Autor Tópico: OPEN DE PARIS 2010  (Lida 9168 vezes)

Dan

  • Visitante
Re: OPEN DE PARIS 2010
« Resposta #15 Online: Fevereiro 26, 2010, 11:39:08 »
Cher Arivaldo,
 
Quando cheguei no Brasil em 2000, eu conheci Celso Rodrigues (Sapatine). Ele explicou que a influência da NKK/JKA Brasil estava importante no julgamento de recurso à arbitragem para Passagens de Grau e competições. Pela simples razão é que o Brasil foi completamente dominado pelos japoneses como "segunda classe" en Karatê quando emigrou para o Brasil... Perguntei-lhe por que isso aconteceu dessa forma. Ele disse que o Brasil é um país continental. Eu lhe disse que os E.U. também ! O fato é que o problema da formação do Corpo de Arbitragem no Brasil de qualquer Confederação ! Eu entendo que ele está compartilhando o bolo $$$$$$$$, mas mesmo assim o nível global ou internacional, o brasileiro está completamente ultrapassado por algum fato. Agora, graças à Internet, as coisas são muito alterado e com as pessoas. Por muitos anos no Brasil, estou lutando para que exista um "acordo" no julgamento das decisões entre o exame de faixa, Kyu, Dan e as competições de Kata que se reflecte na forma básica ou convencional na NKK/JKA Brasil e na WKF.
É muito importante não esquecer que o Kata não é um mero exercício de estilo. Ela representa uma batalha em que é mais puro e mais extremas e, como tal, tem, como o último, seu próprio ritmo. Esta não é uma raça, um balé (Ballet)... nem um trabalho lento. O termo "viver sua Kata" com viver seu Karatê traduz melhor do que qualquer outro que esta capacidade deve ter o praticante a controlar todos os parâmetros da sua execução, de modo que o conselho considera que o senso de luta pela demonstração ou execução, de que é feita. Tal como no Kihon "beleza" não é um critério essencial, mas a eficácia é inevitáveis. Vou deixar a vocês 2 importante critério de pontuação.

Aqui, entre outros critérios internacionais para a Passagens de Grau Kyu e Dan. Critérios de contabilização de Kata por os estilos como o Shotokan, Shoto Kaï, Wado Ryu, Shito Ryu, Goju Ryu, Kyokushinkaï, Uechi Ryu, Shorin Ji, Shukokaï, Shotokan Oshima, Shorin Ji (Shurite), Shorin Ryu Okinawa... :

- Apresentação
Vestido eo comportamento do candidato deve ser impecável : Kimono limpo, faixa ou cinturão corretamente fechada, o comportamento ea atitude irrepreensível.

- Cerimonial e etiqueta
O cerimonial (comprmento, posição, apresentação) devem ser escrupulosamente respeitados. O Kata é anunciado em voz alta, ele começa e termina com o comprimento. O comprimento é a grandeza física que expressa a distância entre dois pontos.

- Concentração
Em sua execução, o candidato deve obter uma impressão de unidade de corpo e mente.

- Equilíbrio e Estabilidade
As posições devem ser claramente identificadas. A posição da pelve, coluna, pescoço e ombros bem controlada. O controle do movimento é essencial e perda de equilíbrio, deslizamento ou queda deve ser punido ou de notificação obrigatória.

- O ritmo eo tempo
Técnicas acorrentado, movimentos lentos (se é que existem no kata apresentados), o tempo morto ou lento, deve ser investido com sabedoria enquanto o Kiai será colocados de acordo com as normas comummente aceites.

- O foco
Os olhos devem estar imbuídos de toda a determinação do candidato. Ele deve seguir
direção em que as técnicas ou seqüências são usadas.

- Respiração e Kiai
Respirar é o suporte de energia, que determina os momentos de força e fraqueza de nosso corpo. Deve ser corretamente sincronizado com as técnicas, com exceção de alguns Kata de respiração, é inaudível. Kata inclui os seguintes estilos uma, duas expirações de som (Kiai), que expressa uma máxima liberação de energia.

