Autor Tópico: Karatê Alborcam  (Lida 6292 vezes)

Offline evvaz

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 9
  • Votos: +0/-0
  • Procurando conhecer academias e estilos...
Karatê Alborcam
« Online: Agosto 06, 2009, 12:16:43 »
Bom dia!

Em meados dos anos 80 eu praticava judô e resolvi conhecer o karatê para praticá-lo em meus horários livres.

Próximo a minha casa tinha um clube, a Sociedade Esportiva e Recreativa de Vila Maria (S.E.R de Vila Maria), e São Paulo/SP, onde praticavam um Karatê um pouco diferente aos que estava conhecendo na época.

Era uma derivação do estilo Shotokan, cujas caraterísticas principais eram:
  • Bases: Zenkutsu-Dashi, Kokutsu-Dashi e, a principalmente utilizada, Kiba-Dashi
  • Podia-se dar golpes fortes e contundentes, exceto genitais, olhos e socos frontais no rosto.
  • Katas: lembro-me apenas de cinco (Heian-Jodan, Heian-Tchudan, Heian-Sandan, Heian-Yodan e Heian-Godan. Acho que existia também o Heian-Nidan. Descupe pela possivel escrita errada.
  • Kumite: podia-se lutar com até cinco oponentes ao mesmo tempo, dependendo da graduação.
  • Armas: Utilizávamos um bastão pequeno.
  • Saltos: principais Tobi-Gueri e Nidan-Gueri (ou nomes parecidos)
  • Técnica de luta: apesar da força, era exigido técnica e rapidez, focando nas esquivas laterais, penetrações e saídas para trás, durante a defesa.

Segundo contavam (não sei se é lenda ou verdade), foi idealizado por um faixa preta do Shotokan que, após tentar utilizar esse estilo numa briga de rua, foi derrotado. Após isso ele adaptou-o, para que se tornasse mais próximo e efetivo de uma luta real, criando o estilo chamado "ALBORCAM", que são as primeiras letras de seu nome completo. Essa pessoa: ALdo BORges CAMpos.

Além da Vila Maria, eu seu que ele estava enraizado na zona Leste de São Paulo.

Eu treinei em três momentos distintos e com três professores diferentes em cada período, a saber:
  • 1984 a 1986: Professor Félix (se não me engano é José Félix que também trabalhava como taxista).
  • 1990 ou 1991: Professor Cláudio
  • 1993 a 1994: Professor Marcelo (se não me engano ele tinha treinado anteriormente Kyokushin)

Gostaria de saber se alguém conhece, conheceu ou treinou esse estilo?
Se ainda existe? Se mudou de nome ou derivou outros estilos?
Se conhecem ou sabem onde posso encontrar esses professores e botar a conversa em dia?

Agradeço antecipadamente a todos e um grande abraço.

OSS

Emerson

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
Re: Karatê Alborcam
« Resposta #1 Online: Agosto 06, 2009, 13:29:12 »
Treinei uma variação deste karate chamado SBK- sistema brasileiro de karate durante muitos anos com os professores Luiz R. Tavora e João F. Ribeiro, meu falecido pai treinou direto com o Aldo.

OSS

Offline evvaz

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 9
  • Votos: +0/-0
  • Procurando conhecer academias e estilos...
Re: Karatê Alborcam
« Resposta #2 Online: Agosto 06, 2009, 16:07:01 »
Olá!

Percebo que há um certo desgaste quanto a esse assunto, mas de qualquer forma meu intuito é somente buscar informações sobre esse estilo de Karatê.

Mesmo porque, se formos considerar o que é o Karatê de verdade ou outras artes marciais similares, deveremos considerá-las praticamente todas cópias do kung-fu da China, por isso evito comparações.

Cada estilo de Karatê tem sua utilidade, fundamento e beleza. Seja a força das "muralhas" do Kyokushin, seja o Shotokan com seus movimentos angulares, seja o Alborcam e suas derivações, com sua simplicidade e razoável eficácia.

Se existem muitos estilos de karatê é porque existem pessoas com afinidades diferentes.

Eu tenho afinidades por um karatê de maior contato, mas sem exageros. Isso eu encontrei somente, ATÉ HOJE, no Alborcam, sem desmerecer a qualidade e demais características dos outros.

Por fim, se tiverem alguma informação sobre onde posso encontrar os antigos professores ou academias derivadas do Alborcam para eu tentar localizar meus antigos professores, agradeço pela informação.

A propósito... o que é Mushinkan?

Abraços.

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Karatê Alborcam
« Resposta #3 Online: Agosto 06, 2009, 20:35:49 »
Oss evvaz san



                           http://www.mushinkan.com.br/


é um DOJO em São Paulo,dá uma visitada lá no site :D

e ao vivo tbém, se puder  :D :D :D

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Karatê Alborcam
« Resposta #4 Online: Agosto 06, 2009, 21:57:27 »
Oss,

"Karatê de Contato"?

