Autor Tópico: JKA... WKF? Ou tá já tudo igual? 2006 The 49th JKA  (Lida 10588 vezes)

Offline danilospjab

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 67
  • Votos: +0/-0
JKA... WKF? Ou tá já tudo igual? 2006 The 49th JKA
« Resposta #15 Online: Maro 13, 2007, 22:44:28 »
o karate campeonato e o karate arte marcial são iguais mas totalmente diferentes....


OSS

Suguri

  • Visitante
JKA... WKF? Ou tá já tudo igual? 2006 The 49th JKA
« Resposta #16 Online: Maro 14, 2007, 00:48:39 »
Citação de: "Tiozinho"
Sem querer polemizar,  mas existe De Ai, ou defesa possivel para um mae geri chudan com tudo...  se o oponente estiver pulando por pular? Falo isso por já ter tomado uns. Pulando, não se defende.

O caso então vai ser, distância, velocidade. Se o defensor não estiver com base na hora da defesa, vai defesa, braço, abdomen, tudo para trás. Ou seja para o chão. Existe o contratempo. Até com base plantada. Imagina pulando. A possibilidade restante é a dos pulos sincronizados que existem na WKF. Existem até tutoriais para ensinar isso.

Já no tradicional, o lance, é não mostrar sequer o seu ciclo de respiração ao adversário. Quanto mais o ciclo dos pulinhos.

Vai saber, cada caso é um caso.


eu disse q eles naum chutaram por causa da distancia e naum por causa dos pulinhos, q pra mim naum saum pulos no video... jah q eles naum tiram completamente do solo. outra coisa, se eu confio q sou mais rapido q meu adversario talvez deixe ele seguir meus movimentos pra ajudar no meu deai, do contrario eh soh nao padronizar sua movimentacao, trocar de base, de lado... como esta no video... a movimntacao cria oportunidades na defesa do adversario, por isso prefiro essa movimetacao, a ficar parado, plantado.

qnt a quem perguntou se existe compita, naum existe rs... competir eh um verbo defectivo e naum possui todas as conjugacoes... rs

Offline berga

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 38
  • Votos: +0/-0
JKA... WKF? Ou tá já tudo igual? 2006 The 49th JKA
« Resposta #17 Online: Maro 25, 2007, 13:48:16 »
[nao dá nem para comparar karate pipoca com o tradicional. Sem comentários

Offline Arno

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 15
  • Votos: +0/-0
Re: JKA... WKF? Ou tá já tudo igual? 2006 The 49th JKA
« Resposta #18 Online: Maio 22, 2007, 15:58:39 »
Com certeza é diferente.
Em competição se luta por pontos. Um golpe desferido fortemente pode te valer uma advertência.
Nosso sensei veio da tradicional e agora está na interestilos. Sim a dos pulinhos. Posso até ficar pulando na frente do adversário pra buscar pontos nos campeonatos, mas na hora de um Jiu Kumite a coisa muda.
Base plantada no chão pra buscar potência no golpe.


Offline fcsergio

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 335
  • Votos: +0/-0
Re: JKA... WKF? Ou tá já tudo igual? 2006 The 49th JKA
« Resposta #19 Online: Maio 25, 2007, 20:31:56 »
Uma vez, conversando com um determinado Sensei de SP, que arbitra tanto em regras da JKA como da WKF, ele disse que sua maior dificuldade é na WKF pq quase todo golpe que chega perto do adversário vale ponto e tudo que se encosta (por mais fraco que seja) é penalizado, portanto, ele tem dificuldade de saber quando o ponto realmente vale ou não.

