/-0
  • KARATE-DO só quem pratica sabe a força que tem
Re:JÍTTE KATA
« Resposta #5 Online: Julho 03, 2010, 14:08:37 »
Oss!
De parabéns também está você em perceber detalhes, que podem parecer pequenos, más que na prática fazem a diferença.
Oss!
ET olha isso também acontece com outros Kata.
“O propósito supremo do KARATE-DO não está contido na vitória, nem na derrota de adversários, mas, no aprimoramento do caráter, da personalidade e da honra de seus praticantes."

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re:JÍTTE KATA
« Resposta #6 Online: Julho 03, 2010, 17:00:28 »
Tem um energumeno aqui no Brasil, que adora ser chamado de Mestre, que num recente Exame de Graduaçao Superior chamou o candidato a Yondan, que executou o Jitte de forma explendida, para tentar desqualifica-lo como candidato. Perguntou a ele quantos movimentos de ataque tem o Jitte e o rapaz, parou para pensar e chutou um numero..errou, de acordo com o canalha, que no final acabou mostrando o Genio que ele é...
Disse que nao exioste ataque no Jite..que todos os movimentos são defensivos.

MInha pergunta, entao o atacante e o atacado empatam a luta??
Fico impresionado com tamanha falta de bom senso, reprovou o pobre rapaz, enquanto aprovou seu carregador de malas....este por sinal, sem fazer o Exame.

Faltou dizer que o Mestre convidado, que tambem estava na banca, sussurou ao meu lado. Quanta bobagem!!!
« ltima modificao: Julho 03, 2010, 17:02:38 por katsumoto »
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

A. HIGINO

  • Visitante
Re:JÍTTE KATA
« Resposta #7 Online: Julho 03, 2010, 18:42:03 »
OSS, Camaradas...

Isso é uma afronta!
Desqualificar alguém mediante uma pergunta tão sem propósito.
................
OBS:
Lembro-me que quando fiz o meu exame, naquela época para o 2ºDan, um dos membros da banca examinadora da CBK (5ºDan) me fez a seguinte pergunta:
"Cite, demonstrando e explicando, as 16 Bases fundamentais do Karatê-Dô"
Camaradas katsumoto e KATASHOTOKAN...
Vocês acreditam que eu respondí as 15 e a última ele não aceitou o termo que eu usei?!
"Kosa-Dachi"
Não adiantava nenhuma justificativa que eu usa-se para fazê-lo entender. Aindo ouví o desafora de que não adiantava um homem ser um grande lutador com os punhos se não utilizava o cérebro.
Vocês acreditam que eu tive de usar um termo arcaico para que ele aceitasse a minha resposta?!
"Kake-Dachi"
Camaradas... Ele chegou a rír de satisfação.
Eu acho que ele riu porque não lembrava mais desse termo e se eu não respondesse, ele teria que justificar!
.................
Em compensação um "Peixe" deles fez uma demonstração de Defesa Pessoal que até Deus duvidou daquele absurdo.
Naquele momento ví toda a banca examinadora rir, mas quando os outros examinados riram, todos foram advertidos.
Mas ele passou para 2ºDan.

OSS...
« ltima modificao: Julho 03, 2010, 18:44:44 por A. HIGINO »

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re:JÍTTE KATA
« Resposta #8 Online: Julho 03, 2010, 20:35:15 »
Higino, só por curiosidade, você alguma vez prestou exame para 3.o ou 4.o dan em Natal ? a algum tempo atrás ?

A. HIGINO

  • Visitante
Re:JÍTTE KATA
« Resposta #9 Online: Julho 03, 2010, 23:12:06 »
OSS, Camarada Farkatt...

Não!
O meu último exame de faixa foi em 2003 na Paraíba.
Quanto a esse exame que eu comentei foi em 1998 também na Paraíba.

OSS?

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:JÍTTE KATA
« Resposta #10 Online: Julho 08, 2010, 12:04:34 »
Se treina alguma coisa no Jitte que nao se treina no Jion? Fora a perfumaria, claro.
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

A. HIGINO

  • Visitante
Re:JÍTTE KATA
« Resposta #11 Online: Julho 08, 2010, 22:01:37 »
OSS, a Todos...

O Kata deve ser executado assim, com convicção.
Você pode até não ver beleza nesse nesse tipo de Kata, dependendo do seu Karatê, mas um Kata tão fortemente executado transmite verdade e temor mesmo para aqueles que descrêem da serventia dos Kata's.



OSS...
« ltima modificao: Julho 09, 2010, 11:08:01 por A. HIGINO »

Offline Dorival

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 24
  • Votos: +0/-0
Re:JÍTTE KATA
« Resposta #12 Online: Setembro 17, 2012, 12:15:09 »
Não menosprezem esse kata, ele é o meu preferido.

A ideia implícita na palavra Jitte é que o domínio desse kata deve capacitar o praticante a realizar a ação de dez homens. Ele ensina técnicas que permitem enfrentar ataques desferidos com armas defesa de bastões e tudo o mais.

Offline Marquinhos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 536
  • Votos: +1/-0
  • Hatsu Un Jin Do
    • Marcos Piolla Pugnax Animation
Re:JÍTTE KATA
« Resposta #13 Online: Setembro 17, 2012, 12:45:30 »
Se treina alguma coisa no Jitte que nao se treina no Jion? Fora a perfumaria, claro.

Gicomes,

apesar de serem colocados na mesma categoria e alguns até os chamam de "os kata de templo" pois "ji" pode ser lido como templo, eu não acho que o Jitte tem tanto em comum com os outros dois, Jion e Jiin.

Jion e Jiin são variações sobre o mesmo tema, mas Jitte não é.

Só pra constar, não há perfumarias em Jitte. VC tem que entender, antes, o propósito do sistema. Já falei isso aqui antes e vou ser repetitivo (de novo!): Um sistema é um conjunto interconectado de elementos organizados de forma coerente a fim de alcançar um objetivo.

Sem saber qual o objetivo, não tem como saber as interconexões entre os elementos, ou seja, as aplicações.

Em um seminário com Shirai sensei ha muitos anos atrás, ele passou umas duas horas ensinando Jitte. Só aplicações. Nunca vi de perto um Jitte tão bem realizado! Fiquei abismado com a gama enorme de conhecimento PRÁTICO que ele nos mostrou em um único kata.

Shirai é um Mestre. Esse homem sabe machucar os outros...

Jitte, com toda certeza, não é perfumaria, acredite!



OSS!
Marcos Piolla - OSS!
--------------------------------------
空手道は礼に始まり、礼に終る事を忘れるな。
"Karate-Do começa e termina com respeito"
Shoto - Funakoshi

Offline Mestre Luciano

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 728
  • Votos: +0/-0
  • Treinando com afinco para lapidar o espírito.
Re:JÍTTE KATA
« Resposta #14 Online: Setembro 17, 2012, 13:14:29 »
Shirai é um Mestre. Esse homem sabe machucar os outros...
[/quote]

Adorei esta parte...rsrsrsrsrs
ルチアーノ - Luciano - Karateca e Judoca.
Kyokai Karatê Dojo        www.kyokai.com.br

O Karatê deve ser treinado e não discutido. OSS