Autor Tópico: Videos Karatê vs Outras modalidades  (Lida 25585 vezes)

Offline Gon

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 347
  • Votos: +0/-0
Re:Videos Karatê vs Outras modalidades
« Resposta #120 Online: Novembro 22, 2011, 21:29:45 »
O Lyoto Machida é um karateka muito bem formado. Mas não é todo mundo que, numa luta de contato, consegue manter a técnica e postura como ele. O perigo é o karate shotokan começar a se transformar num kickboxing/sambo/sanshou.

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:Videos Karatê vs Outras modalidades
« Resposta #121 Online: Novembro 22, 2011, 21:45:53 »
Isto me lembra o valor da competição no treino de arte marcial.
Acho que o praticante tem que sempre competir, seja contra si mesmo para melhorar um kata ou fazer uma série a mais de exercício, seja contra um colega em fazer melhor que ele ou vencê-lo. É a fome pela perfeição que diferencia os bons dos ruins, em tudo na vida.

Até no mundo dos negócios isto visível. Melhora só existe através da competição.
Em um monopólio a qualidade fica estagnada. E é isto o que existe no karate hoje em dia, monopólio, e este monopólio se dá por o "comando" do karate estar na mão de pessoas que não querem que o karate evolua, por conveniência, como um governo federal que destrói o estudo a fim que a massa permaneça burra. E isto é evidente em cada palavra proferida por eles, em cada "curso de gedan barai" que um japonês trás, em cada "campeonato mundial" de algo que é dificílimo vencer, mas não garante que o campeão seja bom lutador.

As competições de karate tem regras que limitam as técnicas e forjam um estilo ruim de lutar, nada contra isso pois o problema é a mentalidade dos karateka de que, competir no karate pode, competir em outra luta não. Pergunte ao seu professor se você pode ir se testar lá no sandá, onde os caras derrubam e a luta é corrida. Provavelmente não vai poder, mas no karate sim...  ???
O maior problema na competição é que seu modelo não estimular que a derrota seja humilhante ou dolorosa, como acontece no boxe, wrestling, futebol americano, e como os antigos dizem, era no karate.

As organizações de karate só continuam em um nível péssimo por não competirem entre si. Sim, você leu certo, elas não competem entre si. Quem compete são os praticantes. Se os praticantes buscassem o que melhor lhes servisse, ao invés de puxar a sardinha para a federação a qual caíram de para-quedas, as organizações iam buscar melhorar a qualidade.

Por isto que (opinião pessoal) apesar do karate da CBKI ser do mesmo nível de qualquer outra entidade, é a maior organização do Brasil atualmente (acho), pois responde (em parte) ao que muitos praticantes clamam que nunca receberam na vida de atleta. É a mesma estratégia que religiões usam de tempos em tempos. Cultura que não se adapta cansa, morre.

O reflexo da competição nas culturas se dá desde a antiguidade. Podemos ver que sociedades onde a competição é estimulada sempre foram as "vencedoras" em seu tempo, e até hoje pessoas de variadas áreas praticam arte marcial justamente com o intuito de melhorar na vida, em virtude da competitividade que ela apresenta. Algumas pessoas tentam dar nome a isto como algo de atributos exotéricos, e por isto dizem que quem busca a melhora no método de combate do karate não o compreende, o que não é verdade...

As guerras e situações de defesa pessoal, que fundamentaram o que funciona ou não na arte marcial em um primeiro momento, não passam de competição.

Existem pessoas que creem que competição cria vícios na técnica refinada e brutal, de defesa. Isto só será verdade se o treinamento for mais especifico à ela, pois provavelmente vai-se usar o que mais se treina (aposto que nisto que Jigoro Kano pautou o Judo). No passado os mestres de karate competiam no sumo de okinawa, e em demos de "taichi". Porque o karateka não pode treinar boxe ou outras lutas? Se a técnica diferente efetivamente "apagar" a técnica de karate, sinal que ela serve melhor para você.