Offline Borchio

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 409
  • Votos: +3/-2
Re: JKA... WKF? Ou tá já tudo igual? 2006 The 49th JKA
« Resposta #20 Online: Maio 25, 2007, 21:34:16 »
eu luto pela wkf, e pelo menos na minha categoria o povo afunda a mao
Experience is what you get when you don't get what you want

Offline TaeKwonDoII

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 79
  • Votos: +1/-4
    • www.tkdonline.com.br
Re: JKA... WKF? Ou tá já tudo igual? 2006 The 49th JKA
« Resposta #21 Online: Junho 02, 2007, 19:54:07 »
Uma vez, conversando com um determinado Sensei de SP, que arbitra tanto em regras da JKA como da WKF, ele disse que sua maior dificuldade é na WKF pq quase todo golpe que chega perto do adversário vale ponto e tudo que se encosta (por mais fraco que seja) é penalizado, portanto, ele tem dificuldade de saber quando o ponto realmente vale ou não.

Depois ainda falam de taekwondo.. no tkd a pessoa pode usar colete,capacete o que for..mais que a gente desce o pé e a mão com vontade, ah descemos!e o ponto só vale se tiver impacto, isto no WTF já no ITF a porradaria come solta sem proteção nenhuma..
e no tkd sempre buscamos o nocaute..não vencer por pontos

Lezon

  • Visitante
Re: JKA... WKF? Ou tá já tudo igual? 2006 The 49th JKA
« Resposta #22 Online: Junho 09, 2007, 09:16:54 »
Bom, depois de ler com atenção tudo o que foi dito sobre os tais “pulinhos”, senti alguma necessidade de vir aqui tecer algumas considerações sobre o assunto. Desculpem eu por vezes escrever em português de lá e não no de cá, mas a verdade é que ainda não estou bem dentro dele.

Como se sabe, quer seja o Karate tradicional ou não, existem regras que têm que ser rigorosamente cumpridas. E começo assim porquê? Apenas porque tenho observado que se fala muito que os combates na WKF são os dos pulinhos, e no tradicional é são verdadeiros combates, etc, etc.

Sinceramente tudo isso é discutível e muito subjectivo. Um sou um tradicionalista mas, atenção, também muito bem integrado no Karate esportivo. As regras são claras, como tal há que as cumprir. O atleta tem que pontuar, por isso em que arranjar mecanismos para o conseguir, mecanismos esses que há muitos, certo? Mas agora só vamos focar esta nossa conversa nos saltinhos, ou melhor, nos pulinhos.

O objectivo dos saltinhos não é saltitar por saltitar, mas sim porque está mais que provado que quando o atleta saltita, ele disfarça completamente o trabalho dos seus membros inferiores e aumenta os índices de imprevisão dos mesmos para qualquer acção motora que ele pretenda executar. Depois e a adicionar a isso, leva a que o seu adversário não detecte as suas quebras. Além disso, os seu relaxamento muscular está apto a desferir ataques rápidos e explosivos em conjugação com a respiração, tornando os ataques quase que imperceptíveis. Cabe pois ao atleta fazer o controlo dos seus movimentos “pulinhos” de acordo com o seu objectivo motor. Esta acção baseia-se na deslocação e não na força, ele procura o deslocamento e a velocidade e nunca a força muscular, a qual só será accionada no momento que ele achar oportuno. E em jeito de conclusão, digo que os saltinhos são uma estratégia de locomoção e posição de transição que o atleta  utiliza, podendo o mesmo variar o grau de intensidade e da sua cadência.
Posto isto, relembro mais uma vez que as regras são de facto para cumprir. Então, há que ter uma certa contenção nas palavras, principalmente quando se diz que aqui não, mas ali sim é que se bate, etc, quando na verdade, o Karateca na WKF ou noutra organização qualquer com as mesmas regras, bate tão forte como os outros mas ali, na sua competição, tem que ter em mente o cumprimento das regras e, mesmo assim, por vezes acontecem muitos acidentes.
Outra coisas que também quero observar e que podem acreditar ou não. Qualquer atleta que entre numa competição da WKF e num combate mantenha uma postura estática, as  hipóteses de vencer são zero.

Saudações. Hai!!!

