Autor Tópico: Knockout com "pulinhos"  (Lida 3430 vezes)

Offline TaeKwonDoII

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 79
  • Votos: +1/-4
    • www.tkdonline.com.br
Knockout com "pulinhos"
« Online: Junho 28, 2007, 15:38:48 »


Olhem este vídeo um dos chutes que mais acertou em cheio o adversário que já vi.. os caras realmente pulavam e não saltitavam.. porém na hora que o cara deu o chute entoru em cheio no queixo/garganta.. deve ter doido e muito!

Digam ai o que acharam?

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Knockout com "pulinhos"
« Resposta #1 Online: Junho 28, 2007, 21:00:20 »
Oss

O mais impressionante é ele teve de fazer 4 vezes,3 em camera lenta e o árbitro não para a luta e nem dá o ponto ,que absurdo :o.

Foi no pescoção,e o cara levanta para mais 3 demonstrações,até na rapetição houve perfeição ::)

Com ou sem saltitamento ele foi excelente e preciso :)

Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida

Piá

  • Visitante
Re: Knockout com "pulinhos"
« Resposta #2 Online: Junho 29, 2007, 20:30:44 »
Na minha opinião:

Por um lado; Uma infelicidade pois o azul estava avançando e o vermelho também. Daí o excesso de contato. Perigoso para caramba. Poderia resultar em tetraplegia.

E por outro ; Uma imbecilidade pois o azul defende o golpe de pé - antes - dele acontecer. Ou seja ele deve ter percebido o golpe mas perdeu o tempo, ou ter acreditado que seria um Kizami Tsuzi. E mesmo assim acho que nesta base que eles usam não daria para defender não.

E por último, até uma cortada da bolinha de tênis de mesa, do Campeão Brasileiro deve machucar. . . Mas não incapacita o outro com um golpe. E o karate deve ser isso. Nas competições os árbitros deveriam ser aptos e competentes para avaliar qual dos competidores conseguiria este feito se fosse uma luta "real" , mas ao mesmo tempo separar ou isolar algo que não fosse um "acidente". Pois o Karateca vermelho deve ter ficado "muito" preocupado com a integridade do adversário devido ao que aconteceu. Se pegasse no peito de um Karateca plantado na base, quem ia ao chão era quem chutou.
Oss

Para  Gustavo, concordo com 99,9 dos seus posts. Mas e aqui, apesar de que um chute daquele levava um Gyako em De-Ai. Hoje somos mais ecológicos, mais politicamente corretos, e com mais complexos de culpa.

Tudo isso é digno de reflexão ... O que eu gostaria de dizer é que.... A gente se diverti, tenta ficar em forma física, coloca o ego em dia em treinos ou competições, evolui física e espiritualmente, mas no final pode dar M... Se eu perder dentes, faço implantes. Mas e um olho? E um trauma nas Colunas Cervical ou Lombar?.... É F..oda. Somos Machos na VIDA, não somente no Karate. Somos Filhos, Maridos, Amantes, Pais, etc... Até para ser Gay assumido tem que ser muito macho. Têm que ter mais culhões que muita gente com as quais convivo diariamente. OSS.
P.S. Os que só fingem praticar Karate no Dojo ou no Koto, nem levo em conta.

Lezon

  • Visitante
Re: Knockout com "pulinhos"
« Resposta #3 Online: Junho 30, 2007, 13:04:30 »
Bom, meus amigos!

O que acebei de visionar, obriga-me a comentar algo, não só na minha qualidade de Karateca e professor, e ainda como membro responsável que fui de um conselho de arbitragem da federação Portuguesa de Karate, desde 1988 até 2006, funções que deixei de exercer por vir residir para este país.

Pelo que observei no vídeo, estou em crer que se tratava de uma competição sob as regras da WKF. Assim sendo, vou colocar-me na posição de árbitro central.

À minha voz de yame, independentemente da posterior avaliação médica que viesse a ser prestada ou não ao AO (faixa azul), eu proporia aos Juizes  uma penalização ao AKA (faixa vermelha), de Hansoku Shui, no MÍNIMO. Depois da avaliação médica feita, e dependendo do estado físico em que o Ao ficasse, e ainda da opinião médica, a penalização poderia ou não sofrer alteração, isto é, manter o Hansoku Shui ou dar Hansoku diretamente ao AKA.

Esta era pois a minha tomada de posição perante o que observei no vídeo. Lamento que o mesmo não mostrasse a posição final do painel de arbitragem, pois para mim seria muito interessane...Vi somente um Juiz que se vê de frente no vídeo que, infelizmente, nem um gesto esboçou com as bandeiras.

Meus caros, neste caso e como o Yama disse e muito bem, vê-se que a parte aingida foi o pescoço mas, com incidência na garganta, o que é grave. Além disso, fosse aonde fosse, o AKA fez a técnica de rotação em salto (ura-sokuto-geri) no meu estilo, sem o mínimo de controlo. Ainda bem que o AKA não  fez corretamente com o pé (faca do pé) senão o AO iria ficar muito mal...