- Conformidade com diagrama de técnicos e original de Kata
O Kata é realizada em sua forma original, ou seja, respeitando as posições, técnicas e indicações recomendadas pelo estilo ou escola referidos pelo candidato.

----------

Extracto do Regulemento Competições sobre a arbitragem na WKF :

ARTIGO 5 : CRITÉRIOS PARA DECISÃO

1. O Kata deve ser executado com competência e deve demonstrar uma compreensão clara dos princípios tradicionais que contém. Ao avaliar o desempenho de um competidor ou equipe, os Juízes observarão :

 1.1 Demonstração realista do significado do Kata.

 1.2 Compreensão das técnicas utilizadas (BUNKAI).

 1.3 Bom timing, ritmo, velocidade, equilíbrio e foco de potência (KIME).

 1.4 Uso correto e adequado da respiração como auxiliar do KIME.

 1.5 Foco correto de atenção (CHAKUGAN) e concentração.

 1.6 Posições corretas (DACHI), com a tensão de pernas adequada, e pés bem plantados no chão.

 1.7 Tensão do abdômen adequada (HARA), sem movimentos oscilatórios verticais do
quadril durante os deslocamentos.

 1.8 Forma correta (KIHON) do estilo praticado.

 1.9 A execução deve também ser avaliada tendo em conta outros fatores tal como a dificuldade do Kata apresentado.

 1.10 No Kata por equipes, a sincronização sem estímulos externos é um fator adicional.


2. O competidor que variar o Kata Shitei é desclassificado.
3. O competidor que parar durante a execução do Kata Shitei ou Tokui, ou que execute um Kata que não o anunciado ou anunciado à mesa, é desclassificado.
4. O competidor que executar um Kata que não venha na lista ou que repita um Kata já executado é desclassificado.

EXPLICAÇÃO:

I. O Kata não é uma dança ou uma performance teatral. Deve seguir os valores e princípios tradicionais. Deve ser realista em termos de combate e evidenciar concentração, poder e potencial de impacto nas suas técnicas. Deve demonstrar força, poder e velocidade – assim como elegância, ritmo e equilíbrio.

II. No Kata por equipas, todos os membros da equipa devem começar o Kata voltados para a mesma direcção, e de frente para o Juíz Chefe.

III. Os membros da equipa devem demonstrar competência em todos os aspectos da performance do Kata, assim como sincronização.

IV. As instruções para começar e parar a execução, o bater com os pés no chão, ou com as mãos no peito, braços ou Karate-gi, e a expiração inapropriada são exemplos de estímulos externos e devem ser levados em conta pelos Juízes na tomada de decisões.

V. É da total responsabilidade do treinador ou do competidor assegurar que o Kata
anunciado à mesa é apropriado para essa eliminatória.



Voilà espero que eu respondi na tua pergunta. Mesmo sendo feitas Competições no JKA ou no Tradicional as vezes, nunca entendi ter praticamente todos os Juízes na frente e os 2 competidores conjuntos. Jà que é dificil de julgar uma pessoa, mas 2 juntas é totalmente absurdo e ridículo para mim ! Agora nos temos o problemo de saber como melhorar as competições de Kata e até mesmo as Passagens de Grau no Brasil sem distorcer certas palavras estilo balé (Ballet), impróprias para a prática.


Oss

PS : É demasiado longo, mas bom...
« Última modificação: Fevereiro 26, 2010, 16:19:02 por Dan »

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Re: OPEN DE PARIS 2010
« Resposta #16 Online: Fevereiro 26, 2010, 14:38:07 »
Olá Dan,
Não respondeu não. Quando fiz a pergunta me referi a WKF (entidade maior) e não a CBK. O que gostaria de saber e se as escolas SHITO-RYU, GOJU-RYU, SHOTOKAN e WADO-RYU que compõe WKF influenciam de alguma forma as modificações realizadas no kata ou existe um grupo de pessoas especialmente para isso ? Quais são os critérios adotados para uma padronização (internacional) ?


