Autor Tópico: Convocação causa polêmica - como sempre, confusão!!  (Lida 3708 vezes)

Kaiko

  • Visitante
Convocação causa polêmica - como sempre, confusão!!
« Online: Junho 06, 2007, 23:37:32 »
Carlos Vieira se classificou, mas não foi relacionado para os Jogos Pan-americanos
Felippe Costa
Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

Nome de Carlos constava da lista de convocados depois da seletiva A convocação da seleção brasileira de caratê que representará o Brasil nos Jogos Pan-americanos está causando uma grande polêmica. O baiano Carlos Vieira, que se classificou na seletiva (veja o documento ao lado), ficou de fora da lista dos atletas que disputarão o Rio 2007. Ele diz que houve proteção e não merecia ser tratado dessa maneira.


"Você treina bastante, gasta dinheiro com viagens e acaba sendo prejudicado. O atleta que foi no meu lugar é treinado pelo técnico da seleção."
Carlos Vieira, carateca

- Eu participei de todas as seletivas para o Pan e me classifiquei com justiça, tanto que meu nome saiu na lista. Mas me surpreendi quando soube de outra convocação e vi que estava fora. Ninguém entendeu nada. Estou indignado. Você treina bastante, gasta dinheiro com viagens e acaba sendo prejudicado. O atleta que foi no meu lugar é treinado pelo técnico da seleção – revela ele, por telefone, de Porto Seguro (BA).

Carlos diz que continua fazendo parte da seleção permanente do Brasil, mas afirma que ficou desanimado com sua ausência na lista e que não sabe se continuará lutando.

- Continuo treinando e fazendo parte da seleção, não fui cortado, participei de todos os treinos e competições. Mas isso tudo me deixou muito triste para continuar – diz.



Confederação contesta o atleta
O GLOBOESPORTE.COM entrou em contato com o presidente da Confederação Brasileira de Caratê, Edgar Ferraz de Oliveira, que explicou o caso e contradisse o informado na primeira lista. Segundo ele, a seletiva não era determinante para a convocação, pois os atletas garantiriam uma vaga através dos resultados obtidos em competições pré-pan e lembra que o carateca não foi bem.


"Parece que houve uma manifestação contra a confederação e ele terá que se explicar".
Edgar Ferraz de Oliveira, presidente da CBK


- A seletiva não definia nada e ele foi muito mal nas competições desse ano. Nós queremos o melhor para o Brasil e convocamos quem mereceu. O Carlos estava convocado para uma competição, mas preferiu ficar na Bahia, pois, com a chegada da tocha, ele poderia encontrar com o Presidente do COB e fazer alguma reclamação. Parece que houve uma manifestação contra a confederação e ele terá que se explicar – esbraveja o presidente, por telefone de São Paulo.

CBK   

O documento diz que nenhum atleta teve assegurada sua participação nos Jogos Pan-americanos após a seletiva. Segundo a confederação, Carlos Vieira foi convocado para o Pan-americano de Caratê, mas não compareceu. O que agravou sua situação.

Fonte: http://pan2007.globo.com/PAN/Noticias/0,,MUL48268-6252,00.html

Offline Bodhidarma

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 78
  • Votos: +0/-0
    • A Mente de Bodhidarma
Re: Convocação causa polêmica - como sempre, confusão!!
« Resposta #1 Online: Junho 07, 2007, 08:53:05 »
E ainda tem gente que acredita em federações, confederações e demais entidades ou que acredita em qualquer coisa honesta no Brasil... Este ano ainda houve um outro escândalo, muito mal explicado por sinal, envolvendo a CBK e a Federação Paranaense de Karate, que acabou por ser expulsa ao que me parece após pedir uma prestação de contas. Obviamente nada foi feito.

Tanto se fala de Karate Budo, mas pouquíssimo se faz de fato. O vínculo do Karate com entidades políticas sempre auto-proclamadas "representativas", mas preocupadas unicamente em ganhar dinheiro e inchar cada vez mais em número de sócios apodreceu a arte. Sinceramente por essas e outras abandonei toda e qualquer competição e voltei a me focar no treino pelo treino, onde estou com meus amigos e pessoas queridas.

Não me interessam o COI, COB, CBK, CBKI ou qualquer outra sigla com todos os seus karatecas de gravata. O Karate mais bonito está no total desprendimento. Boicotem as federações e suas infinitas taxas, que vocês terão uma chance de ver um Karate realmente mais forte em todos os aspectos, porque este estará mais próximo da idéia original.