Funakoshi e outros mestres de okinawa eram tão competitivos que lutaram pela divulgação do karate quando muitos eram contra. Para mim, este é seu valor e não seu karate, e isto não significa desrespeito à cultura e opinião deles. Apenas os mesquinhos confundem não ser puxa saco com desrespeito.
Na JKA o espírito era tão competitivo que cada dia de vida dos karateka era um dia a mais buscando a melhora no karate, em relação a outros estilos atrasados. Inclusive é aceito que o jiyu kumite só evoluiu pela competição entre os clubes universitários.
Morihei Ueshiba, mestre do aikido, era mais um "mestrão" que queria controlar seu "gado" impondo que o budo não trabalha ao lado da competição. Por outro lado era tão competitivo que dizem que quase morreu em uma competição de quem bebia mais água do mar, por esta característica deixou seu legado.

O MMA não é o começo nem o final da arte marcial, porém é inegável que por culpa dele, as artes marciais evoluíram mais em 10 anos do que nos últimos 100. E é ele quem vai acabar com a picaretagem um dia, pois picaretagem significa explorar e ensinar o que não sabe, não "não ser oficial", e não existe lugar para vagabundos quando perder dói. O mercado seleciona, e isto jamais excluirá as pessoas que não querem lutar da arte marcial como alguns tentam simplificar.
Veja se existem picaretas na Tailândia, terra do Muay Thai... Tem, mas são raros e pequenos dojo onde o público que treina, nem interessa ao verdadeiro professor.

É contraditório ver gente apaixonada pelos mestres japoneses, sendo que ficaram famosos ou por se sobressaírem em competição, ou por mostrar seu karate em apresentações que envolviam quebra de paus, telhas, e objetos pegando fogo, e ver os mesmos fãs dizendo que isto é bobagem (fora o que pagam nos cursos, ver acompanharem notícias e entrevistas, etc).
A mente humana é muito susceptível à alucinação causada por ilusões. É triste ver mentes alienadas, que acreditam que o certo, é certo porque foi mostrado como certo, ou seja, karate é daquele jeito e sempre será. Estas pessoas serão um dia esquecidas e engolidas pelo tempo.
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline Kohai_Taigen

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 355
  • Votos: +0/-0
  • André Lima
    • Kohai Karate Do
Re:Videos Karatê vs Outras modalidades
« Resposta #122 Online: Novembro 23, 2011, 08:45:54 »
"...Ezequiel Paraguassu, finalizou vários atletas de BJJ com o golpe que mais tarde foi batizado com o seu nome. Ele mudou o conceito que não se podia estragular de dentro da guarda..."


Ezequiel aprendeu essa técnica na academia do sensei Medhi, na zona Sul do Rio, nono grau de Judo... ou seja não criou NADA! Tenho testemunhas que afirmam isso, inclusive o próprio Medhi.

Tem uma comunidade do Orkut que se chama Judo Goshinjutsu e nela um grande praticante de Judo chamado Elton, mostrou uma pesquisa tão abrangente em termos de literatura e documentação PROVANDO QUE O JIU-JITSU VEIO DO JUDO. Sua pesquisa tece tanto sucesso, que uma revista de artes marciais, não sei o nome, publicou um artigo sobre ela.

Essa é a verdade da relação JUDO/JIU-JITSU... quem não acredita, pode então acreditar naquela historinha absurda que o Jiu-Jitsu foi ensinado para os monges Shaolin...KKKK!
« ltima modificao: Novembro 23, 2011, 08:57:21 por Kohai_Taigen »
André Lima
Faixa-Preta da escola Taigen de Karate Shotokan.

Offline Mestre Luciano

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 728
  • Votos: +0/-0
  • Treinando com afinco para lapidar o espírito.
Re:Videos Karatê vs Outras modalidades
« Resposta #123 Online: Novembro 23, 2011, 09:37:42 »
"...Ezequiel Paraguassu, finalizou vários atletas de BJJ com o golpe que mais tarde foi batizado com o seu nome. Ele mudou o conceito que não se podia estragular de dentro da guarda..."


Ezequiel aprendeu essa técnica na academia do sensei Medhi, na zona Sul do Rio, nono grau de Judo... ou seja não criou NADA! Tenho testemunhas que afirmam isso, inclusive o próprio Medhi.