Ari - Santos/SP   

Dan

  • Visitante
Re: OPEN DE PARIS 2010
« Resposta #17 Online: Fevereiro 26, 2010, 15:38:17 »
Citar
Quais são os critérios adotados para uma padronização (internacional) ?

Se eu respondi no nivel International na forma de Passagens de Grau e na Regulamatação da WKF, olhe bem...

Citar
existe um grupo de pessoas especialmente para isso ?

Há mais de 10 anos atrás tinha acordo com todos os Perito Japonês do estilo e principalemente do 4 estilo referente, Goju Ryu, Wado Ryu, Shito Ryu, Shotokan sobre as "variações" permitido na competição tambem ITKF com WKF. Isto quer dizer que mesmo se conversei com Yoshizo Machida, Hideo Ochi, Bernard Bilicki etc...o ano passado sobre o verdadeiro significado e influencia de ponto de vista na hora do julgamento do Grau ou da Competição, o Juiz tem que saber as "variações" no 4 estilo em Kata na WKF e na ITKF, mesmo no Brasil !
Há um grupo pré-determinado de investigação na WKF depois muito anos. Na hora que eles precisam, eles se junto estudar as diferenças no trabalho individual. Mesmo se o Japonês e vários trabalhos de melhoramento em Biomecânica, o Kata praticado por Ô Senseï Gichin Funakoshi ou Ô Senseï Hironori Otsuka não é o mesmo no inicio, que na década de 50, 70, 90, mas eles costumam permanecer na mesmas bases. É por isso que detêm a verdade ou ter influência técnica sem conhecer o próprio Bunkai no Kata no 4 estilo é puramente... ridículo !
« Última modificação: Fevereiro 26, 2010, 15:56:33 por Dan »

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Re: OPEN DE PARIS 2010
« Resposta #18 Online: Fevereiro 26, 2010, 16:03:58 »
comprendre...merci beaucoup.



Ari - Santos/SP

Offline RicardoCosta

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
Re: OPEN DE PARIS 2010
« Resposta #19 Online: Fevereiro 26, 2010, 16:38:44 »
Diante do que o sr Dan postou, retiro minha observação.

Esta porcaria não serve nem para se dizer que é balé (Balett).

OSS
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Dan

  • Visitante
Re: OPEN DE PARIS 2010
« Resposta #20 Online: Fevereiro 26, 2010, 16:45:18 »
Cher RicardoCosta,

Citar
porcaria não serve nem para se dizer que é balé (Balett).

Repito a minha pergunta gostaria de saber em que critérios técnico ou outros é... porcaria ?

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: OPEN DE PARIS 2010
« Resposta #21 Online: Fevereiro 26, 2010, 16:51:36 »
Oss

falar do Balé é sacanagem  ::)

eu faço Balé e é coisa de machucado pra cacete  :D :D :D :D :D

quero ver qtos caratecas elevam uma mulher acima de sua cabeça ao som do Lago dos Cisnes.

os caras tem uma flexibilidade e força descomunal  ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::)

para ser bom no Balé tem de ser lutador pacas  :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D

se os katas fossem apresentados como Balé seriam muito aplaudidos e de pé  :o :o :o

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline Zé do berço

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 39
  • Votos: +0/-0
Re: OPEN DE PARIS 2010
« Resposta #22 Online: Fevereiro 26, 2010, 17:09:16 »
Oss

falar do Balé é sacanagem  ::)

eu faço Balé e é coisa de machucado pra cacete  :D :D :D :D :D

quero ver qtos caratecas elevam uma mulher acima de sua cabeça ao som do Lago dos Cisnes.

os caras tem uma flexibilidade e força descomunal  ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::)

para ser bom no Balé tem de ser lutador pacas  :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D

se os katas fossem apresentados como Balé seriam muito aplaudidos e de pé  :o :o :o

Oss
alberto

hummmmmmmmmmmm poderooooosaaa  ::) ::) ::)