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Re: Convocação causa polêmica - como sempre, confusão!!
« Resposta #2 Online: Junho 07, 2007, 19:33:16 »
Não entendi a surpresa......................disso estar acontecendo. Essa politicagem sempre existiu..........não podemos esquecer também que a Federação Paranaense do Sr. Aldo Lubes foi favorável a decisão do Sr. Edgar quando o mesmo aconteceu com a FPK, quando o Sr. Masahiro então presidente da FPK fechou a torneira (R$) e outra coisitas mais. Foi criado uma nova federação e desfiliaram a antiga. Antigamente ele (Sr. Aldo Lubes) era um cordeirinho e agora resolveu brigar com o criador. Bem feito para ele................................

Oss,

Ari -Santos/SP 
« ltima modificao: Junho 07, 2007, 23:57:58 por Arivaldo »

Neto110

  • Visitante
Re: Convocação causa polêmica - como sempre, confusão!!
« Resposta #3 Online: Junho 07, 2007, 21:39:51 »
INfelizmente para quem está vinculado à CBK este senhor aí (O Edgar) é um político que não está fazneod nada pelo karate, só pelo ego dele. Não tenho elementos para afirmar que ele se beneficia de algum modo financeiramente, ams fico imaginando que outro motivo ele teria para tentar controlar a administração de uma organização como a dele por tanto tempo.

Lezon

  • Visitante
Re: Convocação causa polêmica - como sempre, confusão!!
« Resposta #4 Online: Junho 07, 2007, 23:32:14 »
Meus caros amigos,

Isto de federações e confederações que existem no Brasil, por tudo que eu tenho ouvido e visto através deste forum, as coisas não vão nada bem e tudo vai rolando ao sabor deles...e de quem é a culpa?

Eu já ouvi muita coisa com a qual eu concordo em parte, mas há algo que me intriga, é a posição do chamado estado, ou melhor, o governo.

Sei da chamada lei Zico, mas penso que não é ela a causadora de tanta "bagunça" existente no Karate. Desculpem eu falar assim, mas a verdade é triste mesmo, pois vejo a modalidade que amo se tal mal tratada!

Perguntei de quem era a culpa da anarquia que vive o Karate. Efectivamente é uma triste realidade que me custa aceitar e entender pelo bem que quero à Arte. Uns acusam os outros e assim sucessivamente...Como se viu pelo que disse o ARI, depressa se vê que quase todos têm "telhados de vidro"...

Em Portugal também se viveu um período assim, sendo certo que hoje aquelas resistências dos chamados donos dos “quintais” por vezes ainda deitam a mão fora do caixão, mas de nada adiantam…O que me espanta aqui neste grande país, é a passividade do estado perante a situação caótica que o Karate está vivendo. Se a lei foi emanada pelo governo do tempo do Zico, as leis não são eternas! Portanto, os primeiros culpados da situação é o governo, e a seguir os próprios agentes do Karate, especialmente aqueles que estão nos patamares mais elevados nas suas academias, associações, federações e ou confederações, e mais concretamente aqueles que estão constantemente a queixarem-se. Dizer-se mal é fácil e fazê-lo aos amigos, nos cafés, nas tertúlias, aqui neste blog, etc, tudo isso é fácil e prático de dizer, mas o resto?

Bom, lá naquele cantinho à beira mar plantado, em que nos anos 70 e 80 era mais ou menos igual ao que se vive hoje aqui, aqueles que se sentiam marginalizados e prejudicados por aqueles que tinham o poder, fizeram-lhes um ataque cerrado e constante sabem como? Todas as semanas enviavam para o Ministério do Desporto com conhecimento ao Governo,  um relatório completo sobre tudo o que se passava com o Karate, o que levou o secretário de estado a convocar uma reunião. A partir daí o processo nunca mais parou, até que se chegou a uma só federação, que aconteceu em 1989 e que é a FNK-P atual, única com estatuto de utilidade pública e que recebe subsídios do governo. Na eventualidade de surgir alguma outra federação, sabe à partida que tem de viver a expensas suas e que tudo que organiza ou faz não tem reconhecimento oficial. Ora assim sendo, ninguém se atreve a fazê-lo. O atleta federado na federação oficial e se tiver um bom curriculum, pode usufruir do seu estatuto desportivo para beneficiar na entrada para a universidade, ou até para o mercado de trabalho.
Bom, acabei por ir um pouco mais longe do que eu pretendia, mas achei o que disse já ajudou a ver que as coisas podem e devem começar a andar de outra forma.

Saudações. Hai!!!

José Lezon


Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Convocação causa polêmica - como sempre, confusão!!
« Resposta #5 Online: Junho 08, 2007, 02:51:23 »
Oss

Sensei Lezon em 3 dias já colaborou com sua vivência mais do que eu em 20 anos,nos dando material para pensar e por em pratica.

Vamos procurar conversar sobre isto?