José Lezon
     

Lezon

  • Visitante
Re: JKA... WKF? Ou tá já tudo igual? 2006 The 49th JKA
« Resposta #23 Online: Junho 09, 2007, 09:41:30 »
Caro fcSergio,

O que o seu sensei lhe disse, é demonstrativo de como em tudo na vida, por e exemplo nas profissões de cada um, há os mais qualificados e os menos, os mais competentes e os menos, etc, etc.

Na arbitragem acontece exactamente o mesmo. As regras são iguais para todos eles e porque razão uns pontuam e outros não? Meu caro, no exemplo que deu, eu enquanto membro do conselho de arbitragem em Portugal,  fui um dos que lutei sempre para sensibilizar os árbitros a pontuar mesmo sem a técnica atingir o oponente. Para mim, um dos motivos de em alguns campeonatos ou  torneios haver demasiado contacto, os seus causadores na maioria das vezes são os árbitros.

Digo isto com toda a propriedade pois na minha qualidade de árbitro e chefe de tatami, eu via coisas que podiam e deviam ser evitadas por parte da arbitragem.

No ponto 9 da explicação das regras de arbitragem, fala da DISTÂNCIA ADEQUADA. Está lá bem explicito que pode pontuar com uma técnica feita e que páre a 2/3 cm da cara, desde que essa técnica cumpra os critérios para pontuar.

Portanto, o que se verifica é uma falta de coragem em tomar a decisão de pontuar, o que vai levar o atleta por vezes a ter que exceder-se mais um pouco e depois atinge mesmo o oponente.

Portanto meu caro amigo, o erro está muitas vezes no árbitro, umas vezes porque não vê mesmo e outras porque não tem coragem para o fazer e /ou por outra coisas qualquer...

Esclarecido?

Saudações. Hai!!!

José Lezon       

Lezon

  • Visitante
Re: JKA... WKF? Ou tá já tudo igual? 2006 The 49th JKA
« Resposta #24 Online: Junho 09, 2007, 14:12:36 »
Ainda sobre os pulinhos...

Não se pense que esses pulinhos sejam apenas pulinhos, porque na verdade é preciso também fazer tais pulinhos.  Um atleta de bom nível não saltita fixamente no mesmo lugar, mas sim fazendo deslocamentos laterais e oblíquos, para a frente e para trás, e de acordo com a posição do seu oponente.

Um atleta que tenha muito boa movimentação confunde e irrita o opositor, levando-o a perder a concentração. Não se pense também que fazer essa movimentação é fácil, nada disso, pois há que ter em conta vários factores. Há pois que treinar métodos e muito para se atingir alto rendimento.

Hai!!!
José Lezon     

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Mais uma vez minha posição
« Resposta #25 Online: Junho 09, 2007, 16:46:03 »
Sou contra o karate moderno, tanto WKF, JKA, XXX, SOS ou qq letrinhas dessas.

O karate aviadou. Antigamente um faixa preta era respeitado na rua, hoje tem trocentos faixas pretas e o pior trocentos campeões, tem campeão pra todo gosto.

As proteções e regras de hoje permitem que um bundão seja campeão. Campeão tem de ser aquele cara que esta disposto a quebrar e ter seus cornos quebrados na competição é um cara especial.

Essa $%&! de luvinha, protetor bucal, caneleira etc... esculhambou o karate. Um covarde pode ser faixa preta e campeão tambem, pois ele sabe que não corre risco nenhum. E se o adversário o atingir mesmo com luvinha, ele será vencedor por desclassificação.

As gazelas, digo os karatecas, quando marcam um pontinho saem comemorando de um jeito que até o Clodovil teria vergonha, em compensação, o cara que é atingido, parece que recebeu um tiro de escopeta nos peitos.

Essa viadagem não é só WKF não, apesar de ser mais caracteristico dessa organização, é de todo o karate moderno. Infelizmente acabou, quem viu viu.

Que saudades do tempo em que se levava uma porrada na cara e não se mostrava o sangue pro juiz, só se pensava em revidar.

