Autor Tópico: Esclarecimentos da CBK  (Lida 12445 vezes)

Offline pmax

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 300
  • Votos: +0/-0
Re: Esclarecimentos da CBK
« Resposta #15 Online: Julho 12, 2007, 18:00:10 »
Augusto,

Meu nome é Paulo Max sou Carioca e moro em Sampa à 3 anos.

Você só pode ter ouvido falar mal de mim, pois em 86 eu era muito ruim !!!!

Lezon

  • Visitante
Re: Esclarecimentos da CBK
« Resposta #16 Online: Julho 12, 2007, 18:04:29 »
 
 Meus caros!

Tanta polémica para quê e porquê? Porquê tanto radicalismo? Será que não se consegue viver e conviver com as duas vias? Por acaso já se aperceberam ou se interrogaram quem foram os verdadeiros mentores da via esportiva? Já pensaram bem quem foram e quem são os verdadeiros "exemplos" de todas as dessidências existentes no Karate?

Meus amigos, eles, os "japas", como vcs os apelidam, foram tudo isso e mais alguma coisa, e andam vcs agora por aqui a esgrimir ideias, lutando pela essência que eles próprios criaram e que eles próprios feriram!

Devem ter em consideração que a via esportiva do Karate é um movimento que jamais pára e que aglotina milhões de praticantes, sendo certo que no Japão  a maior percentagem é o Karate esportivo.  Quem emana as diretrizes técnicas dos Katas, por exemplo, para a WKF? É a JKF-Japan Karate-do Federation.

Por isso meus amigos, os tradicionalistas nos quais eu me incluo, são uma minoria que jamais terá qualquer força presuasiva para travar o Karate esportivo, antes pelo contrário, quanto mais falamos contra a via esportiva mais o tradicional perde força.

Atenção que eu disse que me incluo no tradicional, mas tenho a minha visão e sei bem o que é o Karate esportivo, pelo que estou plenamente à vontade para dizer o que ele trouxe muitas coisas boas ao Karate, assim como o que trouxe de mau, tal como o tradicional tem as duas coisas.

Sei que este depoimento não será muito agradavel para alguns, mas a verdade é que não vou deixar de dizer o que penso e o que sinto. E por favor não me levem a mal.
 
Saudações.


Offline pmax

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 300
  • Votos: +0/-0
Re: Esclarecimentos da CBK
« Resposta #17 Online: Julho 12, 2007, 18:12:43 »
Lezon,

Cara gosto muito de você e considero muito suas opiniões ............................ deixa a gente espernear um pouco, somos alguns loucos que lutam por uma guerra perdida.

Neto110

  • Visitante
Re: Esclarecimentos da CBK
« Resposta #18 Online: Julho 12, 2007, 22:18:26 »
Lezon, me permito discordar.

A história de karate desportivo como temos hoje, é assunto dos franceses Decourt. No Brasil, obra do dirigente eterno da CBK. Sobre os japoneses daqui, 5 deles se afastaram na primeira oportunidade 1989 se naõ me engano, e fundaram a CBKT. OUtros se mantiveram neutros mas com um leve tom de hostilidade contra a cbk e suas posturas antiéticas. Com o tempo uma um ofoi se afastando procurando seus próprios caminhos.

Não lembro de japoneses fortes e tradicionais do karate dentro da CBK, vocês lembram de algum?

Assim, sua primeira informação está errada em relação ao Brasil.

Se falou em relação ao japão, o Katsumoto é a pessoa mais indicada para falar, mas, ao que eu saiba, os japoneses que apoiaram a WUKO (na época, o nome era este) não eram da JKA. Bem, deixo ao Katsumoto a fala que esclareça melhor, porque sabia de política japonesa quando estava vinculado ao Mestre Sadamu Uriu e isto foi a muito tempo.

Esta fala:

Citar
Devem ter em consideração que a via esportiva do Karate é um movimento que jamais pára e que aglutina milhões de praticantes, sendo certo que no Japão  a maior percentagem é o Karate esportivo.

Eu estudo a questão da esportivização do karate enquanto fenÔmeno social. Concordo que as forças pela esportivização são poderosas porque são as proprias forças do capitalismo querendo cravar suas garras de deformar para facilitar o consumo.

Se eu não soubesse o que significa isto, eu poderia até concordar, mas eu sei.