As alterações às regras vieram de facto trazer mais espetacularidade aos combates, mas há que ter consciência plena de que para certas técnicas há que ter um rigoroso controlo.

No caso apresentado, lamento mesmo muito que quem filmou não tivesse tido o cuidado de aguardar pela decisão do panel de arbitragem. Talvez ele servisse para ser analisado e apresentado num curso de arbitragem..

Saudações. Hai!!

Lezon         

Lezon

  • Visitante
Re: Knockout com "pulinhos"
« Resposta #4 Online: Julho 04, 2007, 17:04:49 »
Amigo Yama,

Desculpe contrariá-lo mas o árbitro diz Yame acompanhado do respectivo gesto arbitral de paragem do combate. O que se lamenta neste vídeo, é que a mesma pessoa que filmou não tivesse tido o cuidado de aguardar pela decisão final do painel de arbitragem que, neste caso, nunca podia ser de pontuação mas sim de penalização.

Eu já assumi o que faria se eu fosse o árbitro central no combate, agora gostaria que viessem mais apreciações e posiveis decisões a tomar neste combate.

Só quero que surjam comentários dentro das regras de arbitragem, claro está, para que possamos trocar e esclarecer possíveis dúvidas que possam surgir sobre este ou outros casos.

Saudações. Hai!!
Lezon

Offline Luiz

  • Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Re: Knockout com "pulinhos"
« Resposta #5 Online: Julho 04, 2007, 17:30:43 »
Não sei o que aconteceu com o atleta que levou o chute, mas é cabível sem dúvida nenhuma de hansoku...

Na minha  opinião foi técnica totalmente sem controle...

OSS...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Lezon

  • Visitante
Re: Knockout com "pulinhos"
« Resposta #6 Online: Julho 04, 2007, 18:26:36 »
Caro Luiz,

Tomei a devida nota do seu comentário, mas vou aguardar por mais para podermos finalmente tecer algumas considerações.

Hai!!!

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Knockout com "pulinhos"
« Resposta #7 Online: Julho 04, 2007, 19:01:25 »
Oss

Lezon Sensei eu fiz uma brincadeira com a imagem,mas pelqas regras WKF eu como arbitro de 5ª também desclassificaria o Aka pois foi contato mais que excessivo.

Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida

Lezon

  • Visitante
Re: Knockout com "pulinhos"
« Resposta #8 Online: Julho 04, 2007, 20:47:29 »
Meus caros amigos Luiz e Yama,

No meu 1º.comentário e quando me coloquei no lugar de árbitro central, eu disse:

" À minha voz de yame, independentemente da posterior avaliação médica que viesse a ser prestada ou não ao AO (faixa azul), eu proporia aos Juizes  uma penalização ao AKA (faixa vermelha), de Hansoku Shui, no MÍNIMO. Depois da avaliação médica feita, e dependendo do estado físico em que o Ao ficasse, e ainda da opinião médica, a penalização poderia ou não sofrer alteração, isto é, manter o Hansoku Shui ou dar Hansoku diretamente ao AKA."

Face a isto e como por certo compreendem, eu salvaguardei a decisão final para depois de uma observação atenta e cuidada por parte da equipe médica que eu entretanto, face à acção verificada, eu teria chamado de imediato. Quero entretanto desde já dizer que tanto o Luiz como o Yama, não erraram no pensamento que por certo vos levaria a tomar uma decisão consentânea com o mesmo. Porém, talvez pela falta de experiência na arbitragem, não pensaram em  ponderar um ou outro aspecto que é preciso ter em conta.

Como se viu, o combate havia começado a uns 5/7 segundos quando se deu a acção motora do AKA. Não há dúvidas nenhumas de que a técnica efectuada é de difícil controlo e esse é também um factor a ter em conta.

Todavia, como atingiu o oponente AO numa zona proibitiva, há que aguardar o resultado dessa mesma acção para se poder penalizar correctamente. Então, se o AO não demonstrar debilidade física e que tudo não passou de um susto e a opinião médica também o confirmar, aqui devemos manter a penalização directa de HANSHOKU SHUI.

Mas se depois de assistido se verificar que o mesmo está francamente debilitado e a opinião médica também corroborar nessa apreciação, então atribuir-se-á o HANSOKU. 

Na eventual atribuição de HANSHOKU  ao AKA, o chefe de Tatami e o painel de arbitragem fará um relatório do sucedido e apresentará ao Conselho de Arbitragem, o qual por sua vez, decidirá se o AKA deverá ser suspenso do resto da compeANSOKU tição ou até das competições posteriores.

Já agora, aproveito para explicar algumas situações técnicas arbitrais que podem acontecer: se o árbitro central depois de indicar aos Juízes que pretende atribuir HANSOKU e dois Juízes indicam com as bandeiras a atribuição de HANSOKU SHUI, e um Juiz indica HANSOKU, o árbitro central como tem poder de decisão atribuirá HANSOKU; se os três juízes atribuírem HANSOKU SHUI, o árbitro central só pode atribuir a mesma penalização.

Acho que está mais ou menos esclarecida a situação. Se desejarem mais esclarecimentos estejam à vontade para os solicitar.

Saudações. Hai!!!
Lezon