Autor Tópico: Shiai Kumite II no Camp. Min. 2007  (Lida 2767 vezes)

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Shiai Kumite II no Camp. Min. 2007
« Online: Janeiro 09, 2008, 23:12:24 »
Prezados,

Dando continuidade, segue outro vídeo de parte de luta preliminar no Campeonato Mineiro de Kumite 2007, em Pouso Alegre/MG, na Categoria Infanto-Juvenil, tendo o meu filho Eduardo Pêcego de AO (Vice-Campeão Mineiro de Kumite 2006) x o "Cabeludo", sendo que o mesmo foi para frente nesse combate para ao final terminar em 3º lugar no evento, conforme Shiai anteriormente divulgado.  Sem som, mas para os apreciadores, acho que vale a pena conferir.



Oss !!!
« Última modificação: Janeiro 09, 2008, 23:47:38 por Antonio Pêcego »
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Lezon

  • Visitante
Re: Shiai Kumite II no Camp. Min. 2007
« Resposta #1 Online: Janeiro 10, 2008, 11:35:46 »
Bom, lá vou eu fazer a minha apreciação.

Começo por fazer um reparo à equipa de arbitragem. Se eu fosse o Chefe de Tatami, não permitiria que o árbitro central estivesse vestido com o casaco, pois todos os elementos deveriam estar com ele e/ou sem ele.

Sobre o que visionei do resto do combate, apesar das imagens não serem bem esclarecedoras se as técnicas entraram ou não, acho que para a categoria em questão algumas delas deveriam ter sido pontuadas.

Admirei a atitude do AO que apesar de estar perante um adversário de estatura bem  superior, não se amedrontou nada, o que já por si é de louvar.

Reparei que o AO gosta de fazer uramawashi direito, mas fê-lo quase sempre sem grande convicção. Devo referir que perante aquele tipo de adversário, seria desaconselhável fazer esta técnica, já que para além da estatura do seu oponente, o vai desgastando ao longo do combate.

Também notei que o AO apesar de ter demonstrado não estar amedrontado pela estatura do adversário, por vezes e naturalmente se baixava o que é muito natural naquele caso, mas que deve ter em atenção este aspecto e ser substancialmente melhorado, para evitar outras situações desagradáveis.
 
Quanto ao AKA, pela sua estatura acho que podia e devia ter feito um combate muito melhor, pois desperdiçou muita energia com técnicas sem efectividade, e não soube também tirar partido das suas pernas, se bem que a altura não é sinónimo de superioridade…

Sucintamente esta é a minha apreciação ao combate.

Hai!!   Oss!!   
 

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: Shiai Kumite II no Camp. Min. 2007
« Resposta #2 Online: Janeiro 10, 2008, 14:07:29 »
Correta a análise criteriosa.

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Lezon

  • Visitante
Re: Shiai Kumite II no Camp. Min. 2007
« Resposta #3 Online: Janeiro 10, 2008, 14:15:07 »
Amigo António Pêcego,

Em aditamento ao que eu disse anteriormente, vou só dar um pequeno conselho ao meu amigo para as filmagens futuras.

Se lhe for permitido, acho que no futuro deve fazer as filmagens no lado oposto ao do árbitro central e / ou nas laterais do Tatami, o que irá resolver em grande parte a visibilidade dos combates, evitando muito vezes a presença do árbitro central tapando a visibilidade dos atletas.

Deve também estar com a devida atenção para que à voz de Yamé do árbitro, deve ter o cuidado de o filmar imediatamente até à conclusão da sinalética que vai aplicar e, consequentemente, até ele mandar recomeçar o combate. Concorda comigo?


Hai!!!    Oss!!!
« Última modificação: Janeiro 10, 2008, 14:23:32 por Jose Lezon »

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: Shiai Kumite II no Camp. Min. 2007
« Resposta #4 Online: Janeiro 10, 2008, 14:21:44 »
Estimado José Lezon Shihan,

Concordo plenamente, mas, no caso, quem fez essas filmagens foi a minha filha de 12 anos que é 3º kyu, enquanto eu fico lá embaixo próximo do gradeado acompanhando mais de perto e, tendo uma palha, se for o caso, converso com o garoto para sentir como ele está e/ou poderá ficar.

Vou falar com a menina.

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Lezon

  • Visitante
Re: Shiai Kumite II no Camp. Min. 2007
« Resposta #5 Online: Janeiro 10, 2008, 14:24:42 »
Amigo António Pêcego,

Ok, fiquei a saber e já muito faz ela.

Mas já agora e se não for pedir muito, especialmente naqueles casos que possam suscitar mais dúvidas na atribuição dos pontos, seria muito interessante visionar a sinalética dos restantes Juizes, assim daria para eu ver se houve algum erro à regras.

Hai!!   Oss!!