Existe uma analogia que usamos para explicar certos exageros que consiste em explicar as reações a certas situações como o movimento que uma vara flexível faz quando está muito tensionada para um lado: ela acumula forças para levá-la para o outro extremo, outro desequilíbrio.

Entendo a esportivização do karate como a reação ocidental contra o tradicionalismo oriental. O bom senso grita que não há equilíbrio nesta posição de esportivização e todos sabemos que aqui no fórum ninguém de nós segue o karate ortodoxo da idade da pedra do karate, nem grandes mestres fazem isto: todos melhoraram sua prática, só naõ abriram mão de alguns aspectos que o karate esportivo abriu, e aqui, nossa crítica é pesada: naõ pela mudança, mas pelo motivo da mudança: mudanças para tornar o karate mais midiático. Você pode brigar com todo mundo, mas naõ pode nos negar o direito de discortar veementemente deste motivo.

Os adeptos do karate esportivo, poderiam, ao menos estar seguros de seu ponto de vista e ficarem fazendo suas competições e alcançando seus objetivos e naõ ficar provocando quem pensa diferente deles com falas bobas como aquele texto da CBK.

Aqueles textos indicam que os adeptos do karate esportivo enquanto organização são inseguros: querem se aformar convencendo todo mundo que pensa diferente a que pensem igual.

Aqui no fórum, Lezon, adotamos a lógica do convívio com os diferentes como forma de interação: entendemos as competições e o que se quer ter delas: não concordamos com a lógica administrativa dos dirigentes da CBK e ponto. mesmo porque fora do brasil o pessoal não faz muito esta divisão. O pessoal treina karate e ponto.

Esta fala sua:

Citar
Quem emana as diretrizes técnicas dos Katas, por exemplo, para a WKF? É a JKF-Japan Karate-do Federation.

Vou deixar o katsumoto discutir.

Sua fala que somos poucos eu não vo0u comentar. Nunca fui num fórum de gente séria e deixei de ser ouvido.

Sobre sua fala de sermos poucos: isto é fala sua, minha estatística é bem diferente, em meu estado CBK é minoria esmagadora, todas as outras federçaões são mais que 90% dos praticantes... e em nível técnico, no mínimo, há empate.

Lezon

  • Visitante
Re: Esclarecimentos da CBK
« Resposta #19 Online: Julho 12, 2007, 23:37:53 »
Meu caro Augusto,

Está no seu direito em discordar. Eu também o admiro e gosto de ler tudo o que escreve, porque na verdade fá-lo de forma correcta e sem ser ofensiva quando discorda.

Quando acusa a CBK de ser gerida por pessoas incompetentes e com um presidente eterno, eu nada posso dizer visto que eu nem sequer conheço as pessoas. Razão pela qual não devo me devo imiscuir no trabalho deles, nem criticar sequer. Um dia quem sabe, poderei ter necessidade  dizer o que tiver de dizer.  Mas já agora caro Augusto, se eu tiver que o fazer, lhe garanto que fá-lo-ei acerrimamente por dentro da instituição, ao contrário da grande maioria que com ou sem motivos critica apenas fora dela, o que nem aquece nem arrefece…

Sobre a força ou não dos Japoneses na CBK eu, como é óbvio, também não me posso pronunciar.

Quanto a francês Delcour, ele foi sim um dos artífices da expansão do Karate esportivo. No entanto, amigo Augusto, muito antes dele, já os Japoneses importantes se direccionavam para a via esportiva. E para não falar dos outros, falo do criador do meu estilo  que como sabe é o Wado-yu, ele  desde o inicio se inclinou para a  competição, só que com certeza nunca lhe passou pela cabeça que ela evoluísse da forma que hoje está.

Aproveito esta oportunidade para também dar uma palavra de apreço que eu nutro pelo PMAX que, embora discordando, gosta do que eu digo e reconhece que é uma “guerra” perdida.

E agora é também a minha vez de discordar do Augusto quando diz que as pessoa do Karate esportivo dizem muito mal ou provocam constantemente o tradicional. Eu tenho a opinião totalmente diferente da sua, pois pelo que tenho observado é precisamente o contrário. Isto que eu afirmo é em relação a Portugal e Espanha, heheheheh já estava pensando que era aqui…

Bom, mas pelo que estou vendo aqui isto o Karate enferma de uma organização como deve ser. Mas agora pergunto: porque razão todos os que criticam a CBK, e que são muitos neste país imenso, não se filiam nela e derrubam o tal “eterno” presidente?

