Autor Tópico: A Verdade sobre as Org. do Japão  (Lida 10362 vezes)

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
A Verdade sobre as Org. do Japão
« Online: Novembro 02, 2010, 15:38:52 »
Texto corajoso, porem verdadeiro, sobre o significado das organizações Japonesas de Karate e seus afiliados.

Foi escrito por Andre Bertel, o unico Instrutor que realmente aprendeu o Karate de Asai Sensei.
Desculpe me sobre a traduçao, usei o Google Tradutor, mas para aqueles que querem conhecer o texto na integra e em Ingles o site é http://andrebertel.blogspot.com/


Karate é uma prática, treinamento, habilidade e um coração ... Nem Dan, títulos, diplomas e especialmente não a organização.
______
Grupos como o JKS (Japan Karate Shotorenmei) intencionalmente têm padrões duplos. Eles têm padrões Japão e eles têm »« normas gaijin. As normas gaijin são para quem não é japonês e você pode literalmente pagar para os graus e diplomas sua dan - eles não se importam, eles só querem seu dinheiro, e seu patrocínio. JKS usa isso por duas razões: (1) Em primeiro foremostly para obter dinheiro das filiais ... Eles estão buscando expandir-se para conseguir mais dinheiro, ter mais viagens ao estrangeiro para os seus instrutores e, é claro, se vangloriar no Japão sobre os países «têm». E (2) eles não querem foriegners talentosos como eles querem manter um monopólio, de modo que affilitates "precisa deles". Isto significa que as sucursais JKS fora do Japão principalmente oferecer formação porcaria karate para seus membros. Sim, talvez ele parece estar bom, se sente bem, e talvez seja motivador ... Mas com a análise mínima deixa mais perguntas do que respostas. Ele será sempre um jogo de captura por trás do Hombu Dojo ... Você nunca pode capturar até porque não quero que você, e jamais permitirá que você. A próxima mudança técnica que você tem no seu kihon e kata virá com nenhuma lógica, nenhum pedido de combate real, apenas porque o honbu disse isso ...
_________
O JKS (Japan Karate Shoto-Federation) é o único grupo fora do Japão que não podem ser confiáveis. Tudo o que interessa é o dinheiro dos estrangeiros, a partir de filiação, as taxas de dan, taxas, qualificação e patrocínios especialmente seminário. Se você é um membro da JKS sair, e se você acreditar neles agora, marcar este post e espero que no futuro algumas coisas irão clicar para você. Como o antigo instrutor-chefe da JKS Nova Zelândia, e um cara que morou no Japão um lote, e que tem dois pisos dos instrutores JKS no jiyu-kumite (que tentou dominar-me racial como um gaijin »). Estou-me muito orgulhoso de não ser associado com JKS, e as normas terrível que tem fora do Japão.
________
Concentre-se no primeiro treino e na maior parte dianteira, e tudo o resto vai cair no lugar. Como este é um post intenso, o que eu sei e lamento preocupam algumas pessoas, aqui estão algumas fotos de mim de auto-treinamento em Kakaji Japão (Bungo Takada, Oita-ken) - porque como eu disse no início deste post "formação é o que conta não "escondendo por trás de rótulos da marca organizacional. Estes são cortesia da minha adorável esposa Mizuho. Os meus melhores cumprimentos a todos vocês. ::) ::)
« Última modificação: Novembro 02, 2010, 15:41:06 por katsumoto »
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline RicardoCosta

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
Re:A Verdade sobre as Org. do Japão
« Resposta #1 Online: Novembro 02, 2010, 19:32:51 »
Excelente!

É a mais pura verdade! O que importa é treinar....

OSS
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re:A Verdade sobre as Org. do Japão
« Resposta #2 Online: Novembro 03, 2010, 07:44:39 »
Eu acho qeu eu já havia lido esse texto antes.
E sim, é um excelente texto.

Só que ao mesmo tempo, é um tanto catastrofista demais e faz uma generalização perigosa.

Mas como eu não conheço nada, de japão nem japonês nenhum, não posso falar nada, nem tenho porque defender ninguém...