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: OPEN DE PARIS 2010
« Resposta #23 Online: Fevereiro 26, 2010, 17:20:45 »
Oss Zé do Berço san

poderosa não  >:(

poderosona  :D :D :D :D :D :D :D  sou gordo e feio pacas  :D :D :D :D

se procurar com calma no site me verá em uma performance em que estrelo um clássico.

caso não o ache ,pedirei a Samuca san que realoque a imagem,para tirar de vez as duvidas de como um bailairino é infinitamente superior a qquer um que os descata  :D :D :D :D :D :D :D

Samuca san por favor !!!!  minha imagem no clássico Disney   ::) ::) ::) ::) ::)

Oss
alberto,no momento sem sapatilhas
yama-Alberto S. Almeida

Offline RicardoCosta

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
Re: OPEN DE PARIS 2010
« Resposta #24 Online: Fevereiro 26, 2010, 18:56:28 »
Olá Dan.

Leia de novo meu primeiro post.

Eu disse que kata é aquele que você faz e a pessoa que assisti pensa duas vezes se vai querer estar na sua frente para lutar.

Se você discorda de minha percepção o observação é um problema seu, eu não estou pensando em critérios técnicos, mesmo por que, se fosse avaliar assim, já desclassificaria só pelo show de luzes, me desculpe, mas isto é uma besteira que não tem nada a ver com karatê. E já sei que a turma do Karetê esporte vai cair em cima de mim, falando e falando, mas eu sou velho e quadrado mesmo, só conheço um Karatê: Budô.

OSS
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: OPEN DE PARIS 2010
« Resposta #25 Online: Fevereiro 26, 2010, 20:05:33 »
Olá!
Caro Ricardo, VC. assim pensa não é porque está velho, é porque conhece e treina Karate.
Eu não acredito como esse pessoal é chato, é o tipico profeta.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline RicardoCosta

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
Re: OPEN DE PARIS 2010
« Resposta #26 Online: Fevereiro 26, 2010, 20:33:45 »
OSS, Pedro Sensei.

Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Dan

  • Visitante
Re: OPEN DE PARIS 2010
« Resposta #27 Online: Fevereiro 26, 2010, 20:46:14 »
Eu tinha impressão de que o chão deslizando debaixo dos pés de alguns... Será ?

Apesar de complexado e fechado da cabeça e como diz o ditado : não são apenas idiotas nunca mudam de opinião. Em qualquer caso, esta não é a atitude de um Budoca ou melhor, um Bushi está aberto para a prática...
Excelente torná-lo mais espaço e menos limitado em karatê-dô por as pessoas quer trabalhar de verdade e avançar, seja Karatê Tradicional ou Desportivo, muito obrigado.
« Última modificação: Fevereiro 26, 2010, 21:12:04 por Dan »

Offline RicardoCosta

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
Re: OPEN DE PARIS 2010
« Resposta #28 Online: Fevereiro 27, 2010, 07:47:21 »
Caro Dan.

Quando se trata de Budô estou sempre aberto a aprender.
Mas isto não é Budô.

OSS
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

A. HIGINO

  • Visitante
Re: OPEN DE PARIS 2010
« Resposta #29 Online: Fevereiro 28, 2010, 10:20:57 »
OSS, RicardoCosta...

Concordo com você...
Quando se executa um Kata deve-se transmitir verdade para quem assiste, os que assistem devem vizualizar essa luta imaginária e compreender a mensagem que está sendo transmitida, onde um único homem luta desesperadamente contra vários adversários.
O que ví nesses vídeos foi:
Muita elegância e nenhuma Marcialidade.
Kimê de "boca".
Nenhuma naturalidade em detrimento de atitudes robóticas.
Na verdade... Uma pequena peça teatral.

Isto não tem Budô não tem karatê.
Quem quer praticar isto, que o faça.
Mas não tentem enfiar isto de "goéla a baixo" como se fosse igual a isto:




Isto é Karatê-Dô!

OSS...