Autor Tópico: JKA... WKF? Ou tá já tudo igual? 2006 The 49th JKA  (Lida 10593 vezes)

Lezon

  • Visitante
Re: JKA... WKF? Ou tá já tudo igual? 2006 The 49th JKA
« Resposta #30 Online: Junho 10, 2007, 09:55:27 »
Caro Gustavo,

Obrigado pela sua intervenção.

Fiz o meu comentário anterior no sentido mais pedagógico do que retaliador, porque se todos que têm participado deste blog analisarem conscientemente algumas das intervenções, depressa chegarão à conclusão que tudo não passa de conversa "fiada"...e que de construtivo nada tem, apenas revela orgulhos desmedidos  e possessivos, alimentando alguns egos mais ou menos revoltados e até complexados, por vezes...

Sim, nos anos 70, nós lutávamos com qualquer lutador, fosse ele alto ou baixo, gordo ou magro. A nossa mentalidade estava preparada para qualquer eventualidade e ía-mos à luta.

Passados estes anos todos, convenhamos reconhecer que não havia necessidade de fazer metade das coisas que faziamos. Os comentário que às vezes são aqui feitos, por vezes me levam a entristecer um pouco e sabe porquê? Porque afinal alguns, talvez impelidos pelo seu orgulho, até se esquecem dos principios e da própria essência do Karate que, como muito sabe, vai contra toda e qualquer tipo de violência gratuita.

Depois, esquecem-se também, que se deve respeitar as opiniões e opções dos outros, caso contrário estaremos a dar motivos para que também esses outros enveredem pelo mesmo caminho.

Acho que este forum devia ou deve ser aproveitado para uma troca de experiências entre todos, para que o nosso Karate seja dignificado, assim como para melhorar o relacionamento entre as pessoas, porque senão se a cai no mesmo erro daqueles que tantas vezes são criticados.

Haja pois esse cuidado que assim todos tirarão mais partido deste fórum.

Saudações.
José Lezon/RJ
 

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: JKA... WKF? Ou tá já tudo igual? 2006 The 49th JKA
« Resposta #31 Online: Junho 10, 2007, 12:17:50 »
OSS sensei lezon

O forum tem sem duvida tido essa capacidade de aumentar os laços de amizades entre praticantes dessa nobre arte, se tivermos o privilégio de receber sua visita no treino do dia 23 o senhor poderá observar isso pessoalmente, por sinal, o proprio gustavo vem do rio de janeiro talvez poderia ser uma opção de carona.

Agora, muito humildemente, uma vez que não ha como comparar sua vasta vivencia no karate com a minha que é minima, eu gostaria de sim reforçar a importancia dessa discussao, uma vez que em outubro ultimo estive assistindo o torneio brasileiro por equipes desse chamado karate esportivo e achei lamentavel no que p karate foi transformado, o que vi foi uma completa disvirtualização da nossa modalidade em todos os sentidos, tecnico (por perder sua força e combatitividade_ e filosofico (por incentivar atitudes nao condizentes com o espirito do karate);

minha humilde opiniao, talvez esse campeonato seja uma excessao, talvez em outros lugares a coisa seja diferente

oss e hai
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Lezon

  • Visitante
Re: JKA... WKF? Ou tá já tudo igual? 2006 The 49th JKA
« Resposta #32 Online: Junho 10, 2007, 15:44:53 »
Caro Avi,

Ok, vamos então aprofundar um pouco mais a conversa. Começo meu caro por dizer que na entrevista que dei a este blog, quando questionado sobre a tendência atual do Karate, ao finalizar a pergunta eu disse que havia aspetos negativos e positivos na sua evolução esportiva, mas que não ia falar deles.

Pois é meu caro Avi, agora que solicita o reforço dessa discussão, chegou o momento para então falar um pouco mais.

Com efeito, sobre o que o Avi diz se estar a desvirtuar em todos os sentidos a nossa modalidade, em grande parte dou-lhe muita a razão. Não a dou toda porque o esporte também trouxe coisas positivas. Mas, essencialmente, aquilo que eu acho de primordial importância, a tal filosofia e essência do Karate está muito ferida e, sinceramente, não vislumbro nada que posso reverter a situação, infelizmente.

Efetivamente o Avi tocou nesse ponto e eu agora vou aflorá-lo um pouco mais. As tais atitudes nada condizentes com o espírito e a filosofia do Karate.

Sim, é triste, mesmo muito triste, assistir-se a cenas nada condizentes com aquilo que nós todos passamos uma vida a ensinar! Por causa de uma taça ou uma medalha perde-se a compostura, perde-se a verdade e a razão, perdem-se os valores éticos e morais, em suma, perde-se a ESSÊNCIA levando a cair por terra toda a filosofia que ele encerra!

O Karate não é um esporto qualquer, se querem seguir a via esportiva do Karate, então mais deviam primar para demonstrar a tudo e a todos o que é que de fato a filosofia do Karate. Mas não, tudo o que acontece é pura e simplesmente inadmissível e fere na ÍNTEGRA a máxima: A ESSÊNCIA DO KARATE-DO NÃO RESIDE NA VITÓRIA OU NA DERROTA, MAS SIM NO APERFEIÇOAMENTO DO CARÁCTER DOS SEUS PRATICANTES.

Pois é meu caro AVI, este é a parte mais negativa do Karate esportivo que, embora tendo outros, este á aquele que eu considero INTOLERÁVEL e nada DIGNIFICANTE.

Mas meu amigo, na sociedade atual, onda há competição em tudo, ninguém vai parar o Karate esportivo. Agora cada um de nós deve contribuir com a sua parte sensibilizando o melhor possível para os valores filosóficos do Karate. E mais nada podemos fazer do que isso…

Agora nós sabemos bem como caminhar o nosso caminho, certo?

Bom agora quanto ao treino no dia 23, lamento mas de fato não posso ir. Mas fica aqui a promessa de na primeira oportunidade eu estarei convosco de alma e coração.

Saudações. Hai!!! E Oss! Hahhahaha

José Lezon       

Lezon

  • Visitante
Re: JKA... WKF? Ou tá já tudo igual? 2006 The 49th JKA
« Resposta #33 Online: Junho 10, 2007, 21:24:32 »
Meus amigos,

Agradecia muito que me informassem como são feitas as competições aqui no Brasil, no que concerne a Kumite, ou seja, nas categorias Individuais e se também fazem por equipas, já que fiquei confuso com alguma informação que me chegou.

Obrigado. Hai!!
José Lezon