Saudações.Hai!!! Oss!!

Offline Luiz

  • Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Re: Esclarecimentos da CBK
« Resposta #20 Online: Julho 13, 2007, 09:46:05 »
Eu só não concordo em generalizar que a CBK é ruim...

Existem pessoas boas e ruins em todas as entidades, talvez uma maior concentração na CBK, não sei, estou ausente a alguns anos...

Sou totalmente a favor dos que dizem que CBK deveria ser a única entidade "esportiva" do Karate e as outras serem tratadas como "escolas". Se cada uma fizer sua função talvez esteja ai uma receita para melhora do Karate a nível nacional.

Vejam bem, estou me posicionando a favor da entidade, e que nela tenham os melhores dirigentes.

OSS...

OSS..
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Lezon

  • Visitante
Re: Esclarecimentos da CBK
« Resposta #21 Online: Julho 13, 2007, 10:25:55 »
Caro Luiz,

Tem toda a razão, pois gente boa e gente má há em todo lado. Não se deve realmente generalizar a questão, até por uma questão de consideração e de respeito por aqueles que são íntegros e que lá estão.

Deu a sua opinião como eu vou dar a minha neste momento e vou fazê-lo baseado no que tenho tido conhecimento e observado pelo que aqui dizem.

Já que o governo não intervém no caso, penso que a melhor solução para o caso brasileiro, seria realmente as pessoas separarem as águas, isto é, aqueles que são a favor e /ou aceitam o Karate esportivo, se reunam todos em volta da CBK, e os que são pelo tradicional se reunam também em volta de uma organização e chamem-lhe federação, associação ou o que quiserem.

Já agora aproveito para dizer que em Portugal, no que diz respeito ao Karate, existem duas federações, a FNK-P que é a que tem reconhecimento governamental e olimpico, e a FNKT que é a que trata do tradicional que, como sabemos, também em as suas competições e que está interligada à ITKF. Mas curiosamente, a grande maioria dos atletas desta FNKT também estão filiados na FNK-P e participam em todas as provas e têm atletas que fazem parte da selecção portuguesa que  vão disputar as provas na WKF. 

Como vêm ambas as organizações convivem pacificamente o que poderia acontecer por aqui...

Saudações. Hai!!! Oss!!
Lezon

Offline pmax

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 300
  • Votos: +0/-0
Re: Esclarecimentos da CBK
« Resposta #22 Online: Julho 13, 2007, 11:31:18 »
Lezon/Luiz,

Deste jeito voltamos ao mesmo problema, deve haver apenas uma a CBK, responsável por gerir competições esportivas, etc ...

Agora, pode haver ilimitadas escolas de Karate correspondentes a cada estilo, responsáveis por gerir graduações e desenvolvimento técnico correspondentes.

Qualquer Karateca filiado a escola correspondente ao seu estilo, que queira competir, teria o direito de se inscrever nos campeonatos da CBK, pagando taxas, etc ...

Assim não teríamos mais confusão.



Neto110

  • Visitante
Re: Esclarecimentos da CBK
« Resposta #23 Online: Julho 13, 2007, 12:05:44 »
Lezon, a leitua atenta de minha postagem indicaria minha idéia a respeito da CBK: 

não concordamos com a lógica administrativa dos dirigentes da CBK

e, depis que o senhor tiver sua primeira experi|ência dentro dela descubrirá o que estamos falando. Leia também seus estatutos e veja a história das modificações estatutárias que foram feitas para aumentar o poder do seu presidente, dpis falamos disto, pois acho que é complicado eu falar de algo que você nem tem idéia.

Sabendo disto, a maioria de nós prefere nem se ocupar com o que o senhor chama de "retomada" e seria apenas um grande desgaste a orgnização serve a alguns em sues propósitos, ou seja, é lícito que exista e cumpra o seu papel para eles. Só precisam os seus seguidores entender que vivemos num estado que pemite a liberdade de associação.

Eu não vincularia a ela hoje como ela está. Entendo que,s e ela está confortável para alguns, bom para eles, a legislação permite que os mande às favas e me filie se eu tiver interesse e com quem eu tiver interesse. Direito que naõ abro mão.


Offline Luiz

  • Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Re: Esclarecimentos da CBK
« Resposta #24 Online: Julho 13, 2007, 12:42:25 »
Pmax, ou não estou conseguindo lhe entender ou estamos dizendo a mesma coisa...