Oxe, é aqui mesmo, no Karateca.net! Você vai ter contato com todo mundo! Com profeta, com adivinha, pai de santo, estrategistas, eruditos e praticantes de uma arte marcial que se "triverge" a cada dia que passa! kKk...

Piada sem graça. É, eu sei!  >:( ;D :D

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Ilson MSP

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 331
  • Votos: +0/-0
Re: Karatê Alborcam
« Resposta #5 Online: Agosto 06, 2009, 22:35:29 »
Oss

 
Oss,

Piada sem graça. É, eu sei!  >:( ;D :D

Oss.

        Pode ser sem graça, mas é verdadeira...  ;D  ;D  ;D
        Contato é aqui mesmo...  :P  :P  :P
        Gostei do "triverge": Budo, medalhinha ou picaretagem... É só escolher qual caminho seguir...   :-X  :-X  :-X
"Só sei que nada sei" (Sócrates)

Offline evvaz

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 9
  • Votos: +0/-0
  • Procurando conhecer academias e estilos...
Re: Karatê Alborcam
« Resposta #6 Online: Agosto 07, 2009, 13:03:39 »
Olá amigos!

Realmente estou estudando as colocações e identifiquei vários estilos de karatê ou sub-estilos, ou lutas derivadas da base do karatê como as citadas acima. Chamem-na ou não de Karatê.

Eu, particularmente, considero todas essas lutas, dissidências ou derivações, como válidas.

Pois, afinal, essas multiplicidades de formas fazem com que as lutas marciais se multipliquem. E isso é muito bom, desde que estimulem a prática esportiva e o respeito ao nosso semelhante. traz equilíbrio.

Eu já pratiquei Judô por 5 anos, Jiu-Jutsu Tradicional por um ano, na mesma época do judô (saí porque quebrei um pé no judô), pratiquei Karatê Shotokan por 6 meses, mas não me adaptei muito, pratiquei Hapki-Do (excelente arte marcial), mas saí também pq quebrei o pé (pés de vidro... rs) e pratiquei por dois anos a luta denominada Alborcam (não chamarei de karatê por questões diplomáticas) e nem vou dizer por que parei de lutar (rs... esses pés).

Além disso, conheci vários outros estilos de karatê e de outras artes marciais.

Mas o que importa nisso é a verdade que percebi em todas. O que torna uma arte marcial boa ou ruim é o praticante.

Prefiro um praticante de Alborcam dedicado a um praticante de Goju-ryu relapso. Prefiro um lutador de boxe empenhado que um "turista" que tem algumas aulas de Tae-Kwon-Do.

Repito minha opinião: se uma arte marcial (karatê, por exemplo) for julgada ou desconsiderada por ter sido derivada de outra, mesmo que com alterações expressivas na essência, não poderemos valorizar nenhum estilo de karatê, pois são todos oriundos do kung-fu antigo.

O próprio Shotokan é derivado de outros "karatês", que por sua vez são derivados de lutas antigas oriundas da china.

Por fim, voltando ao tópico do assunto, meu interesse inicial foi apenas de buscar informações de professores antigos e eventuais academias. Se alguém souber informações, agradeço.

Um grande abraço a todos.

Atenciosamente.

Emerson

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re: Karatê Alborcam
« Resposta #7 Online: Agosto 07, 2009, 13:57:33 »
Emerson, de onde você é ? treinou JiuJutsu tradicional com quem ?

só curiosidade...

Offline Marcio Santos

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
  • Votos: +0/-3
Re: Karatê Alborcam
« Resposta #8 Online: Agosto 07, 2009, 14:16:12 »
O que seria um Jiu-Jitsu tradicional?

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re: Karatê Alborcam
« Resposta #9 Online: Agosto 07, 2009, 16:22:58 »
o nome não reflete literalmente a verdade... digamos que seja o "não gracie" "não brazilian" ou seja... Judo completo, com ne-waza, goshin jutsu, etc... assim como era conhecido no início do século, e só veio a ser chamado de judo lá pela década de 50, com a esportivização estimulada por Kano Sensei e posteriormente a quase exclusividade do treino de Nagewaza como hoje em dia...

algumas pessoas ainda chamam dessa forma para diferenciar, aqui na minha região... onde existem muitos prof. que continuaram o legado de Takeo Yano, George Gracie, Masahiko Kimura, os Omori, Nilo Veloso, Biuce Osmar e etc... por isso perguntei de onde ele era... pq isso é dificil de ser encontrado fora daqui, essa nomenclatura "jiu jitsu tradicional"

Offline evvaz

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 9
  • Votos: +0/-0
  • Procurando conhecer academias e estilos...
Re: Karatê Alborcam
« Resposta #10 Online: Agosto 10, 2009, 08:48:03 »
Caro Farkatt,

Eu treinei Jiu-jitsu alguns meses durante a estadia de um professor de Jiu-Jutsu na Associação de Judô Santana, onde treinava Judô.

