Autor Tópico: OPEN DE PARIS 2010  (Lida 9157 vezes)

Dan

  • Visitante
Re: OPEN DE PARIS 2010
« Resposta #30 Online: Fevereiro 28, 2010, 10:42:20 »
Prezado A. HIGINO e outros,

Interessante A. HIGINO, RicardoCosta, Pedro... além dos holofotes e para 4° vezes, quais são as bases e os critérios técnicos biomecânicos, anatômicos, psicológicos, geométrico que você pode reivindica e afirma que isto é :

Citar
Muita elegância e nenhuma Marcialidade.
Kimê de "boca".
Nenhuma naturalidade em detrimento de atitudes robóticas.
Na verdade... Uma pequena peça teatral.

Isto não tem Budô não tem karatê.
Quem quer praticar isto, que o faça.

Estou aguardando resposta sua... Obrigado.
« Última modificação: Fevereiro 28, 2010, 11:15:11 por Dan »

Offline Ulbricht

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 246
  • Votos: +0/-0
Re: OPEN DE PARIS 2010
« Resposta #31 Online: Fevereiro 28, 2010, 12:14:05 »
Os Kata do Sensei Osaka são os melhores do mundo.
Oss!!!!
Luís Eduardo de Oliveira Ulbricht

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: OPEN DE PARIS 2010
« Resposta #32 Online: Fevereiro 28, 2010, 12:37:17 »
Nunca houve ninguem como Osaka Sensei. Parece que o corpo dele foi moldado para Kata. Porem existe tambem o Efthimios Karamitsus, que tem o Kata melhor do que o Yahara. Alias, quem pode me explicar porque o Osaka Sensei mudou o ritmo do Gojushiho? Ele faz alguns movimentos rapidos onde teria que ser lento. Estou falando da sequencia de soto-shuto uchi e uchi-shuto-uchi.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

A. HIGINO

  • Visitante
Re: OPEN DE PARIS 2010
« Resposta #33 Online: Fevereiro 28, 2010, 13:24:28 »
OSS, Dan...

Como diz o velho ditado:
"Uma imagem vale mais que mil palavras"
Então compare os "Linkes" e tire as suas próprias conclusões.
Se você entende que a filmagem Européia e a filmagem Japonêsa apresentaram as mesmas caracteresticas de Karatê, então, nós estamos conversando em Grego.

OSS...
« Última modificação: Fevereiro 28, 2010, 13:38:07 por A. HIGINO »

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: OPEN DE PARIS 2010
« Resposta #34 Online: Fevereiro 28, 2010, 13:36:27 »
Olà!
Tem coisas que só se explicam no Koto.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Dan

  • Visitante
Re: OPEN DE PARIS 2010
« Resposta #35 Online: Fevereiro 28, 2010, 13:52:19 »
Prezado A. HIGINO e Pedro,

Não há nenhuma ofensa para mim... apenas para oferecer um debate justo e significativo sobre um tema que parece muito importante que é o "Kata".

Agora, não vejo nada mais natural para explicar uma declaração sobre critérios técnicos, porque quando você vê um Périto ou um distinto Professor de qualquer Nacionalidade dá-me uma afirmação, eu gosto como todo o mundo, perceber em que podemos afirmar que esta diferença parece mais adequada do que outra, se este for o seu caso !
Qual é o problemo, apesar do Koto, não estamos Karateca, não estamos abertos à uma discussão ?

Me desculpes Senhores, mas isso não é Grego...

Oss
« Última modificação: Fevereiro 28, 2010, 14:35:04 por Dan »

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: OPEN DE PARIS 2010
« Resposta #36 Online: Fevereiro 28, 2010, 14:16:49 »
Meu pensamento é o seguinte...
Imaginem o Osaka faendo uma apreentação com spot de luz e tudo aquilo!!
Ia ficar maravilhoso.
Afinal de contas, arte tem que ser mostrada em alto nivel.
Acho que tudo evolui com o tempo. Estrutura de show para apresentar o Karate do é algo digno de respeito.
So fosse desrespeito teatro Kabuki seria feio.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline KATASHOTOKAN

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 873
  • Votos: +0/-0
  • KARATE-DO só quem pratica sabe a força que tem
Re: OPEN DE PARIS 2010
« Resposta #37 Online: Fevereiro 28, 2010, 18:20:47 »
Nunca houve ninguem como Osaka Sensei. Parece que o corpo dele foi moldado para Kata. Porem existe tambem o Efthimios Karamitsus, que tem o Kata melhor do que o Yahara. Alias, quem pode me explicar porque o Osaka Sensei mudou o ritmo do Gojushiho? Ele faz alguns movimentos rapidos onde teria que ser lento. Estou falando da sequencia de soto-shuto uchi e uchi-shuto-uchi.
Oss! realmente o "Rokudan" Efthimios Karamitsos, executando kata, é algo incrivel.

Oss!
“O propósito supremo do KARATE-DO não está contido na vitória, nem na derrota de adversários, mas, no aprimoramento do caráter, da personalidade e da honra de seus praticantes."