To velho e rabugento.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: JKA... WKF? Ou tá já tudo igual? 2006 The 49th JKA
« Resposta #26 Online: Junho 09, 2007, 17:58:32 »
Se pulo funcionasse numa luta o jardel gregorio era campeão de vale tudo, karate e boxe.
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: JKA... WKF? Ou tá já tudo igual? 2006 The 49th JKA
« Resposta #27 Online: Junho 09, 2007, 21:19:48 »
Oss Gustavo e Avi

Voces estão muito cricas  :oo Fogão não perdeu e o Timão agrh! nem jogou ainda,voces são maus querem sangue,vão trabalhar no Banco de Sangue ou cuidado para não lutarem com alguem convertido ao vampirismo e levar uma chupada no pescoço ;D


Voces ficam pertubando Marascas Sensei vai vir correndo do Sul para pegar voces,eu não tenho problema algum com pulinho ou estatico sou gordo e não consigo nem uma cousa ou outra :D

Oss
alberto/Santos


CUIDADO só de bronca >:( o Santos vai dar um chocolate sem Zé Roberto no Inter em pleno Beira Rio para tormento de Marascas Sensei ;D ;D ;D
yama-Alberto S. Almeida

Lezon

  • Visitante
Re: JKA... WKF? Ou tá já tudo igual? 2006 The 49th JKA
« Resposta #28 Online: Junho 09, 2007, 23:00:41 »
Meus caros,


Não vale a pena eu continuar a falar sobre a copetição na WKF, etc.
Eu fi combates sem luvas meus amigos, shobu ippon e nos anos 70 nem havia WKF.
Os combates eram feitos nos nossos Dojos e muitas das vezes se ia parar a um hospital... Fazia-se Jyu Kumite puro, onde valia praticamente tudo!

Mas meus amigos, a visão que eu tenho do Karate que se faz na WKF ou melhor,Karate esportivo, é totalmente diferente a vossa. Gostava de ver certos Karatecas que se auto denominam  tradicionalistas e machões num combate com alguns atletas de competição que eu conheço...

Penso que não se devia sequer estar aqui com este tipo de conversas e comparações e avaliações de combates, mas a verdade é que perante tantos "botas abaixo aos Karatecas de competição" apetecia-me muito pôr alguns atletas "aviadados" que conheço, diante desses tais poderosos e machões...
Enfim, deixemo-nos deste tipo de conversas e passemos a falar em coisas mais construtivas para a modalidae que amamos.

Saudações. Hai!!!
José Lezon

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Re: JKA... WKF? Ou tá já tudo igual? 2006 The 49th JKA
« Resposta #29 Online: Junho 10, 2007, 01:22:15 »
Caro José,

Esse forum tem já alguns anos e desde sempre temos essas controversias por aqui, faz parte do DNA do forum.

Vc, como eu, lutou nas regras dos anos 70 e reconhece que era pau puro. A diferença fica por conta que eu acho que aquilo era karate e não esse agora que de mãos vazias não tem nada.

Esse excesso de zelo ao atleta enterrou o karate.

Ano retrasado, por um capricho do destino, lutei o Mundial WKC na Servia, lutei com um cara pelo menos 20 anos mais novo, 10cm mais alto e perdi de 5x2. Tinha então 45 anos e não treinava há 3 anos, nunca havia posto um protetor bucal em minha vida. Perdi reconheço, porem não recuei nunca, fui sempre pra frente e o pior, o cara não me impos respeito nenhum. Se fosse briga eu era mais eu. Caso tivesse disputado o Mundial de 72, em que o Watanabe foi campeão mundial, o estrago na minha cara teria sido muito maior, como por exemplo o do Fernando Soares que na 1a luta teve os dentes e o maxilar quebrados por um lutador da Africa do Sul.

Esse mesmo lutador, chefe da equipe da Africa do Sul no mundial que lutei, no ultimo dia ao trocarmos os agasalhos, virou pra mim e disse "Cara, gostei do jeito que vc lutou". Isso valeu mais que qq medalha.

Sem duvidas o karate de antigamente era mais violento, mais forte e principalmente mais respeitado, pelo menos aqui no Brasil.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