Tem uma comunidade do Orkut que se chama Judo Goshinjutsu e nela um grande praticante de Judo chamado Elton, mostrou uma pesquisa tão abrangente em termos de literatura e documentação PROVANDO QUE O JIU-JITSU VEIO DO JUDO. Sua pesquisa tece tanto sucesso, que uma revista de artes marciais, não sei o nome, publicou um artigo sobre ela.

Essa é a verdade da relação JUDO/JIU-JITSU... quem não acredita, pode então acreditar naquela historinha absurda que o Jiu-Jitsu foi ensinado para os monges Shaolin...KKKK!
Eu não disse que ele INVENTOU, até pq é uma técnica do JUDÔ, mas a afirmação do BJJ ter vindo do Judô é absolutamente plausível. Eles apenas desenvolveram uma forma diferenciada de competir, desta forma as regras moldaram uma "arte" difernete. Eu faço Judô antes do "buumm" do Gracie Jitsu e já sabia TUDO que eles faziam! Eu sempre treinei técnicas de chão com uma qualidade altíssima! Vou até me dar ao luxo de citar um fato: Certo dia, no Dojo onde eu treinava (Academia Forma Atlética - Zona Sul do RJ) chegou um cara com um Kimono enrolado nas costas preso por uma faixa roxa, dizendo-se "JUJITEIRO" , pedindo para fazer um "rola" em nosso DOJO. Meu sensei, Auri Marcos (algumas vezes campeão estadual e campeão Brasileiro de Judô em 88), pediu para ele se trocar e entrar. O mais engraçado é que o cara pediu para treinar no chão com ELE! rsrrsrsrs Só posso dizer que o cara ficou com a mão doendo de tanto bateer. Sem exageros ele bateu umas 6 vezes em 10 minutos. Isto EU VI. Eu estava lá!!! Aonde eu quero chegar com esta história??? É só pra ilustar que: BJJ não tem NADA demais! Tudo já existia no Judô, mas o modo de treinar torna o BJJ mais efeteivo na luta de solo. OSS
ルチアーノ - Luciano - Karateca e Judoca.
Kyokai Karatê Dojo        www.kyokai.com.br

O Karatê deve ser treinado e não discutido. OSS

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Re:Videos Karatê vs Outras modalidades
« Resposta #124 Online: Novembro 26, 2011, 20:42:25 »
Olá Pessoal,

Por coincidência estava lendo um livro sobre Samurai.

A titulo de informação. Como todos sabem o Japão é formado por quatro principais ilhas, a saber: Hokkaido, Honshu, Shikoku e Kyushu.

Segundo o historiador Yamashiro José em seu livro “História dos Samurais”, em 1274 (11° da era Bun-ei), Kublai kan manda uma força expedicionária de 40 mil homens distribuídas em 900 embarcações. Os agressores atacam a baía de Hakata, norte de Kyushu, o regente Tokimune mobiliza recursos e forças militares compostas em sua maioria por samurais de Kyushu. Em terra houve uma luta feroz entre mongóis e japoneses com uma superioridade dos mongóis em números. A conquista era eminente quando ocorre o famoso “vento divino” mudando a história da guerra com a reação dos samurais.

Em 1.281 Kublai kan (ano 4 da era Koan) organiza outra invasão desta vez com 140 mil homens distribuídos em 4.400 navios. Outra vez a superioridade numérica e em armas, coloca os mongóis em situação vantajosa. Eles desembarcam e a luta prossegue em terra. Duram cerca de dois meses os combates entre mongóis e japoneses, quando tudo parecia perdido eis que surge um tremendo furacão (vento divino) que assola as costas de Kyushu, forçando os invasores a se retirarem com que o sobrou de sua esquadra.

Na realidade a invasão ocorreu em Kyushu e não em Ryukyu (Okinawa), embora o termo guerreiro (Peichin) exista em Okinawa em status ele é inferior ao Bushi (ele não é um samurai). O “guerreiro samurai” e um termo usado apenas no Japão não se aplicando aos nativos de Okinawa.

Quem tiver dúvidas ou quiser conhecer mais obre o assunto sugiro leitura dos livros do jornalista (historiador) Yamashiro José que trata de forma bem ampla a história e lendas do Japão.