E começar a mudar alguns botões de lugar.

Oss
alberto/Santos. 
yama-Alberto S. Almeida

Tiozinho

  • Visitante
Re: Convocação causa polêmica - como sempre, confusão!!
« Resposta #6 Online: Junho 08, 2007, 20:33:37 »
Concordo com os depoimentos tratando do karate. Mesmo sendo  eu ITKF-JKA.
Mas o que vale são pessoas. O que resta no final são as pessoas e nossos interrelacionamentos, que talvez até transcendam esta ou várias vidas.
No entanto,  eu - e acredito que outros também -  preferem a M...  da Organização do Karate "HOJE" com a liberdade que a M...  da Democracia permite e se organizar como se queira, do que ser obrigado a se organizar obedecendo um sistema ditado por uma M...  de Ditadura, por um M...  qualquer que nem Karateka é ou algum dia foi. Seja esta ditadura "Salazar - Marcello Caetano" em Portugal, ou "Geisel - Figueiredo" no Brasil.
Eu até acho que a Democracia é a "Disney" dos Ricos e dos mais Ricos ainda, mas é a M... menos ruim que conseguimos inventar.
Sobre subsídios....
Deveriam ser como as filas. Para neutralizar uma desvantagem de alguém idoso, ou deficiente, ou com alguma desvantagem. De resto, $%&!-se. Não vivemos em países capitalistas? Não defendo a M... do capitalismo, e não estou dizendo que o Sensei José teria estas estas opiniões, ....acredito que não. Mas opinião por opinião, esta é a minha.
E quem não viveu aquele período, ou passou batido, nem imagina o que foi aquela $%&!.
De resto concordo com o Yama.
Desculpem se por algum motivo entendi tudo errado e disvirtuei o tópico
É uma honra participar de um Fórum onde participam pessoas como Sensei Lezon. Hai. Oss

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: Convocação causa polêmica - como sempre, confusão!!
« Resposta #7 Online: Junho 08, 2007, 22:44:00 »
Eu gosto de voce tiozinho, voce parece ser tãõ louco e revoltado com e especie humana quanto eu.
venha no treino do dia 23 conhecer alguns de nós pessoalmente

oss

"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Lezon

  • Visitante
Re: Convocação causa polêmica - como sempre, confusão!!
« Resposta #8 Online: Junho 08, 2007, 23:23:50 »
Caro Alberto e Tiozinho,

Sobre o que diz o Alberto, eu estarei sempre disponível para colaborar em algo que beneficie o Karate e traga novas esperanças aqueles que desejam começar a trilhar este nosso caminho, e serenar e alimentar melhor o espírito daqueles que já cá andam há muito  tempo, mas que estão a deixarem-se abater pelo lamentável estado das coisas…que, na verdade, não é o Karate, mas sim e apenas as pessoas que têm o poder de o dirigirem…Mas quero que saiba que eu entrei no fórum com uma única finalidade: a de ajudar no que eu puder e, ao mesmo tempo, dar-me também a conhecer no Brasil, o pois pretendo continuar a trabalhar fazendo o que amo que é estudar, treinar e ensinar Karate, no meu caso o estilo  Wado, e ainda interagir com aqueles que de boa fé queiram partilhar comigo, sejam do meu estilo ou não. Portanto, sempre que eu esteja o com tempo disponível, podem contar com a minha colaboração.

Agora para o Tiozinho, quero dizer-lhe que também dou muita importância às pessoas e aos interrelacionamentos entre elas. Se assim não fosse, com certeza que não estaria por aqui…

Todas as opiniões devem ser respeitadas, muito embora possamos discordar delas. Não gosto de falar de política, se bem que neste momento estou fazendo-a. Mas é limpa, transparente e de boa fé.

Tal como o Tiozinho, eu também me sinto honrado por participar no fórum.

Hai!!!

José Lezon

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: Convocação causa polêmica - como sempre, confusão!!
« Resposta #9 Online: Junho 11, 2007, 13:51:38 »
Olá!
Acho que agora consegui logar-me novamente.
Essa discussão já deu o que tiha que dar.
Não adianta ficar profetizando sobre organizações,federações ou outras merdas
que só sabem cobrar taxas e somente dão aos trouxas filiados uma politica de baixa
categoria.
Quem quer treinar um bom Karate,que se preocupe somente com a sua academia
e deixa de lado essa babaquice de competição que só serve para descaracterizar
o conceito do Karate e valorizar as vaidades.
Quero que me expliquem como uma Arte Marcial pode ser trasformada em competição sem descaracteriza-la.
E quem não gostar que vá se $%&!!
Poxa,fazia tempo que eu não me desopilava!
Oss!
Pedro 
 
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.