Offline KATASHOTOKAN

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 873
  • Votos: +0/-0
  • KARATE-DO só quem pratica sabe a força que tem
Re: OPEN DE PARIS 2010
« Resposta #38 Online: Fevereiro 28, 2010, 18:59:50 »
Oss!
Em tratando-se de Kata, há inúmeros karatecas fantásticos, a exemplo de Dário Marchini,


José Antonio Sanchez (certa ocasião Enoeda Sensei,comentou ser o Sanchez um dos melhores em kata de toda Europa.)
Conheço tantos outros karatecas que ao executar kata, me fascina, particularmente, admiro muito kata, e os treino muito também (16 kata três vezes por semana) sendo meus tokui kata o Gojushiho-Dai,Hangetsu, e Sochin.
Oss!
“O propósito supremo do KARATE-DO não está contido na vitória, nem na derrota de adversários, mas, no aprimoramento do caráter, da personalidade e da honra de seus praticantes."

Offline KATASHOTOKAN

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 873
  • Votos: +0/-0
  • KARATE-DO só quem pratica sabe a força que tem
Re: OPEN DE PARIS 2010
« Resposta #39 Online: Fevereiro 28, 2010, 19:09:25 »


Kata de Karatê quando você termina de fazer quem viu precisa ficar com medo de lutar com você.

OSS
Oss!
Essa comentário dentro do contexto, para mim é o  mais sensato, que li quando o assunto é kata, parabéns mais uma vez Sensei Ricardo Costa,
Oss!
Há quem prefira os kata do holoforte, particularmente, prefiro esse; 
,
A exemplo de tantos outros.
Oss!
“O propósito supremo do KARATE-DO não está contido na vitória, nem na derrota de adversários, mas, no aprimoramento do caráter, da personalidade e da honra de seus praticantes."

Dan

  • Visitante
Re: OPEN DE PARIS 2010
« Resposta #40 Online: Fevereiro 28, 2010, 20:07:15 »
Grato por seu exemplo KATASHOTOKAN...

Os exemplos são muitos e portanto deixei algumas pistas para algumas imagem de vídeo, tambem mas ninguém responde para os critérios técnicos, pela 5° vez... O que está acontecendo ? É estranho, mas quando falamos em Kata sempre há algum desvio que fica... muito estranho.
« Última modificação: Fevereiro 28, 2010, 21:19:37 por Dan »

A. HIGINO

  • Visitante
Re: OPEN DE PARIS 2010
« Resposta #41 Online: Fevereiro 28, 2010, 21:58:55 »
OSS, a Todos...

Por mais que discutamos aqui, seja kata ou qualquer outro assunto, todos tem uma opinião e juízo pré-estabelecido e nada irá mudar isso por mais evidentes que sejam os fatos, somente se alongará o debate sem que os contraditórios cheguem a um consenso.
.................
Assim, fica aqui a minha opinião final sobre o que eu penso sobre kata:
"Na prática do Karatê-Dô Kata, devemos sentir a presença do nosso adversário visualizando os seus ataques e vivendo o combate como se lutassemos pela nossa vida. Jamais devemos esquecer que o kata é um combate antes de tudo, e se perdemos essa meta, não faremos nada mais do que simples exercícios de ataque e defesa, sem função de combate algum gerando assim descrença para quem vê.
O Kata é a alma do combate do Karatê-Dô, e se não o tivermos como isto, após passarem os nossos anos e a nossa vitalidade juvial, nada ficará, além das recordações pendentes de nossas frustrações".
.................
Cada um tem a sua verdade, mas a verdade é apenas uma!

OSS...
« Última modificação: Fevereiro 28, 2010, 22:01:43 por A. HIGINO »

Offline KATASHOTOKAN

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 873
  • Votos: +0/-0
  • KARATE-DO só quem pratica sabe a força que tem
Re: OPEN DE PARIS 2010
« Resposta #42 Online: Fevereiro 28, 2010, 22:23:31 »
Oss!
“O propósito supremo do KARATE-DO não está contido na vitória, nem na derrota de adversários, mas, no aprimoramento do caráter, da personalidade e da honra de seus praticantes."

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: OPEN DE PARIS 2010
« Resposta #43 Online: Fevereiro 28, 2010, 22:26:41 »
Oss,

Dan,

Deixando os holofotes de lado e entrando um pouco mais no mérito técnico da questão, apesar de não me sentir muito à vontade, acredito que há um grande "detalhe" que, particularmente, não consegui identificar nas execuções: Kime.

Gostei muito das posturas formais e padronadas com que os atletas se apresentavam antes das execuções no Koto. Entretanto, dali pra frente, as coreografias estilo "Power Rangers" para assumir o Kamae do Kata ficaram muito forçadas...

... e indo um pouco além, é possível notar a preocupação dos atletas em cada movimento, como se estivesse calculando precisamente os limites da execução, seja de um soco ou de um simples passo.

Os movimentos podem estar perfeitamente corretos, mas ainda está muito distante daquele ideal de execução, que às vezes perde até um pouco da postura para dar espaço ao Kime - critério de busca dentro de um Kata.

-//-

Daí deixo dois links para, independentemente de "intrigas nipônicas", serem comparados tecnicamente - deixando qualquer fator holofote de lado.

Kata Unsu:

#1
#2

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline RicardoCosta

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
Re: OPEN DE PARIS 2010
« Resposta #44 Online: Fevereiro 28, 2010, 22:46:05 »
Já dei minha opinião.

Kata tem que expressar luta, se não expressa, não é kata.

É coreografia, pode ser bonito, pode ter firula, mas não é Kata. É uma questão de "espírito", como diria meus antigos senseis, se não tem "espírito", não é Karatê. Na hora do vamos ver o que vale é o espírito e não apreciação técnica.

OSS
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!