Abs,

Ari – Santos/SP

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re:Videos Karatê vs Outras modalidades
« Resposta #125 Online: Novembro 26, 2011, 21:38:56 »
Oss

não sei por que tanta confusão  :o :o :o :o :o

quem estava lá ,não teve tempo nem de perguntar se eram bushi / pechin ou qquer outra classe de briguento... :P

morreram quase todos mesmos,ou pelo vento divino / pela espada ou pelos tubarões que " abundavam " as àguas nipônicas  :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline Rodrigo (Rodfu)

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 776
  • Votos: +0/-0
Re:Videos Karatê vs Outras modalidades
« Resposta #126 Online: Novembro 27, 2011, 15:21:29 »
Ari, a edição que tenho do Gorin No Sho é do Yamashiro. Excelente, o cara manja muito.
Abraços,
Rodrigo

Offline Bodhi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 987
  • Votos: +0/-0
Re:Videos Karatê vs Outras modalidades
« Resposta #127 Online: Novembro 27, 2011, 15:39:11 »
Ari, a edição que tenho do Gorin No Sho é do Yamashiro. Excelente, o cara manja muito.

Boa dica!

http://temqueler.files.wordpress.com/2009/12/myiamoto-musashi-o-livro-dos-cinco-aneis.pdf

Em tempo, sou a favor do livro em papel com créditos autorais. Então acho que valhe a conferida virtual para estimular a aquisição.

Oss!
« ltima modificao: Novembro 27, 2011, 15:43:11 por Bodhi »
______________________
心に空手道 Kokoro ni Karatedō

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Re:Videos Karatê vs Outras modalidades
« Resposta #128 Online: Novembro 27, 2011, 17:51:14 »
Pensando no texto do criador do post, kanizawa:

   1-minha opinião sobre o motivo pelo qual o karatê não é visto em
     competições extra-curriculares é por interesse dos cartolas;
   2-se houver os 100 kumites de karatecas contra praticantes de
     MMA, que o katsumoto citou, os karatecas tomarão em sua maioria,
     uma camaçada de pau. É o meu palpite;
   3-a luta em que colocarei meu filho quando fizer quatro anos?
     Judô e Karatê;
   4-a luta em que pedirei para que meu filho experimente quando tiver
     uns 15 a 16? MT e BJJ;
   5-o número de Vale-Tudos que direi para ele fazer? Uns cinco;
   6-mesmo com a experiência em campeonatos de karatê que ele tenha
     adquirido? Sim;
   7-Se o karatê deve mudar algo? Gostaria que não. Voltei recentemente
     e penso que esta seja a única luta que restou que ainda mantenha
     o controle e auto-domínio sobre a potência dos golpes;
   8-Discutir este assunto aqui é complicado, pois karatê é para muitos
     como uma espécie de religião. Não há isenção de ânimo.

[]´s
BigBoy

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Re:Videos Karatê vs Outras modalidades
« Resposta #129 Online: Novembro 27, 2011, 18:30:24 »

...

Certamente o vídeo foi postado por um tailandês e claro, tendencioso, se fosse a vitória do karateca creio que não  teria postado.

Fiquei curioso e pesquisei sobre o vídeo e realmente foi entre um karateca japonês e um thai tailandês.  Um das fontes de pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Kickboxing_japon%C3%AAs
Me corrijam se estou errado, mas isso eu assisti na TV a cabo, após o fim da Segunda Guerra, os japonesas estavam com baixa auto-estima, com são ou eram muito patriotras muitos não aceitam a derrota na guerra. O governo japonês elegeu o Karatê como esporte para unificação do Japão, trazer novamente ao povo o orgulho do Japão, o orgulho de ser japonês. Porém para isso foram criadas (ou implementadas) regras para kumite, já que o Karatê sofria forte descriminação devido a violência. E posteriormente ajudou a divulgar a cultura japonesa no mundo.....

[/quote]

Prezado Kanizawa...

   Talvez você tenha encontrado uma pérola. No começo e no final do vídeo é colocada a imagem de Tadashi Sawamura, o nosso "Sawamu, o Demolidor" (para nós, quarentões brasileiros).