Mas é um texto do $%&!... no mínimo pra se parar e  refletir.

Oss!
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re:A Verdade sobre as Org. do Japão
« Resposta #3 Online: Novembro 03, 2010, 08:17:00 »
Interessante... André Bertel não tem papas na lingua...
Só acho que se a intenção foi generalizar e opinar sobre a mecânica das organizações lá do Japão como um todo, o texto se concentrou demais na JKS...
Pode parecer uma crítica isolada apenas à JKS e isentat as demais organizações para o leitor desconcentrado...
Acho injusto, tem que botar as outras no bolo mais claramente não acham ?

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re:A Verdade sobre as Org. do Japão
« Resposta #4 Online: Novembro 03, 2010, 10:04:58 »
Ele nao sabe sobre as outras amigo. Falou do que ele SABE.
Mas EU posso falar sobre as outras, é tudo a mesma coisa. Tratando-se de Japoneses.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re:A Verdade sobre as Org. do Japão
« Resposta #5 Online: Novembro 03, 2010, 10:52:18 »
ah bom... sendo assim tá tudo certo com o texto dele que é realmente direcionado para a JKS...

Entendido, sensei...

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re:A Verdade sobre as Org. do Japão
« Resposta #6 Online: Novembro 03, 2010, 11:03:09 »
Mas então é isso qeu eu não entendo..

Então por que vocês não mandam esses japoneses todos e suas federações todos tomarem nos respectivos cus, e párem de uma vez de dar moral pra esses caras?

A maioria de vocês são filiados a JKA, JKF ou Jkseiláquesigla...

E ainda gastam uma grana preta quando esses caras vem aqui no Brasil ministrar cursos...
enfim..não entendo.
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re:A Verdade sobre as Org. do Japão
« Resposta #7 Online: Novembro 03, 2010, 11:12:54 »
É vero, mas me tire dessa 22... pra mim o problema é: O político que se mete no meio, a(s) federacao(oes) virar(em) ganha-pão de uns e o que o dan chama de "bolsa-família-cbk" da vida...
claro, isso pra quem depende de instituições pra alguma coisa: concurso, aulas, emprego, etc... pra quem quer só treinar isso nao importa...

o fato de serem ou não japoneses, brasileiros, turcos pra mim não importa em nada...

Essa do país de "origem" da "coisa" ser protecionista, que o Katsumoto tanto critica, realmente existe, e as vezes revolta quem não é da "panela" mas quem não faz ???
o Brasileiro faz com "seu" JiuJitsu, o americano faz com "seu" baseball, wrestling, etc... e por ai vai...

duvido que um jamaicano seja tratado de igual pra igual quando vai competir ou treinar muay-thai lá na tailandia... duvido que um argentino seja cobrado e ensinado igual a um carioca da gema num desses campeonatos de jiujitsu aqui... e por ai vai... (po... argentino tb é lasca... um chileno, vai...)

é chato, é... mas...

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re:A Verdade sobre as Org. do Japão
« Resposta #8 Online: Novembro 03, 2010, 12:29:50 »
A resposta é simples.
Oljem o Karate do bertel e respondem..
-Vca acham que ele precisa de japones pra que???
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Ilson MSP

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 331
  • Votos: +0/-0
Re:A Verdade sobre as Org. do Japão
« Resposta #9 Online: Novembro 07, 2010, 03:34:48 »
Oss

"Sad but true"

Fazer o que? A cultura niponica é assim mesmo... Alias acho que todos os povos são, em menor ou maior grau, assim tambem.

A gente aprende o que é bom e útil, o resto, bem o resto é o resto...

Oss
"Só sei que nada sei" (Sócrates)

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re:A Verdade sobre as Org. do Japão
« Resposta #10 Online: Novembro 07, 2010, 15:56:51 »
Então quando vocês vierem com $%&! de curso de japones, cobrando 500 pratas - 250 com desconto - e ainda achando barato, eu vou lembrá-los desse tópico aqui.
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline Ilson MSP

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 331
  • Votos: +0/-0
Re:A Verdade sobre as Org. do Japão
« Resposta #11 Online: Novembro 10, 2010, 18:34:24 »
Então quando vocês vierem com $%&! de curso de japones, cobrando 500 pratas - 250 com desconto - e ainda achando barato, eu vou lembrá-los desse tópico aqui.