Soube depois que esse professor de Jiu-Jitsu criou ou foi para o Lotus Club. Se não me engano o nome dele era Moisés ou algo assim.

Com relação ao termo "tradicional", eu o utilizei para diferenciá-lo do Brazilian Jiu-Jitsu.

Um grande abraço.

Emerson

Offline evvaz

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 9
  • Votos: +0/-0
  • Procurando conhecer academias e estilos...
Re: Karatê Alborcam
« Resposta #11 Online: Agosto 10, 2009, 08:59:58 »
Prezado PSeKMG,

Não, não sou do Shobu-Ryu.

Pratiquei basicamente o "Alborcanm". Tenho até o "diploma" que eles entregaram quando peguei a minha primeira faixa (amarela). Treinei no S.E.R. de Vila Maria.

Para falar a verdade eu soube desse estilo (Shobu-Ryu) apenas recentemente, pelo Karateca.Net.

Meu intuito não é gerar polêmica, apenas conseguir encontrar antigos amigos do "Alborcam".

Não tenho preconceitos como muitos colegas nesse fórum. Acredito que toda a arte marcial tradicional ou derivada é válida.

A propósito, quando me inscrevi no site Karateca.Net foi porque ele me parecia aberto a todos os estilos/sub-estilos. Então senti-me confortável em elaborar este tópico.

Para poder comprovar o exposto acima, coloco meus e-mails a disposição para contatos dos colegas:
  • emerson.vaz@gmail.com (inclusive no Google Talk)
  • evvaz@hotmail.com (inclusive no MSN Live Messenger)

Só peço que se identifiquem que participam do Karateca.Net.

Por fim, acredito que eu também vá ser criticado por isso, mas estou tendenciado a reiniciar meus treinos em Karatê no estilo "Seiwakai", criado pelo Ademir da Costa, que é derivado do Kyokushin, que por sua vez é derivado do Shotokan etc etc etc.

Um grande abraço.
« Última modificação: Agosto 12, 2009, 12:40:48 por evvaz »

Offline butokukay

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 14
  • Votos: +1/-0
Re: Karatê Alborcam
« Resposta #12 Online: Agosto 16, 2009, 00:38:01 »
Oss
caro Evvaz,
eu treino na mesma academia faz 18 anos, e já vi passar por la, ou mesmo ja estavam antes mesmo de eu começar a treinar, grandes karatecas (sejam pela técnica apurada, seja pela disciplina, entre outras coisas), e vi tb outros que procuravam uma maneira mais rápida de "aprender a bater".
em uma das vezes, que chegou um que queria lutar (um homem de idade aproximada de 25 anos, meio "fortinho / marombado", que queria lutar. ja tinha feito jiu jitsu e boxe tailandes), e perguntou ao professor quando ele que ia lutar, e a luta era pra ter contato, pois tinha ouvido falar que naquela academia se praticava "karatê de contato", mas que nao tava vendo a violencia que ele esperava ver.
no final do treino, o sensei chamou um graduado para lutar com o cara, que era pra "não aliviar". o graduado estava treinando 4 horas por dia, e por tanto em forma fisica e bastante rapido. resultado, em torno de 10 segundos de luta, o novato já tinha tomado um mae geri no abdomen e um kizame zuki no pescoço, e durmiu uns 05 segundos no tatame. foi interrompida a luta, ele se recuperou e todos foram alinhar para o comprimento final. nunca mais o lutador voltou na academia.   
ou seja, o que quero explicar que não adianta ficar "pulando de galho em galho" para se aprender a essencia daquela arte, seja qual arte for escolhida, treine-a bastante, estude suas técnicas, estude a melhor forma que seu corpo pode executá-la, estude a si mesmo.
peço desculpas se me alonguei no post ou se escrevi algo que não tenha gostado, isso acontece quando se relaciona através de fóruns.

Oss

Offline evvaz

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 9
  • Votos: +0/-0
  • Procurando conhecer academias e estilos...
Re: Karatê Alborcam
« Resposta #13 Online: Agosto 17, 2009, 14:21:34 »
Prezado butokukay,

Muito bem colocado.

Em resumo: não importa o que você treina, mas com qual espírito você treina.

Um grande abraço.

Offline evvaz

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 9
  • Votos: +0/-0
  • Procurando conhecer academias e estilos...
Re: Karatê Alborcam
« Resposta #14 Online: Agosto 24, 2009, 10:48:04 »
Olá!

Agradeço a todos que participaram neste tópico.

Já consegui entrar em contato com colegas que treinaram comigo em meados dos anos 80.

Um grande abraços a todos.