   Agora preciso entender se o Sawamura era o karateca ou o lutador de MT.

   Caso algum colega não conheça a figura, favor consultar Tadashi Sawamura na Wikipedia em inglês.

[]´s
BigBoy


Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re:Videos Karatê vs Outras modalidades
« Resposta #130 Online: Novembro 27, 2011, 18:36:20 »
Uma observaçao.
Esse Karate do video é uma $%&!..primeiro que se fosse Karate de verdade, o imbecil nao estaria usando luvas..com luva..deixa de ser karate correto?
Segundo, um lutador de MT, num evento desses, no Ringue, sempre levara vantagem.
O Karateca em questao nao tem kamae, nao sabe chutar e socar entao nem se fala.

Nao que eu acredite que o karate ganhasse contra um Thai Boxer, mas que tinha gente melhor do karate para colocar frente ao tailandes, isso tinha.
Alias, ja ta na hora dos Karatecas de VERDADE sairem do armario, se querem salvar a arte marcial.
Lyoto talvez seja o mais importante karateca da história, ja que bota na reta pelo menos 1 vez ao ano. Ganhando ou perdendo, ele esta la levando o nome do Shotokan.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline bruno_leite

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 416
  • Votos: +0/-0
  • Espírito Inabalável...
Re:Videos Karatê vs Outras modalidades
« Resposta #131 Online: Novembro 27, 2011, 19:01:27 »
Uma observaçao.
Esse Karate do video é uma $%&!..primeiro que se fosse Karate de verdade, o imbecil nao estaria usando luvas..com luva..deixa de ser karate correto?
Segundo, um lutador de MT, num evento desses, no Ringue, sempre levara vantagem.
O Karateca em questao nao tem kamae, nao sabe chutar e socar entao nem se fala.

Nao que eu acredite que o karate ganhasse contra um Thai Boxer, mas que tinha gente melhor do karate para colocar frente ao tailandes, isso tinha.
Alias, ja ta na hora dos Karatecas de VERDADE sairem do armario, se querem salvar a arte marcial.
Lyoto talvez seja o mais importante karateca da história, ja que bota na reta pelo menos 1 vez ao ano. Ganhando ou perdendo, ele esta la levando o nome do Shotokan.



Concordo! Acho que hoje em dia existe muito "artista marcial"m de qualquer arte que seja, que é muito bom em falar, mas nunca os viu lutando. Ser lutador no gogó é muito fácil... difícil é colocar o seu na reta!


PS.: É o Sawamura lutando no vídeo acima?
"A victória depende da habilidade que temos em distinguir as vulnerabilidades, naqueles que pensam que são invulneráveis."
Gichin Funakoshi

Offline Mestre Luciano

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 728
  • Votos: +0/-0
  • Treinando com afinco para lapidar o espírito.
Re:Videos Karatê vs Outras modalidades
« Resposta #132 Online: Novembro 27, 2011, 20:02:45 »
Videozinho horrível! O Karateca de luva??? Seria igual colocar um lutador de TKD para lutar nas regras do Boxe Inglês!
ルチアーノ - Luciano - Karateca e Judoca.
Kyokai Karatê Dojo        www.kyokai.com.br

O Karatê deve ser treinado e não discutido. OSS

kanizawa

  • Visitante
Re:Videos Karatê vs Outras modalidades
« Resposta #133 Online: Dezembro 04, 2011, 18:11:25 »
A luva é que torna ou não um karateca de verdade? Ou um bom karateca o mal karateca?

Daqui a pouco vai aparecer um dizendo que os Senseis Lyoto, Cinzo e Paulo não são karatecas porque não usam kimono.


Abraço!

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:Videos Karatê vs Outras modalidades
« Resposta #134 Online: Dezembro 05, 2011, 11:46:52 »
Prezado Kanizawa,

O que o sensei Katsmoto quer chamar atenção, é que visivelmente o cara é péssimo tecnicamente. Além disso, ele bem atentou que colocar uma luva de 11 onças nos punhos de um karateca, é o mesmo que tirar seu maior potencial... não vamos esquecer que a técnica de golpeamento do karatê é completamente diferente do muay thai ou boxe inglês...

Um abraço e fique com Deus!