Oss

KKKKKKKKKKKKKkkkkk, só não vamos generalizar ne 22, tem curso que ate vale a pena, ruim é ter o dinheiro na hora...

Oss
"Só sei que nada sei" (Sócrates)

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re:A Verdade sobre as Org. do Japão
« Resposta #12 Online: Novembro 12, 2010, 13:30:49 »
Oss,

Concordo com o Sensei Bertel.

Muitas pessoas fecham os olhos para os instrutores de nosso país, que aprenderam Karate de verdade e que, de certo modo, se sacrificam para passar este conhecimento adiante.

Entre um curso com Tanaka e o, já "abrasileirado", Sensei Okuda - não sobra dúvidas! De igual resposta daria aos cursos ministrados pelos Sensei's Carlão, Jacaré, D'Elia, Enio, Sant'anna, Hugo...

... Pois são estudiosos da arte, seguem a doutrina e procuram sempre passar o melhor de seus conhecimentos. Falam o nosso mesmo idioma e sabem pronunciar o "L" (KkK).

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:A Verdade sobre as Org. do Japão
« Resposta #13 Online: Novembro 12, 2010, 14:57:20 »
Ser japonês é uma espécie de "valor agregado" à marca do mestre de karate. Meu único motivo a ir em cursos de karate é o de interação com os amigos praticantes da arte, pois a técnica de muitos cursos está disposta até mesmo em vídeos no youtube, o que muitas vezes não é bem observado.

Oss
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re: A Verdade sobre as Org. do Japão
« Resposta #14 Online: Novembro 25, 2010, 10:48:32 »
Acho que o problema aqui não é só as "federações", e sim o exagerado número de federações, confederações, associações e outras "ções" espalhados por aí...

Só para que os irmãos de Gi tenham uma idéia, a gente tem no Brasil a FBK (filiada a WUKO) que organiza campeonatos nacionais independentes da CBK (filiada a WKF) com seus campeonatos brasileiros. Aí, não satisfeitos, temos as richas por estilos, logo, temos federações nacionais por estilos... CBKI (interestilos), CBKS (Shotokan), CBKK (Kiokushin), além das centenas de associações.

Isso só serviu para desistruturar e enfraquecer o Karatê como esporte e como arte marcial.

Hoje, os karatecas não tem como fugir, quer ser faixa preta? Então esteja filiado a uma delas, para que sua faixa seja reconhecida. Até aí muitos dirão, "nada demais", o problema é que olhamos para o vizinho e esquecemos de olhar para nosso quintal. Se os caras fazem de tudo para ganhar dinheiro, aqui não é diferente.

Hoje, um iniciante, pode alcançar a faixa preta em até 5 anos. Concordo que existem os prodígios, mas isso na verdade é um sintoma claro da banalização das graduações.

Quando eu comecei lá atrás, por volta dos anos 90, eu só fui liberado para exame de faixa quando fazia o Heian Shodan com uma qualidade aceitável, acabei ganhando a oportunidade de fazer o Heian Nidan, e pegando a faixa vermelha. Hoje, eu vejo garotos fazendo exames para verde, roxa, e até mesmo marrom, e não dominam os katas como deveriam, erram movimentos, são desleixados, não tem postura, e no entanto, vão fazendo seus exames e sendo aprovados. Isso é para sustentar esse número absurdo de associações, e outras.

Repito, não sou contra a graduação rápida de prodígios, mas esses são minoria.

Outro reflexo claro, é o número de "Dan-ados" que existem hoje...

Tá fácil, chega lá, faz exame, paga R$600, R$700 R$900, e vc sai rapidamente do 1º dan para o 3º, 4º e 5º dans...

Olha, eu me lembro que houve um tempo que era tão difícil achar um professor de 4º dan por aí...

Mas enfim, essa é só uma opnião particular... O mau do karatê moderno, são suas muitas organizações. Acabou ficando desorganizado...