OSS...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline pmax

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 300
  • Votos: +0/-0
Re: Esclarecimentos da CBK
« Resposta #25 Online: Julho 13, 2007, 13:31:33 »
Luiz,

Foi mal, não prestei atenção ao seu ultimo post.

Lezon

  • Visitante
Re: Esclarecimentos da CBK
« Resposta #26 Online: Julho 13, 2007, 14:08:05 »
Caro Augusto,

Eu entendo-o perfeitamente, mas quero também que entenda que em Portugal há também liberdade do associativismo, pois é um estado democrático, tal como França,Espanha, etc. Sei que o Brasil se considera um estado democrático mas eu acho que nem tanto, apenas e só por uma questão. Quer saber porquê? Bom, então lá vai ela e que se resume a uma pergunta, na qual a resposta está implícita:

Que democracia é esta a que obriga o cidadão a ir votar?

Por favor não me julguem ou me pensem mal, mas sinceramente vos digo que é uma lei ditatorial e totalmente antagónica à democracia, disso não tenham dúvidas.

Agora concordo consigo que as pessoas sejam livres para se filiarem aonde quiserem e com quem quiserem.

Saudações amigas. Hai!!! Oss!!!
Lezon

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Re: Esclarecimentos da CBK
« Resposta #27 Online: Julho 13, 2007, 15:00:02 »
Pelo que estou entendendo, lá (Portugal) a FNK-P, homologa as graduações das escolas e quando solicitadas pelas mesmas, realizam exames. No Brasil daria certo se o praticante seguissem sua escola do estilo (padronização), o que seria um proposta interessante a federação cuidaria da competição e as escolas da parte técnica e tudo mais que envolva o estilo.

Bom, sonhar não custa nada......mas estamos longe dessa organização e o carro chefe dessa desorganização é o próprio karate shotokan. Estamos divididos em grupos e sub-grupos, criados pelos próprios mestres e que hoje perderam o controle dos seus alunos. O professor atinge o 3º dan (grande maioria), torna-se independente (desliga-se de seu mestre) faz seu próprio exame e fica apenas ligado a federação e acaba perdendo sua identidade com a sua escola (estilo).

Historicamente, quando existia apenas uma entidade e o karate consolidado e respeitado como arte marcial, o mestre  Nakayama, a pedido, enviou seu representante da JKA para comandar o karate shotokan em nosso pais. Esse representante da JKA formou bons professores (ótimos lutadores), só que infelizmente a forma ditatorial que o mesmo empregou, acabou afastando todo mundo e cada um foi para seu lado. Temos hoje: Grupo do Okuda, Grupo do Sagara, Grupo do Tanaka, Grupo do inoki, Grupo do Uriu, Grupo do Higashino, Grupo do Mishima, Grupo do Sasaki, Grupo do Machida sem contar os sub-grupos formado por professores desgarrados. Não existe um mestre do shotokan que consigar unir todos os praticantes do estilo em uma só escola.

Enfim, não enxergo a luz no final do túnel.....................

Oss,

Ari - Santos/SP

Offline pmax

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 300
  • Votos: +0/-0
Re: Esclarecimentos da CBK
« Resposta #28 Online: Julho 13, 2007, 15:02:21 »
Lezon/Pessoal,

Uma ideia para unificação:
WKF/CBK aumentasse o numero de categorias.

Ex.: Ficaria assim, atenderia a todos os gostos, comentem a idéia !!!

1 - Shobu Ipom (JKA), sem luvas, hehehehe  substituindo o Shobu absoluto
2 - Kata individual Shotokan ryu
3 - Kata individual Wado ryu
4 - Kata individual Shito ryu
5 - Kata individual Goju ryu
6 - Embu Masculino
7 - Embu Feminino
8 - Embu Misto
9 – Shobu Masculino por categoria de peso.
10 - Shobu Feminino por categoria de peso.
11 – Kata Equipe Masculino. (Todos os estilos)
12 – Kata Equipe Feminino. (todos os estilos)


Offline pmax

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 300
  • Votos: +0/-0
Re: Esclarecimentos da CBK
« Resposta #29 Online: Julho 13, 2007, 15:08:17 »
Ari,

Como vai amigo?

Tu tem razão, bom dei uma ideia para unificar as competições esportivas, com relação as escolas, cara a coisa fica preta, também não vejo a luz no fim do túnel .................. Principalmente em relação ao Shotokan.

Abraços!!!!!